Siga-nos!

Notícias dos Vestibulares e Enem

UFSC terá processo seletivo não presencial

70% das vagas da UFSC serão preenchidas através de um processo seletivo não presencial, que utilizará como critério a nota do Enem

Publicado

em

UFSC terá processo seletivo não presencial

A Câmara de Ensino da Graduação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) aprovou nesta quarta-feira, 18 de novembro, a adoção de um processo seletivo não presencial para ingresso de estudantes na Universidade em 2021.

Processo seletivo não presencial UFSC

Pela proposta aprovada, a ocupação de vagas nos cursos de Graduação será assim distribuída: 30% das vagas destinadas para preenchimento através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e 70% das vagas através de um processo seletivo não presencial, que utilizará como critério a nota que o candidato obteve nas edições do Enem entre 2009 e 2021. Para se tornarem definitivas, essas decisões deverão passar por análise e aprovação do Conselho Universitário (Cun), que se reunirá nos próximos dias.

Pelo calendário acadêmico elaborado no final de 2019, o Vestibular 2021 da UFSC estava programado para ocorrer no início de dezembro. A situação de emergência em saúde pública provocada pela pandemia de Covid-19, porém, impactou todas as atividades acadêmicas e administrativas na UFSC. O trabalho remoto foi adotado pela instituição em março e a partir de agosto as aulas também passaram a ser oferecidas em modalidade não presencial.

O vestibular de meio de ano, para ingresso no curso de Medicina em Araranguá e vagas remanescentes de outros cursos, foi convertido em um processo seletivo não presencial que utilizará médias do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Recentemente, a portaria 379/2020/GR prorrogou até 22 de maio de 2021 a suspensão de quaisquer atividades administrativas e acadêmicas presenciais, com exceção dos setores de saúde, segurança e das situações de caráter inadiável e essencial. Em relação ao ingresso de alunos para o ano de 2021, a UFSC estava planejando realizar a seleção em abril ou maio.

Segurança

A adoção do processo seletivo não presencial junto com o Sisu foi uma decisão Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) em conjunto com a Administração Central, após diversos estudos e análises de cenários. Ao final, optou-se por um formato que evitará aglomeração, uma vez que a proximidade entre as pessoas é um fator relevante para aumento do contágio.

Em ofício enviado à Prograd, a Coperve apresentou estimativa de participação de 25 mil candidatos no Vestibular 2021, distribuídas em pelo menos 28 cidades do Estado. O apoio logístico a um concurso presencial exigiria a participação de outras 2.500 pessoas (entre coordenadores, fiscais, limpeza, segurança), sendo que 80% desse total é integrado por professores, servidores técnico-administrativos e alunos da UFSC. “É preciso considerar, também, a participação do público externo, que durante a realização do Vestibular interage com os candidatos nos locais e nos meios de locomoção da cidade onde são realizadas das provas”, salienta o documento.

A Coperve ressalta a impossibilidade de garantir segurança sanitária em um processo seletivo presencial tradicional, citando vários fatores: a inexistência de uma vacina e incertezas sobre políticas públicas de imunização coletiva até meados de 2021; a necessidade de deslocamentos de um grande número de candidatos, que procedem de várias regiões do País e cidades de Santa Catarina, sem possibilidade de saber neste momento se os transportes e deslocamentos estarão liberados.

A complexidade logística de realização de provas presenciais também é um fator importante na decisão: necessidade de um número reduzido de alunos por sala de aula (para garantir os distanciamentos) e todos com um mínimo de proteção individual (uso de máscaras) e proteção coletiva (uso de álcool gel, limpeza e desinfecção contínua de ambientes como banheiros), e medição de temperatura de cada candidato inscrito no momento de adentrar ao local de prova para verificação de uma condição mínima de saúde.

Abrangência

No ofício, a Coperve também defende a adoção das médias do Enem como critério dos processos seletivos não presenciais. Em Santa Catarina, nos anos de 2019 e 2020, o número de inscrições totalizou 231.885. Para o Enem 2021, o número de participantes é de aproximadamente 5,6 milhões em todo o país.

RECOMENDAMOS

Destaque

Último dia de inscrições para o Vestibular FIAP 2022

A FIAP, um dos principais centros universitários de tecnologia e gestão do país, encerra hoje, 2 de dezembro, as inscrições para o 2° processo seletivo de 2021.

Publicado

em

por

Graduação FIAP está com turmas abertas para 2022

A FIAP, um dos principais centros universitários de tecnologia e gestão do país, encerra hoje, 2 de dezembro, as inscrições para o 2° processo seletivo de 2021. O vestibular será realizado na modalidade digital em 4 de dezembro de 2021 e o valor da taxa de inscrição é de R$ 90,00.

