Siga-nos!

Notícias dos Vestibulares e Enem

Último dia de inscrições do Vestibular UFPR 2020/2021

A prova objetiva, da primeira fase, acontece no dia 28 de fevereiro

Publicado

em

Como se inscrever no Vestibular UFPR 2020/2021?

Terminam hoje, 18, as inscrições para o Vestibular da Universidade Federal do Paraná. Você sabe como se inscrever no Vestibular UFPR 2020/2021?

Inscrições Vestibular UFPR 2020/2021

As inscrições vão até às 12h do dia 18 de dezembro e devem ser feitas exclusivamente por meio do site do NC (www.nc.ufpr.br).

O custo da taxa de inscrição é de R$ 155,00. O candidato que queira alterar a opção de curso, língua estrangeira ou a sua categoria de concorrência depois de ter efetivado sua inscrição poderá fazer até às 12h do dia 23 de dezembro, neste caso há uma taxa de R$ 35,00 (mais informações no edital). Também há essa opção até esta data para aqueles que queiram modificar a opção de cargo no Concurso Público da Polícia Militar do Estado do Paraná.

Cotas

O processo garante a reserva de vagas para candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas que tenham cursado o Ensino Médio integralmente em escolas públicas, divididos em duas categorias uma em qualquer faixa de renda e outra os que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo. E também para candidatos em geral que tenham cursado o Ensino Médio integralmente em escolas públicas, também divididos em duas categorias aqueles em qualquer faixa de renda e aqueles que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo. Também são reservadas vagas para pessoas com deficiência, igualmente divididas em duas categorias, uma com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e outra independente de renda. É necessário observar no edital as maneiras de comprovar a renda, também são exigidos outros documentos em alguns casos para comprovar a situação.

A proporção de vagas para as reservas (categorias de que trata o item 2.3.1, alíneas “a” e “c” do edital) será igual a proporção de pessoas autoidentificadas como pretos, pardos, indígenas e/ou pessoas com deficiência na população do Paraná segundo o último censo demográfico do IBGE e será determinada por curso, turno e semestre, constando no Guia do Candidato.

Além das vagas reservadas, é garantida uma vaga por curso para pessoas com deficiência na concorrência geral.

A reserva de vagas é regulada Art. 8º da Resolução n° 19/17-CEPE baseada nas Leis nº 12.711/12 e Lei nº 13.409/16 e os Decretos nº 7824/12 e nº 9.034/17 além das portarias do Ministério da Educação 18/12 e 09/19). Os candidatos da modalidade “treineiro” não têm direito à isenção da taxa de inscrição.

Assim como no ano passado, a banca de validação do Termo de Autodeclaração, para aqueles que concorrem às vagas para pretos, pardos e indígenas, acontecerá durante o processo seletivo, uma novidade incluída no processo de 2017 que permite que aqueles que não tenham sua declaração validada pela banca possam disputar as vagas em outro tipo de concorrência, que devem indicar no ato de inscrição, conforme o edital.

Provas

A prova objetiva, da primeira fase do processo seletivo, acontece no dia 28 de fevereiro de 2021. A convocação para a segunda fase do vestibular está marcada para o dia 24 de março e as provas para os dias 18 (prova de compreensão e produção de textos – redação) e 19 de abril (provas específicas, de habilidades específicas, entre outras segundo as especificidades de alguns cursos). O programa das provas já está disponível no site do NC.

Dúvidas

Durante a pandemia, o NC manterá uma Central de Atendimento ao Candidato para tirar dúvidas sobre o processo. Basta ligar nos números (41) 3313-8815, (41) 3313-8816 e(41) 3313-8818. Há também um sistema interativo via Internet que pode ser acessado no endereço eletrônico do núcleo (www.nc.ufpr.br).

Notícias dos Vestibulares e Enem

Gabarito – Vestibular de Medicina Unifenas 2022/1 – Prova 23/10/21

Foi aplicada neste sábado, 23, a prova do Vestibular de Medicina da Unifenas para ingresso em 2022. A universidade liberou o gabarito.

Publicado

em

por

Unifenas prorroga inscrições para o Vestibular de Medicina Unifenas 2022

Foi aplicada neste sábado, 23, a prova do Vestibular de Medicina da Unifenas para ingresso em 2022. A universidade liberou o gabarito preliminar.

