Siga-nos!

Destaque

UFRGS divulga edital do Vestibular 2024

Ao todo, são 4.023 vagas de ingresso na graduação no primeiro (2.654) e segundo (1.369) semestres.

Publicado

em

pedidos de isenção da taxa do Vestibular UFRGS 2023

A Comissão Permanente de Seleção (Coperse) divulgou o edital do Concurso Vestibular 2024 da UFRGS. Ao todo, são 4.023 vagas de ingresso na graduação no primeiro (2.654) e segundo (1.369) semestres. Além do vestibular próprio, a UFRGS utiliza o SiSU como forma de ingresso, destinado ao preenchimento de 30% das vagas na graduação. As inscrições devem ser realizadas pelo endereço eletrônico www.vestibular.ufrgs.br, da zero hora do dia 28 de agosto até as 23h59 de 25 de setembro.

O CV 2024 tem como novidade o curso de licenciatura em Educação no Campo – Campus Litoral Norte (Tramandaí), que oferece 21 vagas. Já a licenciatura em Pedagogia passou a oferecer 42 vagas para o período noturno e outras 42 para aulas matutinas. Outra alteração ocorre no curso de Química bacharelado diurno, que, já no momento da inscrição, oferta 21 vagas para Química e 28 vagas para Química Industrial, enquanto que na edição 2023 eram disponibilizadas 49 vagas para Química, e a opção era realizada após o concurso.

Provas

A exemplo do que já ocorreu no último concurso, as provas serão realizadas em dois dias – 25 e 26 de novembro –, iniciando às 14h, e tendo a duração total de 5 horas e 30 minutos. No primeiro dia de exames, serão aplicados os testes de História, Língua Portuguesa, Literatura em Língua Portuguesa, Matemática e Redação. Já o segundo dia terá as provas de Biologia, Física, Geografia, Língua Estrangeira Moderna e Química. As provas de múltipla escolha compreendem 15 questões de cada disciplina.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

No momento da inscrição, o candidato deverá optar por fazer uma das cinco provas de Língua Estrangeira Moderna: Alemão, Espanhol, Francês, Inglês ou Italiano, independentemente do curso a que estiver se candidatando. A UFRGS já divulgou a lista das leituras obrigatórias da prova 2024, com as inclusões de A terra dos mil povos, de Kaká Werá; Água funda, de Ruth Guimarães; Cem anos de solidão, de Gabriel García Márquez; e Um útero é do tamanho de um punho, de Angélica Freitas (lista completa). O Jornal da Universidade produziu um especial sobre essas obras que pode ser conferido neste link.

Localidades

As provas do CV 2024 serão aplicadas nas cidades de Bento Gonçalves, Canoas, Gravataí, Imbé, Novo Hamburgo, Porto Alegre e Tramandaí. A lotação dos candidatos fora de Porto Alegre será feita por ordem de inscrição, considerando o número de candidatos a serem atendidos em cada município.

Prazo

No momento da inscrição, o candidato deverá indicar o curso, a língua estrangeira escolhida, o sistema de ingresso e a cidade em que deseja realizar a prova. Após conferir os dados, é necessário imprimir o boleto para pagamento, que deve ser efetuado em qualquer agência bancária, impreterivelmente até o dia 26 de setembro, independentemente de feriados. A inscrição provisória não será homologada pela UFRGS no caso de o pagamento ter sido agendado, mas não efetivado até a data limite. O valor da inscrição será de R$ 180.

O candidato que obteve a isenção do pagamento (confira o resultado preliminar da isenção) deverá realizar a inscrição normalmente. Ao informar o número do CPF, o sistema de inscrição buscará automaticamente as informações.

O Manual do Candidato estará disponível para download, a partir do dia 28 agosto, no site www.vestibular.ufrgs.br.

A informação individualizada sobre município e local de realização das provas estará disponível na internet no Portal do Candidato, a partir do dia 6 de novembro. Não serão fornecidas informações por telefone ou por e-mail a respeito de datas, de locais e de horários de provas.

