Siga-nos!

Notícias dos Vestibulares e Enem

UEMS abre inscrições para o Vestibular 2024 com oferta 811 vagas em 38 cursos de graduação

As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet, entre às 9h do dia 11 de setembro e às 23h59 do dia 09 de novembro de 2023

Publicado

em

Vestibular UEMS 2022 tem data de prova definida

A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) está com as inscrições abertas para o Processo Seletivo Vestibular 2024 (PSV), ao todo são ofertadas 811 vagas em 38 cursos, em 13 cidades.

Vestibular UEMS 2024

As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet, entre às 9h do dia 11 de setembro e às 23h59 do dia 09 de novembro de 2023 (horário oficial de Mato Grosso do Sul), no endereço eletrônico: https://concurso.fapec.org, onde estarão disponibilizados o formulário de inscrição, o boleto bancário e todos os Editais do PSV-UEMS 2024.

A taxa de inscrição é no valor de R$ 100,00 e pode ser paga até 10 de novembro de 2023, observando sempre o horário de funcionamento do sistema bancário.

ISENÇÃO INSCRIÇÃO

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Os candidatos amparados pela Lei Estadual nº 2.136, de 14 de agosto de 2000, que dispõe sobre a isenção do pagamento da taxa de inscrição para vestibular a alunos de escolas públicas, podem solicitar a isenção do pagamento da taxa de inscrição será de 11 de setembro a 06 de outubro de 2023.

No ato da inscrição, obedecendo o prazo, o candidato deverá assinalar a solicitação de isenção do pagamento da taxa de inscrição para “SIM” e anexar (em formato PDF, com até 10 MB) a documentação comprobatória do direito à isenção da taxa de inscrição (declaração de conclusão ou de matrícula no Ensino Médio em escola pública). As solicitações de isenção do pagamento da taxa de inscrição serão analisadas e julgadas pela FAPEC.

CURSOS

Para o Processo Seletivo Vestibular 2024 (PSV) estão sendo ofertados 38 cursos, entre as novidades estão a graduação em Direito (Bacharelado) no município de Bataguassu; a graduação em Direito (Bacharelado) na Unidade Moreninhas em Campo Grande; e na Unidade da UEMS em Naviraí o curso de Engenharia de Alimentos (Bacharelado) que antes era integral agora terá aulas no período noturno, e a graduação em Química Tecnológica e Agroquímica (Bacharelado) também oferecido no período noturno.

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Destaque

UEL aprova novo modelo de Vestibular em fase única, com dois dias de provas

As mudanças são consequência da reformulação do Ensino Médio, implantada a partir de 2022

Publicado

em

por

UEL abre inscrições para o Vestibular 2023

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da UEL aprovou na última quinta-feira (30/11) modificações que deverão ser implantadas a partir do Vestibular 2025, que passará a ser realizado em fase única, com dois dias, integrando a prova de conhecimentos gerais e a discursiva. No segundo dia será aplicada a redação e as específicas, compostas de três questões discursivas para cada disciplina. A partir do próximo processo seletivo, a UEL oferecerá inglês e espanhol como língua estrangeira. Outra modificação é que o Vestibular voltará a ser centralizado em Londrina.

As mudanças são consequência da reformulação do Ensino Médio, implantada a partir de 2022, e que alteraram a carga horária dos estudantes, incluindo disciplinas como Educação Digital e um modelo formativo baseado nas áreas de conhecimento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e nos chamados Itinerários Formativos, que são conteúdos escolhidos pelos alunos.

Segundo justificativa apresentada pela professora Sandra Garcia, da Coordenadoria de Processos Seletivos (COPS), a mudança era necessária porque o atual modelo da prova do vestibular foi implantado em 2006, com mudanças em 2011. Ela citou ainda que a alteração ocorrida na Educação Básica, com destaque para a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a Reforma do Ensino Médio, aprovada pela Lei nº13415/17, contribuíram para a avaliação e para a nova proposta.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Para chegar ao modelo aprovado ontem, a Universidade instituiu um grupo de especialistas que trabalhou durante o último ano, a partir de uma metodologia que incluiu debates sobre a Reforma do Ensino Médio, consulta à comunidade interna e externa e uma avaliação qualitativa. Foram organizados grupos focais com graduandos, docentes da UEL e professores do Ensino Médio. Diante dos resultados, foi feita uma análise quantitativa e qualitativa para elaboração do relatório final, aprovado nesta quinta-feira.

