Siga-nos!

Notícias dos Vestibulares e Enem

UFRGS publica edital do PS 2021/2, com oferta de 1.418 vagas

O PS UFRGS 2021/2 disponibiliza as vagas anteriormente destinadas ao Concurso Vestibular, não realizado diante das condições sanitárias.

Publicado

em

UFRGS publica edital do PS 2021/2, com oferta de 1.418 vagas

A Comissão Permanente de Seleção (Coperse) divulga o edital do Processo Seletivo 2021/2 (PS 2021/2), que oferece 1.418 vagas em 47 opções de curso de graduação na UFRGS. A oferta disponibiliza as vagas anteriormente destinadas ao Concurso Vestibular, não realizado diante das condições sanitárias.

PS UFRGS 2021/2

As inscrições serão recebidas entre 19 de agosto e 6 de setembro, por meio do site do PS UFRGS 2021/2. Podem participar da seleção apenas candidatos com ao menos uma nota válida nas edições anteriores do Concurso Vestibular ou do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) dos anos de 2017 a 2020, permanecendo a reserva de 50% das vagas para o programa de ações afirmativas.

É importante que os interessados leiam o Edital com atenção.

Como funciona

A inscrição para o processo seletivo tem o valor de R$ 40 e pode ser feita pelo candidato que tenha ao menos uma nota válida nos processos de Enem ou Vestibular dos anos 2017, 2018, 2019 e 2020. Para o Enem, são necessários os escores mínimos de 450 em cada uma das provas objetivas e 500 na redação; para o Vestibular, é preciso que o participante não tenha sido eliminado do concurso. Os resultados dos processos serão ponderados para o curso pretendido, permanecendo apenas a melhor nota após o cálculo do índice de concorrência do candidato, ou seja, não é uma média entre todas as notas, mas será feita a utilização do melhor desempenho, não sendo possível mesclar notas entre concursos ou anos distintos. O Manual do Candidato estará disponível a partir de quinta-feira, dia 19 de agosto, no site da Coperse. Os candidatos do curso de Música precisam de aprovação na prova de habilitação específica, com possibilidade de uso de aprovações nos anos indicados ou no PS 2021/1 [ver abaixo].

O processo isenção do valor da inscrição já foi realizado (o resultado está no site da Coperse) e os candidatos contemplados se inscrevem normalmente no Processo Seletivo, dentro do prazo específico, e apenas não será gerado boleto de pagamento. A obtenção deste benefício não garante a homologação da documentação de comprovação de condição socioeconômica nas modalidades de reserva de vaga por renda das ações afirmativas. Para os que precisam pagar o valor da inscrição, o prazo de quitação do boleto segue até o dia 8 de setembro, de acordo com os horários bancários – incluindo internet banking.

Ações Afirmativas

Do total de vagas do Processo Seletivo, 720 se destinam ao programa de ações afirmativas. A UFRGS possui oito modalidades de vagas direcionadas exclusivamente para aqueles que cursaram todo o Ensino Médio em escola pública brasileira, contemplando ainda reservas específicas por critérios étnico-raciais, de renda e para pessoa com deficiência [saiba mais sobre as ações afirmativas na UFRGS]. O candidato deve ler com atenção, no Edital, os requisitos necessários e a documentação comprobatória de cada ação afirmativa, pois o não cumprimento das exigências leva à perda da vaga. O simulador de cotas é um instrumento de apoio na verificação da modalidade.

