Siga-nos!

Notícias dos Vestibulares e Enem

UFPR divulga alterações no vestibular 2020/2021, que será realizado em 18 de julho

No processo seletivo 2020/2021, que inclui UFPR e CFO, estão inscritos 39.696 candidatos. São ofertadas 5.383 vagas para os cursos da UFPR e 70 vagas para o CFO.

Publicado

em

Cursinho oferece revisão online e gratuita para o vestibular UFPR 2020/2021

Os detalhes sobre a fase única do vestibular 2020/2021 da Universidade Federal do Paraná foram apresentados ontem (19), durante coletiva de imprensa. O edital com as alterações do processo seletivo foi divulgado ao meio-dia, no site do Núcleo de Concursos (NC). Em função das restrições impostas pela pandemia da Covid-19 e pensando sempre na segurança de candidatos e colaboradores, a prova será aplicada em uma única fase, no dia 18 de julho de 2021.

O reitor da UFPR, professor Ricardo Marcelo Fonseca, destacou que o contexto incerto e trágico da pandemia obrigou a instituição a fazer essas mudanças. “A preocupação ao repensar o vestibular foi manter íntegra a estrutura das provas para não pegar os candidatos de surpresa. Essa foi a melhor solução, dentro das circunstâncias e possibilidades”. A decisão de manter o vestibular e não utilizar o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) como única forma de ingresso levou em conta o compromisso com muitos candidatos que se inscreveram apenas para o vestibular e não fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O edital estabelece que a fase única terá uma Prova de Conhecimentos Gerais, com 60 questões objetivas, de múltipla escolha (com cinco alternativas, sendo que apenas uma deve ser assinalada) e uma Prova de Compreensão e Produção de Textos, composta por um texto dissertativo-argumentativo sobre um tema atual. A duração da prova será de cinco horas e meia, das 14h às 19h30.

A pontuação máxima para a prova de conhecimentos gerais é de 70 pontos. A prova de compreensão e produção de textos vale 30 pontos. O candidato que “zerar” na prova de conhecimentos gerais ou na redação será eliminado. O número de questões foi distribuído entre as disciplinas conforme o quadro abaixo:

Como no processo seletivo de fase única 2020/2021 não haverá prova discursiva específica, cada questão objetiva da prova de conhecimentos gerais terá peso variável,de acordo com o curso escolhido pelo candidato. Para os cursos que não previam nenhuma prova específica, cada questão objetiva de todas as disciplinas terá peso um. Nos cursos que previam provas específicas – uma ou duas disciplinas – cada questão objetiva da disciplina elencada terá peso dois e as restantes terão peso um. Por exemplo, no curso de Jornalismo, que não previa nenhuma prova discursiva, todas as questões têm peso um. Já para o curso de Administração, as questões de Matemática terão peso dois e as restantes, peso um. Em cursos como Medicina, que teria duas discursivas – Biologia e Química –, agora, na fase única, essas disciplinas têm peso dois e as questões restantes, peso um.

O coordenador-geral do Núcleo de Concursos, professor Alexandre Trovon, explica que essa composição da prova é resultado de estudos do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) e do NC, levando em conta a duração da prova, o tempo médio de resolução das questões e o tempo adequado para produzir a redação.

Habilidades específicas

Este ano, excepcionalmente, os cursos de Arquitetura e Urbanismo e Design de Produto não terão provas de habilidade específica. Apenas o curso de Música terá segunda fase, com uma prova de Habilidades Específicas teórica, no dia 19 de julho pela manhã, e envio da prova prática, em vídeo, no período de 19 a 21 de julho. Os detalhes sobre a prova de habilidades específicas estão no edital.

Ensalamento

O comprovante de ensalamento estará disponível a partir do dia 14 de julho, no site no Núcleo de Concursos. O candidato é responsável por verificar onde fará a prova e seguir as orientações sobre documentos necessários e materiais permitidos conforme o Guia do Candidato. Os portões dos locais de prova abrem às 12h30 e fecham às 13h30.

Para a realização das provas, todos os protocolos de biossegurança – aprovados pela Secretaria de Saúde do Paraná – serão seguidos. Trovon ressalta que todos os cuidados serão tomados e que a situação da pandemia é monitorada diariamente.

Em outros vestibulares, eram utilizados em média 28 locais de prova e três mil colaboradores trabalhavam na aplicação das provas. Nesta prova de fase única, durante a pandemia, serão quase nove mil pessoas envolvidas na aplicação e cerca de 90 locais de prova para atender as condições de distanciamento. Além de termômetros na entrada, álcool em gel, número reduzido de candidatos nas salas e marcadores de distanciamento nos locais, este ano, cada candidato poderá levar o caderno de provas, reduzindo o manuseio de papel. O protocolo de segurança está detalhado no Guia do Candidato, que deve ser lido pelos vestibulandos.

Resultado

A data prevista para divulgação do resultado do vestibular, tanto dos cursos da UFPR quanto do Curso de Formação de Oficiais (CFO) da Polícia Militar do Estado do Paraná, é o dia 09 de setembro de 2021. O coordenador de Procedimentos Acadêmicos e de Permanência da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional (Prograd), professor José Carlos Correa Eidam, lembra que foi realizado um esforço conjunto na UFPR para garantir o andamento do processo seletivo e a entrada dos calouros conforme o novo calendário acadêmico.

Este ano, o registro acadêmico será de forma remota (on-line). As datas e informações sobre matrícula para os aprovados no Processo Seletivo 2020/2021 serão divulgadas posteriormente, em edital próprio. O início do ano letivo de 2021 está marcado para o dia 20 de setembro.

No processo seletivo 2020/2021, que inclui UFPR e CFO, estão inscritos 39.696 candidatos. São ofertadas 5.383 vagas para os cursos da UFPR e 70 vagas para o CFO.

RECOMENDAMOS

Destaque

Último dia de inscrições para o Vestibular FIAP 2022

A FIAP, um dos principais centros universitários de tecnologia e gestão do país, encerra hoje, 2 de dezembro, as inscrições para o 2° processo seletivo de 2021.

Publicado

em

por

Graduação FIAP está com turmas abertas para 2022

A FIAP, um dos principais centros universitários de tecnologia e gestão do país, encerra hoje, 2 de dezembro, as inscrições para o 2° processo seletivo de 2021. O vestibular será realizado na modalidade digital em 4 de dezembro de 2021 e o valor da taxa de inscrição é de R$ 90,00.

Sobre a FIAP

No momento em que o mundo inteiro está olhando para o futuro, é hora de cada um começar a criar o seu. Para isso, é fundamental estar sempre conectado à tecnologia, à inovação e à humanidade: os grandes drivers que vão construir um melhor amanhã.

De Inteligência Artificial a Jogos Digitais, de Computação na Nuvem (Cloud) a Defesa Cibernética, a Graduação FIAP tem 15 cursos presenciais e online. Cada um deles abre novas possibilidades, ampliando o conhecimento exponencialmente, desenvolvendo novos skills e ajudando a transformar o mundo.

O aluno vai dominar os conteúdos mais relevantes do presente. Estudar em laboratórios e salas com infraestrutura avançada ou em uma multiplataforma digital. Participar de projetos reais de grandes empresas. Personalizar sua jornada com Nano Courses em diferentes áreas. E, ainda, vai criar a sua própria startup.

Venha pensar e criar o novo na FIAP.

Let’s rock the future.

Continue lendo

Notícias dos Vestibulares e Enem

UEA abre inscrições para Vestibular e SIS 2021, acesso 2022

As inscrições para o Vestibular UEA e Sistema de Ingresso Seriado (SIS) 2021, acesso 2022, estão abertas até o dia 29 de dezembro

Publicado

em

por

Resultado do Vestibular e SIS da UEA - Universidade do Estado do Amazonas

As inscrições para o Vestibular e Sistema de Ingresso Seriado (SIS) 2021, acesso 2022, estão abertas até o dia 29 de dezembro, exclusivamente no portal da UEA (www.uea.edu.br). O período para o pagamento do boleto bancário vai até o dia 30 de dezembro.

Lista de isentos – A divulgação da lista de candidatos beneficiados com a isenção da taxa de inscrição ocorrerá no dia 10 de dezembro. O período para recursos será de 13 a 14 de dezembro, com divulgação do resultado da análise no dia 17 de dezembro, pelo portal da UEA.

Vagas – Nesta edição, o certame oferece um total de 4.870 vagas, incluindo 264 vagas para alunos indígenas e 773 vagas para Pessoa com Deficiência (PcD). Para o Vestibular são oferecidas 2.300 vagas, sendo 1.088 para a capital e 1.212 para o interior. O edital do SIS dispõe de 1.533 vagas, sendo 725 para a capital e 808 para o interior

Além disso, a UEA oferta neste certame três cursos de oferta especial: Tecnologia em Design Digital, Letras – Língua Inglesa e Direito. No total, 37 cursos estão disponíveis para o Vestibular e SIS 2021, acesso 2022.

Provas – As provas do Vestibular acontecerão nos dias 13 (Conhecimentos Gerais) e 14 (Conhecimentos Específicos e Redação) de fevereiro de 2022, com início às 13h e fechamento dos portões às 12h50, no horário de Manaus.

As provas do SIS (Acompanhamento I, II e III) ocorrerão no dia 15 de fevereiro de 2022, com início às 13h e fechamento dos portões às 12h50, horário de Manaus.

O Cartão de Convocação do candidato estará disponível no dia 03 de fevereiro de 2022, no site da UEA.

A divulgação do resultado final será no dia 18 de março de 2022.

Fonte: Agência Amazonas

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Notícias dos Vestibulares e Enem

Pagamento das inscrições do Vestibular UFSC/2022 é prorrogado até sexta-feira

Os pagamentos já efetivados continuam válidos e podem ser conferidos no link “Verificação do pagamento do boleto“.

Publicado

em

por

UFSC terá a aplicação de provas presenciais no Vestibular 2022

A Coperve informa que prorrogou o prazo para pagamento das inscrições do Vestibular UFSC/2022 até sexta-feira, 3 de dezembro de 2021, em função da notificação por parte de instituições financeiras de problemas no sistema de processamento de agendamentos e pagamentos.

Os pagamentos já efetivados continuam válidos e podem ser conferidos no link “Verificação do pagamento do boleto“.

No intuito de não prejudicar os candidatos que já se inscreveram e que desejarem fazer o pagamento, os mesmos devem entrar no link “SEGUNDA VIA DO BOLETO BANCÁRIO” disponível no site www.vestibular2022.ufsc.br, gerar um novo boleto e fazer o pagamento na rede bancária, impreterivelmente até sexta-feira, dia 3 de dezembro de 2021.

A Coperve indica, ainda, que para informar os candidatos sobre as datas estabelecidas no Edital, está fazendo a retificação da Agenda e do Edital. Qualquer dúvida pode ser esclarecida por meio do plantão telefônico da Coperve: (48) 3721 9951 – em horário comercial.

RECOMENDAMOS

Continue lendo