Destaque
UFMG lança edital da Etapa 1 do Processo Seletivo Seriado
Inscrições serão efetuadas de 18/8 a 19/9; candidatos poderão solicitar isenção integral ou parcial da taxa de inscrição

O edital que rege a Etapa 1 do Seriado UFMG 2025-2027 – processo seletivo adicional para ingresso nos cursos de graduação da Universidade Federal de Minas Gerais – está disponível nos sites da Diretoria de Processos Seletivos (Copeve) e do Seriado UFMG, incluindo a versão em Libras. As inscrições ficarão abertas de 18 de agosto a 19 de setembro, exclusivamente, pelo site da Copeve. As provas, agendadas para 14 de dezembro, abrirão o ciclo de avaliações anuais consecutivas – a primeira corresponde aos conteúdos programáticos da primeira série do ensino médio, conforme definido no Documento Norteador da Etapa 1.
Seriado UFMG
Podem se inscrever todos os estudantes ou egressos do ensino médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), independentemente de quando tenham cursado a primeira série do ensino médio ou concluído a educação básica. Inscrições de treineiros não serão aceitas.
A taxa de inscrição é de R$ 150, mas terão isenção integral todos os estudantes com inscrição regular no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), caso daqueles que participam do programa Pé-de-meia. Demais estudantes das escolas públicas ou bolsistas integrais da rede privada terão desconto de 50% do valor da taxa, independentemente de comprovação de renda.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
O período de solicitação de isenção integral ou parcial da taxa de inscrição será de 18 a 27 de agosto pelo site da Copeve. As orientações e documentação comprobatória da condição estão descritas no item 2.3 do edital.
Primeira entrada em 2028
A forma de ingresso, que ofertará 30% das vagas iniciais de 94 cursos de graduação da Universidade, coexistirá com a seleção que associa o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ao Sistema de Seleção Unificado (Sisu) e com os demais processos seletivos existentes na Instituição. Por se tratar de avaliações dirigidas a grupos específicos, as licenciaturas de Educação do Campo, Formação Intercultural de Educadores Indígenas e Letras-Libras não participam do Seriado UFMG. Os estudantes aprovados nas três etapas do ciclo 2025-2027 vão ingressar em 2028.
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
Está aberto o Processo seletivo de transferência para o curso de Medicina ENIAC
O processo é voltado a alunos que desejam dar continuidade à sua formação médica em uma instituição com infraestrutura de ponta e ensino inovador.

O Centro Universitário de Excelência ENIAC recebe inscrições para o processo seletivo de transferência externa para o curso de Medicina, com ingresso previsto para o segundo semestre de 2025. Estudantes matriculados em cursos de Medicina de outras Instituições de Ensino Superior (IES), reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC), podem participar.
O edital contempla o ingresso nos 2º e 3º semestres do curso. O processo é voltado a alunos que desejam dar continuidade à sua formação médica em uma instituição com infraestrutura de ponta e ensino inovador.
Formas de ingresso
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
A seleção se dá por análise curricular, com base nos seguintes critérios:
- Compatibilidade de conteúdo programático e carga horária das disciplinas já cursadas;
- Desempenho acadêmico do candidato.
Caso haja disciplinas reprovadas, o estudante poderá ser enquadrado em regime de dependência (DP). Se houver reprovação em mais de duas disciplinas equivalentes, o ingresso será obrigatoriamente no primeiro semestre do curso.
Inscrições
Os interessados devem:
- Realizar cadastro na página oficial do curso de Medicina do ENIAC;
- Anexar a documentação exigida:
- Histórico escolar atualizado;
- Programas das disciplinas cursadas;
- Efetuar o pagamento da taxa de análise curricular no valor de R$ 350,00 (trezentos e cinquenta reais).
Após a confirmação do pagamento e o envio completo da documentação, o resultado da análise será divulgado ao candidato em até 72 horas.
Prazos e vigência
O edital entrou em vigor em 24 de março de 2025 e as inscrições permanecem abertas enquanto houver vagas disponíveis para o segundo semestre letivo.
Para mais informações e inscrições, acesse: https://eniac.edu.br/medicina
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
Inscrições para participar do Simulado Aberto Enem do Objetivo vão até dia 14 de agosto

