Siga-nos!

Destaque

UNICAMP abre inscrições para a modalidade Enem-Unicamp 2024

As inscrições poderão ser feitas, exclusivamente pela página eletrônica da Comvest (www.comvest.unicamp.br), até as 17 horas do dia 30/11.

Publicado

em

Quais são os cursos mais concorridos da Unicamp?

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) abriu as inscrições para o processo seletivo Enem-Unicamp 2024.

Enem-Unicamp 2024

As inscrições poderão ser feitas, exclusivamente pela página eletrônica da Comvest (www.comvest.unicamp.br), até as 17 horas do dia 30 de novembro. Os interessados precisam preencher um formulário eletrônico e recolher o valor da taxa de inscrição. Candidatos inscritos no Vestibular Unicamp 2024 com isenção da taxa têm isenção para o processo Enem-Unicamp. Para os demais, a taxa será de 30 reais. O pagamento poderá ser realizado até o dia 7 de dezembro. O Edital com as regras do processo está disponível na página eletrônica da Comvest.

São oferecidas 314 vagas, destinadas a dois segmentos de inscrição: 50% das vagas para candidatos que tenham cursado integralmente o ensino médio em escola pública (ou que tenham obtido a certificação do ensino médio pelo Enem até o ano de 2016 ou exames oficiais) E 50% das vagas para candidatos que tenham cursado integralmente o ensino médio em escola pública e sejam autodeclarados pretos, pardos ou indígenas. A lista de cursos e vagas está disponível no Edital. É possível fazer até duas opções de curso. Os candidatos poderão utilizar sua pontuação considerando-se exclusivamente a edição do Enem de 2023.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Assim como no Vestibular Unicamp, para ter direito às cotas por critério étnico-racial, os estudantes autodeclarados pretos ou pardos deverão possuir traços fenotípicos que os caracterizem como negro, de cor preta ou parda. Esses estudantes deverão preencher o campo específico de autodeclaração no formulário de inscrição e, caso convocados, deverão ser submetidos a uma Comissão de Averiguação, designada pela Diretoria Executiva de Direitos Humanos, para validação da autodeclaração. Os optantes pelas vagas indígenas deverão apresentar a documentação exigida pelo Edital, durante o procedimento de matrícula.

Candidatos que tenham concluído algum curso de graduação ou pós-graduação em instituição pública (federal, estadual ou municipal) não poderão concorrer na modalidade Enem-Unicamp.

Múltiplas Inscrições

Os interessados poderão se inscrever concomitantemente em mais de um dos sistemas de seleção da Unicamp para 2024 (Vestibular Unicamp, modalidade Enem-Unicamp, Vestibular Indígena e modalidade Vagas Olímpicas). Na época das chamadas, caso um candidato tenha sido convocado para matrícula em um mesmo curso, na mesma chamada, no Vestibular 2024 e no Enem-Unicamp, a vaga a ser preenchida será a do vestibular. Caso um(a) candidato(a) tenha sido convocado para matrícula em cursos diferentes, na mesma chamada, no Vestibular 2024 e no Enem-Unicamp, o candidato fará opção, no momento da matrícula. Ao efetivar a sua matrícula em um dos sistemas, o(a) candidato(a) será excluído(a), automaticamente, da lista de classificação dos demais sistemas de ingresso. Caso esteja inscrito(a) no mesmo curso, seja convocado(a) em qualquer sistema e não realize sua matrícula, terá seu nome excluído das chamadas em outros sistemas.

Provas e convocação

As provas do Enem são de responsabilidade do Instituto Nacional de Ensino e Pesquisa Anísio Teixeira (INEP), vinculado ao Ministério da Educação.

Haverá até cinco chamadas para matrícula online. As datas do calendário de matrícula coincidirão com as datas das chamadas do Vestibular Unicamp 2024, cuja primeira convocação será no dia 29 de janeiro de 2024.

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Destaque

Uesb anuncia livros que serão cobrados no Vestibular 2025

Na próxima edição do Vestibular da Uesb, os estudantes terão três livros para mergulhar na leitura.

Publicado

em

por

Vestibular Uesb - vagas sisu

A Literatura abre as portas para um universo de conhecimentos históricos, sociais e culturais que vão além dos livros didáticos. Pensando nisso, o Vestibular Uesb, tradicionalmente, seleciona obras literárias como parte do conteúdo que será cobrado nas provas.

Vestibular Uesb 2025

Na próxima edição do processo seletivo, os estudantes terão três livros para mergulhar na leitura: “Torto Arado” (2019), de Itamar Vieira Junior; “Laços de Família” (1960), de Clarice Lispector; e “Não vou mais lavar os pratos” (2010), de Cristiane Sobral.

