Siga-nos!

Destaque

Unicamp beneficia quase 10 mil com isenção da taxa para o Vestibular 2024

No total, foram concedidas 9.888 isenções da taxa: o segundo maior número de isenções concedidas, desde o início do Programa (em 2000), menor apenas que o registrado no ano de 2021.

Publicado

em

Vestibular Unicamp 2024

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) está divulgando a lista de candidatos contemplados com a isenção do pagamento da taxa de inscrição para o Vestibular Unicamp 2024, válida também para quem se inscrever na modalidade Enem-Unicamp 2024. No total, 9.888 estudantes receberam o benefício e estão isentos do pagamento da taxa. O número é o segundo maior registrado pela Comvest desde o início do Programa, em 2000, menor somente que aquele registrado em 2021.

A relação de contemplados está disponível em www.comvest.unicamp.br. Todos os candidatos que preencheram os requisitos foram beneficiados.

Nos últimos anos, a Comvest registrou os seguintes números de beneficiados pelo Programa de Isenção da Taxa: 2023: 8.546; 2022: 8.386; 2021: 11.810; 2020: 8.304; 2019: 7.696; 2018: 8.653; 2017: 7.302; 2016: 5.998; 2015: 4.568. A série histórica completa está disponível no endereço: https://www.comvest.unicamp.br/estatisticas-de-isencao/.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

No segundo ano de implantação, a modalidade 4, para bolsistas em escolas particulares com renda bruta de um salário mínimo e meio mensal por morador, previa um total de 150 isenções. Diante da demanda expressiva recebida, a Comvest decidiu atender a todos os estudantes que comprovaram se encaixar nos requisitos solicitados e, assim, conceder 930 isenções nessa categoria.

A partir de hoje, os contemplados começam a receber – exclusivamente via e-mail – um comunicado sobre o benefício. Importante: Os contemplados não são automaticamente inscritos no Vestibular Unicamp 2024 ou na modalidade Enem-Unicamp. É preciso, posteriormente, fazer as respectivas inscrições, utilizando o código de isento fornecido pela Comvest. O calendário do Vestibular Unicamp 2024 já foi divulgado e as inscrições serão realizadas do dia 31 de julho ao dia 31 de agosto de 2023, pela internet. Já as inscrições para a modalidade Enem-Unicamp serão realizadas em novembro.

As isenções da taxa de inscrição do Vestibular Unicamp foram oferecidas em quatro modalidades. A maior parte das isenções foi para a modalidade 1, dirigida a candidatos de famílias de baixa renda (com até um salário mínimo e meio bruto mensal por morador do domicílio) e que estudaram o ensino médio integralmente

em escolas públicas, em que 7.856 estudantes receberam o benefício. Na modalidade 2, para funcionários da Unicamp/Funcamp, 33 candidatos tiveram isenção da taxa de inscrição. A modalidade 3, oferecida para aqueles que se candidatam aos cursos noturnos de Licenciatura ou Tecnologia (Licenciaturas em: Ciências Biológicas, Física, Letras, Licenciatura Integrada Química/Física, Matemática e Pedagogia. Tecnologia em: Análise e Desenvolvimento de Sistemas e em Saneamento Ambiental), beneficiou 1.069 candidatos. Já na modalidade 4, o número foi de 930 isenções concedidas.

Inscrições indeferidas

Candidatos que tiveram sua inscrição indeferida poderão solicitar recurso, devidamente justificado, através do preenchimento de formulário eletrônico específico, disponibilizado na página eletrônica da Comvest, a partir da divulgação da lista de contemplados e até as 17 horas (horário oficial de Brasília) do dia 31 de julho de 2023. O resultado do recurso será divulgado no dia 02/08/2023.

