Notícias dos Vestibulares e Enem
Unicamp divulga lista de livros válida para o Vestibular 2019
A nova lista apresenta alteração de três obras em relação à lista anterior
A nova lista apresenta alteração de três obras em relação à lista anterior
12/04/2017
A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) divulgou a lista de livros de literatura de língua portuguesa, cuja leitura é obrigatória para candidatos ao Vestibular Unicamp 2019. São 12 obras de diferentes gêneros e extensões, de autores das literaturas brasileira e portuguesa.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
A cada ano, a Unicamp renovará parcialmente as obras que compõem a lista, para permitir o planejamento do professor e, ao mesmo tempo, acompanhar a dinâmica própria do sistema de ensino, cujo público se renova todos os anos. A lista para o Vestibular 2019 apresenta três obras novas em relação à anterior. É importante destacar que essa lista não é a mesma para o Vestibular Unicamp 2018, que ocorre ainda este ano, e cujas obras já foram divulgadas anteriormente.
A lista de obras inclui romances, poesia, peça teatral, contos, diário e sermões, a fim de levar o vestibulando a ampliar o seu campo de estudos, sem sobrecarregá-lo no volume de leituras.
Poesia:
Luís de Camões, Sonetos 1.
Jorge de Lima, Poemas Negros (Livro distribuído pelo governo federal no PNBE).
Ana Cristina Cesar, A teus pés.
Contos:
Clarice Lispector, Amor, do livro Laços de Família.
Guimarães Rosa, A hora e a vez de Augusto Matraga, do livro Sagarana.
Machado de Assis, O espelho 2.
Teatro:
Dias Gomes, O bem amado 3.
Romance:
Camilo Castelo Branco, Coração, cabeça e estômago (Livro em domínio público).
Érico Veríssimo, Caminhos Cruzados (Livro distribuído pelo governo federal no PNBE).
José Saramago, História do Cerco de Lisboa.
Diário:
Carolina Maria de Jesus, Quarto de despejo (Livro distribuído pelo governo federal no PNBE).
Sermões:
Antonio Vieira 4
(1) Sermão de Quarta-feira de Cinza – Ano de 1672;
(2) Sermão de Quarta-feira de Cinza – Ano de 1673, aos 15 de fevereiro, dia da trasladação do mesmo Santo;
(3) Sermão de Quarta-feira de Cinza – Para a Capela Real, que se não pregou por enfermidade do autor.
Mais informações: www.comvest.unicamp.br
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
Ex-aluno da PUC-SP é aprovado para a presidência do Banco Central
Gabriel Muricca Galípolo é graduado e mestre pela PUC-SP
O plenário do Senado Federal, aprovou na última terça-feira (8/10), por 66 votos a 5, o nome de Gabriel Muricca Galípolo para presidente do Banco Central. Mais cedo, o economista já havia sido aprovado por unanimidade pela Comissão de Assuntos Econômicos da casa legislativa.
Galípolo é formado em Ciências Econômicas e mestre em Economia Política pela PUC-SP. Entre 2006 e 2012 foi professor do Departamento de Economia da Universidade. Recentemente, no governo Lula, ocupou o cargo de Secretário Executivo do Ministério da Fazenda e atualmente é Diretor de Política Monetária do Banco Central.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
O economista foi escolhido para comandar o Banco Central a partir de 2025. Galípolo assume a cadeira de Roberto Campos Neto em janeiro, após a aprovação da sabatina feita pelo Senado Federal.
Trabalhou como chefe de Assessoria Econômica da Secretaria de Transportes Metropolitanos de SP (2007), Diretor da Unidade de Estruturação de Projetos da Secretaria de Economia e Planejamento de SP (2008) e Presidente do Banco Fator (2017 a 2021).
O aluno Gabriel Galípolo
De acorco com o prof. Antonio Corrêa de Lacerda, do Programa de Pós-Graduação em Economia Política da PUC-SP, Gabriel Galípolo foi um dos alunos que se destacaram no curso de Economia da Universidade.
“Gabriel Galipolo é egresso da nossa Graduação e do Mestrado em Economia Política da PUC-SP. Sempre se destacou como aluno e depois professor do nosso Departamento de Economia, onde atuou por 6 anos. Ele soube aproveitar a formação eclética e crítica que oferecemos nos cursos, o que aliado à experiência que adquiriu na sua bem-sucedida carreira no mercado financeiro para tornar-se um economista diferenciado. Temos muito orgulho na PUC-SP em formar economistas de tanto sucesso no governo, no setor privado e na Universidade”, afirma o docente.