Em formato de prosa, o sucesso literário “Torto Arado” continua entre as obras cobradas no Vestibular Uesb. Escrita pelo autor baiano Itamar Vieira Junior, a obra transporta o leitor para o sertão baiano, mais precisamente para a fictícia Fazenda Água Negra. Lá, acompanhamos a saga das irmãs Bibiana e Belonísia, filhas de trabalhadores rurais, desde a infância até a vida adulta. Luta pela terra, memória e ancestralidade, relações familiares, resistência e esperança integram a narrativa.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

A escritora Clarice Lispector também está entre os escolhidos deste ano, com o livro de contos “Laços de Família”. A coletânea de 13 contos explora, com sensibilidade, as relações familiares e as complexidades da alma humana. Temas como amor, solidão, morte, incomunicabilidade, alienação e a busca por sentido na vida passeiam pela obra.

O último livro escolhido é “Não vou mais lavar os pratos”. A poesia de Cristiane Sobral tece uma crítica social poderosa, com reflexões sobre a condição da mulher negra na sociedade brasileira. A autora explora temas como racismo, sexismo, violência doméstica, trabalho precário e a luta por reconhecimento e igualdade.

Mais informações sobre o Vestibular Uesb 2025 serão divulgadas em breve. Acompanhe todas as informações do processo seletivo pelo site do Vestibular.

 

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Destaque

Quer ingressar na UFSC sem prestar vestibular? Veja como!

Estão abertas as inscrições gratuitas para o processo seletivo da UFSC por histórico escolar, sem a necessidade de realizar o vestibular.

Publicado

em

por

UFSC terá a aplicação de provas presenciais no Vestibular 2022

Estão abertas as inscrições gratuitas para o processo seletivo por histórico escolar, destinado a preencher vagas remanescentes da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) do Vestibular Unificado UFSC/IFSC 2024-2 e do Processo Seletivo EaD UFSC 2024 no segundo semestre letivo deste ano.

As inscrições deverão ser feitas pelo site vestibular20242.ufsc.br/historico, até as 23h59min do dia 17 de julho.

Os candidatos precisam ter concluído o Ensino Médio, conforme regras do edital disponível no mesmo endereço eletrônico. No edital também está divulgada a quantidade de vagas disponíveis.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

A Comissão Permanente do Vestibular (Coperve) salienta que é de responsabilidade do candidato preencher o requerimento de inscrição com o nome das disciplinas, respectivas notas e enviar o histórico escolar para conferência, além das outras documentações exigidas no edital. Outro ponto de atenção é que os documentos deverão ser enviados em um dos seguintes formatos: TIFF, JPG, JPEG, BMP, PNG, GIF ou PDF. O tamanho máximo de cada arquivo a ser enviado será limitado a 15 Megabytes (MB).

Ações afirmativas

O processo seletivo também envolve ações afirmativas destinadas a estudantes autodeclarados pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas, com recorte de renda. Para concorrer a essas vagas, o candidato deverá ter cursado integralmente o Ensino Médio em escola pública brasileira. Ao fazer a inscrição, o candidato deverá optar por concorrer em uma ou mais categorias descritas no edital.

Todos os candidatos deverão acessar o Sistema de Inscrição diariamente para acompanhar a análise das notas e da documentação. Caso haja alguma inconsistência, o candidato será informado e terá uma segunda chance de avaliação, após resolver o problema indicado, até o dia 19 deste mês. Após esta data, não poderá ser feita mais nenhuma alteração.

A confirmação de inscrição definitiva estará disponível aos candidatos, a partir de 23 de julho, no endereço vestibular20242.ufsc.br/historico. Neste documento, será divulgada a nota final do candidato.

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Destaque

Aprovados em 2ª chamada – Vestibular Univesp 2024

Os convocados na lista de aprovados em 2ª chamada no Vestibular Univesp 2024 devem efetuar as matrículas entre 11 e 16/07.

Publicado

em

por

Vestibular Univesp 2023

A Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) divulga nesta quarta-feira (10/07), às 15h, o lista dos candidatos aprovados na segunda chamada do Vestibular Univesp 2024.

A consulta poderá ser feita na página: vestibular.univesp.br.

Os candidatos convocados devem ficar atentos ao prazo de matrículas, que será do dia 11 a 16/07.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

O resultado da terceira convocação será divulgado em 17/07, a partir das 15h. As matrículas ocorrerão em 18 e 19 de julho. O início do ano letivo será em 29 de julho.

O processo seletivo recebeu 80 mil inscrições. Foram ofertadas 23.322 vagas, destinadas a 425 polos, de 371 municípios (capital, interior e litoral).

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Continue lendo