Temas de redação que podem cair no Enem 2019

Com o início do segundo semestre, a preocupação de quem se prepara para o vestibular aumenta e, entre os principais fatores de classificação nas provas – e o que mais aflige os vestibulandos – é a redação. Dependendo da instituição e do curso escolhido, a nota alcançada no texto é fator determinante para a aprovação, ou não, do estudante. No Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a nota da redação pode significar a desqualificação do candidato.

Enem 2019

Temas de redação que podem cair no Enem 2019

Neste ano, as polêmicas a respeito do Enem têm se intensificado, principalmente sobre os assuntos abordados tanto nas questões objetivas, quanto na redação. O palpite dos especialistas é que nenhum tema com viés que pode ser interpretado como ideológico deve ser abordado.

O professor de Redação do Curso Positivo, Gabriel Félix, deduz que, com o alinhamento atual do Ministério da Educação (MEC), provavelmente temas polêmicos em relação a questões de gênero ou direitos humanos não devem aparecer nas redações do Enem. “A redação deve fugir de reflexões diretamente ligadas a alinhamentos político-ideológicos, uma vez que o governo já afirmou, mais de uma vez, que revisará a prova antes de sua aplicação”, explica.

Apostas

Assuntos neutros ou de interesse geral são a aposta do professor. “Imaginamos temas como a tendência de envelhecimento da população brasileira, que já apareceu em vestibulares importantes neste ano, ou que combinem com a pauta do governo, como a inclusão de pessoas com deficiência nos espaços públicos – assuntos que não virem um debate de esquerda versus direita”, prevê.

Regras de correção da Redação no Enem

Além disso, Félix lembra que as regras do Inep (órgão responsável pelo Enem) relacionadas à correção da prova continuam as mesmas: o candidato pode zerar a nota caso desrespeite os direitos humanos; não redija um texto dissertativo-argumentativo; escreva um número menor de linhas que o exigido; escreva impropérios ou faça desenhos; deixe a folha em branco; ou fuja do tema proposto. Segundo ele, é importante sempre respeitar os requisitos, levar em consideração o tema e fazer uso de referências externas e bem fundamentadas na elaboração da redação.

Recomendamos: