Destaque
UFPR divulga obras de referência para o Vestibular 2025
Este é o segundo ano consecutivo que a UFPR divulga a relação de obras em janeiro – nove meses antes da primeira fase do vestibular 2025.
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) divulgou o programa de provas e a relação das obras de referência para as provas de Literatura Brasileira, Sociologia, Filosofia e Música do Vestibular 2025 (clique aqui para ler os editais). As listas de Sociologia e Música não tiveram alterações. A lista de obras de Filosofia é inteiramente nova e na de Literatura Brasileira, foram substituídas três das oito obras do vestibular anterior.
Este é o segundo ano consecutivo que a UFPR divulga a relação de obras em janeiro – nove meses antes da primeira fase do vestibular, marcada para 20 de outubro. A medida foi bem recebida por estudantes e escolas no ano passado, pois permite mais tempo para a preparação.
Vestibular UFPR 2025
Literatura brasileira
Os novos livros da lista são O drible, de Sérgio Rodrigues; O sol na cabeça, de Geovani Martins; e Poema sujo, de Ferreira Gullar. De acordo com os responsáveis pela escolha das obras, a intenção foi renovar a lista, porém contemplando obras de gênero textual similar e inseridas no mesmo período histórico/literário dos anteriores. Com isso, respeita-se a necessidade de abarcar um repertório de textos com razoável diversidade de gêneros textuais (narrativas breves e longas, poesia etc.) e de períodos históricos/ literários diferentes.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
Lista completa:
1. A falência, de Julia Lopes de Almeida
2. Liras de Marília de Dirceu, de Tomás Antônio Gonzaga
3. Noite na taverna, de Álvares de Azevedo
4. O livro das semelhanças, de Ana Martins Marques
5. Quarto de despejo, de Carolina Maria de Jesus
6. O drible, de Sérgio Rodrigues
7. O sol na cabeça, de Geovani Martins
8. Poema sujo, de Ferreira Gullar
Filosofia
A relação de obras é inteiramente nova e servirá de base para as questões tanto da primeira fase (prova objetiva) quanto da segunda (prova discursiva).
Os responsáveis pela elaboração da lista afirmam que os textos foram escolhidos por apresentarem reflexões a respeito de problemas conceituais abordados pela tradição filosófica, tais como o que é o conhecimento, a verdade, a ciência, o bem, a justiça, a arte, etc. A proposta é averiguar a capacidade do candidato de identificar e compreender teses, argumentos, conceitos, polêmicas e problemáticas filosóficas presentes nos textos ou deles decorrentes.
Lista completa:
1. KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
2. HOBBES, Thomas. Leviatã. Capítulos 1 a 5. Coleção Os Pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1988.
3. CHAUI, Marilena. “Cultura e democracia”. In: Crítica y emancipación: Revista latinoamericana de Ciencias Sociales. Ano 1, no. 1 (jun. 2008- ). Buenos Aires: CLACSO, 2008. Disponível em: http://bibliotecavirtual.clacso.org.ar/ar/libros/secret/CyE/cye3S2a.pdf
4. FRASER, Nancy. “Reconhecimento sem ética?”. In: Lua Nova, São Paulo, 70: 101-138, 2007. Disponível em: a06n70.pdf (scielo.br)
5. WALLACE, David Wallace. “Pense na lagosta. Uma incursão num mundo de exageros, mau gosto, prazeres e crueldade”. In: Revista Piauí. Edição 72, setembro, 2012. Disponível em: Pense na lagosta (uol.com.br
Sociologia
A relação de obras de referência é a mesma do Vestibular 2024, e será utilizada para elaboração das questões tanto da primeira fase (prova objetiva) quanto da segunda (prova discursiva).
1. DAFLON, Veronica Toste; CAMPOS, Luna Ribeiro (org.). Pioneiras da sociologia: mulheres intelectuais nos séculos XVIII e XIX. Niterói: EdUFF, 2022.
2. FANON, Frantz. Racismo e cultura. Brasil: Editora Terra Sem Amos, 2021.
3. QUINTANEIRO, Tania; BARBOSA, Maria Ligia de Oliveira; OLIVEIRA, Marcia Gardênia Monteiro de. Um toque de clássicos: Marx, Durkheim e Weber. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003.
4. RIBEIRO, Darcy. O processo sociocultural. In: O povo brasileiro: formação e o sentido do Brasil. São Paulo: Cia das Letras, 1996. p. 167-265.
