Siga-nos!

Notícias dos Vestibulares e Enem

UEM aprova adesão ao Sisu e alterações no Vestibular

Foi aprovada a adesão da UEM ao Sisu, para ingresso no ano letivo de 2022 como forma de ampliação de acesso nos cursos; além de alterações no vestibular

Publicado

em

Gabarito Provisório do Vestibular UEM 2020 - Prova 23/05/21

Em reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEP) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) realizada esta semana foi aprovada a adesão da universidade ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para ingresso no ano letivo de 2022 como forma de ampliação de acesso nos cursos; além de alterações no vestibular, o qual passa a ser realizado em apenas um dia.

A UEM tem se destacado entre as melhores universidades nos últimos anos, não só em nível estadual e nacional, mas também em nível internacional, devido a qualidade de seu Ensino, Pesquisa e Extensão. “Acreditamos que podemos sempre avançar e, nesse sentido, o Sisu proporciona aos nossos jovens uma nova oportunidade de adentrar numa universidade pública, gratuita, de qualidade, inclusiva e que almeja contribuir para com os sonhos de diversos brasileiros de fazer parte do Ensino Superior Público de qualidade deste país”, defende a pró-reitora de Ensino da UEM, Alexandra de Oliveira Abdala Cousin.

A adesão pelo Sisu ao ingresso no ano letivo de 2022 engloba todos os cursos de graduação, exceto os que exigem prova de habilidade específica, como o curso de Música, e se deu para que o quantitativo de vagas ociosas na UEM fosse ocupado.

De acordo com o relato apresentado por Vanessa Rombola Machado, caberá ao Coordenador do Conselho Acadêmico estabelecer o número mínimo de 10% do total de vagas dos cursos, as quais serão descontadas das vagas do sistema universal. “Essa ampliação de ingresso na UEM por meio do Sisu poderá proporcionar maior visibilidade aos Cursos de Graduação, principalmente aos cursos com menor concorrência por vagas em nível nacional”, explica Machado.

A adesão ao Sisu foi aprovada com 96 votos a favor, 9 contrários e 7 abstenções. Já a votação para que o vestibular deixasse de ser realizado em 2 dias e ser aplicado em apenas 1 dia, teve 99 votos a favor e 6 abstenções.

Mudanças aprovadas para o vestibular UEM

Diante às adversidades vivenciadas em consequência da pandemia da Covid-19, e buscando aprimorar os regulamentos, a Comissão do Vestibular Unificado (CVU) propôs modificações e readequações a este processo de ingresso, aprovados pelo CEP.

Além da alteração da prova de 2 para 1 dia, com duração de até cinco horas no período da tarde, o exame terá alteração no número de questões para adequação ao tempo. Também houve a inclusão do conteúdo de Educação Física na prova de Conhecimentos Gerais do Vestibular e do Processo de Avaliação Seriada (PAS), uma vez que a Educação Física consta como disciplina obrigatória da área das linguagens na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para os anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio, bem como no Referencial Curricular do Paraná.

Outra alteração foi quanto a forma de solicitar recursos quanto ao Gabarito Provisório. O candidato poderá fazê-lo por meio do Menu do Candidato (seguindo o estabelecido nas resoluções atuais é somente via Protocolo Geral da UEM), mantendo o prazo de 24 horas a partir da divulgação.

O candidato também poderá propor o recurso do Reexame de Redação apenas no formato on-line via Menu do Candidato no prazo de 48 horas para que os candidatos interponham recurso em relação à nota da Redação.

Segundo a presidente da Comissão Central do Vestibular Unificado (CVU), Maria Raquel Marçal Natali, as alterações visam facilitar a logística e consequentemente a participação dos candidatos no vestibular da UEM, além da organização do processo que, devido à pandemia da Covid-19 deve cumprir as normas de Biossegurança, utilizando o dobro de salas para aplicação das provas. “Os candidatos terão maior facilidade do ponto de vista econômico com um dia de provas apenas, procedimento também adotado por outras universidades estaduais”, explica Natali.

Em breve será disponibilizado no site as novas resoluções com todos os detalhes das alterações, assim como a definição das datas do Vestibular e do PAS.

Destaque

Ciência da Computação e Sistemas de Informação. Descubra a diferença e acerte na escolha!