Além das mudanças no modelo, a Cops deverá ainda instituir um canal permanente de diálogo com as escolas e realizar cursos de formação para professores do Ensino Médio para entenderem o que é solicitado e como será cobrado o conteúdo das provas. Outra proposta é realizar visitas às escolas e uma revisão da lista de obras literárias, incluindo outras linguagens, como por exemplo álbuns de alguns compositores.

Alterações aprovadas para o Vestibular  UEL 2025 (a partir do próximo ano)

– Concurso será realizado em uma única fase com dois dias de prova, com integração da prova de Conhecimentos Gerais e a discursiva.

– 1º dia: prova objetiva de Conhecimentos Gerais com 60 questões relacionadas às disciplinas da formação geral básica (Português/Literatura, Língua Estrangeira, Artes, Matemática, Química, Física, Biologia, Filosofia, Geografia e História).

– 2º dia: redação e disciplinas específicas, compostas de três questões discursivas para cada disciplina. As específicas serão compostas por: a) duas da base de formação do curso pretendido indicadas pelo Colegiado do Curso com peso de 15% do total; b) disciplina de Sociologia indicada como comum para todos os cursos, com peso de 10% do total, a prova de redação valendo 30%; e a prova de conhecimentos gerais 30%.

– Para que a prova de redação e de conhecimentos específicos seja corrigida o candidato terá que ter 25% de acertos na prova de conhecimentos gerais.

– Para a prova de língua estrangeira o candidato terá de escolher, no momento da inscrição, entre a língua inglesa e a língua espanhola.

– As obras de literaturas deverão ser indicadas nas seguintes categorias: a) autora mulher, b) autor paranaense, c) autor contemporâneo, d) autor de séculos anteriores, e) autor africano que escreve em língua portuguesa/autor português, f) autor que fale sobre os negros, g) obras que instiguem a reflexão sobre a realidade social e econômica do país, h) contos, i) álbum de música, j) poesia. Uma única obra poderá apresentar mais de uma categoria. O número de obras de literaturas solicitadas deverá ser oito, sendo a maior parte delas de domínio público. As obras de literaturas deverão ser substituídas 50% a cada três edições do vestibular.

– As provas de Habilidades Específica (PHE) serão realizadas antes da prova de Conhecimentos Gerais. Para os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais, Design de Moda, Design Gráfico, a prova deverá ser realizada em um único turno com duração máxima de cinco horas. Para o Curso de Música, a PHE continuará com o mesmo formato da edição do vestibular de 2024.

– Para os cursos com concorrência igual ou menor que um candidato por vaga a prova do vestibular passa a ser classificatória, o candidato não pode ter nota final zero.

– O vestibular será aplicado apenas em Londrina.

Fonte: O Perobal – UEL

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Notícias dos Vestibulares e Enem

Agrotóxicos, pirâmide etária e inteligência artificial são temas da prova de produção de texto do Vestibular UFPR

A UFPR aplicou neste domingo (3/12) a prova de Compreensão e Produção de Textos do Vestibular 2024.

Publicado

em

por

Vestibular UFPR 2024 Calendário

A UFPR aplicou neste domingo (3/12) a prova de Compreensão e Produção de Textos do Vestibular 2024. Os 9.133 candidatos responderam três questões discursivas, com os seguintes temas: impacto ambiental dos agrotóxicos, mudanças na pirâmide etária brasileira e inteligência artificial. A segunda fase do vestibular prossegue nesta segunda-feira, com a prova de Conhecimentos Específicos, apenas para candidatos que disputam vagas nos 33 cursos que têm essa exigência.

Dos 9.726 candidatos convocados para a segunda fase, 1.107 não compareceram para a prova de Compreensão e Produção de Textos, o que equivale a 10,81% do total (abstenção praticamente igual à da segunda fase do vestibular anterior, que foi de 10,58%). A prova foi aplicada em Curitiba, Jandaia do Sul, Matinhos, Palotina e Toledo.

Os portões dos locais de prova abriram às 12h40 e fecharam às 13h30. Foto: Valquir Aureliano
Na primeira questão, os candidatos deveriam fazer um resumo de um texto intitulado “Agrotóxicos são detectados em cera e mel de abelha”, publicado este ano no Jornal da Unicamp. A segunda questão pedia a elaboração de um texto analítico sobre um gráfico que mostra alterações na pirâmide etária brasileira entre 2012 e 2022.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Por fim, a terceira questão apresentava dois textos de apoio sobre inteligência artificial, solicitando aos candidatos um texto argumentativo-dissertativo a partir de uma frase do médico Luiz Carlos Lobo: “Quando você passa muito tempo deitado, sem mexer com as pernas, cria uma atrofia. Se você fica muito tempo sem mexer com a sua mente, ela também vai ficar mais preguiçosa”.

