Siga-nos!

Notícias dos Vestibulares e Enem

Unicamp amplia abrangência nacional entre os aprovados em 2020

Dos 3.412 aprovados em primeira chamada, 19,4% são de fora do Estado de São Paulo.

Publicado

em

A Unicamp somou, entre os aprovados na primeira chamada do Ingresso 2020, 663 estudantes oriundos de fora do Estado de São Paulo, o que faz do percentual de estudantes de outros Estados o maior já registrado pela Comissão Permanente para os Vestibulares (Comvest).

Dos 3.412 aprovados em primeira chamada, 19,4% são de fora do Estado de São Paulo. No ano anterior, a Unicamp teve entre os matriculados 11,9% estudantes de outros Estados. O índice contribuiu para aumentar a abrangência nacional do Vestibular Unicamp e demais formas de ingresso, de maneira a chegar a 26 unidades da Federação. Ainda estão previstas mais nove chamadas de convocados, até o final de março.

O dado é reflexo das novas modalidades de ingresso nos cursos de graduação da Universidade, implantadas em 2019, de acordo com o diretor da Comvest. José Alves de Freitas Neto comemora o fato de a Comissão haver registrado quase 20% dos aprovados vindos de diferentes partes do país e avalia que “Com as Vagas Olímpicas e o ENEM, temos a oportunidade de ampliar a diversidade dos estudantes quanto ao local de origem. No passado, a Unicamp foi reconhecida por seu Vestibular Nacional. Com a retomada das provas em várias capitais, desde o Vestibular 2018, e com as formas de ingresso adotadas desde o ano passado, a Unicamp busca os melhores estudantes onde quer que eles estejam e, dessa forma, fortalece a sua imagem como uma das principais universidades do país”, comentou.

Atualmente, o Vestibular Unicamp é realizado em cinco capitais e no Distrito Federal e o Vestibular Indígena em outros três Estados, de maneira que a Unicamp seleciona estudantes em um total de nove unidades da Federação, ou seja, 1/3 do país.

Diversidade

Segundo a Comvest, a análise do perfil dos aprovados indica o novo modelo de prova adotado no Vestibular Unicamp 2020 e a diversificação das modalidades de ingresso (Enem, Vagas Olímpicas e Vestibular Indígena) como cruciais na manutenção das metas definidas, em 2017, pelo Conselho Universitário em relação à inclusão social. “Há várias formas de se ler os resultados: os dados globais e os dados por curso. Nos dados globais tivemos um pequeno decréscimo de estudantes de escola pública de 48,7%, em 2019, para 48,2%, nesse ano. Porém, quando observamos os dados por curso, notamos que 47 cursos têm mais de 45% de convocados vindos da escola pública”, observa José Alves.

Os dados por curso estão disponíveis na página eletrônica da Comvest.

No Ingresso Unicamp 2020, o vestibular tradicional representou 75,7% das vagas e a modalidade Enem ficou com 18,7% do total de vagas oferecidas. Os outros 5,5% se dividiram entre o Vestibular Indígena (2,78%) e as Vagas Olímpicas (2,72%).

Em relação à inclusão de estudantes autodeclarados pretos e pardos, os dados demonstram que apesar de haver 35,2% entre os aprovados na primeira chamada, o percentual daqueles que optaram por participar do sistema de cotas étnico-raciais é menor: 28,8%. Na avaliação do diretor da Comvest, esse é um dado peculiar, considerando que as cotas cumprem um importante papel enquanto política pública capaz de aumentar a representatividade da população negra do Estado de São Paulo – de 37% – na Unicamp.

“Boa parte dos estudantes negros prefere disputar as vagas pela ampla concorrência e disso decorrem dois aspectos: os candidatos ouvidos no ano passado e, cruzando o perfil sociocultural desse ano, são candidatos com experiência escolar semelhante aos de ampla concorrência quanto à renda e ao tipo de escola”, explicou José Alves.

Antes da adoção das étnico-raciais cotas pela Unicamp, os índices de estudantes matriculados que se autodeclaravam pretos e pardos variavam entre 14% e 20%.

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastra-se!

RECOMENDAMOS

Destaque

Resultado do Prouni 2022 – 2º semestre

Publicado

em

por

Resultado do Prouni 2022 - 1ª chamada

As inscrições para o Programa Universidade para Todos (Prouni) do segundo semestre de 2022 terminaram na última sexta-feira, 05 de agosto. Nessa edição são ofertadas mais de 190 mil bolsas de estudo. O resultado do Prouni é divulgado em duas chamadas: a primeira sairá hoje, dia 9 de agosto, e a segunda, no dia 22 de agosto.

