Siga-nos!

Notícias dos Vestibulares e Enem

UEM aprova mudanças para o vestibular e PAS

A Universidade Estadual de Maringá aprovou algumas medidas a serem aplicadas nos sistemas de ingresso nos cursos de graduação, na modalidade presencial

Publicado

em

Vestibular UEM datas

A Universidade Estadual de Maringá aprovou algumas medidas a serem aplicadas nos sistemas de ingresso nos cursos de graduação, na modalidade presencial

04/04/2017

A Universidade Estadual de Maringá aprovou algumas medidas a serem aplicadas nos sistemas de ingresso nos cursos de graduação, na modalidade presencial, incluindo os dois vestibulares anuais que a UEM oferece e também o Processo de Avaliação Seriada (PAS), dirigido a estudantes do ensino médio.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Uma das medidas diz respeito à prova de língua estrangeira que a partir do Vestibular de Inverno 2017 será classificatória e não mais eliminatória. Significa que se um candidato obtiver nota zero nesta prova permanecerá na disputa pela vaga. Pelos critérios adotados nos concursos anteriores, ele estaria automaticamente eliminado.

Para estudar o assunto, foi instituída uma comissão especial, presidida pelo professor Evandro Luís Gomes, do Departamento de Filosofia da UEM. Ele explica que a comissão foi nomeada pela Reitoria, a partir de uma demanda da Comissão Central do Vestibular Unificado (CVU).

O objetivo, segundo Gomes, foi promover melhorias nos processos seletivos para os cursos de graduação da UEM, ampliando a gama de alunos classificados nos concursos. Isso porque uma avaliação feita com base nos vestibulares dos últimos cinco anos revelou alta porcentagem de candidatos reprovados na prova de língua estrangeira.

“No Vestibular de Inverno de 2014, por exemplo, cerca de 40% do total de inscritos obtiveram nota zero nesta prova”, relata o presidente da comissão. Segundo ele, em muitos casos, esses candidatos alcançaram pontuações nas outras provas que superaram a de outros vestibulandos. Significa que eles teriam condições de concorrer a uma vaga.

A proposta final da comissão foi formatada após ampla discussão. A matéria passou pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEP) que referendou a mudança.

Para o professor Evandro Gomes, a proposta não se reflete na ideia de que a língua estrangeira é irrelevante em um processo seletivo. Ao dar a ela o caráter eliminatório, a UEM está considerando que o estudo da língua pode ser um discriminador social, à medida que privilegia quem tem acesso aos cursos extras.

Gomes destaca ainda que, antes de finalizar a proposta, a comissão fez um levantamento dos critérios adotados por outras instituições. Em muitas instituições, como a Unicamp e a Federal do Paraná, a prova de língua estrangeira também não é eliminatória. O mesmo vale para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e a Fuvest (Fundação Universitária para o Vestibular), que realiza os exames vestibulares para universidades como a USP.

Vagas remanescentes

O CEP ainda aprovou o Processo de Aproveitamento de Vagas Remanescentes, que permite o ingresso nos cursos de graduação da UEM a partir das vagas que não são preenchidas e para as quais não há candidatos em lista de espera para ocupá-las.

As regras estão detalhadas na Resolução nº 03/2017 do CEP. Em termos gerais, qualquer candidato classificado no vestibular da UEM ou no PAS, que não efetuou matrícula, pode fazer a opção por um dos cursos com registro de vaga remanescente.

Caberá à Diretoria de Assuntos Acadêmicos fazer a publicação dos editais de chamadas específicas. A classificação dos candidatos se dará por meio de um novo escore, calculado pela somatória das pontuações obtidas na Prova de Conhecimentos Gerais e Redação.

Por esse critério, os candidatos serão ranqueados em duas listas, uma para cotistas e outra para não cotistas. Por ordem de classificação, o preenchimento das vagas vai começar pela lista dos cotistas. Se houver sobra, as vagas serão abertas para os candidatos não cotistas.

Preenchimento de vagas pelo Enem

Caso ainda persistam vagas remanescentes, elas serão ofertadas para candidatos que prestaram o Enem nos últimos três anos e e que tenham obtido, no mínimo, 400 pontos na média das cinco provas do Exame.