Destaque

Gabarito – Vestibular Unificado UFSC 2025

Publicado

em

por

UFSC divulga leituras obrigatórias para o Vestibular 2023

Foram aplicadas nos dias 7 e 8 de dezembro as provas do do Vestibular Unificado UFSC/IFSC/IFC 2025, que oferece 6.726 vagas distribuídas em 200 cursos de graduação, nas três instituições. Na UFSC são 4.525 vagas, no IFSC 1.268 vagas e no IFC 933 vagas.

Gabarito Vestibular UFSC 2025

As provas e o gabarito preliminar das questões objetivas (proposições múltiplas e abertas) e das questões discursivas estarão disponíveis, a partir das 20h, deste domingo no site https://vestibularunificado2025.ufsc.br/.

A divulgação da lista dos classificados em primeira chamada está prevista para o final da primeira quinzena de janeiro.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

O índice de presencialidade nos dois dias ficou em 75,9%, superando o do ano passado, 73,9%. O comparecimento de 2023 já havia crescido em relação a 2022, quando foi de 70,9%.

Continue lendo

Destaque

MEC divulga locais de prova da reaplicação do Enem 2024

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) reaplicará as provas do Enem 2024 na próxima terça-feira (10) e na quarta-feira (11).

Publicado

em

por

Enem 2024

O Cartão de Confirmação de Inscrição da reaplicação do Exame Nacional do Ensino Médio 2024 já está disponível na Página do Participante do Enem. Para visualizar e imprimir o cartão de confirmação, é necessário acessar o portal único de serviços digitais do governo federal, o Gov.br, com o cadastro de Pessoa Física (CPF) e senha cadastrados.

O cartão apresenta, entre outras informações, a data, o horário e o local de prova.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) reaplicará as provas do Enem 2024 na próxima terça-feira (10) e na quarta-feira (11).

Participantes

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Somente os candidatos faltosos dos dias originais de provas e que tiverem seus pedidos deferidos pelo Instituto poderão fazer a reaplicação do Enem.

O edital prevê que a reaplicação é destinada somente aos candidatos prejudicados por problemas logísticos ou infectados por doenças contagiosas.

Quem faltou a qualquer um dos domingos de aplicação do Enem por motivos que não se enquadram no edital do exame não tem direito à reaplicação do exame. Desta forma, o candidato será considerado ausente e, se houve provas realizadas, as notas servirão apenas para autoavaliação.

Reaplicação

A reaplicação das provas do Enem 2024 também terá 180 questões objetivas de quatro áreas do conhecimento (linguagens, ciências humanas, ciências da natureza e matemática).

As provas serão divididas em dois dias, da mesma forma que ocorre na aplicação regular do exame. Porém, as datas escolhidas para reaplicação não serão em dois fins de semana, mas nos dias 10 de dezembro (uma terça-feira) e 11 de dezembro (quarta-feira).

Mesmo tendo o mesmo formato, na reaplicação, as questões e o tema da dissertação-argumentativa serão diferentes das aplicadas no período regular, para garantir a equidade na concorrência entre os candidatos.

No dia 10 de dezembro, a reaplicação será da prova de redação e das questões objetivas de Linguagens (língua portuguesa, literatura, língua estrangeira, artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação) e ciências humanas (história, geografia, filosofia e sociologia).

No segundo dia de reaplicação, 11 de dezembro, serão aplicadas as provas de ciências da natureza (química, física e biologia) e matemática.

Os recursos de acessibilidade de videoprova em Língua Brasileira de Sinais (Libras) e leitor de tela para inclusão digital de pessoas com deficiência visual, não serão fornecidos na reaplicação, ainda que tenham sido solicitados pelo participante no ato da inscrição. No entanto, o Inep disponibilizará tradutor-intérprete de libras e auxílio para leitura para os participantes.

Enem PPL

O Inep também aplicará, nos dias 10 e 11 de dezembro, o Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade ou sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (Enem PPL) 2024.

As provas têm o mesmo nível de dificuldade do Enem regular e ocorrem dentro das unidades prisionais e socioeducativas indicadas pelas unidades da Federação.