Nesta segunda-feira, a partir das 14 horas, serão aplicadas as provas de Conhecimentos Específicos, para 6.619 candidatos. A prova terá duração de 5 horas para os candidatos inscritos em cursos que optaram por duas específicas e de 2h30 para os que optaram por apenas uma. A prova de habilidades específicas para o curso de Música será aplicada no mesmo dia, porém a partir das 10h30.

A divulgação das notas da segunda fase está prevista para o dia 20 de dezembro, com prazo para recurso entre os dias 20 e 22. A divulgação do resultado final do vestibular está agendada para 17 de janeiro.

Com informações do Núcleo de Concursos da UFPR

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Destaque

Unesp divulga hoje, 4, o resultado da 1ª fase do Vestibular 2024

A prova comum da segunda fase do Vestibular Unesp 2024 será aplicada em 10 e 11 de dezembro (domingo e segunda-feira), em 31 cidades paulistas

Publicado

em

por

Lista de Aprovados - Vestibular Unesp 2023

A Universidade Estadual Paulista (Unesp) publicará a partir das 13 horas de 4 de dezembro (segunda-feira) o resultado da primeira fase do Vestibular 2024, com oferta de 6.596 vagas em 24 cidades e 67.439 inscritos.

A consulta do desempenho na prova do dia 15 de novembro e a eventual consulta de local de prova da segunda fase estarão disponíveis no site da Fundação Vunesp (www.vunesp.com.br), responsável pelo exame.

Também estará disponível, na mesma página e no site da Unesp (vestibular.unesp.br), a tabela com o número mínimo de acertos por curso dos convocados para a próxima etapa.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

A prova comum da segunda fase será aplicada em 10 e 11 de dezembro (domingo e segunda-feira), em 31 cidades paulistas (além das 24 onde são oferecidos cursos, os exames acontecerão em Americana, Campinas, Guarulhos, Jundiaí, Piracicaba, Ribeirão Preto e Santo André) e ainda em Brasília (DF), Campo Grande (MS), Curitiba (PR) e Uberlândia (MG). No Vestibular 2023, a segunda fase foi aplicada para 32.066 candidatos.

Para os cursos do Instituto de Artes, na capital, e de Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais e Design, em Bauru, é aplicada a prova de habilidades, conforme o calendário do Manual do Candidato, disponível para consulta nas páginas da Unesp e da Vunesp.

O Sistema de Reserva de Vagas para Educação Básica Pública (SRVEBP) destina 50% das vagas de cada curso de graduação da Unesp para alunos que tenham feito todo o ensino médio em escola pública, sendo que 35% das vagas desse sistema são destinadas aos candidatos que se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas. Tal somatória inclui as 934 vagas do Provão Paulista destinadas exclusivamente para alunos do ensino público. Este sistema tem garantido maioria de ingressantes vindos de escolas públicas desde o Vestibular Unesp 2017.

Os cursos da Unesp são oferecidos nas seguintes cidades: Araçatuba (126 vagas), Araraquara (764), Assis (352), Bauru (992), Botucatu (538), Dracena (70), Franca (369), Guaratinguetá (274), Ilha Solteira (265), Itapeva (66), Jaboticabal (252), Marília (400), Ourinhos (54), Presidente Prudente (529), Registro (64), Rio Claro (423), Rosana (58), São João da Boa Vista (70), São José do Rio Preto (391), São José dos Campos (108), São Paulo (185), São Vicente (72), Sorocaba (72) e Tupã (102).

A Unesp está com as inscrições abertas para o Processo Seletivo “Olimpíadas Científicas Unesp 2024”, com 457 vagas adicionais em cursos de graduação destinadas a participantes e medalhistas de olimpíadas do conhecimento. Os interessados não precisam estar inscritos no Vestibular Unesp 2024 e deverão se cadastrar, de forma gratuita, pelo site da Fundação Vunesp (www.vunesp.com.br), onde está disponível o Manual do Candidato, com todas as informações sobre a seleção. O prazo para inscrições e envio do upload dos documentos comprobatórios da premiação vai até 11 de dezembro.

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Continue lendo