Siga-nos!

Notícias dos Vestibulares e Enem

UTFPR divulga calendário do vestibular de inverno

Ao todo, são ofertadas 4.219 vagas em 106 cursos dos 13 campi da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Publicado

em

Vestibular UTFPR 2023/2 será lançado no próximo dia 14

A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) publicou o edital do seu vestibular de Inverno, com ingresso no segundo semestre de 2024. Ao todo, são ofertadas 4.219 vagas em 106 cursos dos 13 campi da Universidade.

UTFPR – Vestibular de Inverno 2024

O período de inscrições começa no dia 26 de fevereiro e vai até 9 de abril. O interessado deve se inscrever no Portal do Candidato e pagar taxa de R$ 150 até 10 de abril, por boleto ou PIX.

É possível solicitar isenção da taxa de inscrição até 22 de março. Para isso, o candidato precisa comprovar não poder arcar com o valor, mediante inscrição do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) que apresente renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Ao se inscrever, o candidato pode escolher até dois cursos, um em primeira opção e outro em segunda. Caso não seja aprovado em nenhuma delas na 1ª chamada, automaticamente estará inscrito na lista de espera nas duas opções escolhidas e continuará concorrendo nas chamadas seguintes, se ainda houver vagas não ocupadas.

Cotas

Metade das vagas ofertadas no Vestibular é reservada para candidatos que cursaram todo o ensino médio em escola pública. Destas, 50% é voltada a cotistas oriundos de famílias com renda bruta igual ou inferior a um salário mínimo per capita. As demais são para candidatos cotistas independente de comprovação de renda familiar. Além disso, há reserva de vagas para autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, pessoas com deficiência e, pela primeira vez, para quilombolas.

Outra novidade desta edição é a participação de candidatos autodeclarados pretos e pardos em bancas de heteroidentificação, previstas para serem realizadas entre 29 de abril e 7 de maio.

A forma de classificação do Vestibular também mudou. Em um primeiro momento, todos os candidatos concorrerão às vagas de ampla concorrência. Depois, caso não tenham sido aprovados na ampla concorrência, os cotistas passam a disputar as vagas reservadas para as cotas.

Pessoas com deficiência ou com necessidades educacionais específicas poderão solicitar adaptações razoáveis para a realização das provas no período de 26 de fevereiro a 9 de abril. Para estes candidatos e para lactantes, será possível pedir no ato de inscrição tempo adicional de 60 minutos, além das cinco horas de duração disponíveis a todos.

O edital do Vestibular prevê ainda a possibilidade de inscrição como treineiro, modalidade voltada a quem quer apenas testar os conhecimentos sem concorrer efetivamente às vagas ofertadas. Candidatos que não tenham a previsão de concluir o ensino médio antes do início do segundo semestre letivo devem obrigatoriamente se inscrever nesta modalidade.

Sobre as provas

De acordo com o edital, serão realizadas duas provas: uma de conhecimentos gerais, com 60 questões objetivas, e outra de redação em língua portuguesa. Para as questões de Língua Estrangeira Moderna, é permitido escolher entre os idiomas espanhol e inglês no momento da inscrição.

As provas serão aplicadas no dia 19 de maio, de modo presencial, nas 13 cidades em que a UTFPR possui campus. O ensalamento deve ser disponibilizado a partir de 13 de maio. A divulgação do resultado final está prevista para o dia 2 de julho, com a publicação da lista de espera na data seguinte.

RECOMENDAMOS

Notícias dos Vestibulares e Enem

UPF oferece seis novos cursos alinhados com as demandas da região

Cursos de Gestão de Cooperativas; Gestão de Recursos Humanos; Gestão de Turismo; Gestão Financeira; Logística; e Marketing estão disponíveis na estrutura multicampi

Publicado

em

por

Vestibular de Inverno UPF 2022 resultado
Formações mais rápidas e que atendam às necessidades da comunidade de Passo Fundo e da região. Foi a partir desse posicionamento que a Universidade de Passo Fundo (UPF) lançou, no Vestibular de Verão 2025, seis novos cursos de graduação: Gestão de Cooperativas; Gestão de Recursos Humanos; Gestão de Turismo; Gestão Financeira; Logística; e Marketing. A proposta é oferecer formações que qualifiquem profissionais para atuar nessas áreas na região de abrangência da Universidade.

De acordo com o pró-reitor Acadêmico da UPF, professor Dr. Edison Alencar Casagranda, os seis novos cursos foram pensados como uma forma de responder um pouco às demandas da comunidade regional. “Tanto, que esses seis cursos na sua grande maioria, salvo a exceção de turismo, todos eles são pensados para a estrutura multicampi”, explicou. Prova disso é que, além dos seis novos cursos, outras duas novas graduações tiveram sua oferta ampliada para os campi: Estética e Cosmética que também está sendo oferecido nos municípios de Carazinho e Soledade; e Fonoaudiologia que passa a ser ofertado em Sarandi.

Além desses, a UPF segue com uma grande oferta de cursos de graduação: ao todo, são 60 cursos, tanto presenciais, quanto na modalidade híbrida. “A Universidade abre esse processo seletivo para oferecer cursos qualificados, pensados na realidade de toda a região, buscando não apenas formar profissionais, mas pessoas capacitadas para serem agentes transformadores no mundo”, acrescentou o pró-reitor.