As notas finais do Enem 2024 serão divulgadas em 13 de janeiro de 2025, tanto da aplicação regular das provas, como da reaplicação do exame e ainda do Enem PPL 2024.

Acesso ao ensino superior

Instituído em 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término do ensino médio. Os participantes que ainda não concluíram o ensino médio podem participar como treineiros, e os resultados obtidos no exame servem somente para autoavaliação de conhecimentos.

As notas do Enem podem ser usadas em processos seletivos coordenados pelo Ministério da Educação, como Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) do governo federal.

O desempenho no Enem também é considerado para ingresso em instituições de educação superior de Portugal que têm acordo com o Inep. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior naquele país.

Fonte: Agência Brasil

Continue lendo

Destaque

Inscreva-se no vestibular de medicina da USF

A Universidade São Francisco (USF) recebe inscrições para o vestibular do Curso de Medicina para ingresso no 1º e 2º semestre de 2025.

Publicado

em

por

USF está com inscrições abertas para o Vestibular de Medicina 2021

A Universidade São Francisco (USF) recebe inscrições para o vestibular do Curso de Medicina para ingresso no 1º e 2º semestre de 2025. As inscrições podem ser realizadas até o dia 19 de janeiro de 2025. A taxa de inscrição é de R$ 150 e as inscrições podem ser feitas em usf.edu.br/vestibular.

O Vestibular 2025 ofertará vagas para o 1.º e 2.º semestres letivos, sendo oferecidas 73 vagas e 72 vagas, respectivamente por semestre. Para concorrer a uma das vagas, o candidato pode utilizar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), de 2015 até 2024, sendo considerada, para fins de seleção e classificação.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Serão classificados, exclusivamente, os candidatos que preencherem a pontuação final igual ou acima de 2500 pontos e que não tenham zerado na redação. O resultado será publicado no dia 22 de janeiro de 2025.

Medicina USF

Com ênfase em práticas profissionais desde o primeiro ano, a Medicina da USF alia teoria e prática, valorizando a flexibilidade do processo de formação individual e orientando para o protagonismo estudantil, além de utilizar tecnologias como facilitadoras da rotina de estudos. O curso está entre os melhores do país, de acordo com o MEC, e conta com mais de 50 anos de história.

Com matriz curricular atualizada e moderna infraestrutura que compreende espaços como o Centro de Simulação Realística, Centro de Estudos de Anatomia, ampla rede de estágio e inserção na rede básica de saúde, os estudantes e docentes atuam também em hospitais, unidades básicas de saúde, ambulatórios, unidades de estratégia de saúde da família, entre tantos outros espaços.

O Curso de Medicina está localizado no Câmpus Bragança Paulista, mesmo local onde está instalado o Hospital Universitário São Francisco (HUSF), considerado o hospital geral mais importante da região bragantina em razão de suas atividades de alta complexidade, desenvolvimento de pesquisas e intervenções de elevada especialização.

Para acompanhar as transformações da profissão e preparar os estudantes para os desafios da carreira, a USF investe em formação contínua para o corpo docente e de estudantes

A cidade de Bragança Paulista

Bragança Paulista se destaca como uma das melhores cidades do Brasil com mais de 100 mil habitantes para se viver, ocupando o 8º lugar nesse ranking nacional. Além disso, é reconhecida como a 36ª melhor cidade geral para qualidade de vida no país. Localizada a apenas 80km da capital paulista, Bragança Paulista atrai famílias em busca de qualidade de vida, saúde e bem-estar, mantendo a proximidade com São Paulo. Com um clima agradável e sendo uma das cidades mais seguras do estado de São Paulo, Bragança Paulista continua a ser uma escolha popular para quem busca tranquilidade e qualidade de vida.

Informações:

Inscrições em: usf.edu.br/vestibular.

Utilize o resultado do ENEM entre 2015 e 2024

Inscrições: até 19 de janeiro de 2025

Resultado: 22 de janeiro de 2025

Continue lendo