Sobre a FIAP

No momento em que o mundo inteiro está olhando para o futuro, é hora de cada um começar a criar o seu. Para isso, é fundamental estar sempre conectado à tecnologia, à inovação e à humanidade: os grandes drivers que vão construir um melhor amanhã.

De Inteligência Artificial a Jogos Digitais, de Computação na Nuvem (Cloud) a Defesa Cibernética, a Graduação FIAP tem 15 cursos presenciais e online. Cada um deles abre novas possibilidades, ampliando o conhecimento exponencialmente, desenvolvendo novos skills e ajudando a transformar o mundo.

O aluno vai dominar os conteúdos mais relevantes do presente. Estudar em laboratórios e salas com infraestrutura avançada ou em uma multiplataforma digital. Participar de projetos reais de grandes empresas. Personalizar sua jornada com Nano Courses em diferentes áreas. E, ainda, vai criar a sua própria startup.

Venha pensar e criar o novo na FIAP.

Let’s rock the future.

Continue lendo

Notícias dos Vestibulares e Enem

UEA abre inscrições para Vestibular e SIS 2021, acesso 2022

As inscrições para o Vestibular UEA e Sistema de Ingresso Seriado (SIS) 2021, acesso 2022, estão abertas até o dia 29 de dezembro

Publicado

em

por

Resultado do Vestibular e SIS da UEA - Universidade do Estado do Amazonas

As inscrições para o Vestibular e Sistema de Ingresso Seriado (SIS) 2021, acesso 2022, estão abertas até o dia 29 de dezembro, exclusivamente no portal da UEA (www.uea.edu.br). O período para o pagamento do boleto bancário vai até o dia 30 de dezembro.

Lista de isentos – A divulgação da lista de candidatos beneficiados com a isenção da taxa de inscrição ocorrerá no dia 10 de dezembro. O período para recursos será de 13 a 14 de dezembro, com divulgação do resultado da análise no dia 17 de dezembro, pelo portal da UEA.

Vagas – Nesta edição, o certame oferece um total de 4.870 vagas, incluindo 264 vagas para alunos indígenas e 773 vagas para Pessoa com Deficiência (PcD). Para o Vestibular são oferecidas 2.300 vagas, sendo 1.088 para a capital e 1.212 para o interior. O edital do SIS dispõe de 1.533 vagas, sendo 725 para a capital e 808 para o interior

Além disso, a UEA oferta neste certame três cursos de oferta especial: Tecnologia em Design Digital, Letras – Língua Inglesa e Direito. No total, 37 cursos estão disponíveis para o Vestibular e SIS 2021, acesso 2022.

Provas – As provas do Vestibular acontecerão nos dias 13 (Conhecimentos Gerais) e 14 (Conhecimentos Específicos e Redação) de fevereiro de 2022, com início às 13h e fechamento dos portões às 12h50, no horário de Manaus.

As provas do SIS (Acompanhamento I, II e III) ocorrerão no dia 15 de fevereiro de 2022, com início às 13h e fechamento dos portões às 12h50, horário de Manaus.

O Cartão de Convocação do candidato estará disponível no dia 03 de fevereiro de 2022, no site da UEA.

A divulgação do resultado final será no dia 18 de março de 2022.

Fonte: Agência Amazonas

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Notícias dos Vestibulares e Enem

Pagamento das inscrições do Vestibular UFSC/2022 é prorrogado até sexta-feira

Os pagamentos já efetivados continuam válidos e podem ser conferidos no link “Verificação do pagamento do boleto“.

Publicado

em

por

UFSC terá a aplicação de provas presenciais no Vestibular 2022

A Coperve informa que prorrogou o prazo para pagamento das inscrições do Vestibular UFSC/2022 até sexta-feira, 3 de dezembro de 2021, em função da notificação por parte de instituições financeiras de problemas no sistema de processamento de agendamentos e pagamentos.

Os pagamentos já efetivados continuam válidos e podem ser conferidos no link “Verificação do pagamento do boleto“.

No intuito de não prejudicar os candidatos que já se inscreveram e que desejarem fazer o pagamento, os mesmos devem entrar no link “SEGUNDA VIA DO BOLETO BANCÁRIO” disponível no site www.vestibular2022.ufsc.br, gerar um novo boleto e fazer o pagamento na rede bancária, impreterivelmente até sexta-feira, dia 3 de dezembro de 2021.

A Coperve indica, ainda, que para informar os candidatos sobre as datas estabelecidas no Edital, está fazendo a retificação da Agenda e do Edital. Qualquer dúvida pode ser esclarecida por meio do plantão telefônico da Coperve: (48) 3721 9951 – em horário comercial.

RECOMENDAMOS

Continue lendo