Siga-nos!

Notícias dos Vestibulares e Enem

Último dia para pedir reaplicação do Enem Digital 2020

As provas da reaplicação serão nos dias 23 e 24 de fevereiro

Publicado

em

Participantes do Enem digital com covid-19 podem pedir reaplicação

Termina hoje (12) o prazo para candidatos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) digital 2020 pedirem para participar da reaplicação das provas. O pedido deve ser feito na Página do Participante. Podem pedir a reaplicação os estudantes que não puderam participar do Enem por estarem com sintomas de covid-19 ou de outra doença infectocontagiosa e aqueles que não conseguiram fazer as provas por problemas logísticos.

As provas da reaplicação serão nos dias 23 e 24 de fevereiro, apenas na versão impressa. Além da covid-19, podem solicitar a reaplicação participantes com coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenza, doença meningocócica e outras meningites, varíola, Influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola, varicela.

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), para a análise da possibilidade de reaplicação a pessoa deverá inserir obrigatoriamente, no momento da solicitação, documento legível que comprove a doença. Na documentação, deve constar o nome completo do participante, o diagnóstico com a descrição da condição, o código correspondente à Classificação Internacional de Doença (CID 10), além da assinatura e da identificação do profissional competente, com o respectivo registro no Conselho Regional de Medicina (CRM), do Ministério da Saúde (RMS) ou de órgão competente, assim como a data do atendimento. O documento deve ser anexado em formato PDF, PNG ou JPG, no tamanho máximo de 2 MB.

As provas do Enem digital foram aplicadas nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro. Nas semanas que antecederam cada uma das aplicações, os candidatos puderam enviar exames e laudos médicos ao Inep. Aqueles que ainda não o fizeram podem acessar o sistema online. De acordo com balanço divulgado pelo Inep, 320 participantes do Enem digital já fizeram os pedidos. Foram aprovadas 194 solicitações.

Questões logísticas

Também podem pedir a reaplicação estudantes que tenham sido prejudicados por problemas logísticos. De acordo com o edital do Enem, são considerados problemas logísticos, por exemplo, desastres naturais que prejudiquem a aplicação do exame devido ao comprometimento da infraestrutura do local, falta de energia elétrica, falha no dispositivo eletrônico fornecido ao participante que solicitou uso de leitor de tela ou erro de execução de procedimento de aplicação, que incorra em comprovado prejuízo ao participante.

No primeiro dia de aplicação do Enem digital, foi registrado problema em um servidor, o que atrasou o envio das provas para os computadores onde os participantes fariam o exame. Por causa do tempo, eles não puderam fazer as provas. Esses participantes, por exemplo, terão direito à reaplicação.

Os pedidos de reaplicação serão analisados pelo Inep. A aprovação ou a reprovação do pedido deverá ser consultada também na Página do Participante. Os candidatos podem ainda entrar em contato com o Inep pelo telefone 0800 616161. O Inep recomenda, no entanto, que a solicitação seja feita pela internet.

Terão também direito a fazer o Enem em fevereiro os estudantes que fariam a prova no estado do Amazonas e nos municípios de Rolim de Moura (RO) e Espigão D’Oeste (RO), onde o exame foi suspenso tanto na versão impressa quanto na digital por causa dos impactos da pandemia. Esses estudantes, no entanto, não precisam fazer o pedido, pois estão automaticamente inscritos.

Cronograma

O Enem 2020 tem uma versão impressa, aplicada nos dias 17 e 24 de janeiro, e uma digital, realizada nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro. Ao todo, cerca da metade dos inscritos no Enem impresso e aproximadamente 70% do Enem digital faltaram às provas. O prazo para os pedidos de reaplicação do Enem impresso foi entre os dias 25 e 29 de janeiro. Os resultados das análises dos pedidos, tanto dos participantes do Enem impresso quanto do digital, serão divulgados até o dia 15 deste mês.

O resultado final, tanto da versão impressa quanto da digital e da reaplicação, será divulgado no dia 29 de março. Os candidatos podem usar as notas para concorrer a vagas no ensino superior, por meio de programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas em instituições públicas de ensino superior, o Programa Universidade para Todos (ProUni), que oferece bolsas de estudo em instituições privadas, e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Destaque

Ciência da Computação e Sistemas de Informação. Descubra a diferença e acerte na escolha!

