Siga-nos!

Destaque

Veja como manifestar interesse pela lista de espera do Sisu 2024

A convocação dos candidatos em lista de espera pelas instituições de ensino superior ocorrerá em 16 de fevereiro.

Publicado

em

Como entrar na lista de espera do Sisu 2021/2

Estudantes selecionados na primeira chamada do processo seletivo de 2024 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) têm até hoje (7) para fazer a matrícula ou o registro acadêmico na instituição para a qual foram admitidos.

O Ministério da Educação (MEC) alerta que cabe ao candidato “observar as condições, os procedimentos e os documentos para a matrícula, bem como se atentar para os dias, horários e locais de atendimento definidos por cada instituição, em edital próprio.”

Quem não for selecionado nesta etapa pode manifestar interesse pela lista de espera por vagas vindas da desistência dos selecionados na primeira chamada, até o dia 7 de fevereiro. A participação na lista de espera deve ser feita por meio da página do Sisu no portal Acesso Único.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

“A lista de espera poderá ser utilizada durante todo o ano de 2024 pelas instituições públicas de educação superior participantes para preenchimento das vagas eventualmente não ocupadas na chamada regular”, informa o ministério.

Chamada

A convocação dos candidatos em lista de espera pelas instituições de ensino superior ocorrerá em 16 de fevereiro.

O Sisu 2024 teve única etapa de inscrição para todo ano e ofertou 264.181 vagas, em 6.827 cursos de graduação de 127 instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil. A seleção do candidato assegura apenas a expectativa de direito à vaga para a qual se inscreveu, explica o MEC. Além disso, a matrícula ou seu registro acadêmico estão condicionados à comprovação na instituição para a qual foi selecionado.

A universidade ou faculdade deve oferecer acesso gratuito à internet para a inscrição, nos dias e horários de funcionamento regular da instituição, não podendo ser cobradas quaisquer taxas relativas ao processo seletivo.

Fonte: Agência Brasil

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Destaque

UFU divulga novas datas do Vestibular 2024/2

Aplicações de provas das 1ª e 2ª fases do processo seletivo serão, respectivamente, nos dias 25 de agosto e 29 de setembro

Publicado

em

por

UFU Vestibular 2022 2º semestre

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) publicou nesta segunda-feira (22/7), no Portal de Seleção, da sua Diretoria de Processos Seletivos (Dirps), a retificação do edital do Vestibular UFU 2024/2 – que estava suspenso desde o último dia 10 de maio, por conta das greves dos servidores técnico-administrativos da instituição.

Vestibular UFU 2024/2

Mais de 24 mil candidatos estão com inscrições homologadas. Segundo o documento, não haverá abertura de novas inscrições, porém será possível desistir de participar do vestibular e solicitar o reembolso do valor pago na taxa de inscrição, R$ 117,00. Para tal o vestibulando deverá manifestar este interesse, no periodo de 29 de julho e 2 de agosto.

Provas e novo cronograma

O processo seletivo do Vestibular UFU 2024/2 é composto por duas fases principais. A primeira fase consiste em questões objetivas, enquanto a segunda fase inclui questões discursivas, juntamente com uma prova de Redação.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

As questões das provas abordarão as seguintes disciplinas: Biologia, Filosofia, Física, Geografia, História, Língua Estrangeira (Espanhol, Francês ou Inglês), Língua Portuguesa, Literatura, Matemática, Química e Sociologia. Os conteúdos programáticos estão disponíveis para consulta.

Confira, abaixo, todas as datas do novo cronograma:

De 29/07 a 02/08: solicitação de ressarcimento;

05/08: relação candidato/vaga;

05/08: deferimento das inscrições;.

14/08: disponibilização da Ficha do Candidato;

14/08: divulgação do resultado da solicitação de Atendimento Especializado e(ou) Específico;

25/08: Aplicação das Provas da 1ª Fase – início previsto para as 10h e término previsto para 15h30;

Até 27/08: recursos contra quaisquer ações da UFU durante a realização das provas da 1ª Fase;

26/08 (até as 11h): divulgação do gabarito oficial preliminar da 1ª Fase;

Das 11h de 26/08 até 28/08: contestação ao gabarito preliminar;

03/09/2024: divulgação do gabarito oficial definitivo da 1ª Fase;

04/09/2024: divulgação das contestações e respectivas respostas;

Até as 11h de 09/09: divulgação das imagens digitais (cópias) das Folhas de Respostas da 1ª Fase e as notas obtidas por todos os candidatos na Prova Objetiva;

Das 11h de 09/09 até as 11h de 11/09: recursos contra as notas obtidas na prova objetiva (EB);

13/09: divulgação dos recursos e respectivas respostas contra as notas obtidas (EB);

13/09: divulgação da relação dos candidatos classificados para a 2ª Fase;

20/09: disponibilização da Ficha do Candidato;

29/09: Aplicação das Provas da 2ª Fase – início previsto para as 10h e término previsto para 15h30;

Até 01º/10: recursos contra quaisquer ações da UFU durante a realização das provas da 2ª Fase;

02/10 (a partir das 16h): divulgação dos gabaritos oficiais preliminares das questões discursivas;

