Notícias dos Vestibulares e Enem
Veja como participar da Seleção Enem-Unicamp
As inscrições serão feitas entre 21 de outubro e 21 de novembro de 2019, exclusivamente nesta página. As 639 vagas disponíveis

A Unicamp vai preencher 639 vagas (20% das vagas existentes) para ingresso nos cursos de graduação em 2020 por meio do Enem – Exame Nacional do Ensino Médio.
Consulte aqui as vagas por curso.
Seleção Enem-Unicamp 2020
Veja a quem se destinam essas vagas:
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
1. candidatos que tenham cursado integralmente o ensino médio em escola pública ou que tenham obtido a certificação do ensino médio pelo Enem até o ano de 2016 ou exames oficiais (candidatos devem declarar não ter cursado o período realizado no ensino médio em escola particular);
2. candidatos autodeclarados pretos e pardos;
3. candidatos que tenham cursado integralmente o ensino médio em escola pública ou que tenham obtido a certificação do ensino médio pelo Enem até o ano de 2016 ou exames oficiais (candidatos devem declarar não ter cursado o período realizado no ensino médio em escola particular) e sejam autodeclarados pretos, pardos ou indígenas.

Seleção Enem-Unicamp 2020
A distribuição de vagas segue os seguintes percentuais por curso:
50% do total de vagas de cada curso para o segmento 1.
25% do total de vagas de cada curso para o segmento 2.
25% do total de vagas de cada curso para o segmento 3.
Para acessar as informações sobre o último processo (vagas, concorrência, edital etc), clique aqui.
Os candidatos que concorrem à reserva de vagas de escola pública deverão comprovar, no momento da matrícula, pertencer a um dos três casos previstos, mediante entrega de cópia, autenticada em Cartório ou acompanhada do original, de:
I – Histórico Escolar completo do Ensino Médio realizado em estabelecimentos da rede pública brasileira (federal, estadual, municipal), ou;
II – Certificado ou declaração de conclusão do Ensino Médio por meio do Enem (até 2016) ou ENCCEJA, ou;
III – Histórico Escolar do Ensino Médio supletivo, EJA, modalidades presencial, semipresencial e a distância, realizado em estabelecimentos da rede pública nacional, de forma que o documento possua, no original, visto confere emitido pelas Secretarias Estaduais ou Municipais de Educação. Tendo cursado algum dos anos do Ensino Médio regular antes da realização do Exame, o candidato deverá apresentar declaração e Histórico Escolar que comprovem não ter cursado o referido período em escola privada.
IV – Declaração de que não cursou, em nenhum momento, parte do Ensino Médio em escola particular, mesmo como bolsista, conforme modelo previsto no Anexo V do Edital.
O candidato convocado que não apresentar os documentos comprobatórios exigidos estará eliminado da seleção e terá a matrícula na Unicamp negada.
Para ter direito à ação afirmativa por critério étnico-racial, os estudantes selecionados que concorreram às vagas reservadas aos autodeclarados pretos ou pardos deverão possuir traços fenotípicos que os caracterizem como negro, de cor preta ou parda. A autodeclaração a ser assinada e entregue no ato da matrícula deve seguir o modelo indicado no Anexo III do Edital. Os optantes pelas vagas indígenas neste edital deverão apresentar declaração seguindo o modelo no Anexo IV do Edital. As informações apresentadas quanto à autodeclaração étnico-racial são de responsabilidade dos candidatos.
Caso um candidato apresente informações inverídicas, a qualquer instante, está sujeito às normas legais relacionadas às leis de reserva de vagas.
Os candidatos optantes pelas cotas autodeclarados pretos, pardos e indígenas poderão ser submetidos a uma Comissão de Averiguação, designada pela Diretoria Executiva de Direitos Humanos, a qualquer momento do processo seletivo ou, caso aprovados, de seu vínculo acadêmico com a instituição, preservando-se o direito a recursos e regras estabelecidas pela Unicamp.
Inscrições
As inscrições serão feitas pelo Formulário de Inscrição Enem (que estará disponível na página da Comvest), a partir das 9 horas do dia 21 de outubro até as 17 horas do dia 21 de novembro de 2019 (horário de Brasília).
Somente é possível realizar uma inscrição por CPF, tanto para candidatos pagantes da taxa de inscrição, como para candidatos isentos do pagamento da taxa de inscrição. Em caso de necessidade de alteração de dados da inscrição, os candidatos deverão acessar e preencher o Formulário Eletrônico de Alteração de Dados. Em caso de alteração, será considerado válido apenas o último formulário de alteração preenchido dentro do prazo determinado.
Candidatos de nacionalidade brasileira e candidatos estrangeiros, portadores do CRNM – Carteira de Registro Nacional Migratório, deverão informar o número do CPF ao preencher o Formulário de Inscrição. Será aceito exclusivamente o número do CPF do candidato, não podendo ser utilizado o CPF de responsável. Além do número do CPF, deverá ser informado o número de um documento de identificação com fotografia, podendo ser cédula de identidade (RG), passaporte, CRNM, carteira expedida por Ordens ou Conselhos reconhecidos por lei ou Carteira Nacional de Habilitação que contenha a foto do candidato.
O valor da taxa de inscrição é de 30 reais. Para candidatos inscritos no Vestibular Unicamp 2020, que efetuaram pagamento integral, a taxa será de 15 reais. Candidatos que foram contemplados com a isenção da taxa por critério socioeconômico na Isenção 2020 terão a isenção validada também para este processo seletivo. A efetivação da inscrição se dará, para os não contemplados com a isenção, após o pagamento do boleto exclusivamente na rede bancária até o dia 25 de novembro de 2019. A situação da inscrição deverá ser consultada pelo candidato, a partir de 72 horas após o pagamento da taxa. Qualquer irregularidade deverá ser comunicada imediatamente à Comvest.
Cada candidato deverá se inscrever em apenas um dos segmentos definidos acima. Cada candidato poderá se inscrever em até dois cursos de graduação, declarando a ordem de sua opção (1ª ou 2ª opção). Consulte as vagas por curso. Em cada curso, serão convocados por ordem decrescente da Nota Final Enem, os candidatos que optaram pelo curso em 1ª opção. Havendo vagas não preenchidas, serão convocados por ordem decrescente da Nota Final Enem todos os candidatos que optaram pelo curso como 2ª opção.
Provas e Classificação
As provas do Enem, bem como os programas, formato e conteúdos, são de responsabilidade do Instituto Nacional de Ensino e Pesquisa Anísio Teixeira (INEP), vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
As datas e locais de prova são definidos pelo INEP/MEC. A Comvest é responsável apenas pela sistematização das inscrições, classificação de acordo com os critérios definidos pelos cursos e pela convocação dos candidatos selecionados.
Para efeito de composição da nota final Enem do candidato (NFE), a nota de Redação será padronizada. A padronização atribuirá 500 pontos à média e 100 pontos ao desvio padrão. A nota padronizada de Redação (NR) do candidato será dada por:
NR = 500 + (N – M) x 100/DP, onde
N é a nota obtida pelo candidato informada pelo INEP na prova de Redação;
M é a média das notas na prova de Redação de todos os candidatos inscritos que obtiveram nota maior do que 0. M será arredondada para uma casa decimal com precisão de 0,5;
DP é o desvio padrão da distribuição de notas da prova de Redação de todos os candidatos inscritos que obtiveram nota maior do que zero. DP será arredondado para uma casa decimal com precisão de 0,5;
a nota padronizada NR de cada candidato será arredondada para uma casa decimal com precisão de 0,1.
Clique aqui e veja o Manual com todos os detalhes
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
Inscrições abertas para o Vestibular São Camilo 2025 – 2º Semestre
Instituição, reconhecida pelo MEC com nota máxima em qualidade, oferece graduações em saúde, gestão e educação

