Notícias dos Vestibulares e Enem
UPF divulga o listão dos aprovados em Medicina

Os candidatos de 250 cidades de sete estados brasileiros que fizeram a prova presencial do Vestibular de Verão da Universidade de Passo Fundo (UPF), realizada no sábado, 13 de novembro, já podem conferir o resultado.
O listão para os candidatos aprovados em Medicina e o boletim de desempenho para os candidatos de todos os cursos já estão disponíveis.
As matrículas para a primeira chamada de Medicina ocorrem nos dias 16 e 17 de novembro, de forma on-line. Para os demais cursos, a matrícula também será realizada on-line. O informativo com o detalhamento das orientações será enviado para o e-mail cadastrado no ato da inscrição.
- Listão dos aprovados em Medicina.
- Boletim de Desempenho para os candidatos de todos os cursos que fizeram a prova presencial.
- Gabarito e provas
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
Quem tiver dúvida referente à documentação necessária para a efetivação da matrícula pode acessar o Manual do Candidato disponível na Área do Candidato (https://www.upf.br/ingresso/area-do-candidato)
Inscrições seguem abertas
Com exceção do curso de Medicina, quem perdeu o prazo da prova presencial, ainda pode concorrer a uma vaga na Universidade de outras duas formas. O processo seletivo continua aberto para ingresso via nota de redação do Enem e prova de redação on-line até 11 de fevereiro.
Neste processo seletivo, estão sendo ofertadas vagas em 50 cursos presenciais, que tiveram seus currículos revitalizados. No site www.upf.br/ingresso é possível conferir quais são os cursos oferecidos neste Vestibular de Verão. Além disso, uma das grandes novidades, são os cursos híbridos: Agronegócio, Análise e Desenvolvimento de Sistemas (CST), Arquitetura e Urbanismo, Engenharia de Produção, Gestão Pública (CST), Geografia, Pedagogia e Serviço Social. Outros detalhes podem ser obtidos em www.upf.br/cursoshibridos.
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
Resultado do Processo Seletivo ENEM – Vestibular UERJ
A UERJ divulgou hoje, 30, o resultado preliminar do Processo Seletivo via nota do Enem para vagas remanescentes do Vestibular Estadual 2025.

A UERJ divulgou hoje, 30, o resultado preliminar do Processo Seletivo via nota do Enem para vagas remanescentes do Vestibular Estadual 2025.
A consulta pode ser feita no site: https://www.vestibular.uerj.br/?p=15780
O candidato poderá solicitar recurso quanto ao resultado preliminar, via sistema do candidato, nos dias 01 e 02 de julho.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
Obs: Os candidatos que não enviaram o Boletim de notas do Enem no período de inscrição poderão enviá-lo de forma online (via sistema), nos dias previstos para recurso.
O Boletim de notas do ENEM, a ser obtido no portal do INEP (https://enem.inep.gov.br/participante), deve conter os dados do candidato (nome, CPF e inscrição do ENEM), bem como as notas de todas as provas, para que a nota final do candidato possa ser calculada. Lembramos que não serão aceitos Boletins enviados por e-mail.
O resultado final da análise dos Boletins de notas do ENEM será divulgado no dia 23/07 e a classificação, no dia 08/08. Todas as datas estão disponíveis no calendário publicado no portal do vestibular.
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
ENIAC recebe inscrições para o processo seletivo de transferência para o curso de Medicina
O processo é voltado a alunos que desejam dar continuidade à sua formação médica em uma instituição com infraestrutura de ponta e ensino inovador.