O Vestibular Mauá terá a oferta de novos cursos, com início em 2022. São eles: Ciência da Computação e Sistemas de Informação!

Publicado

em

por

Ciência da Computação e Sistemas de Informação.

Recentemente nós falamos aqui no sejabixo! dos cursos da Mauá que são novidade e terão início em 2022. São eles: Ciência da Computação e Sistemas de Informação!

Mas você sabe a diferença entre eles? Descubra agora mesmo!

Se você é curioso, gosta da arte da Computação e dos computadores, de desenvolver programas, games, apps e tem um lado mais pesquisador, então Ciência da Computação é mais a sua cara.

Nesse curso, você conhecerá com profundidade a Ciência e as ferramentas de Computação, como Linguagem de Programação, Banco de Dados, Inteligência Artificial, entre outros.

Agora, se você sente uma atração pelo mundo da Tecnologia da Informação, mas também curte a área de Gestão, Finanças e Marketing, é melhor investir na área de Sistemas de Informação, pois será o profissional que dará apoio e fará a conexão entre TI e Negócios!

O primeiro passo para iniciar a sua jornada universitária é realizar a inscrição para o Vestibular Mauá 2022!

Concorra a 60 bolsas de estudo integrais, válidas para todo o curso! Clique aqui e saiba mais!

Continue lendo

Notícias dos Vestibulares e Enem

Vestibular UEL 2022 oferece 2.509 vagas em 52 cursos

As provas do Vestibular UEL 2022 serão aplicadas em um único dia, 6 de março de 2022, somente em Londrina.

Publicado

em

por

Vestibular UEL 2022 é aprovado para 6 de março em fase única

As inscrições do Processo Seletivo Vestibular 2022 da UEL estão abertas, oferecendo 2.509 vagas em 52 cursos de graduação da Universidade Estadual de Londrina.

Vestibular UEL 2022

As inscrições custam R$ 140,00 e podem ser feitas no site da Coordenadoria de Processos Seletivos (COPS), até as 23h59min do dia 3 de novembro.

As provas serão aplicadas em um único dia, 6 de março de 2022, somente em Londrina, seguindo todas as recomendações necessárias de prevenção à COVID-19.

A primeira convocação dos aprovados no Vestibular 2022 sai dia 19 de abril de 2022, ao meio dia. As aulas do ano letivo do próximo ano estão previstas para começar em agosto.

Mais informações: www.uel.br

Continue lendo

Notícias dos Vestibulares e Enem

Istituto Europeo di Design – IED abre inscrições para vestibular 2022

A prova será online no dia 28 de outubro para os cursos de Design de Moda, Design Gráfico e Digital e Design de Produto e Serviço

Publicado

em

por

A única faculdade internacional do Brasil que é 100% focada em design, o IED (Istituto Europeo di Design), inicia as inscrições para o vestibular 2022. O processo seletivo será virtual, porém os cursos acontecem de forma presencial no IED São Paulo, seguindo os protocolos para a segurança dos alunos.

Vestibular IED 2022

A prova acontece no dia 28 de outubro, entre 8h e 00h, para quem já concluiu o ensino médio e quer ingressar na instituição de ensino.

Os cursos são Design de Moda, Design Gráfico e Digital e Design de Produto e Serviço, nos períodos matutino e noturno. O exame será composto por uma redação, com duração máxima de 2 horas, com no mínimo mil e duzentos caracteres e máximo de três mil caracteres.

Os cursos de graduação do IED oferecem o conteúdo, a estrutura e o conhecimento de profissionais renomados da academia e do mercado. Além de experiências, desafios e parcerias com empresas que encorajam os alunos a materializar ideias em projetos desde o primeiro semestre do curso.

Mais informações: https://vestibular.ied.edu.br

Sobre o IED

Fundado na Itália, em 1966, o Istituto Europeo di Design é uma rede internacional de inteligências criativas, unindo educação, pesquisa e ação em design, moda e comunicação em suas 11 sedes pelo mundo.

Inaugurado em 2005, o IED São Paulo marca o início das atividades do Instituto fora da Europa e no Brasil, posicionando-se como a única faculdade internacional 100% dedicada ao design no país.

As sedes do IED Brasil têm uma rica rede de estudantes, professores e profissionais em torno da prática do design, propondo ideias e soluções inovadoras para pessoas, negócios e sociedades a partir da perspectiva criativa do design.

Continue lendo