Gabarito Vestibular de Medicina Unifenas 2022/1

Clique aqui para consultar as respostas.

A lista de aprovados em 1ª chamada será publicada no dia 28 de outubro de 2021.

No Vestibular Unifenas 2022/1 são oferecidas 210 vagas, sendo 80 para o câmpus Alfenas e 130 para Belo Horizonte.

Continue lendo

Destaque

10 dicas de temas de Atualidades que podem cair no Enem 2021

O professor de Geografia do Colégio Mopi (RJ), Luiz Espírito Santo, relacionou temas da atualidade que podem ser cobrados nas provas de Ciências Humanas.

Publicado

em

por

10 dicas de temas de Atualidades que podem cair no Enem 2021

Estamos a pouco menos de um mês para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021, que acontece nos dias 21 e 28 de novembro, para as versões impressa e digital.

O professor de Geografia do Colégio Mopi (RJ), Luiz Espírito Santo, relacionou temas da atualidade que podem ser cobrados nas provas de Ciências Humanas. “Nos últimos anos, as provas de Ciências Humanas do ENEM sofreram nítidas modificações. Houve um claro empobrecimento das reflexões em História, uma quantidade de questões de Filosofia acima da média na prova aplicada em 2019, assim como de Geografia na prova que foi aplicada no início de 2021, após o adiamento por conta da pandemia. No que diz respeito a possíveis atualidades a serem cobrados como questões na prova de Ciências Humanas do ENEM, entendo que há a chance de serem omitidas, uma vez que, ao que parece, houve um certo cuidado nos últimos anos para evitar temas mais contemporâneos e potencialmente polêmicos”, explica o professor Luiz.

10 dicas de temas de Atualidades – Enem 2021

Confira abaixo 10 temas da atualidade que podem ser abordados na prova do Enem 2021:

  1. O aprofundamento das desigualdades sociais durante a pandemia;
  2. Os sistemas públicos de saúde (Brasil e outros países);
  3. O paradoxo elevada produtividade e faturamento do agronegócio x aumento da insegurança alimentar no Brasil;
  4. Como os processos de Globalização aceleraram a dispersão da pandemia;
  5. Comparação entre as pandemias de gripe espanhola (1918-1920) e a atual de covid-19;
  6. Comparação entre a resistência que culminou na Revolta da Vacina (1904) e o atual negacionismo e movimento antivacina em relação à covid;
  7. Explosão da uberização no mundo com pandemia;
  8. Impactos ambientais provocados pela expansão da fronteira agrícola no Brasil;
  9. Desigualdade social expressa nas diferentes condições sanitárias nós territórios por conta da pandemias de covid;
  10. Desigualdades sociais escancaradas entre a educação pública e a privada durante a pandemias em face da necessidade de adotar o ensino remoto.

Plantão Enem

Veja aqui outras dicas e informações sobre o Enem 2021

Continue lendo

Notícias dos Vestibulares e Enem

Inscrições abertas para o Vestibular Unicruz 2022

O Vestibular Unicruz 2022 está agendado para os dias 28, 29 e 30 de novembro e será online, podendo o inscrito escolher uma dessas datas.

Publicado

em

por

Vestibular Unicruz 2020

O Vestibular da Unicruz está agendado para os dias 28, 29 e 30 de novembro e será online, podendo o inscrito escolher um desses dias para a realização da prova.

Vestibular Unicruz 2022

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 27 de novembro pelo site www.unicruz.edu.br/ingresso

As vagas para o ingresso 2022 são para os seguintes cursos: Administração; Agronomia (diurno e noturno); Arquitetura e Urbanismo; Biomedicina; Ciência da Computação; Ciências Contábeis; Direito; Educação Física; Enfermagem; Engenharia Civil; Engenharia de Produção; Farmácia; Fisioterapia; Jornalismo; Medicina Veterinária (diurno e noturno); Pedagogia e Tecnólogo em Estética e Cosmética.

Pessoas com mais de 35 anos, profissionais que já possuem diploma de graduação, transferências de outras instituições de ensino e reingresso podem efetivar a matrícula, sem prestar Vestibular, no período de 06 a 14 de dezembro (para parcelamento do semestre em 7 vezes) e de 15 a 23 de dezembro (para parcelamento em 6 vezes).

Veja aqui outros vestibulares do RS.

Continue lendo