O Centro Universitário São Camilo está com inscrições abertas para o Vestibular 2025 | 2º semestre, com cursos de graduação nas modalidades presencial e a distância (EAD). Os interessados podem se inscrever até 22 de agosto de 2025 pelo site oficial da instituição: https://saocamilo-sp.br/processos-seletivos
Vestibular São Camilo
Instituição, reconhecida pelo MEC com nota máxima em qualidade, oferece graduações em saúde, gestão e educação; seleção pode ser feita por nota do Enem, redação agendada ou processos internacionais
Cursos ofertados
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
São oferecidos cursos presenciais de bacharelado em Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição e Psicologia. Além disso, o processo seletivo contempla os cursos na modalidade EAD para o bacharelado em Administração; tecnólogo em Gestão Hospitalar, Marketing, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Comercial; além da licenciatura em Pedagogia, com início previsto para o segundo semestre de 2025.
A Instituição possui os campi Ipiranga e Pompeia, em São Paulo, e polos de Ensino a Distância em diversas regiões do Brasil, incluindo Macapá (AP), Fortaleza, Crateús, Itapipoca, Juazeiro, Tauá e Tianguá (CE), Cachoeiro de Itapemirim (ES) e Santarém (PA). Na capital paulista, os polos estão localizados na região do ABC e nos bairros do Tatuapé, Ipiranga e Pompeia.
Critérios de seleção
A instituição oferece quatro formas de ingresso:
1.Nota do Enem – Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) desde 2014. Para bacharelados: o candidato deverá ter no mínimo 450 pontos (média das 4 notas da prova objetiva), e não ter zerado a redação. Para os cursos tecnológicos e licenciatura, o candidato deverá ter no mínimo 400 pontos (média das 4 notas da prova objetiva), e não ter zerado a redação.
- Redação Agendada: Quem preferir concorrer por meio da Redação Agendada será aplicada uma redação presencial em um dos campi e/ou polos da instituição, a ser realizada em data escolhida pelo candidato dentre as disponibilizadas no sistema de agendamento, de acordo com o curso, campus, período e vagas.
- Aproveitamento de vestibulares anteriores do Centro Universitário São Camilo: Para o candidato aprovado por meio do processo seletivo exclusivamente nas edições de 2024/2 e 2025/1 sem a necessidade de realizar uma nova prova.
- Processo Seletivo Internacional
IB (International Baccalaureate): nota mínima de 24 pontos (válido desde 2017).
Abitur (currículo alemão): pontuação máxima de 2,7.
No Processo Seletivo Internacional, o candidato deverá realizar a inscrição conforme prazos estabelecidos acima e, após efetivação do pagamento da taxa de inscrição, deverá obrigatoriamente enviar cópia do sumário dos resultados do programa de IB (resultado oficial) para o e-mail: sg@saocamilosp.br.
Para todas as modalidades, as inscrições são realizadas via Internet pelo site https://saocamilo-sp.br/processos-seletivos/ onde deve ser feito o preenchimento do formulário e emissão do boleto bancário para pagamento da taxa.
Não é cobrada taxa de inscrição dos candidatos que participarem da seleção via nota do Enem ou por aproveitamento dos processos seletivos anteriores. Para os que escolherem o processo seletivo agendado ou o internacional será necessário o pagamento de uma taxa de R$ 40,00.
Estrutura e reconhecimento
O Centro Universitário São Camilo é uma das principais instituições privadas avaliadas pelo MEC, com nota máxima (5) no Conceito Institucional (CI). Esse reconhecimento atesta a excelência da sua estrutura, gestão e compromisso com a formação de profissionais qualificados.
A instituição se destaca pelos fortes diferenciais na formação de futuros profissionais, alinhados aos ideais camilianos:
Clínica Escola Promove – Onde os estudantes e monitorados pelos docentes formam equipes rigorosamente preparadas para atuar na interdisciplinaridade, promovem assistência de qualidade à população carente, enaltecendo os valores da saúde e a busca da integração social.
Clínica de Psicologia São Camilo – O Serviço Escola Clínica de Psicologia se caracteriza por sua dupla função de proporcionar ao estagiário de psicologia o exercício supervisionado da prática da profissão e permitir que a instituição de ensino cumpra seu papel social de prestação de serviço à comunidade.
Centro de Simulação Realística (CSR) –Com tecnologia de ponta, o CSR proporciona simulações realistas que aprimoram as habilidades técnicas, comportamentais e emocionais dos alunos, preparando-os para os desafios da prática profissional e para a atuação eficaz em equipes multidisciplinares.
LEISC – Laboratório de Empreendedorismo e Inovação – Apoia estudantes e a comunidade no desenvolvimento de conhecimentos e habilidades para seguirem o caminho do empreendedorismo.
Formação Global – Além desses e de outros serviços, o Centro Universitário São Camilo também prepara seus alunos para a experiências enriquecedoras no exterior por meio do Escritório Internacional, a instituição promove conexões globais e oferece experiências que enriquecem a formação educacional, preparando os alunos para atuar em um mundo cada vez mais interconectado.
Uma oportunidade para quem busca ensino de excelência aliado à responsabilidade social, seguindo os princípios humanistas da instituição.
Serviço
Inscrições: 22/04 a 22/08/2025.
Site: www.saocamilo-sp.br
Telefone: 0300 017 8585.
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Notícias dos Vestibulares e Enem
FMJ abre inscrições para o Vestibular de Medicina 2026
A instituição oferecerá 120 vagas para o curso de Medicina, com ingresso em 2026.

A Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ) está com as inscrições abertas para o Vestibular 2026.
Vestibular de Medicina FMJ 2026
A instituição oferecerá 120 vagas para o curso de Medicina, com ingresso em 2026.
A prova será aplicada em 5 de outubro de 2025.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
As inscrições devem ser feitas no site da Fundação Vunesp – www.vunesp.com.br.
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
Resultado do Processo Seletivo ENEM – Vestibular UERJ
A UERJ divulgou hoje, 30, o resultado preliminar do Processo Seletivo via nota do Enem para vagas remanescentes do Vestibular Estadual 2025.

A UERJ divulgou hoje, 30, o resultado preliminar do Processo Seletivo via nota do Enem para vagas remanescentes do Vestibular Estadual 2025.
A consulta pode ser feita no site: https://www.vestibular.uerj.br/?p=15780
O candidato poderá solicitar recurso quanto ao resultado preliminar, via sistema do candidato, nos dias 01 e 02 de julho.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
Obs: Os candidatos que não enviaram o Boletim de notas do Enem no período de inscrição poderão enviá-lo de forma online (via sistema), nos dias previstos para recurso.
O Boletim de notas do ENEM, a ser obtido no portal do INEP (https://enem.inep.gov.br/participante), deve conter os dados do candidato (nome, CPF e inscrição do ENEM), bem como as notas de todas as provas, para que a nota final do candidato possa ser calculada. Lembramos que não serão aceitos Boletins enviados por e-mail.
O resultado final da análise dos Boletins de notas do ENEM será divulgado no dia 23/07 e a classificação, no dia 08/08. Todas as datas estão disponíveis no calendário publicado no portal do vestibular.