Música
A relação de obras de referência para a prova de habilidades específicas do curso de Música é a mesma do Vestibular 2024:
1. BENNETT, R. Elementos básicos da música. Rio de Janeiro: Zahar, 1990.
2. BENNETT, R. Forma e estrutura na música. Rio de Janeiro: Zahar, 1986.
3. BENNETT, R. Uma breve história da música. Rio de Janeiro: Zahar, 1986.
4. EDLUND, L. Modus Vetus. Nova Iorque: Chester Music, 1994.
5. LEMOINE, E, CARULLI, G. Solfeo de los solfeos. Volumen 1A. Editapsol.
6. MED, B. Teoria da Música. Brasília: Musimed, 1996.
7. POZZOLI, H. Guia teórico-prático para o ensino do ditado musical. Partes I e II. São Paulo: Ricordi do Brasil.
8. SEVERIANO, J. Terceiro tempo: a transição (1946-1957) e Quarto tempo: a modernização (1958-). In_. Uma história da música popular brasileira: das origens à modernidade. São Paulo: Editora 34, 2013. p. 273 – 462.
9. WISNIK, José Miguel. Som, ruído e silêncio. In: O som e o sentido. São Paulo: Companhia das Letras, 1989. p. 15-68
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
Resultado – Vestibular Fuvest 2025 – 1ª chamada
A FUVEST antecipou para esta quarta-feira, 22 de janeiro, a divulgação dos aprovados do Vestibular 2025.
A FUVEST antecipou para as 9 horas desta quarta-feira, 22 de janeiro, a divulgação dos aprovados do Vestibular 2025. Inicialmente, o calendário previa a divulgação em 24 de janeiro.
A consulta poderá ser feita por meio do site: www.fuvest.br
Matrículas
Todos os convocados deverão realizar a matrícula em duas etapas virtuais: pré-matrícula e efetivação. A etapa de pré-matrícula deverá ser feita até 31 de janeiro. Já a efetivação da matrícula ocorrerá entre 24 e 26 de fevereiro.
Próximas chamadas
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
Quem não passou nesta primeira lista precisa estar atento à segunda chamada, que será divulgada no dia 10 de fevereiro. Outra possibilidade de ingresso é fazer a manifestação de interesse na Lista de Espera, que receberá o nome dos interessados nos dias 24 e 25 de fevereiro. Serão realizadas três convocações a partir desta lista para ocupar as vagas remanescentes.
Sobre o Vestibular Fuvest 2025
No total, 8.147 vagas de graduação estavam em disputa no Vestibular 2025. Realizada em novembro do ano passado, a primeira fase registrou a menor taxa de abstenção de sua história: 7,48%. Dos 107.333 inscritos, 8.031 não compareceram à prova. Já a taxa média de abstenção da segunda fase, realizada em dezembro, foi de 6,67%, considerando os dois dias da prova (6,22% no primeiro dia e 7,12% no segundo dia).
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
UNICAMP divulga 1ª chamada do Vestibular 2025 e demais modalidades
Estão sendo convocados 2.574 candidatos no Vestibular, 365 candidatos na modalidade Enem-Unicamp e 122 candidatos para as Vagas Olímpicas.
A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) está divulgando a lista de convocados em primeira chamada no Vestibular Unicamp 2025 e nas modalidades Vagas Olímpicas e Enem-Unicamp.
Os candidatos deverão consultar as listas na página eletrônica da Comvest (https://www.comvest.unicamp.br).
Estão sendo convocados 2.574 candidatos no Vestibular, 365 candidatos na modalidade Enem-Unicamp e 122 candidatos para as Vagas Olímpicas. Todos os convocados nesta chamada deverão realizar sua matrícula não presencial, das 9 horas do dia 27 de janeiro até as 17 horas do dia 28 de janeiro, exclusivamente pela internet, na página da Comvest, utilizando seu número de inscrição e senha. As orientações sobre os procedimentos para a matrícula já estão disponíveis, na aba de cada modalidade, na página da Comvest. Importante: candidatos convocados para a matrícula em mais de uma modalidade (nomes em listas diferentes) deverão escolher em qual processo fazer matrícula e efetivá-la usando a senha específica da modalidade, criada no momento daquela inscrição. Os candidatos convocados em primeira opção que não realizarem a matrícula eletrônica ficam excluídos da modalidade.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
A segunda chamada do Ingresso Unicamp 2025 será divulgada no dia 03 de fevereiro. As notas dos candidatos no Vestibular 2025 estarão disponíveis para consulta, a partir da próxima sexta-feira, 24 de janeiro. Estão previstas oito chamadas para o Vestibular Unicamp 2025 e cinco chamadas para as outras duas modalidades.