Das 16h de 02/10 até as 16h de 04/10: contestações contra os gabaritos oficiais preliminares das questões discursivas;

10/10/2024: divulgação das contestações recebidas aos gabaritos oficiais preliminares das questões discursivas e respectivas respostas;

10/10/2024: divulgação do gabarito oficial definitivo das questões discursivas;

Até as 16h de 21/10: divulgação das imagens digitais (cópias) das Folhas de Respostas das questões discursivas e da Redação e as notas obtidas pelos candidatos classificados para a correção das Provas Discursivas;

De 21/10 a 23/10: recursos contra as notas obtidas pelos candidatos classificados para a correção das Provas Discursivas e de Redação;

29/10: respostas aos recursos;

04/11: divulgação da Classificação Geral e disponibilização do Boletim de Desempenho.

Todos documentos do Vestibular UFU 2024/2 podem ser ser acessados em: https://www.portalselecao.ufu.br/servicos/Edital/cronograma/1481.

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Destaque

Veja como pedir isenção da taxa de inscrição do Vestibular UEPG

Interessados podem fazer as solicitações até o dia 05 de agosto, de forma online. Cursos de Licenciatura já estão isentos de taxa.

Publicado

em

por

Uepg abre inscrições para o Vestibular 2022 (ingresso em 2023)

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), por meio da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae), publicou edital de isenção na taxa do Vestibular 2024. Cursos de Licenciatura já estão isentos de taxa de inscrição.

Interessados podem fazer as solicitações até o dia 05 de agosto, de forma online.

A isenção do Vestibular da UEPG é concedida com base em critérios socioeconômicos. Os candidatos não podem ter curso superior concluído, em andamento, abandono ou trancado; e devem comprovar vulnerabilidade socioeconômica, por meio do formulário (aqui). O resultado será divulgado a partir de 29 de agosto, no site da Prae, aba editais. Mesmo com a isenção deferida, os candidatos devem se inscrever para o Vestibular no período indicado no site cps.uepg.br. Todas as informações estão disponíveis no edital de abertura.

Vestibular UEPG 2024

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

As provas neste ano acontecem em 08 de dezembro, com inscrições de 01 a 30 de setembro.

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Destaque

USF está com inscrições abertas para o Vestibular em Medicina

Para concorrer a uma das vagas, o candidato pode utilizar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), de 2015 até 2023

Publicado

em

por

Vestibular de Medicina USF 2025

A Universidade São Francisco (USF) está com inscrições abertas para o vestibular do Curso de Medicina até 05 de agosto de 2024. Com ingresso para o 2º semestre. A taxa de inscrição é de R$ 400 e as inscrições podem ser feitas em usf.edu.br/vestibular.

Para concorrer a uma das vagas, o candidato pode utilizar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), de 2015 até 2023, sendo considerada, para fins de seleção e classificação.

Serão classificados, exclusivamente, os candidatos que preencherem a pontuação final igual ou acima de 2500 pontos e que não tenham zerado na redação. O resultado será publicado no dia 07 de agosto. As matrículas vão até 28 de agosto.

Vestibular de Medicina USF

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Com ênfase em práticas profissionais desde o primeiro ano, aliando teoria e prática, valorizando uma flexibilidade do processo de formação individual e orientando para o protagonismo estudantil, além do uso de tecnologias como facilitadora da rotina de estudos, assim como a disponibilidade de ambientes virtuais de aprendizagem, o Curso de Medicina da USF é nota máxima no MEC, com mais de 50 anos de história.

Com matriz curricular atualizada e moderna infraestrutura que compreende espaços como o Centro de Simulação Realística, Centro de Estudos de Anatomia, ampla rede de estágio e inserção na rede básica de saúde, os estudantes e docentes atuam também em hospitais, unidades básicas de saúde, ambulatórios, unidades de estratégia de saúde da família, entre tantos outros espaços.

O Curso de Medicina está localizado no Câmpus Bragança Paulista, mesmo local onde está instalado o Hospital Universitário São Francisco (HUSF), considerado o hospital geral mais importante da região bragantina em razão de suas atividades de alta complexidade, desenvolvimento de pesquisas e intervenções de elevada especialização.

Para acompanhar as transformações da profissão e preparar os estudantes para os desafios da carreira, a USF investe em formação contínua para o corpo docente e de estudantes

A cidade de Bragança Paulista

Bragança Paulista se destaca como uma das melhores cidades do Brasil com mais de 100 mil habitantes para se viver, ocupando o 8º lugar nesse ranking nacional. Além disso, é reconhecida como a 36ª melhor cidade geral para qualidade de vida no país. Localizada a apenas 80km da capital paulista, Bragança Paulista atrai famílias em busca de qualidade de vida, saúde e bem-estar, mantendo a proximidade com São Paulo. Com um clima agradável e sendo uma das cidades mais seguras do estado de São Paulo, Bragança Paulista continua a ser uma escolha popular para quem busca tranquilidade e qualidade de vida.

Informações

Inscrições em: usf.edu.br/vestibular.
Utilize o resultado do ENEM entre 2015 e 2023
Inscrições: 17/07 a 05/08
Resultado: 07/08
Matrícula: Até 28/08

Continue lendo