Notícias dos Vestibulares e Enem
UENP aprova cotas para pessoas com deficiência para o Vestibular 2022
O UENP aprovou a reserva de 5% do total de vagas para Pessoas com Deficiência – Cota PcD. Medida já vale no vestibular 2022.
O Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão (CEPE) da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) aprovou a reserva de 5% do total de vagas iniciais no processo seletivo de ingresso nos cursos de graduação da UENP na forma de Cota para Pessoas com Deficiência – Cota PcD. A Resolução íntegra a Política Institucional de Ações Afirmativas da Instituição.
Com a aprovação, o próximo vestibular da UENP, será realizado com o sistema de Cota PcD. Considera-se pessoa com deficiência, conforme Art. 2º da Lei Federal nº 13.146/2015, aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.
A reitora Fátima Aparecida da Cruz Padoan destaca que a aprovação das Cotas PcD irá contribuir para tornar a UENP uma Universidade ainda mais inclusiva, com atenção especial para as pessoas com deficiência. “Essa aprovação por unanimidade das Cotas PcD na UENP é uma manifestação concreta do desejo de nossa comunidade universitária se fazer cada vez mais inclusiva, gerando oportunidade para que mais pessoas com deficiência tenham acesso ao ensino superior público, a fim de realizar seus sonhos, adquirir conhecimentos e desenvolver potencialidades profissionais com vistas ao mercado de trabalho”, disse.
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“A Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público (APIESP) encaminhou ofício ao Governo Estadual para solicitar a implantação de “Núcleos de Acessibilidade e Inclusão”, de modo a garantir à política de inclusão da pessoa com deficiência as condições essenciais para acesso e a permanência estudantil”, completou a reitora.
Para a Cota PcD, foi estabelecida a reserva de 5% do total de vagas, por curso e turno, no processo seletivo para ingresso dos cursos de graduação da UENP, sendo que é garantida a reserva de, no mínimo, uma vaga por curso e turno, de modo a respeitar a universalidade do sistema de cotas. Os candidatos devem, no ato da inscrição, indicar a intenção de concorrer às vagas reservadas para Cota PcD. Os candidatos inscritos pela cota também concorrem às vagas da categoria universal. É vedado candidatar-se à Cota PcD os candidatos que já tenham concluído o ensino superior.
Para ocupação de vaga destinada à Cota PcD, além dos documentos acadêmicos exigidos, o candidato aprovado deve apresentar, no mínimo, os documentos: Autodeclaração da deficiência; Declaração de que não possui curso superior concluído; Laudo médico expedido no prazo máximo de 12 meses anteriores à data de publicação do edital de abertura do processo seletivo; além de exames e atestados de acordo com cada deficiência, conforme orienta a Resolução.
A análise dos documentos apresentados pelo candidato será realizada por Comissão de Homologação para Cota PcD, nomeada anualmente por indicação da Comissão de Acompanhamento e Avaliação da Política de Ações Afirmativas na UENP. A universidade poderá, a qualquer tempo, invalidar a inscrição, as provas ou a matrícula do candidato, caso seja verificada falsidade e/ou irregularidade nas declarações e nos documentos apresentados pelo candidato.
Quem terá direito à vaga?
Para direito às vagas, considera-se pessoa com deficiência, conforme Decreto Federal nº 5.296/2004, Lei Federal nº 12.764/2012 e Lei Federal nº 14.126/2021:
Deficiência física: alteração completa ou parcial de um ou mais segmentos do corpo humano, acarretando o comprometimento da função física, apresentando-se sob a forma de paraplegia, paraparesia, monoplegia, monoparesia, tetraplegia, tetraparesia, triplegia, triparesia, hemiplegia, hemiparesia, ostomia, amputação ou ausência de membro, paralisia cerebral, nanismo, membros com deformidade congênita ou adquirida, exceto as deformidades estéticas e as que não produzam dificuldades para o desempenho de funções.
Deficiência auditiva: perda bilateral, parcial ou total, de quarenta e um decibéis (dB) ou mais, aferida por audiograma nas frequências de 500Hz, 1.000Hz, 2.000Hz e 3.000Hz.
