Siga-nos!

Notícias dos Vestibulares e Enem

Vestibulando: Objetivo realiza live “Japão: o império da tecnologia”

A apresentação acontece na próxima quinta-feira, dia 20, às 15h, e será conduzida por Moacyr Nogueira Junior

Publicado

em

A importância de Machado de Assis nos vestibulares: vem aí mais uma live do Objetivo

O Japão foi derrotado na Segunda Guerra Mundial, mas recuperou-se na Guerra Fria, tornando-se uma superpotência econômica nos anos 80. Naquela época, à semelhança do acontece hoje em relação à China, acreditava-se que a economia japonesa superaria a dos Estados Unidos e se tornaria a maior potência mundial. Mas não vem sendo bem assim. Hoje, a quarta economia do mundo parece viver uma crise sem fim.

Para falar sobre assunto tão importante ao vestibulando, reforçar o conteúdo e sanar dúvidas, as redes sociais do Objetivo realizam a live “Japão: o império da tecnologia”.

A apresentação acontece na próxima quinta-feira, dia 20, às 15h, e será conduzida por Moacyr Nogueira Junior, professor de Direito Comparado, doutorando em Direito Internacional e pesquisador na área de Direito Internacional Público, professor de Geografia no Curso e no Colégio Objetivo.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Ele falará, entre outras questões, sobre:

A atual situação econômica do Japão.

O país foi um grande investidor nos denominados “Tigres Asiáticos” e até da China, e hoje eles são seus rivais. Como se explica isso?

Como acontece hoje com a China, os Estados Unidos viam o Japão como o seu maior rival econômico, mas, ao mesmo tempo, o maior parceiro comercial. Quem ganhou essa guerra comercial?

A forte economia japonesa e os reflexos em seu poder político.

Por que os Estados Unidos até hoje mantêm tropas no Japão?

O Japão depende muito da energia nuclear. Com a explosão do reator em Fukushima, o governo anunciou o fechamento das usinas nucleares e que empenharia esforços para desativá-las definitivamente. Por que o Japão optou pela energia nuclear?

Um dos problemas do Japão é o envelhecimento de sua população. Que medidas o governo vem adotando para minorar os efeitos dessa situação?

A violência política não é comum no Japão, mas, recentemente, o ex-primeiro-ministro Shinzo Abe foi assassinado. Quem foi Shinzo Abe e por que foi assassinado? O que se pode esperar da política do Japão nos próximos anos?

Para assistir, acesse:

https://www.facebook.com/ObjetivoOficial/

https://www.youtube.com/user/ObjetivoOficial

https://www.linkedin.com/company/col%C3%A9gio-e-curso-objetivo​

RECOMENDAMOS

Destaque

Inscrições abertas para o Vestibular 2026 da UENP

Serão ofertadas 808 vagas na Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) para ingresso nos cursos de graduação no 1º semestre do próximo ano.

Publicado

em

por

Resultado Vestibular UENP 2022

A Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) está com as inscrições abertas para o Vestibular UENP 2026. Serão ofertadas 808 vagas para ingresso nos cursos de graduação no 1º semestre do próximo ano.

Vestibular UENP 2026

O período de inscrições segue até 20 de setembro, exclusivamente pela internet. A taxa de inscrição é de R$ 75,00 para os cursos de licenciatura e de R$ 150,00 para os cursos de bacharelado, podendo ser paga até o último dia de inscrições.

Interessados em solicitar isenção da taxa devem seguir as orientações do edital, disponível no site do vestibular. O prazo para solicitação de isenção vai até 15 de agosto. As provas serão aplicadas nas cidades onde estão localizados os campi da Universidade: Bandeirantes, Cornélio Procópio e Jacarezinho.

Provas

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

O Vestibular UENP 2026 será composto por:

  • Prova Objetiva: 60 questões, sendo 6 de cada área do conhecimento:
    • Língua Portuguesa e Literatura Brasileira
    • Língua Estrangeira Moderna (Inglês ou Espanhol)
    • História
    • Geografia
    • Sociologia
    • Filosofia
    • Matemática
    • Física
    • Química
    • Biologia
  • Prova de Redação: produção de um artigo de opinião, com argumentação sobre uma questão polêmica apresentada na prova.

As provas serão aplicadas no dia 2 de novembro de 2025, com início às 13h (horário de Brasília) e duração de até cinco horas. Os locais de prova abrirão às 12h e fecharão, impreterivelmente, às 12h40.

Mais informações e inscrições: www.uenp.br.

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Notícias dos Vestibulares e Enem

Mackenzie abre inscrições para o Vestibular 2.0

A prova será realizada em 24 de julho, e o resultado sairá no dia 1º de agosto.

Publicado

em

por

Mackenzie Campinas abre vestibular para vagas remanescentes

A Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) está com as inscrições abertas para o Vestibular 2.0, para os campi, Higienópolis, Campinas e Alphaville.

Vestibular Mackenzie

As inscrições vão até o dia 16 de julho de 2025 e podem ser feitas pelo site: www.mackenzie.br.

A prova será realizada em 24 de julho, e o resultado sairá no dia 1º de agosto. O período para efetuar a matrícula será até 7 de agosto de 2025.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Vestibular São Camilo – inscrições abertas!

Continue lendo

Destaque

Resultado Prouni 2025 – 2º semestre – 1ª chamada

Para os candidatos pré-selecionados, o próximo passo é comprovar as informações na instituição para a qual foi selecionado, até 18 de julho.

Publicado

em

por

Prouni 2024 - Programa Universidade para Todos

O resultado da primeira chamada do Prouni 2º semestre já está no ar. A consulta poderá ser feita no Portal Único de Acesso: acessounico.mec.gov.br/prouni. Acesse a área do candidato para visualizar a sua classificação.

Para os candidatos pré-selecionados, o próximo passo é comprovar as informações na instituição para a qual foi selecionado, até 18 de julho.

A segunda chamada sairá em 28 de julho.

Sobre o Prouni 2025/2

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Nesta edição do ProUni, o MEC está oferecendo mais de 211 mil bolsas. Desse total, 118 mil são integrais (100% gratuitas) e 93 mil parciais (gratuidade da metade do valor da mensalidade). As bolsas são para mais de 370 cursos de 887 instituições privadas de ensino superior de todo o Brasil.

RECOMENDAMOS

Continue lendo