Notícias dos Vestibulares e Enem
Unicamp e UFSCar têm recorde de inscritos para o Vestibular Indígena 2022
A data da prova será alterada para o dia 27 de março de 2022, em função do contexto da pandemia de Covid-19.
A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) registrou 2.805 inscritos para o Vestibular Indígena 2022, primeiro ano da seleção unificada entre a UFSCar e a Unicamp para o ingresso de estudantes indígenas em diferentes cursos de graduação das duas universidades. As inscrições gratuitas foram encerradas no dia 20 de janeiro. A relação candidatos-vaga por curso e o número de inscritos por cidade de prova estão disponíveis na página eletrônica da Comvest: www.comvest.unicamp.br. Na UFSCar, essa é a 15ª edição da modalidade de ingresso para estudantes indígenas e na Unicamp, a quarta. A Unicamp oferece 130 vagas, distribuídas em todos os cursos da Universidade, e a UFSCar oferece até duas vagas, em 65 diferentes opções de cursos. Na última edição oferecida de maneira separada, as universidades somaram 2.409 inscrições, sendo 1.697 na Unicamp e 712 na UFSCar.
Mudança – Data da prova
A data da prova, inicialmente prevista para o dia 13 de março, está sendo alterada para o dia 27 de março, devido ao contexto da pandemia de Covid-19 e na expectativa de uma diminuição dos casos até o final do mês de março. A prova será aplicada de maneira presencial, em seis cidades do país: Campinas (SP), Recife (PE), Dourados (MS), São Gabriel da Cachoeira (AM), Manaus (AM) e Tabatinga (AM). A cidade de Bauru não atingiu o número mínimo de 50 inscritos e, conforme previsto pelas regras do Edital do processo, não terá aplicação do exame. Os candidatos que haviam escolhido a cidade de Bauru deverão realizar a prova na cidade de Campinas. A cidade com maior procura para realizar a prova é São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas, com 933 candidatos. Tabatinga, também no Amazonas, é a segunda cidade com maior procura no Vestibular Indígena 2022, com 780 inscritos. A Comvest irá divulgar os endereços dos locais de exame no próximo dia 18 de fevereiro, na página eletrônica do Vestibular Indígena.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
Em ambas as universidades, os cursos com maior demanda foram aqueles da área de saúde/biológicas. Na UFSCar, Medicina, Enfermagem e Fisioterapia registraram as maiores demandas e, na Unicamp, Medicina, Enfermagem, Odontologia e Farmácia foram os cursos mais procurados do Vestibular Indígena 2022.
A prova será em língua portuguesa, composta de questões de múltipla escolha e uma Redação, da seguinte maneira: Linguagens e códigos (14 questões); Ciências da Natureza (12 questões); Matemática (12 questões); Ciências Humanas (12 questões); e uma Redação. O programa de estudos para a prova já está disponível nos editais, nas páginas da Comvest e da UFSCar. Os candidatos ao curso de Licenciatura em Música da Unicamp e da UFSCar, além das provas acima, deverão realizar a Prova de Habilidades Específicas em Música, com o envio eletrônico de vídeos, até o dia 8 de fevereiro, pela página do Vestibular indígena 2022, no site da Comvest.
Os candidatos deverão comprovar que pertencem a uma das etnias indígenas do território brasileiro, por meio da documentação especificada no Edital, a ser entregue no dia da prova. Outro pré-requisito é que os candidatos tenham cursado o ensino médio integralmente na rede pública (municipal, estadual, federal), ou em escolas indígenas reconhecidas pela rede pública de ensino ou tenham obtido a certificação do ensino médio pelo ENEM ou exames oficiais (por exemplo, o Enceja) e não tenham cursado nenhum período do ensino médio na rede particular. Caso sejam aprovados no vestibular, os estudantes deverão comprovar as exigências, apresentando no ato da matrícula toda a documentação exigida.
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
Consulte seu local de prova da 1ª fase do Vestibular Unicamp 2025
A prova da 1ª do vestibular da Unicamp é composta de 72 questões de múltipla escolha e acontece no dia 20 de outubro.