Resultado do Prouni 2022/2

A consulta pode ser feita no site: https://acessounico.mec.gov.br/prouni

Cronograma

Inscrições: 1º a 5 de agosto

Resultado da 1ª chamada: 9 de agosto

Comprovação das informações: 9 a 17 de agosto

Resultado da 2ª chamada: 22 de agosto

Comprovação das informações da 2ª chamada: 22 a 31 de agosto

Lista de espera: 5 a 6 de setembro

Resultado da lista de espera: 9 de setembro

Comprovação das informações: 10 a 16 de setembro

Assessoria de Comunicação Social do MEC informações da SESU.

Sobre o Prouni

Podem participar do processo seletivo candidatos brasileiros sem diploma de curso superior, que tenham realizado as edições de 2021 e/ou de 2020 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), sendo considerada a edição com a melhor média de notas. É necessário atingir, no mínimo, 450 pontos na média das notas e não ter zerado a redação. Outra exigência é a de não ter participado do Enem na condição de treineiro.

É necessário observar também os critérios de renda, que não foram alterados: para concorrer à bolsa integral, o candidato deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio; e para a bolsa parcial (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa da família.

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastra-se!

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Notícias dos Vestibulares e Enem

Univali abre vagas para nove cursos de licenciatura com bolsas de 100%

Serão ofertadas 40 vagas para cada curso, sendo 30 bolsas de 100% e o repasse mensal de R$ 500,00 para o custeio de despesas

Publicado

em

por

Univali abre inscrições para o Opção Profissional por Área (OPA) 2021

A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) iniciou o processo seletivo para nove cursos de licenciatura com bolsas de 100% para o 2º semestre de 2022. São 360 vagas para os cursos de Ciências da Religião, Educação Especial, Letras Inglês, Matemática, Pedagogia, Sociologia e Tecnologia Educacional nos campi Itajaí e Florianópolis.

Serão ofertadas 40 vagas para cada curso, sendo 30 bolsas de 100% e o repasse mensal de R$ 500,00 para o custeio de despesas relacionadas a materiais, transporte e alimentação via programa de bolsas, além de outras 10 bolsas de 100% para cada curso custeadas pela Univali.

Para concorrer a uma das vagas o candidato deve estar cadastrado no site no programa de bolsas no segundo semestre de 2022, ter cursado todo o Ensino Médio na rede pública ou em instituição privada com comprovação de bolsa integral e residir no mínimo há 2 anos em Santa Catarina.

A inscrição deve ser realizada até o dia 18 de agosto. A relação dos alunos classificados será divulgada no dia 26 de agosto e as aulas começam no dia 1 de setembro. O edital com as informações sobre os cursos, documentos necessários para inscrição e os prazos de cada etapa do processo seletivo está disponível aqui.

Vagas:

CIÊNCIAS DA RELIGIÃO – 40 vagas Itajaí e 40 vagas Florianópolis

EDUCAÇÃO ESPECIAL – 40 vagas Florianópolis

LETRAS INGLÊS – 40 vagas Itajaí

MATEMÁTICA – 40 vagas Florianópolis

PEDAGOGIA – 40 vagas Florianópolis

SOCIOLOGIA – 40 vagas Itajaí

TECNOLOGIA EDUCACIONAL – 40 vagas Itajaí e 40 vagas Florianópolis

Mais informações: na Coordenadoria de Atenção ao Estudante – (47) 3341-7944.

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastra-se!

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Notícias dos Vestibulares e Enem

Santa Casa de SP abre inscrições para o Vestibular 2023

Ao todo, são oferecidas 510 vagas para cinco cursos no Vestibular 2023 da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP)

Publicado

em

por

Santa Casa abre inscrições para o Vestibular de Vagas Remanescentes 2022

Estão abertas as inscrições para o Vestibular 2023 da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP). Ao todo, são oferecidas 510 vagas para cinco cursos de graduação — Medicina, Enfermagem, Fonoaudiologia, Tecnologia em Radiologia e Tecnologia em Sistemas Biomédicos. O prazo final para as inscrições é 29 de setembro. A realização do Vestibular 2023 está sob responsabilidade da Fundação Vunesp.

Santa Casa Vestibular 2023

Medicina é o curso que a FCMSCSP oferece mais vagas: 180, sendo seguido pelos cursos de Tecnologia em Radiologia e de Tecnologia em Sistemas Biomédicos, com 100 vagas em cada; Enfermagem, com 80 vagas, e Fonoaudiologia, com 50 vagas. Do total de 510 vagas oferecidas no Vestibular 2023, 155 são direcionadas a alunos de baixa renda disponibilizando bolsas de até 100% do valor da mensalidade, de acordo com o perfil socioeconômico dos candidatos aprovados.

Veja aqui outros vestibulares de medicina com inscrições abertas!

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastra-se!

RECOMENDAMOS

Continue lendo