Siga-nos!

Notícias dos Vestibulares e Enem

UFJF suspende aplicação das provas do PISM – Módulo II

As provas estavam previstas para os dias 27 e 28 de março de 2021.

Publicado

em

UFJF suspende aplicação das provas do PISM - Módulo II

A aplicação das provas do módulo II do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) foram suspensas. As provas estavam previstas para os dias 27 e 28 de março de 2021.

Confira abaixo a nota publicada no site da Universidade Federal de Juiz de Fora:

A Administração Superior da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), entendendo ser obrigatória a suspensão de todas as atividades presenciais enquanto vigorar o Decreto Municipal 14.380, de 7 de março de 2021, e ouvido o Comitê de Monitoramento e Orientação de Condutas da UFJF sobre o Novo Coronavírus, decidiu nesta 2a feira:

  1. Suspender todas as atividades presenciais não essenciais no Campus sede (Juiz de Fora), inclusive aquelas exercidas por terceirizados ou prestadores de serviços.
  2. Autorizar apenas os laboratórios de pesquisa que lidem diretamente com projetos ligados à Covid-19, ressaltando ser imperativo o cumprimento rigoroso dos protocolos de biossegurança da UFJF.
  3. Suspender todas as atividades de estágios presenciais.
  4. Suspender as provas do Pism, módulo II, previstas para o final do mês de março.

Ainda no domingo, logo após o comunicado da Prefeitura que determinou a entrada da cidade na faixa roxa com aumento das restrições, o reitor Marcus David iniciou uma série de reuniões virtuais para discutir o assunto. Entendendo que as condições epidemiológicas neste momento são bastante críticas, com altas taxas de transmissibilidade viral e falta de leitos para internação, a UFJF tomou algumas medidas administrativas e encaminhou questões ao Comitê de Monitoramento, para análise.

Embora vários setores já tenham se reorganizado nesta segunda-feira, 8, a UFJF solicita a todas unidades administrativas e acadêmicas que, a partir desta terça-feira, 9, apenas sejam mantidas as atividades e serviços estritamente essenciais e que todos os trabalhadores e trabalhadoras, que não estejam envolvidos nestas atividades, permaneçam ou sejam colocados em teletrabalho enquanto durar o decreto municipal.

Vale ressaltar que, no caso dos laboratórios de pesquisas, apenas podem funcionar os laboratórios associados à Covid-19. Devem permanecer fechados, pelo período determinado pelo decreto da Prefeitura mesmo aqueles laboratórios que vinham sendo autorizados a funcionar pela resolução 51/2020 do Conselho Superior (Consu).

A UFJF também decidiu suspender as atividades de estágio presenciais. Esta decisão foi tomada tendo em vista que as atividades de ensino não estão abrangidas pelas exceções do decreto. E é preciso esclarecer que a natureza das atividades de estágio, inclusive relacionadas à saúde, é, essencialmente, de ensino. Contudo, por orientação do Comitê, professores e alunos que já tenham sido imunizados podem incorporar-se às ações públicas de saúde, colocando-se à disposição para atividades relacionadas ao combate da pandemia, como as ações de imunização, dissociadas do vínculo de estágio.

Quanto às provas do módulo II do Pism, a decisão de suspensão levou em consideração as atuais condições epidemiológicas de Juiz de Fora, a complexidade logística que envolve o processo seletivo e, principalmente, a necessária observação dos cuidados com a saúde e o bem-estar dos candidatos e dos trabalhadores envolvidos no processo.

Com estas medidas, a UFJF entende que contribui fortemente para a redução dos riscos à saúde de seus trabalhadores e trabalhadoras, de seus alunos e da comunidade. A Universidade continuará monitorando a situação e reforça a necessidade do uso de máscaras, da atenção aos cuidados de higiene das mãos e da manutenção do distanciamento social. Todas as decisões poderão ser revistas caso as condições epidemiológicas sejam alteradas.

Notícias dos Vestibulares e Enem

Gabarito – Vestibular de Medicina Unifenas 2022/1 – Prova 23/10/21

Foi aplicada neste sábado, 23, a prova do Vestibular de Medicina da Unifenas para ingresso em 2022. A universidade liberou o gabarito.

Publicado

em

por

Unifenas prorroga inscrições para o Vestibular de Medicina Unifenas 2022

Foi aplicada neste sábado, 23, a prova do Vestibular de Medicina da Unifenas para ingresso em 2022. A universidade liberou o gabarito preliminar.

