Siga-nos!

Notícias dos Vestibulares e Enem

UFPR divulga alterações no vestibular 2020/2021, que será realizado em 18 de julho

No processo seletivo 2020/2021, que inclui UFPR e CFO, estão inscritos 39.696 candidatos. São ofertadas 5.383 vagas para os cursos da UFPR e 70 vagas para o CFO.

Publicado

em

Cursinho oferece revisão online e gratuita para o vestibular UFPR 2020/2021

Os detalhes sobre a fase única do vestibular 2020/2021 da Universidade Federal do Paraná foram apresentados ontem (19), durante coletiva de imprensa. O edital com as alterações do processo seletivo foi divulgado ao meio-dia, no site do Núcleo de Concursos (NC). Em função das restrições impostas pela pandemia da Covid-19 e pensando sempre na segurança de candidatos e colaboradores, a prova será aplicada em uma única fase, no dia 18 de julho de 2021.

O reitor da UFPR, professor Ricardo Marcelo Fonseca, destacou que o contexto incerto e trágico da pandemia obrigou a instituição a fazer essas mudanças. “A preocupação ao repensar o vestibular foi manter íntegra a estrutura das provas para não pegar os candidatos de surpresa. Essa foi a melhor solução, dentro das circunstâncias e possibilidades”. A decisão de manter o vestibular e não utilizar o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) como única forma de ingresso levou em conta o compromisso com muitos candidatos que se inscreveram apenas para o vestibular e não fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O edital estabelece que a fase única terá uma Prova de Conhecimentos Gerais, com 60 questões objetivas, de múltipla escolha (com cinco alternativas, sendo que apenas uma deve ser assinalada) e uma Prova de Compreensão e Produção de Textos, composta por um texto dissertativo-argumentativo sobre um tema atual. A duração da prova será de cinco horas e meia, das 14h às 19h30.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

A pontuação máxima para a prova de conhecimentos gerais é de 70 pontos. A prova de compreensão e produção de textos vale 30 pontos. O candidato que “zerar” na prova de conhecimentos gerais ou na redação será eliminado. O número de questões foi distribuído entre as disciplinas conforme o quadro abaixo:

Como no processo seletivo de fase única 2020/2021 não haverá prova discursiva específica, cada questão objetiva da prova de conhecimentos gerais terá peso variável,de acordo com o curso escolhido pelo candidato. Para os cursos que não previam nenhuma prova específica, cada questão objetiva de todas as disciplinas terá peso um. Nos cursos que previam provas específicas – uma ou duas disciplinas – cada questão objetiva da disciplina elencada terá peso dois e as restantes terão peso um. Por exemplo, no curso de Jornalismo, que não previa nenhuma prova discursiva, todas as questões têm peso um. Já para o curso de Administração, as questões de Matemática terão peso dois e as restantes, peso um. Em cursos como Medicina, que teria duas discursivas – Biologia e Química –, agora, na fase única, essas disciplinas têm peso dois e as questões restantes, peso um.

O coordenador-geral do Núcleo de Concursos, professor Alexandre Trovon, explica que essa composição da prova é resultado de estudos do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) e do NC, levando em conta a duração da prova, o tempo médio de resolução das questões e o tempo adequado para produzir a redação.

Habilidades específicas

Este ano, excepcionalmente, os cursos de Arquitetura e Urbanismo e Design de Produto não terão provas de habilidade específica. Apenas o curso de Música terá segunda fase, com uma prova de Habilidades Específicas teórica, no dia 19 de julho pela manhã, e envio da prova prática, em vídeo, no período de 19 a 21 de julho. Os detalhes sobre a prova de habilidades específicas estão no edital.

Ensalamento

O comprovante de ensalamento estará disponível a partir do dia 14 de julho, no site no Núcleo de Concursos. O candidato é responsável por verificar onde fará a prova e seguir as orientações sobre documentos necessários e materiais permitidos conforme o Guia do Candidato. Os portões dos locais de prova abrem às 12h30 e fecham às 13h30.

Para a realização das provas, todos os protocolos de biossegurança – aprovados pela Secretaria de Saúde do Paraná – serão seguidos. Trovon ressalta que todos os cuidados serão tomados e que a situação da pandemia é monitorada diariamente.

Em outros vestibulares, eram utilizados em média 28 locais de prova e três mil colaboradores trabalhavam na aplicação das provas. Nesta prova de fase única, durante a pandemia, serão quase nove mil pessoas envolvidas na aplicação e cerca de 90 locais de prova para atender as condições de distanciamento. Além de termômetros na entrada, álcool em gel, número reduzido de candidatos nas salas e marcadores de distanciamento nos locais, este ano, cada candidato poderá levar o caderno de provas, reduzindo o manuseio de papel. O protocolo de segurança está detalhado no Guia do Candidato, que deve ser lido pelos vestibulandos.

Resultado

A data prevista para divulgação do resultado do vestibular, tanto dos cursos da UFPR quanto do Curso de Formação de Oficiais (CFO) da Polícia Militar do Estado do Paraná, é o dia 09 de setembro de 2021. O coordenador de Procedimentos Acadêmicos e de Permanência da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional (Prograd), professor José Carlos Correa Eidam, lembra que foi realizado um esforço conjunto na UFPR para garantir o andamento do processo seletivo e a entrada dos calouros conforme o novo calendário acadêmico.