A profa. Cristina Helena de Mello, do departamento de Economia, destaca que Galípolo foi um daqueles estudantes brilhantes. “Galípolo foi nosso aluno e nosso professor. Foi sempre um estudante interessado, dedicado, daqueles que têm brilho nos olhos! Ele teve “vida universitária”! Isso significa que se envolveu fora da sala de aula, com professores, debates, colegas. Desenvolveu desta forma soft e life skills. Sempre aproveitou as oportunidades de network oferecidas por seus professores. Sua trajetória é mérito pessoal. Mas, seguramente, sua formação acadêmica, o desenvolvimento de competências e habilidades tem a alma mater da PUC-SP”, finaliza.
A diretora da Faculdade de Economia, Administração, Contábeis e Atuariais (FEA), profa. Elizabeth Borelli, afirma que a nomeação de Galípolo é de extrema relevância para toda a sociedade. “É motivo de grande orgulho para a PUC-SP a nomeação do economista Gabriel Galípolo para a presidência do Banco Central, e, particularmente para a FEA, onde ele cursou, brilhantemente, a Graduação e o Mestrado em Economia Política; atuou, inclusive, como professor no curso de Ciências Econômicas. Sua notoriedade intelectual sempre o qualificou como um ponto fora da curva, não apenas no meio acadêmico, mas por sua carreira ascendente no mercado, pelos altos postos galgados. Certamente, deixará um legado importante para a economia brasileira”, reitera a docente.
Vestibular 2025
As inscrições para o Vestibular de Verão 2025 estão abertas, clique aqui.
Saiba mais sobre o curso de Economia.
Notícias dos Vestibulares e Enem
Inscrições abertas para o vestibular de Medicina da Universidade de Caxias do Sul (UCS)
O vestibular de Medicina da Universidade de Caxias do Sul oferece 30 vagas para ingresso no 1º semestre de 2025.
Estão abertas as inscrições para o vestibular de Medicina da Universidade de Caxias do Sul. São oferecidas 30 vagas para ingresso no 1º semestre de 2025.
Vestibular de Medicina UCS
As inscrições se estendem até 17 de novembro e podem ser feitas pelo site: https://ucsvirtual.ucs.br/vestibular/inscricao/.
Veja aqui outros vestibulares de medicina com inscrições abertas!
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
A prova será aplicada dia 24 de novembro, às 13h30, no Campus-Sede, em Caxias do Sul. Com duração de cinco horas, o exame é composto por redação, dez questões de Língua Portuguesa, dez de Língua Estrangeira (Espanhol ou Inglês), dez de Conhecimentos Gerais, dez de Biologia e dez de Química. A participação também está aberta a alunos na modalidade de treineiros.
Ingresso nos demais cursos
Para o ingresso nos demais cursos de bacharelado, licenciatura e tecnologia da UCS, o processo seletivo é contínuo, com três oportunidades semanais via prova de redação on-line ou aproveitamento das notas de vestibulares anteriores da UCS ou do Enem. Clique para conferir todas as formas de estudar na UCS.
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
Inscrições do Vestibular de Medicina da UNICID vão até 15/10
A prova do vestibular está marcada para o dia 20 de outubro e será aplicada no Campus Villa Lobos
Inscreva-se para o Tradicional de Medicina da UNICID e estude em uma das Universidades mais prestigiadas e valorizadas do país, nota 4 no conceito Enade, além dos benefícios e financiamentos exclusivos! São oferecidas 276 vagas para ingresso no 1º semestre de 2025, sendo 200 por meio do vestibular, 50 por meio do processo seletivo com uso da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e 26 para os portadores de diploma (2ª graduação).
Vestibular de Medicina UNICID
A prova do vestibular está marcada para o dia 20 de outubro e será aplicada no Campus Villa Lobos – Avenida Imperatriz Leopoldina, 550 – São Paulo – SP
As inscrições podem ser feitas até 15 de Outubro de 2024, às 20h, por meio do site: www.unicid.edu.br
Processo Seletivo ENEM
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
O Processo Seletivo Vestibular ENEM, para ingresso no curso de graduação em Medicina da Universidade Cidade de São Paulo – 2025, destina-se a candidatos que possuam o certificado de conclusão do ensino médio ou que comprovem a conclusão até 31 de dezembro de 2024.