Importante destacar que a proposta também é resultado do trabalho de uma comissão, presidida pela professora Juliana Scanavaca, formada com o objetivo de viabilizar o aproveitamento de vagas. Segundo ela, a expectativa é que o novo regulamento reduza o número de vagas ociosas, na perspectiva de que os investimentos alocados aos cursos não sejam subutilizados.

CPF obrigatório

Todas essas mudanças passam a valer já a partir do Vestibular de Inverno de 2017, cujas inscrições serão abertas no dia 10 de abril. A presidente da CVU, Maria Raquel Marçal Natali, explica que neste concurso também entrará em vigor a obrigatoriedade do candidato informar o número do CPF (Cadastro de Pessoa Física).

A medida, segundo a presidente da CVU, atende uma normativa da Federação dos Bancos para a geração de boletos. “Se o candidato não informar o número do próprio CPF não há como efetivar o processo de inscrição”, alerta Maria Raquel.

A pró-reitora de ensino, Ana Tiyomi Obara, destaca que ambas as medidas visam ampliar o acesso dos estudantes aos diversos cursos ofertados pela UEM, garantindo, ainda que os investimentos públicos cumpram seus objetivos.

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Notícias dos Vestibulares e Enem

Uesb divulga os três filmes selecionados para o Vestibular 2025

Além dos filmes, o Vestibular Uesb 2025 contará com três livros entre os conteúdos cobrados.

Publicado

em

por

Vestibular Uesb - vagas sisu

A sessão vai começar! Unindo educação e cinema, o Vestibular Uesb seleciona, tradicionalmente, três filmes para fazer parte dos conteúdos cobrados em suas provas. Em sua 19ª edição, o projeto “Cinema: Eis a Questão”, organizado pelo Programa Janela Indiscreta Cinema e Audiovisual, selecionou três obras para a edição de 2025 do processo seletivo. Foram selecionados “Branco Sai, Preto Fica”, “Café com Canela” e “Travessia”, todos filmes nacionais e disponíveis, gratuitamente, para acesso pela internet.

Com direção de Adirley Queirós, “Branco Sai, Preto Fica” é ambientado na periferia de Brasília. A história mescla ficção e documentário para abordar um evento real ocorrido na década de 1980 em Ceilândia, cidade satélite de Brasília. A trama se concentra em um baile de black music que foi violentamente interrompido por uma ação policial, deixando diversos feridos. Lançado em 2015, o filme está disponível no Itaú Cultural Play.

Para o segundo filme escolhido, a gente viaja até o Recôncavo da Bahia. Com direção de Ary Rosa e Glenda Nicácio, “Café com Canela” narra o reencontro de Margarida e Violeta: a primeira, em São Félix, isolada pela dor da perda do filho; e a segunda, seguindo sua vida em Cachoeira, entre adversidades do dia a dia e traumas do passado. A produção baiana foi lançada em 2017 e também está disponível no Itaú Cultural Play.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Por fim, os vestibulandos irão conhecer o documentário “Travessia”, lançado em 2017 e dirigido por Safira Moreira. A partir de uma fotografia retirada de um álbum antigo de uma família branca, o filme lança um olhar sobre a presença da imagem de uma mulher negra. A obra é um resgate poético da representação negra brasileira e está disponível no canal da própria diretora no Vimeo.

Além dos filmes, o Vestibular Uesb 2025 contará com três livros entre os conteúdos cobrados. Outras informações serão divulgadas em breve. Acompanhe todas as novidades do processo seletivo pelo site do Vestibular e pelos canais oficiais da Uesb no Instagram e no WhatsApp.

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Notícias dos Vestibulares e Enem

Último dia de inscrições gratuitas para Prouni de 2024

O Prouni oferece bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições privadas. 

Publicado

em

por

Prouni 2024 - Programa Universidade para Todos

As inscrições para o processo seletivo do Programa Universidade para Todos (Prouni) para o segundo semestre de 2024 terminam nesta sexta-feira (26).

Criado em 2004, o programa federal oferece bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições de educação superior privadas.