Deficiência visual: cegueira, na qual a acuidade visual é igual ou menor que 0,05 no melhor olho, com a melhor correção óptica; a baixa visão, que significa acuidade visual entre 0,3 e 0,05 no melhor olho, com a melhor correção óptica; os casos nos quais a somatória da medida do campo visual em ambos os olhos for igual ou menor que 60o; ou a ocorrência simultânea de quaisquer das condições anteriores.
Deficiência mental: funcionamento intelectual significativamente inferior à média, com manifestação antes dos dezoito anos e limitações associadas a duas ou mais áreas de habilidades adaptativas, tais como: comunicação; cuidado pessoal; habilidades sociais; utilização dos recursos da comunidade; saúde e segurança; habilidades acadêmicas; lazer; e, trabalho.
Deficiência múltipla: associação de duas ou mais deficiências.
Transtorno do espectro autista: deficiência persistente e clinicamente significativa da comunicação e da interação sociais, manifestada por deficiência marcada de comunicação verbal e não verbal usada para interação social; ausência de reciprocidade social; falência em desenvolver e manter relações apropriadas ao seu nível de desenvolvimento; ou, padrões restritivos e repetitivos de comportamentos, interesses e atividades, manifestados por comportamentos motores ou verbais estereotipados ou por comportamentos sensoriais incomuns; excessiva aderência a rotinas e padrões de comportamento ritualizados; interesses restritos e fixos.
Visão monocular classificada como deficiência sensorial, do tipo visual.
Fonte: Portal UENP
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Destaque
Vestibular de Medicina da Unifenas segue com inscrições abertas até 21/10
São oferecidas 210 vagas, sendo 80 para o Câmpus de Alfenas e 130 para o Câmpus de Belo Horizonte.
As inscrições para o Vestibular de Medicina da Unifenas – 1º semestre de 2025 estão abertas até o dia 21 de outubro. Os interessados em ingressar no curso que é oferecido em Alfenas e em Belo Horizonte encontram 4 formas de ingresso:
1- Uso da Nota do Enem (2009 a 2023) – sem prova – vagas em Alfenas ou Belo Horizonte
2- Prova Tradicional – vagas em Alfenas ou Belo Horizonte
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3- Prova Tradicional + Enem (2009 a 2023) – vagas em Alfenas ou Belo Horizonte
4- Prova Tradicional Unificada + Enem (2009 a 2023) – vagas em Alfenas e Belo Horizonte (maior possibilidade de ingresso!)
VESTIBULAR DE MEDICINA UNIFENAS
As inscrições podem ser feitas por meio do site: https://medicina.unifenas.br/.
São oferecidas 210 vagas, sendo 80 para o Câmpus de Alfenas e 130 para o Câmpus de Belo Horizonte.
PROVAS
As provas estão marcadas para o dia 26 de outubro de 2024 (sábado), das 13 às 18 horas (horário de Brasília), nas cidades de Brasília/DF, Campinas/SP, Goiânia/GO, Ribeirão Preto/SP, São Paulo/SP, Uberlândia/MG e nos câmpus da UNIFENAS em Minas Gerais: Alfenas, Belo Horizonte, Campo Belo, Divinópolis e Varginha. O local escolhido para a realização das provas do vestibular independe da cidade em que o curso será ministrado.
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Destaque
Administração: curso da PUC-SP une formação diferenciada e desenvolvimento social
Atividades do Time PUC-SP Enactus permitem ao estudante a aplicação prática dos conceitos teóricos
Integrar o Time PUC-SP Enactus possibilita aos estudantes a oportunidade de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, promovendo um aprendizado ativo e engajado.
A Enactus é uma organização global, sem fins lucrativos, presente em 33 países e que reúne estudantes, acadêmicos e líderes empresariais com o propósito de desenvolver projetos sociais e empreendimentos sustentáveis que gerem impacto positivo na comunidade. A entidade conta com atividades que envolvem a criação e implementação de projetos, que visam resolver problemas sociais e econômicos, desenvolvendo competências empreendedoras, e de liderança que são fundamentais para o sucesso profissional.
