Destaque
Trieduc realiza Terceiro Simulado Nacional Aberto do ENEM em outubro
O 3º Simulado Nacional Aberto do ENEM será aplicado nos dias 23 e 30 de outubro, para alunos de escolas públicas e privadas de forma gratuita

A TRIEduc Inteligência Educacional, edtech especializada em avaliação educacional, vai realizar o seu 3º Simulado Nacional Aberto do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), nos dias 23 e 30 de outubro de 2022, para alunos de escolas públicas e privadas interessadas em aplicar o exame preparatório de forma gratuita. Além da aplicação, a edtech fará a correção das provas e disponibilizará relatórios de desempenho online dos alunos, com a pontuação em cada área do conhecimento, comparações com grupos de alunos e definição de prioridades de estudos.
No ano passado, 20 mil alunos de 400 escolas participaram do 2º Simulado e a expectativa para este ano é que 50 mil alunos de 1.000 escolas participem. Escolas interessadas devem enviar um e-mail para contato@trieduc.com.br, a fim de receber o link da inscrição, que vai até 10 de outubro de 2022.
Nos testes da TRIEduc, já aplicados a mais de 140 mil alunos de quase 700 escolas, as instituições de ensino e os estudantes passam por experiência similar a do exame oficial do ENEM e conseguem perceber as suas reais chances de aprovação nos processos seletivos de universidades que adotam o SISU, o Sistema de Seleção Unificada do governo federal.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
“Trata-se de uma excelente oportunidade para que as instituições de ensino testem o conhecimento de seus alunos, com todo o rigor metodológico que é utilizado nas provas e avaliações oficiais do ENEM, e façam uma comparação adequada com o exame e os resultados de diferentes grupos avaliados”, explica Juliana Miranda, CEO da TRIEduc.
Ao acompanhar o modelo do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), a TRIEduc segue a matriz da autarquia federal — considerando as habilidades e competências de cada uma das 4 áreas do conhecimento, ou seja, ciências humanas (6 competências e 30 habilidades), ciências da natureza (8 competências e 30 habilidades), matemática (7 competências de 30 habilidades), linguagens e códigos (9 competências de 30 habilidades) — para elaborar as perguntas autorais e inéditas do simulado. Da mesma maneira, calcula o desempenho dos alunos, por meio da metodologia da Teoria de Resposta ao Item (TRI), que considera a coerência das respostas dos candidatos dentro do conjunto de questões. Com isso, a paridade dos resultados do Simulado Nacional Aberto da TRIEduc com o ENEM fica garantida.
Os simulados da TRIEduc são utilizados por instituições de ensino em São Paulo, sendo algumas que figuram entre as melhores instituições de ensino no ENEM. A edtech conta com mais de 100 professores especializados para a elaboração das questões e correção dos exames. Somando as participações nos simulados anteriores, a TRIEduc espera ultrapassar a marca de 1 milhão de alunos realizando os testes em sua plataforma agora neste 3º Simulado Aberto.
Após o simulado, a TRIEduc disponibiliza o resultado e os relatórios de desempenho dos candidatos, incluindo a pontuação em cada uma das áreas do conhecimento, possibilidades de comparação com outros grupos de alunos, diagnóstico de acertos e erros nas provas e definição de prioridades de estudos. Para escolas parceiras que utilizam a plataforma da TRIEduc os simulados contam também com a Redação e há a correção comentada.
“Estes são alguns dos relatórios que a TRIEduc elabora a partir dos simulados para orientar as escolas e os alunos. Recentemente, desenvolvemos o Módulo de Recomendação, que busca concretizar os estudos e o conhecimento com atividades de diversos níveis, bem como as desafiadoras, que propõem ao aluno ir além dos simulados”, observa Juliana Miranda.
De acordo com o cronograma do 3º Simulado Nacional Aberto do ENEM, as provas de Linguagens e Códigos e Ciências Humanas serão aplicadas no dia 23 de outubro, e as provas de Matemática e Ciências da Natureza serão no dia 30 de outubro.
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
Resultado Prouni 2025 – 2º semestre – 1ª chamada
Para os candidatos pré-selecionados, o próximo passo é comprovar as informações na instituição para a qual foi selecionado, até 18 de julho.

