Últimos dias para inscrição no Vestibular Geral da PUCPR

Termina na próxima segunda-feira, dia 14 de junho, às 13h, o período de inscrição para o Vestibular Geral da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Com vagas nos Câmpus de Curitiba, Londrina e Toledo, o processo seletivo é voltado àqueles que desejam ingressar no ensino superior no segundo semestre de 2021.

O Vestibular 4.0: Digital e Seguro será realizado com monitoramento em tempo real, ao vivo, por um fiscal e com auxílio de Inteligência Artificial, durante todo o tempo de prova.

Para o Vestibular Geral a prova será composta de 30 questões objetivas e uma proposta de redação, dividida em dois blocos, de duas horas cada, com um intervalo de 10 minutos entre eles. O primeiro bloco será composto por 20 questões, enquanto o segundo terá 10 questões e a redação.

“A prova é realizada em plataforma virtual, segura, com sistema de autenticação e monitoramento online, fiscalização e controle em tempo real. A solução lança mão de Inteligência Artificial para identificar possíveis comportamentos ou ações inadequadas, sempre com o objetivo de manter a honestidade intelectual e a credibilidade do processo seletivo. Os candidatos podem ficar tranquilos quanto a isso”, afirma a pró-reitora de Graduação da PUCPR, Renata Werneck.

As inscrições têm valor de R$ 75 (R$ 38 para treineiros) e devem ser realizadas até o dia 14 de junho, no site https://multiversidade.pucpr.br/. A prova está marcada para o dia 20 do mesmo mês, às 13h, com resultado previsto para 28 de junho. A lista completa dos cursos e vagas pode ser conferida no edital do processo seletivo: https://static.pucpr.br/pucpr/2021/04/re-103-2021-consun.pdf.

Novos cursos – O destaque do Vestibular 4.0: Digital e Seguro, além de toda a tecnologia envolvida, é o lançamento de três novos cursos presenciais: Cinema e Audiovisual – Multicomunicação (Curitiba), Publicidade e Propaganda – Multicomunicação (Curitiba) e Gestão Integrada de Agronegócios (Toledo).

São cursos inovadores, preocupados não só em formar profissionais capacitados para atender às principais necessidades e tendências do mercado, mas também em colocar o estudante como protagonista do processo de ensino e aprendizagem. Detalhes sobre os cursos podem ser acessados em: https://multiversidade.pucpr.br/cursos/.

Como funciona – No e-mail cadastrado na inscrição, o candidato vai receber orientações sobre como fazer a prova. No dia da prova é preciso acessar o ambiente do teste para realizar a captura do documento de identidade, da imagem do rosto do candidato e conferência dos dados. Além disso, por meio da webcam, o vestibulando deve mostrar o ambiente da casa onde ele vai realizar a prova.

Câmera e microfone precisam estar habilitados durante toda a realização do teste, bem como o rosto precisa estar detectável. A qualquer momento que julgarem ser necessário, os fiscais que farão o acompanhamento do processo seletivo poderão acessar câmera, microfone e tela de prova do candidato. Não será permitido o uso de telefone celular e outros tipos de equipamentos eletrônicos durante a realização do vestibular.

O tempo de prova será controlado por um cronômetro virtual, que vai encerrar a aplicação automaticamente quando o limite for atingido.

Outras formas de ingresso – A PUCPR também possibilita o ingresso por meio da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para tanto, é preciso ter realizado a prova a partir de 2015, ter nota superior a 450 e não ter zerado a redação.

Ainda, é possível ingressar na Universidade por transferência externa, para o mesmo curso ou para uma graduação diferente. E quem já possui um diploma do ensino superior pode iniciar uma segunda graduação na PUCPR sem necessidade de realização do processo seletivo.

Há, também, o Vestibular Agendado. Nesta modalidade, o candidato pode optar por realizar a prova de forma online, em ambiente monitorado por fiscal remotamente e Inteligência Artificial, ou presencial, com todos os cuidados sanitários que o momento exige. Mais informações no site: https://multiversidade.pucpr.br/