O Centro Universitário de Excelência ENIAC recebe inscrições para o processo seletivo de transferência externa para o curso de Medicina, com ingresso previsto para o segundo semestre de 2025. Estudantes matriculados em cursos de Medicina de outras Instituições de Ensino Superior (IES), reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC), podem participar.
O edital contempla o ingresso nos 2º e 3º semestres do curso. O processo é voltado a alunos que desejam dar continuidade à sua formação médica em uma instituição com infraestrutura de ponta e ensino inovador.
Formas de ingresso
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
A seleção se dá por análise curricular, com base nos seguintes critérios:
- Compatibilidade de conteúdo programático e carga horária das disciplinas já cursadas;
- Desempenho acadêmico do candidato.
Caso haja disciplinas reprovadas, o estudante poderá ser enquadrado em regime de dependência (DP). Se houver reprovação em mais de duas disciplinas equivalentes, o ingresso será obrigatoriamente no primeiro semestre do curso.
Inscrições
Os interessados devem:
- Realizar cadastro na página oficial do curso de Medicina do ENIAC;
- Anexar a documentação exigida:
- Histórico escolar atualizado;
- Programas das disciplinas cursadas;
- Efetuar o pagamento da taxa de análise curricular no valor de R$ 350,00 (trezentos e cinquenta reais).
Após a confirmação do pagamento e o envio completo da documentação, o resultado da análise será divulgado ao candidato em até 72 horas.
Prazos e vigência
O edital entrou em vigor em 24 de março de 2025 e as inscrições permanecem abertas enquanto houver vagas disponíveis para o segundo semestre letivo.
Para mais informações e inscrições, acesse: https://eniac.edu.br/medicina
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
UEL adianta abertura das inscrições do Vestibular 2026
A Cops adiantou para a manhã desta terça-feira (1º), a partir das 8h, a abertura das inscrições para o Vestibular UEL 2026

A Coordenadoria de Processos Seletivos (Cops) adiantou para a manhã desta terça-feira (1º), a partir das 8h, a abertura das inscrições para o Vestibular UEL 2026, que será realizado em fase única nos dias 26 e 27 de outubro.
Serão oferecidas 3.180 vagas, distribuídas em 53 cursos de graduação presenciais, considerando a reserva para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e o Aprova Paraná Universidades.
As inscrições custam R$ 181,00 e poderão ser feitas até o próximo dia 14 de agosto, pelo site da Cops (www.cops.uel.br).
Provas
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
No primeiro dia de avaliação (26/10), todos os candidatos inscritos farão a Prova de Conhecimentos Gerais e Prova de Redação, com 60 questões objetivas e uma proposta de redação, com cinco horas de duração.
Já no segundo dia (27/10), será aplicada Prova de Conhecimentos Específicos, com nove questões discursivas, com três horas de duração. A avaliação será realizada apenas por candidatos inscritos nos cursos de: Agronomia, Biomedicina, Ciência da Computação, Ciência de Dados e Inteligência Artificial, Design de Moda, Design Gráfico, Direito, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia e Psicologia.
E em data prévia à fase única, no dia 14 de setembro, será aplicada a Prova de Habilidades Específicas (PHE), apenas para candidatos inscritos nos cursos de: Artes Visuais, Arquitetura e Urbanismo, Design Gráfico, Design de Moda e Música.
Peso das provas
Além da nova configuração para aplicação das avaliações, o peso das provas na nota total mudará de acordo com o quadro de vagas e inscrições do Vestibular UEL. Para candidatos inscritos em cursos que terão prova somente no primeiro dia, a Prova de Conhecimentos Gerais valerá 60% e a Prova de Redação 40% da nota total.
Já para os candidatos inscritos nos 12 cursos que farão os dois dias de avaliação, a Prova de Conhecimentos Gerais (objetiva) valerá 30%, a Prova de Redação 30% e a Prova de Conhecimentos Específicos (discursiva) valerá 40% da nota total. Em ambos os casos, o candidato não poderá zerar a redação.
Quadro de vagas e sistema de cotas
Do total de 3180 vagas ofertadas pelo processo seletivo, a instituição mantém a reserva de 10% para ingresso via Vestibular UEL para estudantes de escola pública, 10% para estudantes negros de escola pública, 5% para negros independente do percurso e 5% para pessoas com deficiência.
Seguindo as normas da Resolução CU 031/2024, 20% do total de vagas continuam destinadas ao sistema Aprova Paraná Universidades, que utiliza o resultado obtido por candidatos na avaliação Prova Paraná Mais. Deste percentual, 10% serão reservadas para escolas públicas e 10% reservadas para autodeclarantes negros de escolas públicas.
Fonte: O Perobal – UEL