Gabarito Vestibular de Medicina Unifenas 2022/1

Clique aqui para consultar as respostas.

A lista de aprovados em 1ª chamada será publicada no dia 28 de outubro de 2021.

No Vestibular Unifenas 2022/1 são oferecidas 210 vagas, sendo 80 para o câmpus Alfenas e 130 para Belo Horizonte.

Continue lendo

Destaque

10 dicas de temas de Atualidades que podem cair no Enem 2021

O professor de Geografia do Colégio Mopi (RJ), Luiz Espírito Santo, relacionou temas da atualidade que podem ser cobrados nas provas de Ciências Humanas.

Publicado

em

por

10 dicas de temas de Atualidades que podem cair no Enem 2021

Estamos a pouco menos de um mês para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021, que acontece nos dias 21 e 28 de novembro, para as versões impressa e digital.

O professor de Geografia do Colégio Mopi (RJ), Luiz Espírito Santo, relacionou temas da atualidade que podem ser cobrados nas provas de Ciências Humanas. “Nos últimos anos, as provas de Ciências Humanas do ENEM sofreram nítidas modificações. Houve um claro empobrecimento das reflexões em História, uma quantidade de questões de Filosofia acima da média na prova aplicada em 2019, assim como de Geografia na prova que foi aplicada no início de 2021, após o adiamento por conta da pandemia. No que diz respeito a possíveis atualidades a serem cobrados como questões na prova de Ciências Humanas do ENEM, entendo que há a chance de serem omitidas, uma vez que, ao que parece, houve um certo cuidado nos últimos anos para evitar temas mais contemporâneos e potencialmente polêmicos”, explica o professor Luiz.

10 dicas de temas de Atualidades – Enem 2021

Confira abaixo 10 temas da atualidade que podem ser abordados na prova do Enem 2021:

  1. O aprofundamento das desigualdades sociais durante a pandemia;
  2. Os sistemas públicos de saúde (Brasil e outros países);
  3. O paradoxo elevada produtividade e faturamento do agronegócio x aumento da insegurança alimentar no Brasil;
  4. Como os processos de Globalização aceleraram a dispersão da pandemia;
  5. Comparação entre as pandemias de gripe espanhola (1918-1920) e a atual de covid-19;
  6. Comparação entre a resistência que culminou na Revolta da Vacina (1904) e o atual negacionismo e movimento antivacina em relação à covid;
  7. Explosão da uberização no mundo com pandemia;
  8. Impactos ambientais provocados pela expansão da fronteira agrícola no Brasil;
  9. Desigualdade social expressa nas diferentes condições sanitárias nós territórios por conta da pandemias de covid;
  10. Desigualdades sociais escancaradas entre a educação pública e a privada durante a pandemias em face da necessidade de adotar o ensino remoto.

Plantão Enem

Veja aqui outras dicas e informações sobre o Enem 2021

Continue lendo

Notícias dos Vestibulares e Enem

Inscrições abertas para o Vestibular Unicruz 2022

O Vestibular Unicruz 2022 está agendado para os dias 28, 29 e 30 de novembro e será online, podendo o inscrito escolher uma dessas datas.

Publicado

em

por

Vestibular Unicruz 2020

O Vestibular da Unicruz está agendado para os dias 28, 29 e 30 de novembro e será online, podendo o inscrito escolher um desses dias para a realização da prova.

Vestibular Unicruz 2022

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 27 de novembro pelo site www.unicruz.edu.br/ingresso

As vagas para o ingresso 2022 são para os seguintes cursos: Administração; Agronomia (diurno e noturno); Arquitetura e Urbanismo; Biomedicina; Ciência da Computação; Ciências Contábeis; Direito; Educação Física; Enfermagem; Engenharia Civil; Engenharia de Produção; Farmácia; Fisioterapia; Jornalismo; Medicina Veterinária (diurno e noturno); Pedagogia e Tecnólogo em Estética e Cosmética.

Pessoas com mais de 35 anos, profissionais que já possuem diploma de graduação, transferências de outras instituições de ensino e reingresso podem efetivar a matrícula, sem prestar Vestibular, no período de 06 a 14 de dezembro (para parcelamento do semestre em 7 vezes) e de 15 a 23 de dezembro (para parcelamento em 6 vezes).

Veja aqui outros vestibulares do RS.

Continue lendo