Siga-nos!

Destaque

Treine seu cérebro para alcançar a aprovação no Vestibular

Assim como a maioria das habilidades podem ser treinadas e aprimoradas, a atenção e a concentração também podem ser fortalecidas.

Publicado

em

Treine seu cérebro para alcançar a aprovação no Vestibular

Para um bom desempenho nos estudos, mais do que saber, é preciso entender, contextualizar e principalmente lembrar. Se você é estudante, a boa notícia é que é possível alcançar mais memória, concentração e raciocínio. A chave para resolver a frustração de milhões de estudantes que tentam uma vaga nas maiores universidades púbicas do país está na prática do treino cerebral e em 2022 é possível aumentar os níveis de aprovação no vestibular começando desde já.

Ginástica para o cérebro no vestibular

Assim como a maioria das habilidades podem ser treinadas e aprimoradas, a atenção e a concentração também podem ser fortalecidas. Com essas habilidades desenvolvidas e mais memória, é possível obter ganhos significativos nos estudos e, consequentemente, a aprovação no vestibular.

Confira algumas razões para apostar nesta prática e se aproximar da tão sonhada aprovação ainda neste ano, segundo Livia Ciacci, neurocientista do SUPERA – Ginástica para o cérebro.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

• Um cérebro mais forte – quando falamos do nosso cérebro precisamos entender que a lógica é muito semelhante a um treino físico, feito em uma academia de ginástica. Quanto mais treinamos nossa mente mais obtemos dela. Quando falamos de treino cerebral, os estímulos devem envolver sempre novidade, variedade e grau de desafio crescente e por isso a ginástica para o cérebro se mostra tão eficiente sobretudo para estudantes e vestibulandos.

• Você lembrando mais – Lembrar do conteúdo estudado e contextualizá-lo com a prova, é, sem dúvida, a chave para a aprovação. O cérebro tende a ser um órgão preguiçoso e em seu funcionamento normal acha mais fácil usar a informação que já está armazenada nele do que ter que aprender algo novo. O treino do cérebro exercita o nosso órgão mais importante para que ele melhore sua performance, respondendo melhor aos estímulos que recebe. Ter memória pode até ter alguma influência genética, mas o que vai determinar uma boa memória ao longo da vida é o quanto seu cérebro é estimulado. Ao contrário dos computadores, a memória humana aumenta conforme é estimulada.

• Bloquear estímulos externos – sem dúvida, um dos maiores desafios dos jovens estudantes em fase de vestibular é bloquear os estímulos externos, sobretudo os que vem das redes sociais. Para resolver este problema é preciso investir em exercícios que aumentem a capacidade de concentração e atenção, dois pilares da prática de ginástica para o cérebro.

• Autoconhecimento – para chegar a qualquer lugar é preciso se preparar e isso inclui entender suas limitações humanas. O treino do cérebro foi criado para oferecer ao estudante exercícios na medida – nem fáceis demais, nem difíceis demais, para que o cérebro fique confortável nas etapas que compreendem a melhora cognitiva.

• Mais produtividade e resultados – com um cérebro treinado é possível fazer muito mais com menos “Podemos comparar de forma muito simples que a prática de ginástica para o cérebro, aplicada ao vestibulando, é como oferecer a ele um mapa. Quando o vestibulando treina o seu cérebro ele tem melhores acessos ao que realmente vai trazer resultado, consegue filtrar melhor seus pensamentos e capacidades o que interfere diretamente na sua aprovação”, pontou a especialista.

• Mais confiança, menos ansiedade – treinar o cérebro é mais do que usá-lo melhor para cálculos e absorver informações. Quando nós mantemos o cérebro ativo, as conexões entre os neurônios se modificam. Algumas ficam mais fortes, outras, mais fracas. Dependendo do uso e é essa mudança que á a base do aprendizado e faz com que o cérebro responda de maneira diferente da próxima vez que for usado, o que resulta em uma melhor performance, mais confiança e menos ansiedade por parte do vestibulando.

• Mais reserva cognitiva – você certamente não conhece este termo mas ele está diretamente relacionado a capacidade que o seu cérebro tem de reter informações, mesmo ainda na juventude. A reserva cognitiva também pode ser entendida como uma poupança, algo que, inevitavelmente vamos perdendo ao longo da vida e por isso o cérebro precisa ser estimulado em diferentes faixas etárias. Com os avanços da neurociência, estão surgindo inúmeros recursos para manter o cérebro ativo e jovem. A ginástica cerebral é um deles e tem resultados concretos na vida de quem a prática. Ao iniciar a prática ainda na juventude, é possível obter ganhos significativos na capacidade de memória, atenção, concentração, memória, agilidade de raciocínio e coordenação motora.