Bancas de heteroidentificação
Os candidatos selecionados pelo sistema de cotas étnico-raciais aprovados na primeira chamada, que autorizaram o uso da fotografia como parte do processo de validação pela Comissão de Averiguação e foram validados pelas bancas na etapa inicial do procedimento, receberão um e-mail com a indicação de sua validação e instruções para a matrícula. Os candidatos que não autorizaram, assim como aqueles que precisam do processo complementar via Google Meet, receberão por e-mail as orientações para comparecer à banca online antes de iniciar o processo de matrícula.
A validação da autodeclaração apresentada pelos candidatos optantes pelas cotas étnico-raciais somente ocorrerá após a avaliação de fenótipo realizada pela Comissão, ficando a matrícula condicionada à aprovação da Comissão de Averiguação, conforme a resolução GR-074/2020, que instituiu o procedimento de heteroidentificação.
Matrícula em segunda opção
Os candidatos convocados para o curso escolhido como segunda opção deverão realizar a matrícula pela internet e, optar ou não, por aguardar uma possível vaga para o curso de primeira opção (remanejamento). Candidatos de segunda opção que não fizerem a matrícula pela internet perderão essa vaga (segunda opção), mas continuarão concorrendo ao curso de primeira opção, podendo, assim, serem convocados nas próximas chamadas, de acordo com os critérios de classificação.
Declaração de Interesse por Vagas – Vestibular Unicamp
Das 9 horas do dia 11 de fevereiro até as 17 horas do dia 12 de fevereiro, a Comvest receberá as declarações de interesse por vagas em aberto no Vestibular Unicamp 2025, somente pela internet, em formulário próprio no site da Comissão. Devem declarar interesse todos os candidatos que fizeram a 2ª fase, não foram eliminados por nota zero e que não tenham sido convocados para alguma de suas opções, até e inclusive a 3ª chamada. Deixar de declarar interesse acarretará a eliminação do processo de convocação para as demais chamadas. Candidatos matriculados em 2ª opção e que solicitaram remanejamento devem estar atentos às situações descritas no Manual de Ingresso.
Convocação – sistemas de ingresso
Caso um(a) candidato(a) tenha sido convocado(a) no mesmo curso, na mesma chamada, no Vestibular Unicamp 2025 e em outros sistemas de ingresso, a vaga a ser preenchida será a do Vestibular. Caso um(a) candidato(a) tenha sido convocado(a) em cursos diferentes, na mesma chamada, no Vestibular Unicamp e em outro(s) sistema(s) de ingresso, será considerada como opção a matrícula que tenha efetivado primeiro. Caso um(a) candidato(a) inscrito(a) no mesmo curso seja convocado(a) em qualquer sistema e não realize sua matrícula quando for convocado(a), seu nome será excluído das chamadas nas outras modalidades.
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
Quando sai o resultado do Sisu 2025?
As inscrições para esta edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) terminam hoje, 21. Quando sai o resultado do Sisu 2025?
As inscrições para esta edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) terminam hoje, 21. Quando sai o resultado do Sisu 2025?
A edição de 2025 terá somente uma etapa de inscrição de candidatos para as vagas ofertadas pelas instituições participantes. Com isso, os inscritos podem disputar as vagas ofertadas para o ano inteiro, participando da seleção uma única vez. A chamada regular está prevista para 26 de janeiro. A consulta poderá ser feita na página do Sisu.
A lista de espera poderá ser utilizada pelas instituições de educação superior participantes, durante todo o ano, para preenchimento das vagas eventualmente não ocupadas na chamada regular. O candidato que não for selecionado na chamada regular poderá manifestar interesse em participar da lista de espera no período de 26 a 31 de janeiro, também pelo Portal Acesso Único.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
Todos os estudantes selecionados dentro das vagas disponíveis, tanto na chamada regular como por meio da lista de espera, deverão realizar a matrícula na universidade no período indicado no edital.