Siga-nos!

Notícias dos Vestibulares e Enem

UENP aprova cotas para pessoas com deficiência para o Vestibular 2022

O UENP aprovou a reserva de 5% do total de vagas para Pessoas com Deficiência – Cota PcD. Medida já vale no vestibular 2022.

Publicado

em

Aprovados em 2ª chamada - Vestibular UENP 2021

O Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão (CEPE) da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) aprovou a reserva de 5% do total de vagas iniciais no processo seletivo de ingresso nos cursos de graduação da UENP na forma de Cota para Pessoas com Deficiência – Cota PcD. A Resolução íntegra a Política Institucional de Ações Afirmativas da Instituição.

Com a aprovação, o próximo vestibular da UENP, será realizado com o sistema de Cota PcD. Considera-se pessoa com deficiência, conforme Art. 2º da Lei Federal nº 13.146/2015, aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.

A reitora Fátima Aparecida da Cruz Padoan destaca que a aprovação das Cotas PcD irá contribuir para tornar a UENP uma Universidade ainda mais inclusiva, com atenção especial para as pessoas com deficiência. “Essa aprovação por unanimidade das Cotas PcD na UENP é uma manifestação concreta do desejo de nossa comunidade universitária se fazer cada vez mais inclusiva, gerando oportunidade para que mais pessoas com deficiência tenham acesso ao ensino superior público, a fim de realizar seus sonhos, adquirir conhecimentos e desenvolver potencialidades profissionais com vistas ao mercado de trabalho”, disse.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

“A Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público (APIESP) encaminhou ofício ao Governo Estadual para solicitar a implantação de “Núcleos de Acessibilidade e Inclusão”, de modo a garantir à política de inclusão da pessoa com deficiência as condições essenciais para acesso e a permanência estudantil”, completou a reitora.

Para a Cota PcD, foi estabelecida a reserva de 5% do total de vagas, por curso e turno, no processo seletivo para ingresso dos cursos de graduação da UENP, sendo que é garantida a reserva de, no mínimo, uma vaga por curso e turno, de modo a respeitar a universalidade do sistema de cotas. Os candidatos devem, no ato da inscrição, indicar a intenção de concorrer às vagas reservadas para Cota PcD. Os candidatos inscritos pela cota também concorrem às vagas da categoria universal. É vedado candidatar-se à Cota PcD os candidatos que já tenham concluído o ensino superior.

Para ocupação de vaga destinada à Cota PcD, além dos documentos acadêmicos exigidos, o candidato aprovado deve apresentar, no mínimo, os documentos: Autodeclaração da deficiência; Declaração de que não possui curso superior concluído; Laudo médico expedido no prazo máximo de 12 meses anteriores à data de publicação do edital de abertura do processo seletivo; além de exames e atestados de acordo com cada deficiência, conforme orienta a Resolução.

A análise dos documentos apresentados pelo candidato será realizada por Comissão de Homologação para Cota PcD, nomeada anualmente por indicação da Comissão de Acompanhamento e Avaliação da Política de Ações Afirmativas na UENP. A universidade poderá, a qualquer tempo, invalidar a inscrição, as provas ou a matrícula do candidato, caso seja verificada falsidade e/ou irregularidade nas declarações e nos documentos apresentados pelo candidato.

Quem terá direito à vaga?

Para direito às vagas, considera-se pessoa com deficiência, conforme Decreto Federal nº 5.296/2004, Lei Federal nº 12.764/2012 e Lei Federal nº 14.126/2021:

Deficiência física: alteração completa ou parcial de um ou mais segmentos do corpo humano, acarretando o comprometimento da função física, apresentando-se sob a forma de paraplegia, paraparesia, monoplegia, monoparesia, tetraplegia, tetraparesia, triplegia, triparesia, hemiplegia, hemiparesia, ostomia, amputação ou ausência de membro, paralisia cerebral, nanismo, membros com deformidade congênita ou adquirida, exceto as deformidades estéticas e as que não produzam dificuldades para o desempenho de funções.

Deficiência auditiva: perda bilateral, parcial ou total, de quarenta e um decibéis (dB) ou mais, aferida por audiograma nas frequências de 500Hz, 1.000Hz, 2.000Hz e 3.000Hz.

Deficiência visual: cegueira, na qual a acuidade visual é igual ou menor que 0,05 no melhor olho, com a melhor correção óptica; a baixa visão, que significa acuidade visual entre 0,3 e 0,05 no melhor olho, com a melhor correção óptica; os casos nos quais a somatória da medida do campo visual em ambos os olhos for igual ou menor que 60o; ou a ocorrência simultânea de quaisquer das condições anteriores.

Deficiência mental: funcionamento intelectual significativamente inferior à média, com manifestação antes dos dezoito anos e limitações associadas a duas ou mais áreas de habilidades adaptativas, tais como: comunicação; cuidado pessoal; habilidades sociais; utilização dos recursos da comunidade; saúde e segurança; habilidades acadêmicas; lazer; e, trabalho.

Deficiência múltipla: associação de duas ou mais deficiências.

Transtorno do espectro autista: deficiência persistente e clinicamente significativa da comunicação e da interação sociais, manifestada por deficiência marcada de comunicação verbal e não verbal usada para interação social; ausência de reciprocidade social; falência em desenvolver e manter relações apropriadas ao seu nível de desenvolvimento; ou, padrões restritivos e repetitivos de comportamentos, interesses e atividades, manifestados por comportamentos motores ou verbais estereotipados ou por comportamentos sensoriais incomuns; excessiva aderência a rotinas e padrões de comportamento ritualizados; interesses restritos e fixos.