Você também deve considerar as seguintes dicas como técnicas de memorização e preparar-se com antecedência.

1. Treine a sua atenção: melhorar a atenção significa melhorar sua memória. A atenção é a porta de entrada para as informações que são captadas pelos vários sentidos do nosso corpo. Quando isto acontece, as informações que recebemos chegam ao cérebro e são selecionadas conforme a prioridade que serão processadas.

2. Saiba o que vai estudar: defina metas diárias de estudo e o conteúdo a ser estudado. Defina o tempo necessário para estudar todos os conteúdos até o dia do teste.

3. Resgate o que você já sabe: recorra às suas anotações, ao que foi discutido em sala de aula, as imagens apresentadas, títulos, gráficos.

4. Leia em voz alta. Observe o que mais lhe favorece (em voz alta ou silenciosamente).

5. Faça anotações durante a sua leitura: use palavras chave, resuma em tópicos, sintetize as informações, explique para “si mesmo” o que está estudando. Divida o seu texto em partes, (use uma linha traçada com lápis, mesmo) e durante a leitura faça anotações na própria página e na parte que está lendo: palavras chave, palavras importantes, nomes próprios e datas, o que for importante para lembrar.

6. Grife no texto as informações principais: grifar não é colorir o texto. Grife as informações que serão gatilhos das redes semânticas. As que serão utilizadas para resgatar os conteúdos.

7. Faça intervalos breves, em média a cada 30-35 minutos. Preveja na sua organização de estudos estes intervalos. Só não vale consultar o feed de notícias, ler mensagens das redes sociais neste intervalo. Aproveite para se hidratar, esticar as pernas, “levantar a cabeça e olhar para fora”!

8. Elabore questões sobre o assunto e responda às questões elaboradas por seu professor ou guia de estudos: elaborar perguntas é um processo mais complexo do que dar respostas e isto é um ótimo exercício para fixar o conteúdo e verificar os pontos que estão falhos.

9. Fique atento aos horários de sono e alimentação: durma a quantidade adequada às suas necessidades e mantenha os horários de se alimentar e dormir.

10. Novidade, variedade e grau de desafio crescente e constante é o que você precisa para fortalecer as suas conexões cerebrais: quanto mais ativas as diferentes áreas do cérebro e suas conexões, mais fortes e saudáveis elas ficam: um cérebro ativo é um cérebro saudável, para isso mantenha seu contato e atividades sociais, leia muito (leitura de qualidade e variada), mantenha em dia sua atividade física e equilibre os desafios com suas capacidades mentais: nem fácil a ponto de provocar desinteresse e nem difícil a ponto de gerar estresse tóxico.

11. Acima de tudo acredite em você e tenha em mente que fortalecer a memória e potencializar as capacida¬des cerebrais é um dever de todos, por toda a vida, e não só quando é preciso para um objetivo imediato.

O que é treino cerebral?

Já imaginou conseguir fazer mais coisas com o seu cérebro, alcançar objetivos, ter ideias melhores, maior capacidade de resolver problemas e ser mais criativo?

Criado no Brasil há 15 anos, o SUPERA Ginástica para o Cérebro oferece benefícios para diferentes faixas etárias e é o exercício completo para o cérebro de estudantes de diferentes faixas etárias. Através de um conjunto estruturado de exercícios mentais projetados para criar redes neurais mais fortes e capacidades específicas no cérebro, a prática melhora as funções cerebrais, já que, exercitando repetidamente, uma rede específica de conexões neurais há um reforço das conexões já existentes e construção de novas redes”, detalhou Livia Ciacci, neurocientista do SUPERA – Ginástica para o cérebro.

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Destaque

Curso Pré-Vestibular Cecierj oferece mais de 8 mil vagas gratuitas

Podem se inscrever os estudantes que, em 2024, estiverem matriculados no último ano do ensino médio ou que já tenham concluído.

Publicado

em

por

As inscrições para o Pré-Vestibular Cecierj estão abertas até 14 de março. São mais de oito mil vagas, sendo 5375 na modalidade presencial, distribuídas em 45 pontos em todos o estado do Rio de Janeiro, e três mil para a on-line.

Pré-Vestibular Cecierj

O curso Pré-Vestibular CECIERJ – Extensivo 2024 será oferecido gratuitamente de 06 de Abril a 07 de Dezembro de 2024. Confira os detalhes no edital.

Podem se inscrever os estudantes que, em 2024, estiverem matriculados no último ano do ensino médio em instituições públicas ou privadas, ou que já tenham concluído.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Mais informações e inscrições na página www.cecierj.edu.br/pre-vestibular-social/estude-no-pvs/.

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Destaque

Últimos dias de inscrições abertas para o Vestibular São Camilo 2024

São oferecidos cursos de graduação presencial para Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição e Psicologia.