Informações gerais

O PS2021/2 é um processo independente e pode receber inscrições daqueles que já foram classificados em algum concurso anterior ou que aguardam em alguma lista de espera, não sendo possível, no entanto, a ocupação de mais de uma vaga. Não há separação das vagas entre aqueles que se candidatam com notas do Enem ou do Vestibular, pois cada participante terá o seu índice de concorrência após a ponderação das notas. Os cursos com maior quantidade de vagas são: Ciências Jurídicas e Sociais – Direito/Noturno (98); Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia – Bacharelado (63), Administração Noturno e Engenharia Civil (56); Ciências Contábeis – Noturno, Ciências Jurídicas e Sociais – Direito/Diurno e Medicina (49). A lista completa com as vagas nas 47 opções de curso pode ser conferida no edital. [ao final do texto, está a lista cursos com vagas em 2021/2]

Curso de Música

Os candidatos para o curso de Música precisam adicionalmente de aprovação na prova de habilitação específica de instrumento, que pode ser de duas formas: a) com a utilização de alguma aprovação (na mesma modalidade/habilitação, com o mesmo instrumento) nas edições do Concurso Vestibular de 2017 a 2020; b) ou com a realização da prova remota, que consistirá no envio virtual de link de vídeo e/ou de arquivo de partituras (conforme o caso), seguindo as orientações do site do Instituto de Artes e do Manual do Candidato (disponível a partir de 19 de agosto), entre os dias 13 e 15 de setembro. Os candidatos a este curso podem indicar, na inscrição, uma segunda opção de ingresso, para o caso de reprovação na prova de habilitação específica.

Resultados e Matrículas

Até o dia 18 de outubro, será publicado o resultado preliminar do PS 2021/2, por meio de lista de classificados, e o resultado final está previsto para até 22 de outubro. No dia 23 de outubro, começa o envio da documentação obrigatória, que será realizado de forma online, com a obrigatoriedade do encaminhamento da comprovação exigida de acordo com a modalidade de ingresso do candidato. A lista completa de documentos pode ser conferida no Edital e no Manual do Candidato e não haverá aproveitamento de documentação enviada em algum processo anterior. As datas da segunda etapa de matrícula de 2021/2 serão entre os dias 10 e 12 de janeiro e início das aulas será em 17 de janeiro.

Em caso de dúvidas, após a consulta do Edital e do Manual do Candidato, o contato pode ser realizado pelo e-mail ingresso@ufrgs.br.

Cursos com vagas no PS UFRGS 2021/2

Administração – Diurno

Administração Noturno

Administração Pública e Social – Noturno

Agronomia

Arquitetura e Urbanismo

Biblioteconomia

Ciência da Computação

Ciências Biológicas – Bacharelado

Ciências Biológicas – Licenciatura

Ciências Contábeis – Noturno

Ciências Econômicas – Diurno

Ciências Econômicas – Noturno

Ciências Jurídicas e Sociais – Direito – Diurno

Ciências Jurídicas e Sociais – Direito – Noturno

Design de Produto

Design Visual

Educação Física – Bacharelado

Educação Física – Licenciatura

Enfermagem

Engenharia Civil

Engenharia de Computação

Engenharia de Produção

Engenharia Elétrica

Engenharia Hídrica

Engenharia Mecânica

Engenharia Química

Farmácia

Física – Licenciatura – Noturno

Geografia – Noturno

Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia – Bacharelado – Campus Litoral Norte

Jornalismo

Matemática – Licenciatura – Noturno

Medicina

Medicina Veterinária

Música

Nutrição

Odontologia – Diurno

Odontologia – Noturno

Pedagogia

Psicologia – Noturno

Publicidade e Propaganda

Química

Química – Licenciatura – Noturno

Química Industrial – Noturno

Relações Públicas

Saúde Coletiva – Bacharelado – Noturno

Zootecnia

Fonte: UFRGS

Destaque

Ciência da Computação e Sistemas de Informação. Descubra a diferença e acerte na escolha!

O Vestibular Mauá terá a oferta de novos cursos, com início em 2022. São eles: Ciência da Computação e Sistemas de Informação!

Publicado

em

por

Ciência da Computação e Sistemas de Informação.

Recentemente nós falamos aqui no sejabixo! dos cursos da Mauá que são novidade e terão início em 2022. São eles: Ciência da Computação e Sistemas de Informação!

Mas você sabe a diferença entre eles? Descubra agora mesmo!

