Siga-nos!

Notícias dos Vestibulares e Enem

UENP aprova cotas para pessoas com deficiência para o Vestibular 2022

O UENP aprovou a reserva de 5% do total de vagas para Pessoas com Deficiência – Cota PcD. Medida já vale no vestibular 2022.

Publicado

em

Aprovados em 2ª chamada - Vestibular UENP 2021

O Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão (CEPE) da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) aprovou a reserva de 5% do total de vagas iniciais no processo seletivo de ingresso nos cursos de graduação da UENP na forma de Cota para Pessoas com Deficiência – Cota PcD. A Resolução íntegra a Política Institucional de Ações Afirmativas da Instituição.

Com a aprovação, o próximo vestibular da UENP, será realizado com o sistema de Cota PcD. Considera-se pessoa com deficiência, conforme Art. 2º da Lei Federal nº 13.146/2015, aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.

A reitora Fátima Aparecida da Cruz Padoan destaca que a aprovação das Cotas PcD irá contribuir para tornar a UENP uma Universidade ainda mais inclusiva, com atenção especial para as pessoas com deficiência. “Essa aprovação por unanimidade das Cotas PcD na UENP é uma manifestação concreta do desejo de nossa comunidade universitária se fazer cada vez mais inclusiva, gerando oportunidade para que mais pessoas com deficiência tenham acesso ao ensino superior público, a fim de realizar seus sonhos, adquirir conhecimentos e desenvolver potencialidades profissionais com vistas ao mercado de trabalho”, disse.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

“A Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público (APIESP) encaminhou ofício ao Governo Estadual para solicitar a implantação de “Núcleos de Acessibilidade e Inclusão”, de modo a garantir à política de inclusão da pessoa com deficiência as condições essenciais para acesso e a permanência estudantil”, completou a reitora.

Para a Cota PcD, foi estabelecida a reserva de 5% do total de vagas, por curso e turno, no processo seletivo para ingresso dos cursos de graduação da UENP, sendo que é garantida a reserva de, no mínimo, uma vaga por curso e turno, de modo a respeitar a universalidade do sistema de cotas. Os candidatos devem, no ato da inscrição, indicar a intenção de concorrer às vagas reservadas para Cota PcD. Os candidatos inscritos pela cota também concorrem às vagas da categoria universal. É vedado candidatar-se à Cota PcD os candidatos que já tenham concluído o ensino superior.

Para ocupação de vaga destinada à Cota PcD, além dos documentos acadêmicos exigidos, o candidato aprovado deve apresentar, no mínimo, os documentos: Autodeclaração da deficiência; Declaração de que não possui curso superior concluído; Laudo médico expedido no prazo máximo de 12 meses anteriores à data de publicação do edital de abertura do processo seletivo; além de exames e atestados de acordo com cada deficiência, conforme orienta a Resolução.

A análise dos documentos apresentados pelo candidato será realizada por Comissão de Homologação para Cota PcD, nomeada anualmente por indicação da Comissão de Acompanhamento e Avaliação da Política de Ações Afirmativas na UENP. A universidade poderá, a qualquer tempo, invalidar a inscrição, as provas ou a matrícula do candidato, caso seja verificada falsidade e/ou irregularidade nas declarações e nos documentos apresentados pelo candidato.

Quem terá direito à vaga?

Para direito às vagas, considera-se pessoa com deficiência, conforme Decreto Federal nº 5.296/2004, Lei Federal nº 12.764/2012 e Lei Federal nº 14.126/2021:

Deficiência física: alteração completa ou parcial de um ou mais segmentos do corpo humano, acarretando o comprometimento da função física, apresentando-se sob a forma de paraplegia, paraparesia, monoplegia, monoparesia, tetraplegia, tetraparesia, triplegia, triparesia, hemiplegia, hemiparesia, ostomia, amputação ou ausência de membro, paralisia cerebral, nanismo, membros com deformidade congênita ou adquirida, exceto as deformidades estéticas e as que não produzam dificuldades para o desempenho de funções.

Deficiência auditiva: perda bilateral, parcial ou total, de quarenta e um decibéis (dB) ou mais, aferida por audiograma nas frequências de 500Hz, 1.000Hz, 2.000Hz e 3.000Hz.

Deficiência visual: cegueira, na qual a acuidade visual é igual ou menor que 0,05 no melhor olho, com a melhor correção óptica; a baixa visão, que significa acuidade visual entre 0,3 e 0,05 no melhor olho, com a melhor correção óptica; os casos nos quais a somatória da medida do campo visual em ambos os olhos for igual ou menor que 60o; ou a ocorrência simultânea de quaisquer das condições anteriores.

Deficiência mental: funcionamento intelectual significativamente inferior à média, com manifestação antes dos dezoito anos e limitações associadas a duas ou mais áreas de habilidades adaptativas, tais como: comunicação; cuidado pessoal; habilidades sociais; utilização dos recursos da comunidade; saúde e segurança; habilidades acadêmicas; lazer; e, trabalho.

Deficiência múltipla: associação de duas ou mais deficiências.