Os estudantes inscritos no Vestibular Unicamp 2025 já podem consultar o local (https://www.comvest.unicamp.br/ingresso-2025/vestibular-2025/) onde irão fazer a prova da primeira fase, que será aplicada no próximo dia 20 de outubro de 2024, a partir das 9 horas da manhã. A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) também está enviando aos candidatos uma mensagem com a informação do local e as orientações para a prova. O tempo de duração da prova da primeira fase é de cinco horas, com a aplicação de 72 questões de múltipla escolha. Estão inscritos no processo, 63.004 candidatos, que irão concorrer a 2.537 vagas, em 69 cursos de graduação.
É a primeira vez que a prova será realizada no período da manhã e a orientação da Comvest é para que os candidatos cheguem com antecedência e estejam nos locais de prova às 8 horas (horário de Brasília).
A primeira fase será aplicada, no Estado de São Paulo, em 31 cidades: Americana, Araçatuba, Barueri, Bauru, Botucatu, Bragança Paulista, Campinas, Franca, Guarulhos, Indaiatuba, Jundiaí, Limeira, Lorena, Marília, Mogi das Cruzes, Mogi Guaçu, Osasco, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São Carlos, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, Sorocaba, Sumaré e Valinhos.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
Fora do Estado de São Paulo, recebem as provas do Vestibular Unicamp seis capitais: Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Recife e Salvador. É a primeira vez que Recife recebe a aplicação das provas do Vestibular Unicamp.
Prova
A prova da primeira fase é composta de 72 questões de múltipla escolha, distribuídas da seguinte maneira: 12 questões de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, 12 questões de Matemática, 7 questões de História, 7 questões de Geografia, 3 questões de Filosofia, 3 questões de Sociologia, 7 questões de Física, 7 questões de Química, 7 questões de Biologia e 7 questões de Inglês. Cada questão tem quatro alternativas e vale um ponto.
O que levar
Os candidatos deverão levar o original do documento de identidade indicado na inscrição, canetas de cor preta em material transparente, lápis preto e borracha. Será permitido o uso de régua transparente e compasso. É vedada a utilização de aparelhos celulares, relógios de qualquer tipo e quaisquer outros equipamentos eletrônicos, corretivo líquido, lapiseira, caneta marca texto, boné, chapéu ou outros materiais estranhos à prova. Está permitido: água, sucos, chocolates, alimentos leves.
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
Vestibular de Medicina da Unicid recebe inscrições até 15/10
A prova do vestibular está marcada para o dia 20 de outubro e será aplicada no Campus Villa Lobos
Inscreva-se para o Tradicional de Medicina da UNICID e estude em uma das Universidades mais prestigiadas e valorizadas do país, nota 4 no conceito Enade, além dos benefícios e financiamentos exclusivos! São oferecidas 276 vagas para ingresso no 1º semestre de 2025, sendo 200 por meio do vestibular, 50 por meio do processo seletivo com uso da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e 26 para os portadores de diploma (2ª graduação).
Vestibular de Medicina Unicid
A prova do vestibular está marcada para o dia 20 de outubro e será aplicada no Campus Villa Lobos – Avenida Imperatriz Leopoldina, 550 – São Paulo – SP
As inscrições podem ser feitas até 15 de Outubro de 2024, às 20h, por meio do site: www.unicid.edu.br
Processo Seletivo ENEM
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
O Processo Seletivo Vestibular ENEM, para ingresso no curso de graduação em Medicina da Universidade Cidade de São Paulo – 2025, destina-se a candidatos que possuam o certificado de conclusão do ensino médio ou que comprovem a conclusão até 31 de dezembro de 2024.
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Notícias dos Vestibulares e Enem
Inscrições abertas para o Vestibular de Medicina da FAM
A Faculdade das Américas (FAM) está com as inscrições abertas para o Vestibular de Medicina, oferecendo três formas de ingresso.
A Faculdade das Américas (FAM), de São Paulo/SP, está com as inscrições abertas para o Vestibular de Medicina. A instituição oferece três formas de ingresso:
- Uso da nota do Enem (a partir de 2009)
- Transferência
- Portadores de Diploma
As inscrições para o processo seletivo via Enem e Portadores de Diploma vão até o dia 28 de outubro de 2024. A divulgação da pré-lista dos classificados acontece em 1º de novembro de 2024.
Para os candidatos que pretendem ingressar via transferência, o prazo vai até 10 de janeiro de 2025.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
Mais informações e inscrições: https://www.medicinafam.com.br/
Veja aqui outros vestibulares de medicina com inscrições abertas!