Os candidatos ao curso de Música poderão indicar uma opção alternativa de curso, para possibilitar sua participação no CV 2024 em caso de não aprovação na Prova de Habilitação Específica. Além disso, deverão optar entre licenciatura e bacharelado e escolher o instrumento, canto, regência, composição ou música popular, conforme descrito no Manual do Candidato.

Os candidatos com necessidades especiais podem solicitar atendimento diferenciado para realização das provas. O pedido deve ser formalizado à Coperse, após a efetivação da inscrição, através do preenchimento do formulário de solicitação e da entrega da documentação comprobatória da necessidade especial presencialmente na Coperse (Rua Ramiro Barcelos, 2574 – Portão K – Porto Alegre/RS) das 9h às 17h, até o dia 25/9, ou enviado pelos Correios, com data de postagem entre 28/8 e 25/9.

Os sabatistas, que guardam o sábado por convicção religiosa, podem solicitar horário especial para realização das provas do dia 25 de novembro (sábado), através de declaração específica entregue até as 18h do dia 25 de setembro. A declaração estará disponível no site www.vestibular.ufrgs.br. As provas para sabatistas ocorrem apenas em Porto Alegre.

Nome Social

A UFRGS facultará ao candidato a inscrição ao Concurso Vestibular 2024 com o uso do nome social (nome pelo qual a pessoa “se identifica e é socialmente reconhecida”, independentemente da aferição da condição ou opção de gênero), em contraste com o seu nome oficialmente registrado na Certidão de nascimento, desde que, após realizar sua inscrição, tenha solicitado atendimento pelo nome social através de Termo de Responsabilidade, disponibilizado na página da Coperse (https://www.ufrgs.br/coperse/concurso-vestibular/), do dia 28 de agosto a 25 de setembro, para análise e deferimento. No edital, constam as informações sobre entrega do Termo diretamente na Coperse e sobre o envio pelos Correios.

Sistemas e modalidades de ingresso

A ocupação das vagas oferecidas para cada curso, para este processo seletivo, dar-se-á em dois sistemas de ingresso: a) por Acesso Universal (Ampla Concorrência); e b) por Acesso Universal (Ampla Concorrência) e Reserva de Vagas.

Ações Afirmativas

No momento de inscrição, o candidato deve optar por uma das modalidades de ingresso, que pode ser Acesso Universal (para a ampla concorrência) ou Ações Afirmativas (reserva de vagas por cotas). As modalidades de reserva de vagas se destinam exclusivamente a estudantes que cursaram todo o ensino médio em escola pública. Dentro do grupo de ações afirmativas, há vagas específicas de acordo com critérios de renda, étnico-raciais e de pessoa com deficiência.

a) modalidade L1 – candidato egresso do Sistema Público de Ensino Médio com renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 salário mínimo nacional per capita;
b) modalidade L2 – candidato egresso do Sistema Público de Ensino Médio com renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 salário mínimo nacional per capita autodeclarado preto, pardo ou indígena;
c) modalidade L3 – candidato egresso do Sistema Público de Ensino Médio, independentemente da renda familiar;
d) modalidade L4 – candidato egresso do Sistema Público de Ensino Médio, independentemente da renda familiar, autodeclarado preto, pardo ou indígena;
e) modalidade L9 – candidato egresso do Sistema Público de Ensino Médio com renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 salário mínimo nacional per capita que seja pessoa com deficiência;
f) modalidade L10 – candidato egresso do Sistema Público de Ensino Médio com renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 salário mínimo nacional per capita autodeclarado preto, pardo ou indígena e que seja pessoa com deficiência;
g) modalidade L13 – candidato egresso do Sistema Público de Ensino Médio, independentemente da renda familiar, que seja pessoa com deficiência;
h) modalidade L14 – candidato egresso do Sistema Público de Ensino Médio, independentemente da renda familiar, autodeclarado preto, pardo ou indígena e que seja pessoa com deficiência.

No edital estão detalhadas as documentações comprobatórias de cada modalidade de ação afirmativa. Há, ainda, informações detalhadas no Portal Ingresso. É muito importante que o candidato confira sua modalidade antes de realizar a inscrição, pois a não comprovação leva à perda da vaga. No Portal Ingresso há um Simulador de Cotas.

