Truques para estudar matemática para o vestibular

Truques para estudar matemática para o vestibular

Existem inúmeras razões para impedir que você entenda matemática e não sinta motivação para estudá-la, mas você não está sozinho nessa. Aprender matemática é uma grande dificuldade para vários estudantes, e a maioria deles conclui o Ensino Médio sem dominar muitos tipos de equações.

Por isso, preparamos cinco passos para ajudar você a entender essa matéria e abandonar qualquer trauma em relação a ela. Foque em cada um desses pontos e deixe de ter pesadelos com a parte matemática do seu próximo vestibular ou concurso.

Truques para estudar matemática:

1- Faça uma revisão da teoria

Como você estuda matemática? Começa tentando fazer os exercícios, ou faz uma revisão da aula? Antes de resolver as questões, entenda a teoria. Mesmo se você lembrar as fórmulas e como fazer os cálculos, é fundamental entender o que está por trás deles. Isso é importante para memorizar o que aprendeu para os próximos meses e anos, ou seja, para aprender de verdade.

2 – Faça exercícios

É resolvendo exercícios que você coloca a teoria em prática e identifica o que não aprendeu e onde estão os seus problemas com matemática. Talvez você precise revisar o conteúdo, retornar a um assunto anterior ou estudar um conhecimento de matemática básica. Mas só é possível identificar tudo isso na hora de resolver as questões.

Se precisar resolver a questão junto com o professor, evite copiar a resposta e se esforce para entender o raciocínio, você pode também usar a calculadora financeira neste processo, para tirar a prova real de algum exercício. Faça vários exercícios de simulado do Enem ou outro vestibular que vai participar.

3. Faça resumos com a sua cara

As explicações em aulas, livros e resumos prontos – que foram feitas por outras pessoas – talvez não estejam na melhor linguagem para você entender.
Além de mudar os nomes das variáveis (substituindo os tradicionais A. B e C), explique para si próprio o que elas significam e para o que servem. Escreva por extenso a utilidade das variáveis e fórmulas no resumo.

Experimente desenhar ícones, utilizar canetas coloridas, escrever com letra de forma e a mão. Descubra qual é o caderno ideal para estudar matemática: sem linhas, com linhas ou quadriculado.

4. Estude os assuntos anteriores

Se está difícil responder um exercício, revise os assuntos anteriores. O que impede você de revolver a questão pode ser algo que não aprendeu bem em um passado próximo ou há muitos anos.

Por exemplo, questões com logaritmos precisam de um domínio muito bom de exponenciais. Exercícios de porcentagem exigem conhecimento de frações e da operação de divisão.

5. Interprete os enunciados das questões

Para resolver os exercícios, leia todos os enunciados com atenção. Muitos estudantes entendem a teoria e as fórmulas de matemática, mas não conseguem colocá-las em prática. O problema pode ser com a interpretação de texto, e não com a matéria.

Procure compreender o objetivo das questões. Circule as palavras mais importantes e que indicam o que o exercício exige. Em seguida, anote os passos necessários para resolver o problema. A organização ajuda a entender os enunciados.