Visão monocular classificada como deficiência sensorial, do tipo visual.

Fonte: Portal UENP

RECOMENDAMOS

Destaque

UERJ abre inscrições para o 2º Exame de Qualificação do Vestibular Estadual 2026

Podem se candidatar, até o dia 4 de agosto, aqueles que tenham concluído ou estejam cursando o último ano do ensino médio

Publicado

em

por

UERJ logo

Começa nesta quinta-feira (10) o período de inscrições para o 2º Exame de Qualificação do Vestibular Estadual 2026. É uma nova chance para quem pretende participar do processo seletivo dos cursos de graduação da Uerj e não fez o 1º Exame, ou não conquistou o conceito desejado.

Vestibular Uerj 2026

Podem se candidatar, até o dia 4 de agosto, aqueles que tenham concluído ou estejam cursando o último ano do ensino médio, pelo site do Vestibular Uerj – https://www.vestibular.uerj.br/. A taxa, no valor de R$ 90,00, deve ser paga até o dia 5 de agosto.

A prova está marcada para o dia 31 de agosto de 2025 e deverá manter a mesma lógica dos exames anteriores de qualificação, de acordo com a diretora do Departamento de Seleção Acadêmica (Dsea) da Uerj, Marcia Gonçalves. Ela orienta que os candidatos estudem pelas provas anteriores e visitem a Revista Eletrônica do Vestibular, onde podem ser conferidas questões com os gabaritos comentados. “Além de se dedicar aos conteúdos específicos das matérias básicas do Ensino Médio, o candidato deve estar atento ao mundo, exercendo um olhar crítico para os acontecimentos contemporâneos”, alerta.

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Destaque

Processo seletivo de transferência para o curso de Medicina da ENIAC está aberto

O processo é voltado a alunos que desejam dar continuidade à sua formação médica em uma instituição com infraestrutura de ponta e ensino inovador.

Publicado

em

por

O Centro Universitário de Excelência ENIAC recebe inscrições para o processo seletivo de transferência externa para o curso de Medicina, com ingresso previsto para o segundo semestre de 2025. Estudantes matriculados em cursos de Medicina de outras Instituições de Ensino Superior (IES), reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC), podem participar.

O edital contempla o ingresso nos 2º e 3º semestres do curso. O processo é voltado a alunos que desejam dar continuidade à sua formação médica em uma instituição com infraestrutura de ponta e ensino inovador.

Formas de ingresso

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

A seleção se dá por análise curricular, com base nos seguintes critérios:

  • Compatibilidade de conteúdo programático e carga horária das disciplinas já cursadas;
  • Desempenho acadêmico do candidato.

Caso haja disciplinas reprovadas, o estudante poderá ser enquadrado em regime de dependência (DP). Se houver reprovação em mais de duas disciplinas equivalentes, o ingresso será obrigatoriamente no primeiro semestre do curso.

Inscrições

Os interessados devem:

  1. Realizar cadastro na página oficial do curso de Medicina do ENIAC;
  2. Anexar a documentação exigida:
    • Histórico escolar atualizado;
    • Programas das disciplinas cursadas;
  3. Efetuar o pagamento da taxa de análise curricular no valor de R$ 350,00 (trezentos e cinquenta reais).

Após a confirmação do pagamento e o envio completo da documentação, o resultado da análise será divulgado ao candidato em até 72 horas.

Prazos e vigência

O edital entrou em vigor em 24 de março de 2025 e as inscrições permanecem abertas enquanto houver vagas disponíveis para o segundo semestre letivo.

Para mais informações e inscrições, acesse: https://eniac.edu.br/medicina

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Destaque

Inscrições abertas para o Vestibular 2026 da UENP

Serão ofertadas 808 vagas na Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) para ingresso nos cursos de graduação no 1º semestre do próximo ano.

Publicado

em

por

Resultado Vestibular UENP 2022

A Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) está com as inscrições abertas para o Vestibular UENP 2026. Serão ofertadas 808 vagas para ingresso nos cursos de graduação no 1º semestre do próximo ano.

Vestibular UENP 2026

O período de inscrições segue até 20 de setembro, exclusivamente pela internet. A taxa de inscrição é de R$ 75,00 para os cursos de licenciatura e de R$ 150,00 para os cursos de bacharelado, podendo ser paga até o último dia de inscrições.

Interessados em solicitar isenção da taxa devem seguir as orientações do edital, disponível no site do vestibular. O prazo para solicitação de isenção vai até 15 de agosto. As provas serão aplicadas nas cidades onde estão localizados os campi da Universidade: Bandeirantes, Cornélio Procópio e Jacarezinho.

Provas

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

O Vestibular UENP 2026 será composto por:

  • Prova Objetiva: 60 questões, sendo 6 de cada área do conhecimento:
    • Língua Portuguesa e Literatura Brasileira
    • Língua Estrangeira Moderna (Inglês ou Espanhol)
    • História
    • Geografia
    • Sociologia
    • Filosofia
    • Matemática
    • Física
    • Química
    • Biologia
  • Prova de Redação: produção de um artigo de opinião, com argumentação sobre uma questão polêmica apresentada na prova.

As provas serão aplicadas no dia 2 de novembro de 2025, com início às 13h (horário de Brasília) e duração de até cinco horas. Os locais de prova abrirão às 12h e fecharão, impreterivelmente, às 12h40.

Mais informações e inscrições: www.uenp.br.

RECOMENDAMOS

Continue lendo