Notícias dos Vestibulares e Enem
UEM aprova mudanças para o vestibular e PAS
A Universidade Estadual de Maringá aprovou algumas medidas a serem aplicadas nos sistemas de ingresso nos cursos de graduação, na modalidade presencial

A Universidade Estadual de Maringá aprovou algumas medidas a serem aplicadas nos sistemas de ingresso nos cursos de graduação, na modalidade presencial
04/04/2017
A Universidade Estadual de Maringá aprovou algumas medidas a serem aplicadas nos sistemas de ingresso nos cursos de graduação, na modalidade presencial, incluindo os dois vestibulares anuais que a UEM oferece e também o Processo de Avaliação Seriada (PAS), dirigido a estudantes do ensino médio.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
Uma das medidas diz respeito à prova de língua estrangeira que a partir do Vestibular de Inverno 2017 será classificatória e não mais eliminatória. Significa que se um candidato obtiver nota zero nesta prova permanecerá na disputa pela vaga. Pelos critérios adotados nos concursos anteriores, ele estaria automaticamente eliminado.
Para estudar o assunto, foi instituída uma comissão especial, presidida pelo professor Evandro Luís Gomes, do Departamento de Filosofia da UEM. Ele explica que a comissão foi nomeada pela Reitoria, a partir de uma demanda da Comissão Central do Vestibular Unificado (CVU).
O objetivo, segundo Gomes, foi promover melhorias nos processos seletivos para os cursos de graduação da UEM, ampliando a gama de alunos classificados nos concursos. Isso porque uma avaliação feita com base nos vestibulares dos últimos cinco anos revelou alta porcentagem de candidatos reprovados na prova de língua estrangeira.
“No Vestibular de Inverno de 2014, por exemplo, cerca de 40% do total de inscritos obtiveram nota zero nesta prova”, relata o presidente da comissão. Segundo ele, em muitos casos, esses candidatos alcançaram pontuações nas outras provas que superaram a de outros vestibulandos. Significa que eles teriam condições de concorrer a uma vaga.
A proposta final da comissão foi formatada após ampla discussão. A matéria passou pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEP) que referendou a mudança.
Para o professor Evandro Gomes, a proposta não se reflete na ideia de que a língua estrangeira é irrelevante em um processo seletivo. Ao dar a ela o caráter eliminatório, a UEM está considerando que o estudo da língua pode ser um discriminador social, à medida que privilegia quem tem acesso aos cursos extras.
Gomes destaca ainda que, antes de finalizar a proposta, a comissão fez um levantamento dos critérios adotados por outras instituições. Em muitas instituições, como a Unicamp e a Federal do Paraná, a prova de língua estrangeira também não é eliminatória. O mesmo vale para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e a Fuvest (Fundação Universitária para o Vestibular), que realiza os exames vestibulares para universidades como a USP.
Vagas remanescentes
O CEP ainda aprovou o Processo de Aproveitamento de Vagas Remanescentes, que permite o ingresso nos cursos de graduação da UEM a partir das vagas que não são preenchidas e para as quais não há candidatos em lista de espera para ocupá-las.
As regras estão detalhadas na Resolução nº 03/2017 do CEP. Em termos gerais, qualquer candidato classificado no vestibular da UEM ou no PAS, que não efetuou matrícula, pode fazer a opção por um dos cursos com registro de vaga remanescente.
Caberá à Diretoria de Assuntos Acadêmicos fazer a publicação dos editais de chamadas específicas. A classificação dos candidatos se dará por meio de um novo escore, calculado pela somatória das pontuações obtidas na Prova de Conhecimentos Gerais e Redação.
Por esse critério, os candidatos serão ranqueados em duas listas, uma para cotistas e outra para não cotistas. Por ordem de classificação, o preenchimento das vagas vai começar pela lista dos cotistas. Se houver sobra, as vagas serão abertas para os candidatos não cotistas.
Preenchimento de vagas pelo Enem
Caso ainda persistam vagas remanescentes, elas serão ofertadas para candidatos que prestaram o Enem nos últimos três anos e e que tenham obtido, no mínimo, 400 pontos na média das cinco provas do Exame.
Importante destacar que a proposta também é resultado do trabalho de uma comissão, presidida pela professora Juliana Scanavaca, formada com o objetivo de viabilizar o aproveitamento de vagas. Segundo ela, a expectativa é que o novo regulamento reduza o número de vagas ociosas, na perspectiva de que os investimentos alocados aos cursos não sejam subutilizados.
CPF obrigatório
Todas essas mudanças passam a valer já a partir do Vestibular de Inverno de 2017, cujas inscrições serão abertas no dia 10 de abril. A presidente da CVU, Maria Raquel Marçal Natali, explica que neste concurso também entrará em vigor a obrigatoriedade do candidato informar o número do CPF (Cadastro de Pessoa Física).
A medida, segundo a presidente da CVU, atende uma normativa da Federação dos Bancos para a geração de boletos. “Se o candidato não informar o número do próprio CPF não há como efetivar o processo de inscrição”, alerta Maria Raquel.
A pró-reitora de ensino, Ana Tiyomi Obara, destaca que ambas as medidas visam ampliar o acesso dos estudantes aos diversos cursos ofertados pela UEM, garantindo, ainda que os investimentos públicos cumpram seus objetivos.
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Notícias dos Vestibulares e Enem
Celso Lisboa lança campanha que cobre propostas de concorrentes
Entre os cursos presenciais com maior procura estão Direito, Enfermagem, Psicologia, Administração e Biomedicina.