Por que estar na Universidade
Os motivos para os estudantes escolherem a UPF para realizar sua formação são muitos. O principal deles, na opinião do professor Edison, é o fato de a Instituição ser uma universidade que oferece inúmeras áreas do conhecimento, o que multiplica a possibilidade de escolha dos estudantes. “Os estudantes têm, desde a possibilidade de se inserirem em projetos de extensão, em projetos de pesquisa, além de iniciarem uma carreira que pode só terminar com o pós-doutorado”, frisou.

Essa qualidade foi recentemente destacada em algumas das principais avaliações e rankings, como o Ranking Universitário da Folha e o The Times Higher Education que colocam a UPF entre as melhores instituições do Brasil e do mundo.

Processo Seletivo
O ingresso na UPF ocorre de três formas: prova presencial, que ocorre no dia 16 de novembro, às 14 horas, no Campus em Passo Fundo; prova de redação on-line que pode ser feita a qualquer momento a partir do início das inscrições; ou utilização da nota de redação do Enem. Para o curso de Medicina, a seleção é feita exclusivamente por prova presencial ou utilização da média do Enem de um dos últimos dois anos. As informações sobre todos os cursos, assim como as inscrições, podem ser feitas no site www.upf.br/vestibular.

Para o primeiro semestre de 2025, a Universidade também oferece diversas possibilidades de bolsas e financiamentos, oportunizando ao futuro acadêmico a melhor escolha para iniciar a vida universitária. Na campanha deste ano, a UPF ressalta a sua presença forte na região, a consolidação da pesquisa e da inovação, e a importância da educação no desenvolvimento da sociedade. Para marcar esses aspectos, a chamada apresenta “UPF, a Universidade onde você quer estar”.

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Notícias dos Vestibulares e Enem

Uesb divulga concorrência do Vestibular 2025

Com 10.976 inscritos no processo seletivo, os cursos mais concorridos nesta edição são: Medicina, Psicologia, Direito, Odontologia e Ciência da Computação.

Publicado

em

por

Vestibular Uesb - vagas sisu

A Comissão Permanente de Vestibular (Copeve) da Uesb e o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) divulgaram a concorrência do Vestibular Uesb 2025.

Concorrência do Vestibular Uesb 2025

Com 10.976 inscritos no processo seletivo, os cursos mais concorridos nesta edição são: Medicina, Psicologia, Direito, Odontologia e Ciência da Computação.

Acesse aqui a concorrência de todos os cursos

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

As provas do Vestibular 2025 serão aplicadas nos dias 1º e 2 de dezembro, nas cidades de Itapetinga, Jequié e Vitória da Conquista. Ao todo, estão sendo ofertadas mais de mil vagas, para 47 opções de cursos de graduação.

Mais informações, acesse o site do Vestibular ou entre em contato com o Cebraspe, pelo sac@cebraspe.org.br, ou com a Comissão Permanente de Vestibular (Copeve) pelo e-mail vestibular@uesb.edu.br; telefones (77) 3424-8607 e (77) 3424-8757; ou, ainda, pelo WhatsApp (73) 3528-9695.

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Destaque

PUC-SP: Inscrições prorrogadas para o Vestibular de Verão 2025

Candidatos terão mais uma semana para se inscrever. A prova será em 24/11.

Publicado

em

por

Resultado do Vestibular de Verão PUC-SP 2022

Estudantes que pretendem ingressar no ensino superior em 2025 e buscam uma universidade de excelência têm até o dia 12 de novembro de 2024 para se inscrever no Vestibular de Verão da PUC-SP. A data final das inscrições foi prorrogada, e agora os candidatos têm alguns dias a mais para garantir a chance de estudar em uma das universidades mais renomadas do país.

A Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) é reconhecida como a melhor universidade privada do estado, segundo o último ranking do MEC. Além disso, é amplamente respeitada pelo seu histórico de formar profissionais capacitados e influentes em diversas áreas. Este prestígio é um dos grandes diferenciais para quem deseja se destacar no mercado de trabalho e ter uma base acadêmica sólida.

Detalhes do Vestibular da PUC-SP

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Com mais de 30 opções de cursos de graduação nos turnos – matutino, vespertino, noturno e integral – a PUC-SP oferece opções para diferentes perfis de estudante, em todas as áreas do conhecimento. A prova acontecerá de forma presencial no dia 24 de novembro, às 14h, e a taxa de inscrição é de R$200.

Cronograma do Processo Seletivo

  • Inscrições prorrogadas: Até 12/11.
  • Data da prova: 24/11.
  • Resultado da primeira chamada: 10/12.
  • Matrícula online: 11, 12 e 13/12.

Por Que Escolher a PUC-SP?

Estudar na PUC-SP é ingressar em uma universidade com forte tradição de excelência acadêmica, que é reconhecida no cenário nacional e internacional da educação. Seus cursos são amplamente valorizados pelo mercado, e a instituição é reconhecida por formar profissionais preparados para enfrentar os desafios de um mundo em constante mudança. O Ranking Universitário da Folha – RUF, 2024 classificou a a PUC-SP como a universidade privada com a melhor qualidade de ensino do Brasil. O ranking internacional Top Universities da consultoria britânica QS também destaca a reputação acadêmica da PUC-SP, sendo a melhor instituição privada do estado de São Paulo.

Não deixe pra depois o seu sonho de estudar em uma universidade de prestígio. Clique aqui para conhecer os cursos da PUC-SP e realize já a sua inscrição.

Continue lendo