Este ano, o registro acadêmico será de forma remota (on-line). As datas e informações sobre matrícula para os aprovados no Processo Seletivo 2020/2021 serão divulgadas posteriormente, em edital próprio. O início do ano letivo de 2021 está marcado para o dia 20 de setembro.

No processo seletivo 2020/2021, que inclui UFPR e CFO, estão inscritos 39.696 candidatos. São ofertadas 5.383 vagas para os cursos da UFPR e 70 vagas para o CFO.

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Notícias dos Vestibulares e Enem

FPS segue com inscrições abertas para o Vestibular 2024.2

São oferecidas vagas nos cursos de Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia e Psicologia.

Publicado

em

por

Vestibular FPS 2021 está com inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para o Vestibular 2024.2 da Faculdade Pernambucana da Saúde (FPS).

Vestibular FPS 2024.2

São oferecidas vagas nos cursos de Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia e Psicologia.

Os candidatos podem optar por realizar a prova online ou pelo ingresso com uso da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Mais informações: https://fps.edu.br/processosseletivos/

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Destaque

USF está com inscrições abertas para o Vestibular em Medicina

Para concorrer a uma das vagas, o candidato pode utilizar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), de 2015 até 2023

Publicado

em

por

Vestibular de Medicina USF 2025

A Universidade São Francisco (USF) está com inscrições abertas para o vestibular do Curso de Medicina até 05 de agosto de 2024. Com ingresso para o 2º semestre. A taxa de inscrição é de R$ 400 e as inscrições podem ser feitas em usf.edu.br/vestibular.

Para concorrer a uma das vagas, o candidato pode utilizar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), de 2015 até 2023, sendo considerada, para fins de seleção e classificação.

Serão classificados, exclusivamente, os candidatos que preencherem a pontuação final igual ou acima de 2500 pontos e que não tenham zerado na redação. O resultado será publicado no dia 07 de agosto. As matrículas vão até 28 de agosto.

Vestibular de Medicina USF

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Com ênfase em práticas profissionais desde o primeiro ano, aliando teoria e prática, valorizando uma flexibilidade do processo de formação individual e orientando para o protagonismo estudantil, além do uso de tecnologias como facilitadora da rotina de estudos, assim como a disponibilidade de ambientes virtuais de aprendizagem, o Curso de Medicina da USF é nota máxima no MEC, com mais de 50 anos de história.

Com matriz curricular atualizada e moderna infraestrutura que compreende espaços como o Centro de Simulação Realística, Centro de Estudos de Anatomia, ampla rede de estágio e inserção na rede básica de saúde, os estudantes e docentes atuam também em hospitais, unidades básicas de saúde, ambulatórios, unidades de estratégia de saúde da família, entre tantos outros espaços.

O Curso de Medicina está localizado no Câmpus Bragança Paulista, mesmo local onde está instalado o Hospital Universitário São Francisco (HUSF), considerado o hospital geral mais importante da região bragantina em razão de suas atividades de alta complexidade, desenvolvimento de pesquisas e intervenções de elevada especialização.

Para acompanhar as transformações da profissão e preparar os estudantes para os desafios da carreira, a USF investe em formação contínua para o corpo docente e de estudantes

A cidade de Bragança Paulista

Bragança Paulista se destaca como uma das melhores cidades do Brasil com mais de 100 mil habitantes para se viver, ocupando o 8º lugar nesse ranking nacional. Além disso, é reconhecida como a 36ª melhor cidade geral para qualidade de vida no país. Localizada a apenas 80km da capital paulista, Bragança Paulista atrai famílias em busca de qualidade de vida, saúde e bem-estar, mantendo a proximidade com São Paulo. Com um clima agradável e sendo uma das cidades mais seguras do estado de São Paulo, Bragança Paulista continua a ser uma escolha popular para quem busca tranquilidade e qualidade de vida.

Informações

Inscrições em: usf.edu.br/vestibular.
Utilize o resultado do ENEM entre 2015 e 2023
Inscrições: 17/07 a 05/08
Resultado: 07/08
Matrícula: Até 28/08

Continue lendo

Notícias dos Vestibulares e Enem

Vestibular Unijorge está com inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para o Vestibular da Unijorge, oferecendo cursos nas modalidades presencial, semipresencial e a distância (EAD).

Publicado

em

por

Unijorge oferece opção de ingresso com a nota do Enem

Estão abertas as inscrições para o Vestibular da Unijorge, oferecendo cursos nas modalidades presencial, semipresencial e a distância (EAD).

Vestibular Unijorge 

Os candidatos encontram as seguintes modalidades de ingresso:

  • Nota do Enem
  • Vestibular Online
  • Transfência Externa
  • Diplomados
  • Vestibular Anterior
  • Reingresso
  • Segunda Licenciatura

Veja mais detalhes e inscreva-se em: https://www.unijorge.edu.br

DICAS NO SEU EMAIL

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Continue lendo