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Destaque

Unifenas recebe inscrições com desconto para o Vestibular de Medicina

São oferecidos descontos para as inscrições feitas até o dia 17 de abril, independente da modalidade escolhida.

Publicado

em

por

Estão abertas as inscrições para o Vestibular de Medicina da Unifenas para ingresso no 2º semestre de 2024. São oferecidas 210 vagas, sendo 80 para o Câmpus de Alfenas e 130 para o Câmpus de Belo Horizonte. São oferecidos descontos para as inscrições feitas até o dia 17 de abril, independente da modalidade escolhida.

Vestibular de Medicina Unifenas 2024/2

As inscrições podem ser feitas, até o dia 20 de maio, por meio do site: https://medicina.unifenas.br/.

Os candidatos podem optar pelas seguintes formas de ingresso:

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

1- Uso da Nota do Enem (2009 a 2023) – sem prova
2- Prova Tradicional
3- Prova Tradicional + Enem (2009 a 2023)
4- Prova Tradicional Unificada + Enem (2009 a 2023)

PROVAS

As provas estão marcadas para o dia 25 de maio de 2024 (sábado), das 13 às 18 horas (horário de Brasília), nas cidades de Brasília/DF, Campinas/SP, Goiânia/GO, Ribeirão Preto/SP, São Paulo/SP, Uberlândia/MG e nos câmpus da UNIFENAS em Minas Gerais: Alfenas, Belo Horizonte, Campo Belo, Divinópolis e Varginha.

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Destaque

Lista de Aprovados em 4ª chamada – Vestibular Unicamp 2024

A Comvest está divulgando a lista de convocadosem quarta chamada no Vestibular Unicamp 2024 e demais modalidades de ingresso (Enem-Unicamp e Vagas Olímpicas).

Publicado

em

por

Vestibular Unicamp 2024

A Comvest está divulgando a lista de convocadosem quarta chamada no Vestibular Unicamp 2024 e demais modalidades de ingresso (Enem-Unicamp e Vagas Olímpicas). Estão sendo convocados 376 candidatos pelo Vestibular Unicamp, 151 pelo Enem-Unicamp, 37 pelas Vagas Olímpicas. A matrícula não presencial para todos os convocados deverá ser realizada no dia 21 de fevereiro, das 9h às 17 horas, utilizando o número de inscrição específico da modalidade para a qual foram convocados(as). Veja os procedimentos para a matrícula. Os candidatos convocados em primeira opção que não realizarem a matrícula eletrônica ficam excluídos da modalidade. A quinta chamada do Vestibular Unicamp e demais modalidades será divulgada no dia 26 de fevereiro.

4ª chamada de convocados para matrícula – Vestibular Unicamp
Acesse data/horário da banca de averiguação
Desempenho geral dos candidatos (consulta de notas)
Acompanhe a classificação dos últimos convocados por chamada

Os candidatos selecionados pelo sistema de cotas étnico-raciais aprovados na primeira chamada receberão por e-mail, as orientações sobre a validação da autodeclaração ou para comparecer à banca, via Google Meet, antes de iniciar o processo de matrícula. A validação da autodeclaração apresentada pelos candidatos optantes pelas cotas étnico-raciais somente ocorrerá após a avaliação de fenótipo realizada pela Comissão, ficando a matrícula condicionada à aprovação da Comissão de Averiguação, conforme a resolução GR-074/2020, que instituiu o procedimento de heteroidentificação.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Matrícula em segunda opção

Os candidatos convocados para o curso escolhido como segunda opção deverão realizar a matrícula pela internet e, optar ou não, por aguardar uma possível vaga para o curso de primeira opção (remanejamento). Candidatos de segunda opção que não fizerem a matrícula pela internet perderão essa vaga (segunda opção), mas continuarão concorrendo ao curso de primeira opção, podendo, assim, serem convocados nas próximas chamadas, de acordo com os critérios de classificação.

Chamadas – demais formas de ingresso

Os candidatos que concorrem em mais de uma modalidade de ingresso para 2024 (Enem-Unicamp, Vagas Olímpicas, Vestibular Indígena e ProFis) deverão consultar as listas de convocados para matrícula especificamente na página de cada processo.