O Centro Universitário Celso Lisboa, localizado no Engenho Novo, zona norte do Rio, está com inscrições abertas para cursos de graduação presencial com condições promocionais por meio da campanha “Celso MATCH Perfeito”. A iniciativa permite que os candidatos apresentem propostas de outras instituições e recebam condições ainda mais vantajosas para estudar na universidade.
Na campanha, os aprovados ganham 95% de desconto na primeira mensalidade e, a partir da segunda, pagam um valor com 5% de abatimento sobre o preço apresentado pela concorrência. A condição também vale para transferências externas e reabertura de matrícula na própria instituição.
Entre os cursos presenciais com maior procura estão Direito, Enfermagem, Psicologia, Administração e Biomedicina. Segundo a instituição, o objetivo é ampliar o número de alunos no segundo semestre e tornar o acesso ao ensino superior mais acessível, sem abrir mão da qualidade acadêmica.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
Mais informações: www.celsolisboa.br
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Notícias dos Vestibulares e Enem
Santa Casa de São Paulo abre inscrições para o Vestibular de Medicina 2026
Ao todo são oferecidas 180 vagas, dessas cinco são para bolsas de estudo filantrópica.

A Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) está com inscrições abertas para o Vestibular 2026 para o curso de Medicina. O prazo vai até o dia 22 de setembro de 2025.
O curso tem infraestrutura voltada para a saúde, corpo docente altamente qualificado e o incentivo às atividades práticas com a inserção da Faculdade dentro do Hospital da Santa Casa de São Paulo.
Ao todo são oferecidas 180 vagas, dessas cinco são para bolsas de estudo filantrópica. Para se inscrever, basta acessar a página da Vunesp, selecionar a modalidade que se encaixe com o perfil socioeconômico do candidato e realizar o pagamento da taxa de inscrição.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
Provas
No ato da inscrição, o candidato deverá escolher a cidade de realização das provas, sendo elas: Bauru, Campinas, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Santos, São Paulo e Sorocaba.
As provas acontecerão entre os dias 18 de 19 de outubro de 2025, das 14h às 18h. O primeiro dia é destinado à prova de Conhecimentos Gerais, já o segundo dia será reservado à prova de Conhecimentos Específicos e Redação.
O local das provas será informado pela Vunesp, na área do candidato, no link “Local de prova”, a partir de 10 de outubro de 2025.
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Notícias dos Vestibulares e Enem
Metodista oferece 70% de desconto em todos os cursos presenciais e EAD até 31 de julho
A instituição oferece descontos de 70% em todos os cursos presenciais e a distância, com inscrições gratuitas e processo seletivo totalmente online.

As inscrições para o vestibular do segundo semestre da Universidade Metodista de São Paulo seguem abertas. A instituição oferece descontos de 70% em todos os cursos presenciais e a distância, com inscrições gratuitas e processo seletivo totalmente online.
O processo seletivo contempla diferentes formas de ingresso, como o uso da nota do Enem, transferência de outra instituição, segunda graduação ou realização de uma redação online e gratuita, disponível no site oficial da universidade. Não há cobrança de taxa de matrícula, e o valor pago no ato da matrícula corresponde à primeira mensalidade do curso, referente ao mês de julho.
Para tornar o ensino ainda mais acessível, a universidade mantém parcerias com plataformas como Quero Bolsa e Eu Formando, além de oferecer bolsas por meio do Prouni e de seu próprio programa de Bolsa Social. O desconto de 70% é válido para todo o curso, desde que a matrícula seja realizada até o dia 31 de julho.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
A transferência para a Metodista também é simplificada, sendo necessário apresentar apenas o histórico escolar da instituição de origem e os programas das disciplinas já cursadas.
Além da formação acadêmica, a Metodista promove uma série de experiências que enriquecem a trajetória universitária, como projetos de extensão, programas de intercâmbio com instituições internacionais, apoio à carreira, iniciação científica, eventos, palestras e workshops.
Para mais informações e inscrições, os interessados podem entrar em contato pelo telefone (11) 4366-5000, pelo e-mail cac@metodista.br ou acessar o site https://lp.metodista.br/