O estudante interessado em vivenciar fielmente o que é a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tem até o dia 14 de agosto para se inscrever no Simulado Aberto Enem Objetivo.
Promovido pelo Sistema de Ensino Objetivo – que é composto por unidades próprias e conveniadas distribuídas por todo o Brasil –, a participação é gratuita e aberta a toda a população.
O participante tem a oportunidade de vivenciar o Exame tal qual ele é, por meio de organização rígida e minuciosa, inscrição formal, identificação rigorosa, inflexibilidade dos horários, postura em sala, além de testar seus conhecimentos em questões com o mesmo nível de dificuldade e na redação.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
As provas trarão 180 questões objetivas e uma redação e serão realizadas nas seguintes datas e horários (horário oficial de Brasília):
– 17/08/2025 (domingo), das 13h às 19h – Linguagens, Códigos e suas
Tecnologias; Redação; Ciências Humanas e suas Tecnologias.
– 24/08/2025 (domingo), das 13h às 18h30 – Matemática e suas
Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias.
Para participar, basta que o vestibulando se inscreva pelo site www.curso-objetivo.br ou nas unidades do Objetivo participantes, localizadas em:
São Paulo (capital, Grande SP, litoral e interior do Estado); Bahia; Goiás; Maranhão; Mato Grosso; Mato Grosso do Sul; Macapá; Minas Gerais; Pernambuco, Rio de Janeiro; Pará; Paraíba; Paraná; Rondônia; Roraima; Rio Grande do Sul; Santa Catarina; Tocantins.
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
10 dicas de memorização para o ENEM
Especialista detalha métodos baseados na neurociência para otimizar o aprendizado.

Na reta final para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), a queixa sobre a dificuldade em memorizar uma grande quantidade de conteúdo é comum entre os estudantes. Para otimizar os estudos e garantir que o conhecimento seja retido de forma eficaz, o neurocientista, PhD licenciado em Biologia Dr. Fabiano de Abreu Agrela desenvolveu um conjunto de técnicas baseadas no funcionamento do cérebro, que são utilizadas por Caio Temponi, jovem conhecido pela sua aprovação em primeiro lugar em diversos vestibulares registrado no livro dos recordes brasileiro RankBrasil.
Segundo o Dr. Fabiano de Abreu, a memória não é um ato de força, mas um processo que depende de fatores como atenção, sono, nutrição e, principalmente, emoção. “A memorização eficaz está ligada à forma como apresentamos a informação ao cérebro. É preciso criar conexões, despertar o interesse e respeitar os processos biológicos para que a memória de curto prazo seja convertida em conhecimento temporário e de longo prazo”, explica o especialista.
As técnicas, detalhadas em artigos publicados em periódicos como o Brazilian Journal of Development e a Ciencia Latina Revista Científica Multidisciplinar, vão além da simples repetição e focam na chamada “ginástica cerebral”. Caio Temponi aplica esses princípios em sua rotina de estudos para fortalecer a retenção de informações.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
Confira 10 dicas do Dr. Fabiano de Abreu para potencializar a sua memória para o ENEM:
- Entenda, não decore: A memorização é a habilidade de absorver informação de forma aprofundada, com altos níveis de atenção. Decorar é uma reprodução automática e mecânica. Em vez de decorar uma fórmula, entenda a sua lógica e o conceito por trás dela.
- Aprenda ensinando: Uma das formas mais eficazes de verificar se você realmente aprendeu um conteúdo é ensiná-lo a outra pessoa. Este ato força o cérebro a organizar e reter a informação para poder transmiti-la, reforçando a memorização.
- Estude em blocos com pausas: Em vez de estudar por horas a fio, divida o tempo em blocos de 20 a 30 minutos com intervalos de 5 minutos entre eles. As pausas são fundamentais para que a mente assimile o conteúdo e aumente a produtividade, evitando o esgotamento.
- Crie mapas mentais e visuais: Organize a informação de forma gráfica, usando palavras-chave, símbolos e cores. Esta “geografia mental” cria conexões visuais que facilitam a recordação, especialmente de temas complexos.
- Associe o novo ao que você já sabe: Ao aprender um novo conceito, vincule-o a uma memória de longo prazo já estabelecida. Associar uma data histórica a um evento pessoal, por exemplo, cria uma “âncora” que facilita o resgate da nova informação.
- Use a emoção e a criatividade: O cérebro prioriza informações com carga emocional. Crie histórias engraçadas ou inusitadas com o conteúdo, transforme fórmulas em músicas ou imagine cenários para os eventos históricos. Isso ativa a amígdala, uma estrutura cerebral crucial para a memória emocional.
- Priorize o sono: É durante o sono que o hipocampo trabalha para consolidar as memórias do dia. Dormir bem, especialmente durante a noite, é fundamental para que as sinapses se fortaleçam e o que foi estudado se transforme em aprendizado duradouro.
- Invista em alimentos para o cérebro: Uma dieta equilibrada faz toda a diferença. Alimentos ricos em ômega 3 (peixes), flavonoides (chás), fisetina (morango, tomate) e vitaminas do complexo B (abacate, espinafre) ajudam a fortalecer o desenvolvimento cognitivo e a concentração.
- Leia em voz alta e faça resumos: Ler o conteúdo em voz alta estimula a memória sensorial. Em seguida, escrever um resumo com as próprias palavras força o cérebro a processar e reforçar o que foi aprendido.
- Elimine distrações e prepare o ambiente: O pré-requisito da memória é a atenção. Antes de começar, organize seu espaço, deixe-o limpo e iluminado. Desligue as notificações do celular e evite qualquer coisa que possa desviar o seu foco.