O Vestibular Mauá terá a oferta de novos cursos, com início em 2022. São eles: Ciência da Computação e Sistemas de Informação!

Publicado

em

por

Ciência da Computação e Sistemas de Informação.

Recentemente nós falamos aqui no sejabixo! dos cursos da Mauá que são novidade e terão início em 2022. São eles: Ciência da Computação e Sistemas de Informação!

Mas você sabe a diferença entre eles? Descubra agora mesmo!

Se você é curioso, gosta da arte da Computação e dos computadores, de desenvolver programas, games, apps e tem um lado mais pesquisador, então Ciência da Computação é mais a sua cara.

Nesse curso, você conhecerá com profundidade a Ciência e as ferramentas de Computação, como Linguagem de Programação, Banco de Dados, Inteligência Artificial, entre outros.

Agora, se você sente uma atração pelo mundo da Tecnologia da Informação, mas também curte a área de Gestão, Finanças e Marketing, é melhor investir na área de Sistemas de Informação, pois será o profissional que dará apoio e fará a conexão entre TI e Negócios!

O primeiro passo para iniciar a sua jornada universitária é realizar a inscrição para o Vestibular Mauá 2022!

Concorra a 60 bolsas de estudo integrais, válidas para todo o curso! Clique aqui e saiba mais!

Continue lendo

Notícias dos Vestibulares e Enem

Vestibular UEL 2022 oferece 2.509 vagas em 52 cursos

As provas do Vestibular UEL 2022 serão aplicadas em um único dia, 6 de março de 2022, somente em Londrina.

Publicado

em

por

Vestibular UEL 2022 é aprovado para 6 de março em fase única

As inscrições do Processo Seletivo Vestibular 2022 da UEL estão abertas, oferecendo 2.509 vagas em 52 cursos de graduação da Universidade Estadual de Londrina.

Vestibular UEL 2022

As inscrições custam R$ 140,00 e podem ser feitas no site da Coordenadoria de Processos Seletivos (COPS), até as 23h59min do dia 3 de novembro.

As provas serão aplicadas em um único dia, 6 de março de 2022, somente em Londrina, seguindo todas as recomendações necessárias de prevenção à COVID-19.

A primeira convocação dos aprovados no Vestibular 2022 sai dia 19 de abril de 2022, ao meio dia. As aulas do ano letivo do próximo ano estão previstas para começar em agosto.

Mais informações: www.uel.br

Continue lendo

Notícias dos Vestibulares e Enem

Istituto Europeo di Design – IED abre inscrições para vestibular 2022

A prova será online no dia 28 de outubro para os cursos de Design de Moda, Design Gráfico e Digital e Design de Produto e Serviço

Publicado

em

por

A única faculdade internacional do Brasil que é 100% focada em design, o IED (Istituto Europeo di Design), inicia as inscrições para o vestibular 2022. O processo seletivo será virtual, porém os cursos acontecem de forma presencial no IED São Paulo, seguindo os protocolos para a segurança dos alunos.

Vestibular IED 2022

A prova acontece no dia 28 de outubro, entre 8h e 00h, para quem já concluiu o ensino médio e quer ingressar na instituição de ensino.

Os cursos são Design de Moda, Design Gráfico e Digital e Design de Produto e Serviço, nos períodos matutino e noturno. O exame será composto por uma redação, com duração máxima de 2 horas, com no mínimo mil e duzentos caracteres e máximo de três mil caracteres.

Os cursos de graduação do IED oferecem o conteúdo, a estrutura e o conhecimento de profissionais renomados da academia e do mercado. Além de experiências, desafios e parcerias com empresas que encorajam os alunos a materializar ideias em projetos desde o primeiro semestre do curso.

Mais informações: https://vestibular.ied.edu.br

Sobre o IED

Fundado na Itália, em 1966, o Istituto Europeo di Design é uma rede internacional de inteligências criativas, unindo educação, pesquisa e ação em design, moda e comunicação em suas 11 sedes pelo mundo.

Inaugurado em 2005, o IED São Paulo marca o início das atividades do Instituto fora da Europa e no Brasil, posicionando-se como a única faculdade internacional 100% dedicada ao design no país.

As sedes do IED Brasil têm uma rica rede de estudantes, professores e profissionais em torno da prática do design, propondo ideias e soluções inovadoras para pessoas, negócios e sociedades a partir da perspectiva criativa do design.

Continue lendo