Transtorno do espectro autista: deficiência persistente e clinicamente significativa da comunicação e da interação sociais, manifestada por deficiência marcada de comunicação verbal e não verbal usada para interação social; ausência de reciprocidade social; falência em desenvolver e manter relações apropriadas ao seu nível de desenvolvimento; ou, padrões restritivos e repetitivos de comportamentos, interesses e atividades, manifestados por comportamentos motores ou verbais estereotipados ou por comportamentos sensoriais incomuns; excessiva aderência a rotinas e padrões de comportamento ritualizados; interesses restritos e fixos.

Visão monocular classificada como deficiência sensorial, do tipo visual.

Fonte: Portal UENP

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Destaque

Unifenas oferece desconto na inscrição para o Vestibular de Medicina

São oferecidas 210 vagas no curso de medicina da Unifenas, sendo 80 para o Câmpus de Alfenas e 130 para o Câmpus de Belo Horizonte.

Publicado

em

por

Seguem abertas as inscrições para o Vestibular de Medicina da Unifenas para ingresso no 2º semestre de 2024. São oferecidas 210 vagas, sendo 80 para o Câmpus de Alfenas e 130 para o Câmpus de Belo Horizonte. São oferecidos descontos para as inscrições feitas até o dia 17 de abril, independente da modalidade escolhida.

Vestibular de Medicina Unifenas 2024/2

As inscrições podem ser feitas, até o dia 20 de maio, por meio do site: https://medicina.unifenas.br/.

Os candidatos podem optar pelas seguintes formas de ingresso:

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

1- Uso da Nota do Enem (2009 a 2023) – sem prova
2- Prova Tradicional
3- Prova Tradicional + Enem (2009 a 2023)
4- Prova Tradicional Unificada + Enem (2009 a 2023)

PROVAS

As provas estão marcadas para o dia 25 de maio de 2024 (sábado), das 13 às 18 horas (horário de Brasília), nas cidades de Brasília/DF, Campinas/SP, Goiânia/GO, Ribeirão Preto/SP, São Paulo/SP, Uberlândia/MG e nos câmpus da UNIFENAS em Minas Gerais: Alfenas, Belo Horizonte, Campo Belo, Divinópolis e Varginha.

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Notícias dos Vestibulares e Enem

Inscrições para o Vestibular UFT/UFNT 2024/2 finalizam nesta quarta, 27

A taxa de inscrição é no valor de R$ 140,00 e o pagamento deve ser concluído até o dia 28 de março.

Publicado

em

por

gabarito Vestibular UFT 2022/2

Os interessados em se inscrever para o Vestibular 2024/2 da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) têm até hoje, dia 27 de março, para efetuarem suas inscrições no site da Comissão Permanente de Seleção (Copese). A taxa de inscrição é no valor de R$ 140,00 e o pagamento deve ser concluído até o dia 28 de março.

São ofertadas 748 vagas, distribuídas entre 27 cursos de graduação da UFT e 12 cursos de graduação da UFNT, nas modalidades de concorrência Reserva Legal de Vagas, Ações Afirmativas da UFT e Ampla Concorrência (AC), conforme o quadro disponível no Anexo I do edital.

A data da prova está marcada para o dia 19 de maio. O resultado final do vestibular será divulgado no dia 08 de julho.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Mais informações sobre o processo seletivo, os interessados podem acessar a página específica do Vestibular 2024/2 no site da Copese.

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Notícias dos Vestibulares e Enem

Vestibular Complementar da Unespar aceita inscrições até 31 de março

A Unespar abriu as inscrições gratuitas para o Vestibular Complementar 2024 oferecendo vagas distribuídas entre os sete campi da instituição.

Publicado

em

por

Unespar abre inscrições para Vestibular 2023

A Universidade Estadual do Paraná (Unespar) recebe inscrições gratuitas para o Vestibular Complementar 2024 (Processo Seletivo 2 – PS 2), oferecendo vagas distribuídas entre os sete campi da instituição.

Vestibular Complementar Unespar 2024

As inscrições podem ser feitas até 31 de março, exclusivamente pela internet. A seleção se resume à prova de redação, a ser realizada no dia 7 de abril.

DOCUMENTOS – Para concorrer à seleção, o candidato deverá informar, no ato da inscrição, um dos seguintes documentos: carteira de identidade (RG), de trabalho (CTPS), de habilitação (CNH), passaporte, cédula de Identidade expedida em outro país, certificado de dispensa de incorporação, certificado de reservista ou outro documento expedido por órgão oficial com validade em todo o território nacional. Já os postulantes de nacionalidade estrangeira terão de apresentar dados de um dos seguintes documentos: cédula de identidade de estrangeiro, expedida pelo Departamento de Polícia Federal, ou passaporte.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

COTAS – Do total de vagas em disputa, metade será destinada a cotistas, divididos em três grupos: estudantes em geral (25%) e pretos e pardos (20%) que tenham cursado o ensino médio integralmente em escolas pública e pessoas com deficiência (5%), independentemente do percurso – público ou privado – de formação. Os concorrentes que se enquadrem no sistema de cotas e a despeito da opção pela modalidade, ainda concorrem às vagas de concorrência ampla espontaneamente.

Mais informações, como a lista de documentos requeridos em geral e os formulários reservados a cotistas e deficientes, podem ser obtidas diretamente pelo e-mail vestibular@unespar.edu.br ou ainda por meio do edital de abertura das Inscrições do PS2 do Vestibular Complementar 2024 da Unespar.

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Continue lendo