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Destaque

Última chance: inscrições para o vestibular de Fisioterapia do Centro Universitário São Camilo se encerram em 29 de fevereiro

O curso está entre os três melhores da cidade de São Paulo segundo o Ranking Universitário Folha.

Publicado

em

por

O curso de Fisioterapia no Centro Universitário São Camilo é reconhecido pela sua qualidade acadêmica e infraestrutura de destaque. A renomada instituição possibilita que os estudantes tenham acesso a uma formação completa e alinhada com as exigências do mercado de trabalho. Além disso, eles têm a oportunidade de realizar estágios supervisionados em diversos locais. Esses estágios abrangem áreas como Dermatofuncional, Saúde da Mulher e atendimento domiciliar.

Os futuros fisioterapeutas contam ainda com recursos tecnológicos avançados, como avaliação tridimensional da coluna (VERT 3 D) e sala digital para um aprendizado dinâmico. Na Clínica-escola – PROMOVE São Camilo, eles aplicam conhecimentos em um ambiente interdisciplinar, promovendo melhorias na qualidade de vida e autonomia.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Os laboratórios especializados, incluindo Cinesioterapia, Mecanoterapia, Eletroterapia, Habilidades Técnicas, Ventilação Mecânica e Laboratório com sistema 2-D de análise do movimento, garantem uma formação completa para os estudantes.

O curso obteve nota 4 no ENADE, 4 estrelas no Guia Quero|Estadão da Faculdade e está entre os três melhores cursos de Fisioterapia em São Paulo, segundo o RUF 2023. Diferenciais do curso:

• Projeto pedagógico alinhado às Diretrizes Curriculares Nacionais, com excelentes indicadores de qualidade no INEP e padrões recomendados pela ABENFISIO.

• Corpo docente altamente qualificado, composto por mestres e doutores, com vasta produção científica em revistas conceituadas.

• Número expressivo de egressos em destaque nas melhores residências e pós-graduações do país.

• Alta taxa de empregabilidade dos egressos, com mais de 85% empregados em um ano.

Vestibular 2024.1

O curso de Fisioterapia é oferecido no período matutino, nos campi Ipiranga e Pompeia, localizados na Av. Nazaré, 1501, e Rua. Raul Pompeia, 144, respectivamente, ambos em São Paulo. Os interessados podem se inscrever pelo site oficial: https://saocamilo-sp.br/vestibular.

Modalidades de Admissão:

• ENEM: Candidatos devem ter no mínimo 450 pontos (média das 4 notas da prova objetiva) para bacharelados, e 400 pontos para cursos tecnológicos e licenciatura;

• Aproveitamento de Processos Seletivos Anteriores: Exclusivo para participantes das edições de 2023/1 e 2023/2;

• Processo Seletivo Internacional: Utilização das notas do IB – Internacional Baccalaureate Diploma, obtidas desde 2017, com índice igual ou superior a 24 pontos;

• Redação Agendada: Aplicação presencial em um dos campi, em data escolhida pelo candidato.

Período de inscrição:

Os candidatos podem se inscrever até 29/02/2024, seja para o ingresso por meio da nota do ENEM, aproveitamento de processos seletivos anteriores, vestibular agendado ou participação no Processo Seletivo Internacional.

Taxa de Inscrição:

Não há taxa de inscrição para candidatos inscritos via ENEM ou aproveitamento de processos seletivos anteriores. Para os candidatos que optarem pelo processo seletivo agendado ou internacional, a taxa de inscrição é de R$ 40,00 (quarenta reais). O Centro Universitário São Camilo convida os interessados a fazerem parte dessa jornada acadêmica e a construírem um futuro de sucesso na área de Fisioterapia.

Para mais informações e inscrições, acesse a página do curso: https://saocamilo-sp.br/graduacao/presencial/fisioterapia.

Sobre o Centro Universitário São Camilo:

O Centro Universitário São Camilo é referência na formação de profissionais éticos e comprometidos com a sociedade. Com uma trajetória de excelência acadêmica, a instituição oferece desde cursos de graduação até pós-graduação (lato e stricto-sensu), proporcionando uma formação completa e alinhada às demandas do mercado.

Continue lendo