“Os benefícios de participar do TIME PUC-SP Enactus vão além da aplicação prática dos conceitos teóricos. Os alunos têm acesso a um ambiente colaborativo que estimula a troca de ideias e experiências com colegas de diferentes áreas e formações, ampliando sua rede de contatos e construindo relacionamentos valiosos para o futuro profissional. Participar de competições regionais e nacionais oferece uma vivência única, onde os discentes podem apresentar suas iniciativas a um público amplo, desenvolvendo suas habilidades de comunicação e argumentação. Ao resolver na prática problemas reais de comunidades vulneráveis, os alunos não apenas transformam a vida das pessoas impactadas, mas também se tornam profissionais diferenciados, altamente valorizados no mercado de trabalho. A combinação de habilidades técnicas com competências sociais e empreendedoras torna os graduados da PUC-SP mais competitivos e preparados para liderar em um mundo em constante mudança”, explica o prof. João Pinheiro de Barros Neto, conselheiro do Time Enactus da PUC-SP.
Dessa forma, o curso de Administração da PUC-SP, por meio da participação de atividades diversas como o TIME PUC-SP Enactus, oferece uma formação diferenciada que une teoria e prática, preparando seus alunos para os desafios do mercado de trabalho enquanto promove o desenvolvimento social. Essa experiência além de enriquecer o currículo dos estudantes, potencializa suas habilidades e contribui para a formação de profissionais comprometidos com a transformação social.
Para a profª Valdenise Leziér Martyniuk, coordenadora do curso, o diferencial da graduação em Administração da PUC-SP é uma combinação de diversos fatores. “Cursar Administração nos dias de hoje abre caminhos para atuação em uma grande variedade de organizações, seja quanto ao porte, setor ou ramo de atividade, capacitando para gerir empresas com ou sem fins lucrativos, ONGs, startups, órgãos públicos. Por isso, a formação combina conteúdos interdisciplinares com o aprofundamento do conhecimento e da prática nas áreas próprias do fazer administrativo: gestão de operações, finanças, marketing, de pessoas e estratégica.”.
A docente afirma ainda que tão importante quanto os conteúdos são os modos de aprendizagem, que conta com práticas na universidade, em laboratório e em situações reais, com o uso de metodologias ativas e agregando a realização de práticas extensionistas no fazer dos estudantes junto a organizações, pessoas e a comunidade em geral. “Os estudos realizados produzem diagnósticos, projetos, serviços e disseminação de conhecimento, expandindo o saber para o social e rompendo com os muros da universidade em direção a produzir benfeitorias desde o momento da formação do bacharel”.
Para além da formação curricular, da prática e da extensão, diversas atividades geram oportunidades de construção de networking e estabelecimento de conexões, tais como a Consultoria Puc Jr. – maior empresa júnior do país, a realização de intercâmbios com o apoio da ARII – Assessoria de Relações Institucionais e Internacionais e, na esteira da pesquisa, a realização de projetos de iniciação científica pelos alunos do curso, que é bastante estimulada.
O curso de Administração da PUC-SP oferece uma formação generalista que aprofunda os estudos e práticas específicos do conhecimento no seu desenvolvimento, promovendo uma grande transformação do estudante em construção, capacitando-o para a autonomia de decisões no cenário tão complexo da contemporaneidade, e levando-o a uma contribuição social de valor.
Mestrando e formado em Administração pela PUC-SP, o consultor de projetos de inovação em logística, Luiz Gustavo Peixoto, acredita que a participação na Enactus foi fundamental para desenvolver um forte senso de propósito, além de habilidades essenciais como liderança, autocontrole, empatia e autoconhecimento.