Se você é curioso, gosta da arte da Computação e dos computadores, de desenvolver programas, games, apps e tem um lado mais pesquisador, então Ciência da Computação é mais a sua cara.

Nesse curso, você conhecerá com profundidade a Ciência e as ferramentas de Computação, como Linguagem de Programação, Banco de Dados, Inteligência Artificial, entre outros.

Agora, se você sente uma atração pelo mundo da Tecnologia da Informação, mas também curte a área de Gestão, Finanças e Marketing, é melhor investir na área de Sistemas de Informação, pois será o profissional que dará apoio e fará a conexão entre TI e Negócios!

O primeiro passo para iniciar a sua jornada universitária é realizar a inscrição para o Vestibular Mauá 2022!

Concorra a 60 bolsas de estudo integrais, válidas para todo o curso! Clique aqui e saiba mais!

Continue lendo

Notícias dos Vestibulares e Enem

Vestibular UEL 2022 oferece 2.509 vagas em 52 cursos

As provas do Vestibular UEL 2022 serão aplicadas em um único dia, 6 de março de 2022, somente em Londrina.

Publicado

em

por

Vestibular UEL 2022 é aprovado para 6 de março em fase única

As inscrições do Processo Seletivo Vestibular 2022 da UEL estão abertas, oferecendo 2.509 vagas em 52 cursos de graduação da Universidade Estadual de Londrina.

Vestibular UEL 2022

As inscrições custam R$ 140,00 e podem ser feitas no site da Coordenadoria de Processos Seletivos (COPS), até as 23h59min do dia 3 de novembro.

As provas serão aplicadas em um único dia, 6 de março de 2022, somente em Londrina, seguindo todas as recomendações necessárias de prevenção à COVID-19.

A primeira convocação dos aprovados no Vestibular 2022 sai dia 19 de abril de 2022, ao meio dia. As aulas do ano letivo do próximo ano estão previstas para começar em agosto.

Mais informações: www.uel.br

Continue lendo

Notícias dos Vestibulares e Enem

Istituto Europeo di Design – IED abre inscrições para vestibular 2022

A prova será online no dia 28 de outubro para os cursos de Design de Moda, Design Gráfico e Digital e Design de Produto e Serviço

Publicado

em

por

A única faculdade internacional do Brasil que é 100% focada em design, o IED (Istituto Europeo di Design), inicia as inscrições para o vestibular 2022. O processo seletivo será virtual, porém os cursos acontecem de forma presencial no IED São Paulo, seguindo os protocolos para a segurança dos alunos.

Vestibular IED 2022

A prova acontece no dia 28 de outubro, entre 8h e 00h, para quem já concluiu o ensino médio e quer ingressar na instituição de ensino.

Os cursos são Design de Moda, Design Gráfico e Digital e Design de Produto e Serviço, nos períodos matutino e noturno. O exame será composto por uma redação, com duração máxima de 2 horas, com no mínimo mil e duzentos caracteres e máximo de três mil caracteres.

Os cursos de graduação do IED oferecem o conteúdo, a estrutura e o conhecimento de profissionais renomados da academia e do mercado. Além de experiências, desafios e parcerias com empresas que encorajam os alunos a materializar ideias em projetos desde o primeiro semestre do curso.

Mais informações: https://vestibular.ied.edu.br

Sobre o IED

Fundado na Itália, em 1966, o Istituto Europeo di Design é uma rede internacional de inteligências criativas, unindo educação, pesquisa e ação em design, moda e comunicação em suas 11 sedes pelo mundo.

Inaugurado em 2005, o IED São Paulo marca o início das atividades do Instituto fora da Europa e no Brasil, posicionando-se como a única faculdade internacional 100% dedicada ao design no país.

As sedes do IED Brasil têm uma rica rede de estudantes, professores e profissionais em torno da prática do design, propondo ideias e soluções inovadoras para pessoas, negócios e sociedades a partir da perspectiva criativa do design.

Continue lendo