Notícias dos Vestibulares e Enem
Uesb divulga Edital de inscrição e isenção do Vestibular 2024
Estão disponíveis 992 vagas, sendo 559 para o primeiro período letivo de 2024 e 393 para o segundo período letivo de 2024

O momento esperado por quem deseja ingressar em um curso de graduação na Uesb chegou. Neste ano, o Vestibular será realizado nos dias 3 e 4 de dezembro, selecionando estudantes para 47 cursos de graduação da Universidade. Conforme o Edital 231/2023, as inscrições para o Vestibular Uesb 2024 acontecem de 5 a 31 de outubro.
Estão disponíveis 992 vagas, sendo 559 para o primeiro período letivo de 2024 e 393 para o segundo período letivo de 2024, distribuídas nos campi de Itapetinga, Jequié e Vitória da Conquista. A lista completa de vagas por curso e campus pode ser acessada no Anexo único do Edital e mais informações sobre cada uma das graduações podem ser encontradas no Catálogo de Cursos.
A realização das inscrições será feita somente pela internet, e o link será disponibilizado no site do Vestibular e no site do Instituto de Desenvolvimento e Capacitação (IDCAP), banca responsável pela elaboração das provas. Após preencher o formulário de inscrição, o candidato deverá imprimir o boleto bancário e efetuar o pagamento da taxa, no valor de R$ 110,00, dentro da data de vencimento informada no próprio boleto.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
Além disso, na inscrição, o candidato deve escolher a primeira e segunda opção de curso, bem como a cidade onde deseja realizar a prova. Outra decisão que deve ser feita nesse momento é a da opção de Língua Estrangeira que fará parte da sua prova, sendo possível escolher entre Inglês, Francês e Espanhol.
Metade das vagas em cada curso será destinada à “Ampla Concorrência” e os outros 50% são voltados para a “Reserva de Vagas”, onde podem concorrer alunos de ensino público (70% para candidatos que se autodeclarem negros e 30% para os demais). Neste ano, conforme decisão do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), as vagas adicionais (quilombolas, indígenas, pessoas com deficiência e travestis e transexuais) serão oferecidas por meio do Processo Seletivo de Acesso e Inclusão, a ser publicado posteriormente em Edital próprio.
Isenção – Para solicitação da isenção total da taxa de pagamento do Vestibular Uesb 2024, os interessados devem se inscrever no período de 5 a 10 de outubro, seguindo as orientações disponíveis no Edital. Têm direito à gratuidade da taxa de inscrição do Vestibular Uesb 2024, os candidatos que tenham cursado os anos finais do Ensino Fundamental (do 6º ao 9º ano) e todo o Ensino Médio, ou que tenham realizado curso supletivo ou outra modalidade de ensino equivalente, em estabelecimento de ensino federal, estadual ou municipal.
Além disso, podem concorrer à isenção, servidores da Uesb e seus dependentes; funcionários de empresa terceirizada que estejam servindo à Uesb; estagiário de nível médio da Uesb, com contrato em vigência até o último dia de solicitação; servidores efetivos das outras Universidades Estaduais da Bahia e seus dependentes; e alunos matriculados no Universidade Para Todos.
É importante destacar que o pedido de isenção de taxa de inscrição não garante a participação do candidato no processo seletivo, sendo de inteira responsabilidade do candidato o acompanhamento das publicações referente ao deferimento ou indeferimento do pedido, bem como, na hipótese de indeferimento, gerar o boleto bancário e efetivar o pagamento da taxa de inscrição, observando os prazos estabelecidos no referido Edital 231/2023.
Provas – As provas do Vestibular serão aplicadas nas cidades onde estão localizados os campi da Uesb: Itapetinga, Jequié e Vitória da Conquista. Todo o processo seletivo será desenvolvido pelo IDCAP, sob acompanhamento e supervisão da Comissão Permanente de Vestibular (Copeve) da Universidade.
No primeiro dia (3 de dezembro), os candidatos deverão responder a questões de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, Língua Estrangeira e Matemática, além de elaborar uma Redação. Já no segundo dia (4 de dezembro), será a vez das provas de Ciências Humanas (História, Geografia e Conhecimentos Contemporâneos) e Ciências da Natureza (Física, Química e Biologia). Além dos conteúdos trabalhados no Ensino Médio, serão cobrados duas obras literárias e três filmes selecionados para esta edição.
Sua jornada começa aqui – Acesse todas as informações no Edital 231/2023 e acompanhe os demais detalhes do processo seletivo pelo site do Vestibular e pelos perfis oficiais da Uesb nas mídias sociais: Facebook, Instagram e YouTube. Em caso de dúvidas, entre em contato com o Serviço de Atendimento ao Candidato (SAC) do IDCAP, por meio do “Fale Conosco” no site do Instituto ou pelo e-mail atendimento@idcap.org.br.
DICAS NO SEU EMAIL
Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!
RECOMENDAMOS


VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
UEL aprova novo modelo de Vestibular em fase única, com dois dias de provas
As mudanças são consequência da reformulação do Ensino Médio, implantada a partir de 2022

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da UEL aprovou na última quinta-feira (30/11) modificações que deverão ser implantadas a partir do Vestibular 2025, que passará a ser realizado em fase única, com dois dias, integrando a prova de conhecimentos gerais e a discursiva. No segundo dia será aplicada a redação e as específicas, compostas de três questões discursivas para cada disciplina. A partir do próximo processo seletivo, a UEL oferecerá inglês e espanhol como língua estrangeira. Outra modificação é que o Vestibular voltará a ser centralizado em Londrina.
As mudanças são consequência da reformulação do Ensino Médio, implantada a partir de 2022, e que alteraram a carga horária dos estudantes, incluindo disciplinas como Educação Digital e um modelo formativo baseado nas áreas de conhecimento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e nos chamados Itinerários Formativos, que são conteúdos escolhidos pelos alunos.
Segundo justificativa apresentada pela professora Sandra Garcia, da Coordenadoria de Processos Seletivos (COPS), a mudança era necessária porque o atual modelo da prova do vestibular foi implantado em 2006, com mudanças em 2011. Ela citou ainda que a alteração ocorrida na Educação Básica, com destaque para a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a Reforma do Ensino Médio, aprovada pela Lei nº13415/17, contribuíram para a avaliação e para a nova proposta.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
Para chegar ao modelo aprovado ontem, a Universidade instituiu um grupo de especialistas que trabalhou durante o último ano, a partir de uma metodologia que incluiu debates sobre a Reforma do Ensino Médio, consulta à comunidade interna e externa e uma avaliação qualitativa. Foram organizados grupos focais com graduandos, docentes da UEL e professores do Ensino Médio. Diante dos resultados, foi feita uma análise quantitativa e qualitativa para elaboração do relatório final, aprovado nesta quinta-feira.
Além das mudanças no modelo, a Cops deverá ainda instituir um canal permanente de diálogo com as escolas e realizar cursos de formação para professores do Ensino Médio para entenderem o que é solicitado e como será cobrado o conteúdo das provas. Outra proposta é realizar visitas às escolas e uma revisão da lista de obras literárias, incluindo outras linguagens, como por exemplo álbuns de alguns compositores.
Alterações aprovadas para o Vestibular UEL 2025 (a partir do próximo ano)
– Concurso será realizado em uma única fase com dois dias de prova, com integração da prova de Conhecimentos Gerais e a discursiva.
– 1º dia: prova objetiva de Conhecimentos Gerais com 60 questões relacionadas às disciplinas da formação geral básica (Português/Literatura, Língua Estrangeira, Artes, Matemática, Química, Física, Biologia, Filosofia, Geografia e História).
– 2º dia: redação e disciplinas específicas, compostas de três questões discursivas para cada disciplina. As específicas serão compostas por: a) duas da base de formação do curso pretendido indicadas pelo Colegiado do Curso com peso de 15% do total; b) disciplina de Sociologia indicada como comum para todos os cursos, com peso de 10% do total, a prova de redação valendo 30%; e a prova de conhecimentos gerais 30%.
– Para que a prova de redação e de conhecimentos específicos seja corrigida o candidato terá que ter 25% de acertos na prova de conhecimentos gerais.
– Para a prova de língua estrangeira o candidato terá de escolher, no momento da inscrição, entre a língua inglesa e a língua espanhola.
– As obras de literaturas deverão ser indicadas nas seguintes categorias: a) autora mulher, b) autor paranaense, c) autor contemporâneo, d) autor de séculos anteriores, e) autor africano que escreve em língua portuguesa/autor português, f) autor que fale sobre os negros, g) obras que instiguem a reflexão sobre a realidade social e econômica do país, h) contos, i) álbum de música, j) poesia. Uma única obra poderá apresentar mais de uma categoria. O número de obras de literaturas solicitadas deverá ser oito, sendo a maior parte delas de domínio público. As obras de literaturas deverão ser substituídas 50% a cada três edições do vestibular.
– As provas de Habilidades Específica (PHE) serão realizadas antes da prova de Conhecimentos Gerais. Para os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais, Design de Moda, Design Gráfico, a prova deverá ser realizada em um único turno com duração máxima de cinco horas. Para o Curso de Música, a PHE continuará com o mesmo formato da edição do vestibular de 2024.
– Para os cursos com concorrência igual ou menor que um candidato por vaga a prova do vestibular passa a ser classificatória, o candidato não pode ter nota final zero.
– O vestibular será aplicado apenas em Londrina.
Fonte: O Perobal – UEL
DICAS NO SEU EMAIL
Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!
RECOMENDAMOS


VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Notícias dos Vestibulares e Enem
Agrotóxicos, pirâmide etária e inteligência artificial são temas da prova de produção de texto do Vestibular UFPR
A UFPR aplicou neste domingo (3/12) a prova de Compreensão e Produção de Textos do Vestibular 2024.

A UFPR aplicou neste domingo (3/12) a prova de Compreensão e Produção de Textos do Vestibular 2024. Os 9.133 candidatos responderam três questões discursivas, com os seguintes temas: impacto ambiental dos agrotóxicos, mudanças na pirâmide etária brasileira e inteligência artificial. A segunda fase do vestibular prossegue nesta segunda-feira, com a prova de Conhecimentos Específicos, apenas para candidatos que disputam vagas nos 33 cursos que têm essa exigência.
Dos 9.726 candidatos convocados para a segunda fase, 1.107 não compareceram para a prova de Compreensão e Produção de Textos, o que equivale a 10,81% do total (abstenção praticamente igual à da segunda fase do vestibular anterior, que foi de 10,58%). A prova foi aplicada em Curitiba, Jandaia do Sul, Matinhos, Palotina e Toledo.
Os portões dos locais de prova abriram às 12h40 e fecharam às 13h30. Foto: Valquir Aureliano
Na primeira questão, os candidatos deveriam fazer um resumo de um texto intitulado “Agrotóxicos são detectados em cera e mel de abelha”, publicado este ano no Jornal da Unicamp. A segunda questão pedia a elaboração de um texto analítico sobre um gráfico que mostra alterações na pirâmide etária brasileira entre 2012 e 2022.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
Por fim, a terceira questão apresentava dois textos de apoio sobre inteligência artificial, solicitando aos candidatos um texto argumentativo-dissertativo a partir de uma frase do médico Luiz Carlos Lobo: “Quando você passa muito tempo deitado, sem mexer com as pernas, cria uma atrofia. Se você fica muito tempo sem mexer com a sua mente, ela também vai ficar mais preguiçosa”.
Nesta segunda-feira, a partir das 14 horas, serão aplicadas as provas de Conhecimentos Específicos, para 6.619 candidatos. A prova terá duração de 5 horas para os candidatos inscritos em cursos que optaram por duas específicas e de 2h30 para os que optaram por apenas uma. A prova de habilidades específicas para o curso de Música será aplicada no mesmo dia, porém a partir das 10h30.
A divulgação das notas da segunda fase está prevista para o dia 20 de dezembro, com prazo para recurso entre os dias 20 e 22. A divulgação do resultado final do vestibular está agendada para 17 de janeiro.
Com informações do Núcleo de Concursos da UFPR
DICAS NO SEU EMAIL
Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!
RECOMENDAMOS


VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
Unesp divulga hoje, 4, o resultado da 1ª fase do Vestibular 2024
A prova comum da segunda fase do Vestibular Unesp 2024 será aplicada em 10 e 11 de dezembro (domingo e segunda-feira), em 31 cidades paulistas

A Universidade Estadual Paulista (Unesp) publicará a partir das 13 horas de 4 de dezembro (segunda-feira) o resultado da primeira fase do Vestibular 2024, com oferta de 6.596 vagas em 24 cidades e 67.439 inscritos.
A consulta do desempenho na prova do dia 15 de novembro e a eventual consulta de local de prova da segunda fase estarão disponíveis no site da Fundação Vunesp (www.vunesp.com.br), responsável pelo exame.
Também estará disponível, na mesma página e no site da Unesp (vestibular.unesp.br), a tabela com o número mínimo de acertos por curso dos convocados para a próxima etapa.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
A prova comum da segunda fase será aplicada em 10 e 11 de dezembro (domingo e segunda-feira), em 31 cidades paulistas (além das 24 onde são oferecidos cursos, os exames acontecerão em Americana, Campinas, Guarulhos, Jundiaí, Piracicaba, Ribeirão Preto e Santo André) e ainda em Brasília (DF), Campo Grande (MS), Curitiba (PR) e Uberlândia (MG). No Vestibular 2023, a segunda fase foi aplicada para 32.066 candidatos.
Para os cursos do Instituto de Artes, na capital, e de Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais e Design, em Bauru, é aplicada a prova de habilidades, conforme o calendário do Manual do Candidato, disponível para consulta nas páginas da Unesp e da Vunesp.
O Sistema de Reserva de Vagas para Educação Básica Pública (SRVEBP) destina 50% das vagas de cada curso de graduação da Unesp para alunos que tenham feito todo o ensino médio em escola pública, sendo que 35% das vagas desse sistema são destinadas aos candidatos que se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas. Tal somatória inclui as 934 vagas do Provão Paulista destinadas exclusivamente para alunos do ensino público. Este sistema tem garantido maioria de ingressantes vindos de escolas públicas desde o Vestibular Unesp 2017.
Os cursos da Unesp são oferecidos nas seguintes cidades: Araçatuba (126 vagas), Araraquara (764), Assis (352), Bauru (992), Botucatu (538), Dracena (70), Franca (369), Guaratinguetá (274), Ilha Solteira (265), Itapeva (66), Jaboticabal (252), Marília (400), Ourinhos (54), Presidente Prudente (529), Registro (64), Rio Claro (423), Rosana (58), São João da Boa Vista (70), São José do Rio Preto (391), São José dos Campos (108), São Paulo (185), São Vicente (72), Sorocaba (72) e Tupã (102).
A Unesp está com as inscrições abertas para o Processo Seletivo “Olimpíadas Científicas Unesp 2024”, com 457 vagas adicionais em cursos de graduação destinadas a participantes e medalhistas de olimpíadas do conhecimento. Os interessados não precisam estar inscritos no Vestibular Unesp 2024 e deverão se cadastrar, de forma gratuita, pelo site da Fundação Vunesp (www.vunesp.com.br), onde está disponível o Manual do Candidato, com todas as informações sobre a seleção. O prazo para inscrições e envio do upload dos documentos comprobatórios da premiação vai até 11 de dezembro.
DICAS NO SEU EMAIL
Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!
RECOMENDAMOS