“Acredito profundamente em um modelo econômico que vá além do lucro, focando no impacto positivo que podemos gerar para o planeta e para a sociedade. O empreendedorismo social tem o poder de transformar a forma como empresas e comunidades se relacionam. A Enactus me proporcionou uma visão clara de um modelo economicamente viável, onde a prática de liderança e o engajamento comunitário são essenciais. Hoje, sinto que sou um líder fortalecido, com uma perspectiva ampliada sobre os temas de ESG e negócios. Estou convencido de que, assim como a Enactus abriu horizontes para mim, pode fazer o mesmo na vida de muitos jovens, contribuindo significativamente para o fortalecimento da sociedade e dos alunos que dela faz parte”.
Para a estudante de Relações Internacionais Beatriz Bertini Pires, atual membro do Time PUC-SP Enactus, a participação na equipe foi essencial na sua trajetória universitária. “Entrei no time no meu primeiro semestre da faculdade e agora, quase dois anos depois, posso dizer que a Enactus desempenhou um papel fundamental na minha trajetória dentro da PUC-SP. Durante esse tempo passei por diferentes cargos, desenvolvi habilidades novas, aprendi a gerir um time nas mais diversas adversidades, fiz grandes amizades e acima de tudo pude colaborar para construir projetos sociais que buscam mudar a realidade de muitas pessoas. Sou muito grata à Enactus PUC-SP por me proporcionar essas experiências e me dar esse lugar de atuação na universidade”.
Vestibular 2025
As inscrições para o Vestibular de Verão 2025 estão abertas, clique aqui.
Saiba mais sobre o curso de Administração.
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Últimos dias de inscrição para o Vestibular 2025.1 da Uece
As provas da primeira fase acontecerão no dia 17 de novembro de 2024.
A Universidade Estadual do Ceará (Uece), por intermédio da Comissão Executiva do Vestibular (CEV), informa que seguem abertas até o dia 11 de outubro, as inscrições para o Vestibular 2025.1. Os interessados devem realizar a inscrição exclusivamente pela internet, no site www.cev.uece.br.
As provas da primeira fase acontecerão no dia 17 de novembro de 2024. Já as provas da segunda fase serão realizadas nos dias 15 e 16 de dezembro, domingo e segunda-feira, respectivamente.
Estão sendo ofertadas 2.850 vagas, das quais 1.274 são para os cursos de Fortaleza e 1.576 vagas para os cursos das Unidades da Uece no interior do estado, localizadas nos municípios de Quixadá, Limoeiro do Norte, Itapipoca, Iguatu, Crateús, Tauá, Mombaça, Aracati, Canindé e Quixeramobim.
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As inscrições e o Documento de Arrecadação Estadual (DAE) poderão ser gerados até às 17h do dia 11 de outubro. O DAE tem vencimento para o dia 14 de outubro de 2024, data final em que o candidato deverá realizar o pagamento. A taxa de inscrição, no valor de R$ 160 (valor para pagamento integral), poderá ser paga na rede bancária ou nos estabelecimentos credenciados.
No ato da inscrição, o candidato deve indicar curso e a Língua Estrangeira (Inglês, Francês ou Espanhol) de sua escolha. As provas da 1ª fase são sobre Conhecimentos Gerais, de múltipla escolha, composta pelas três áreas de conhecimentos: Ciências Humanas: Filosofia, Geografia, História e Sociologia; Ciências da Natureza e Matemática: Biologia, Física, Matemática e Química; Linguagens e Códigos: Educação Física, Língua Estrangeira (Espanhol, Francês ou Inglês) e Língua Portuguesa.
A 2ª fase é composta por quatro provas, sendo uma de Redação e três Específicas, de acordo com o curso de opção do candidato que ocorrerá nos dias 15 e 16 de dezembro (domingo e segunda-feira, respectivamente.
A Uece destina, pelo sistema de cotas, o percentual de 50% de suas vagas para os estudantes que satisfizerem, simultaneamente as seguintes condições: I. ter concluído os três anos do ensino médio regular em escolas públicas municipais, estaduais ou federais localizadas no Estado do Ceará; e II. ser economicamente carente, ou seja, oriundo de família com renda mensal bruta igual ou inferior a 1,5 (um e meio) salário-mínimo per capita.