O Prouni ocorre duas vezes ao ano. Na segunda edição deste ano, Ministério da Educação oferece 243.850 bolsas – sendo 170.319 integrais (100%) e 73.531 parciais (50%) – distribuídas em 367 cursos de 901 instituições participantes do programa.

Site falso

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

As inscrições devem ser feitas online, exclusivamente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, com login e senha cadastrados no portal de serviços digitais do governo federal.

Nesta quarta-feira, o Ministério da Educação publicou nota em que reforça que as inscrições no Prouni são gratuitas. As afirmações foram feitas após um site falso para inscrições no processo seletivo ser retirado do ar, na manhã desta quarta-feira. A página fake tinha a mesma identidade visual da página oficial para induzir o internauta a erro e ainda cobrava taxa ilegal de inscritos de R$ 100.

No momento da inscrição, os candidatos devem informar endereço de e-mail  e número de telefone válidos; preencher dados cadastrais próprios e referentes ao grupo familiar; e selecionar, por ordem de preferência, até duas opções de instituição, local de oferta, curso, turno, tipo de bolsa e modalidade de concorrência entre as disponíveis, conforme a renda familiar bruta mensal per capita do estudante.

Critérios

Para concorrer à bolsa do Prouni, o candidato deve ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nas edições de 2022 ou 2023 e ter obtido nota mínima de 450 pontos na média das cinco provas e nota acima de zero na redação.

As regras do processo seletivo também incluem o cumprimento dos critérios socioeconômicos, com renda familiar per capita que não exceda um salário mínimo e meio para bolsas integrais e três salários mínimos para bolsas parciais.

Fonte: Agência Brasil

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Destaque

Educação de SP divulga datas do Provão Paulista Seriado 2024

Para a 3ª série do Ensino Médio, a prova que dá acesso direto ao ensino superior será aplicada em 30 e 31 de outubro

Publicado

em

por

Provão Paulista

A edição do Provão Paulista Seriado já tem data para ocorrer neste ano. Alunos da 3ª série do Ensino Médio fazem a prova entre os dias 30 e 31 de outubro. Os alunos das 1ª e 2ª séries serão avaliados nos dias 11 e 12 de novembro.

Mais de um milhão de estudantes do Ensino Médio da rede pública paulista devem fazer o Provão Paulista Seriado.

A divulgação das datas já serve para os estudantes se prepararem para a avaliação que garante o acesso direto à USP, Unesp, Unicamp, Fatecs e Univesp. “No primeiro ano do Provão Paulista, a Secretaria da Educação, em conjunto com as melhores universidades e faculdades paulista, ofereceu 15 mil vagas no ensino superior a alunos da rede pública. Agora, com as datas da avaliação deste ano já divulgadas, nossas escolas e estudantes já podem organizar cronogramas específicos para a preparação para a prova que garante o acesso direto a um futuro na universidade”, afirma o secretário-executivo da Educação, Vinicius Neiva.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Os estudantes da rede estadual e das escolas de Ensino Médio da USP, Unesp e Unicamp terão as inscrições feitas de forma automática. Os alunos do Centro Paula Souza e das redes municipais paulistas também poderão ter suas inscrições automáticas, mediante a manifestação de interesse e a adesão à avaliação por parte da rede de ensino em que cada um está matriculado.

Já os estudantes de outras redes públicas da federação poderão se inscrever no Provão Paulista por meio do site da Vunesp, a partir da próxima segunda-feira, dia 29 de julho até 9 de agosto.

Para os estudantes de outras redes públicas da federação, há uma novidade para a edição deste ano: eles poderão escolher a cidade onde irão realizar a prova. A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) dividiu em cinco polos: capital paulista, Araçatuba, Campinas, Itapetininga e Ribeirão Preto.

O Provão Paulista Seriado permite que alunos do Ensino Médio comecem a construir sua trajetória rumo à universidade desde a 1ª série. As vagas são destinadas exclusivamente a estudantes que cursaram todo o Ensino Médio na rede pública.

Alunos de todas as redes poderão consultar informações da resolução e do edital do Provão Paulista no site da Secretaria: www.educacao.sp.gov.br

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Continue lendo