O resultado da primeira chamada do Prouni 2º semestre já está no ar. A consulta poderá ser feita no Portal Único de Acesso: acessounico.mec.gov.br/prouni. Acesse a área do candidato para visualizar a sua classificação.
Para os candidatos pré-selecionados, o próximo passo é comprovar as informações na instituição para a qual foi selecionado, até 18 de julho.
A segunda chamada sairá em 28 de julho.
Sobre o Prouni 2025/2
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
Nesta edição do ProUni, o MEC está oferecendo mais de 211 mil bolsas. Desse total, 118 mil são integrais (100% gratuitas) e 93 mil parciais (gratuidade da metade do valor da mensalidade). As bolsas são para mais de 370 cursos de 887 instituições privadas de ensino superior de todo o Brasil.
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
Veja quais são os cursos com mais ofertas de bolsas no Prouni
As bolsas são para mais de 370 cursos de 887 instituições privadas de ensino superior de todo o Brasil.

Estão abertas as inscrições para o Programa Universidade para Todos (Prouni). De acordo como Ministério da Educação (MEC), nesta edição serão ofertadas mais de 211 mil bolsas, sendo mais de 118 mil integrais e mais de 93 mil parciais, que cobrem metade da mensalidade.
As bolsas são para mais de 370 cursos de 887 instituições privadas de ensino superior de todo o Brasil. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 4 de julho, pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
Cursos mais ofertas de bolsas
Administração é o curso com maior oferta de bolsas, sendo 9.275 bolsas integrais e 4.499 parciais. Em seguida, aparecem os cursos de direito, com 13.152 bolsas (4.277 integrais e 8.875 parciais); pedagogia, com 11.339 bolsas (8.465 integrais e 2.874 parciais); e educação física, com 8.939 (6.063 integrais e 2.876 parciais).
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
Com 13.774 bolsas em todo o país, administração é o curso com a maior oferta de oportunidades, sendo 9.275 bolsas integrais e 4.499 parciais. Em seguida, aparecem os cursos de direito, com 13.152 bolsas (4.277 integrais e 8.875 parciais); pedagogia, com 11.339 bolsas (8.465 integrais e 2.874 parciais); e educação física, com 8.939 (6.063 integrais e 2.876 parciais).
Para se inscrever no ProUni é preciso ter feito pelo menos uma das duas últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), ou seja, Enem 2024 ou 2023, e obtido, no mínimo, 450 pontos na média das cinco provas e nota superior a zero na redação.
Fonte: Agência Brasil
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) abre as inscrições para o vestibular 2026
Os interessados em participar do Vestibular ITA 2026 devem se inscrever exclusivamente pela internet até o dia 13 de julho.

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) segue com as inscrições abertas para o vestibular 2026. Os interessados devem se inscrever exclusivamente pela internet, por meio do site www.vestibular.ita.br, até o dia 13 de julho.
Vestibular ITA 2026
Nesta edição, serão oferecidas 180 vagas. As provas serão aplicadas em 25 cidades, abrangendo todas as regiões do país, o que amplia o acesso dos candidatos ao processo seletivo.
O processo seletivo será realizado em três etapas. A primeira fase, composta por prova objetiva, está marcada para 5 de outubro. A segunda fase, com provas discursivas, ocorrerá entre os dias 28 e 31 de outubro. Já a terceira etapa envolve a entrega de documentos, inspeção de saúde, avaliação psicológica, exame toxicológico e participação na comissão de heteroidentificação, no caso de candidatos autodeclarados negros.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
Para participar, é necessário ser brasileiro nato, ter completado 23 anos até 31 de dezembro de 2025 e não ser casado.
Cursos
O ITA oferece seis cursos de graduação no campus de São José dos Campos (SP): Engenharia Aeronáutica, Engenharia Eletrônica, Engenharia Mecânica-Aeronáutica, Engenharia Civil-Aeronáutica, Engenharia de Computação e Engenharia Aeroespacial.
Além dessas opções, os futuros aprovados também poderão estudar as novas graduações que serão oferecidas no campus de Fortaleza (CE): Engenharia de Sistemas e Engenharia de Energia.