Publicado

em

por

Vestibular São Camilo 2024

O Centro Universitário São Camilo está com as inscrições abertas para o Vestibular, oferecendo vagas em cursos de graduação presencial e online para ingresso no semestre 2024.1 dos cursos de Bacharelado, Licenciatura e Superior em Tecnologia. A Instituição alcançou a nota 4 no Conceito de Curso (CC) do Ministério da Educação (MEC). São oferecidos cursos de graduação presencial para Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição e Psicologia.

O MEC também avaliou o nível dos cursos de graduação a distância com nota 5, que é o mais alto índice de reconhecimento da qualidade do serviço ofertado. Nesta modalidade são oferecidas graduações em Administração, Gestão Comercial, Gestão Hospitalar, Marketing, Gestão de Recursos Humanos e Pedagogia. Os estudantes contam com 13 polos de apoio presencial que ficam localizados em: Macapá (AP), Crateús (CE), Fortaleza (CE), Itapipoca (CE), Juazeiro (CE), Tinguá (CE), Cachoeiro do Itapemirim (ES), Vitória (ES), Santarém (PA) e São Paulo (ABC, Ipiranga, Pompeia e Tatuapé)

Vestibular São Camilo 2024

A admissão dos candidatos será feita a partir de quatro critérios. A primeira opção é pelo aproveitamento da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) desde 2010. Para bacharelados: o candidato deverá ter no mínimo 450 pontos (média das 4 notas da prova objetiva), e não ter zerado a redação. Para os cursos tecnológicos e licenciatura (presencial e EAD), o candidato deverá ter no mínimo 400 pontos (média das 4 notas da prova objetiva), e não ter zerado a redação. Quem preferir concorrer por meio da Redação Agendada será aplicada uma redação presencial em um dos campi e/ou polos da instituição, a ser realizada em data escolhida pelo candidato dentre as disponibilizadas no sistema de agendamento, de acordo com o curso, campus, período e vagas.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

O Aproveitamento dos Processos Seletivos anteriores, realizados no Centro Universitário São Camilo, será feito exclusivamente para quem participou das edições de 2023/1 e 2023/2, podendo utilizar o resultado final sem a necessidade de realizar nova prova.

Já no Processo Seletivo Internacional serão aproveitadas as notas do IB – Internacional Baccalaureate Diploma obtidas em escolas nacionais ou estrangeiras desde 2017, com índice igual ou superior a 24 pontos.

Já no Processo Seletivo Internacional serão aproveitadas as notas do IB – Internacional Baccalaureate Diploma obtidas em escolas nacionais ou estrangeiras desde 2017, com índice igual ou superior a 24 pontos.

Para todas as modalidades, as inscrições devem ser feitas no site: https://saocamilo-sp.br/vestibular. Elas acontecem em períodos distintos para cada tipo de ingresso:
Redação Agendada: 28 de setembro de 2023 a 29 de fevereiro de 2024.

ENEM, Aproveitamento dos Processos Seletivos Anteriores e Processo Seletivo Internacional: 06 de outubro de 2023 a 29 de fevereiro de 2024.

Não é cobrada taxa de inscrição dos candidatos que participarem da seleção via nota do Enem ou por aproveitamento dos processos seletivos anteriores. Para os que escolherem o processo seletivo agendado ou o internacional será necessário o pagamento de uma taxa de R$ 40,00.

Continue lendo

Destaque

Acafe divulga calendário do Vestibular de Medicina Inverno 2024

Foi divulgado o calendário do vestibular de medicina inverno 2024 da Acafe, que seleciona candidatos para 10 instituições catarinenses. 

Publicado

em

por

Vestibular de Medicina ACAFE - Inverno 2022 está com inscrições abertas

Foi divulgado o calendário do vestibular de medicina inverno 2024 da Acafe, que seleciona candidatos para 10 instituições catarinenses.

Vestibular de Medicina Inverno 2024 – Acafe

Inscrições
01/04/2024 a 29/04/2024

Pagamento da taxa
Até 30/04/2024

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Confirmação do local de prova
A partir de 22/05/2024

Aplicação da prova
09/06/2024

Resultado
Até 26/06/2024

Obras Literárias

Confira abaixo as obras que serão exigidas neste vestibular:

O exercício da incerteza: Memórias Drauzio Varella
Drauzio Varella
Editora Companhia das Letras Grupo C

Insubmissas Lágrimas de Mulheres
Conceição Evaristo
Editora Male

Fazenda Modelo
Chico Buarque
Editora Civilização Brasileira

O vendedor de passados
Jose Agualusa
Editora Tusquets

Paulicieia desvairada
Mario de Andrade
Editora Poemas

Mais informações: https://acafe.org.br

Continue lendo