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Notícias dos Vestibulares e Enem

Vestibulandos recorrem a podcasts para entenderem o momento atual

Conhecimento de atualidades é cada vez mais exigido em todos os vestibulares e Enem

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Podcast Atualizando - Curso Positivo

O podcast caiu no gosto popular e agora faz parte da rotina dos brasileiros. Uma pesquisa realizada pela Deezer – plataforma de streaming – divulgada em outubro de 2019, mostrou que o consumo de podcasts subiu 67% em apenas um ano no Brasil, que já é o segundo país em consumo da plataforma, atrás apenas dos Estados Unidos. Um outro estudo realizado pela Associação Brasileira de Podcaster (ABPOD) com 16.713 pessoas, indica que os jovens entre 15 e 19 anos correspondem a apenas 9% do público – enquanto que a média de idade é de 28 anos.

Podcast Atualizando

Mas esse público parece estar aumentando. Com o isolamento social, os estudantes começaram a buscar nos podcasts mais uma forma de estudo. A vestibulanda Júlia Mirelly Carvalho Fanis, de 17 anos, faz parte dessa estatística. Para manter-se com o conhecimento de atualidades sempre em dia, cada vez mais exigido nos vestibulares e Enem, tanto na redação quanto nas questões das mais diversas disciplinas, a jovem passou acompanhar o podcast Atualizando, produzido pelo Curso Positivo. “Quando soube que teríamos mais esse recurso para nos atualizarmos, fiquei curiosa e logo se tornou um vício, pois além de prático, porque consigo ouvir fazendo outra atividade, não é cansativo, os temas são comentados de maneira clara, sem que eu precise acompanhar de um livro, por exemplo. Além disso, como os temas são apresentados pelos meus professores, me sinto segura em confiar, principalmente quando me baseio para escrever alguma redação”, completa.

De acordo com o doutor em Educação Histórica e professor no Curso Positivo, Daniel Medeiros, com um mundo no qual a informação se multiplicou de maneira impossível de calcular, a grande questão para o conhecimento é a confiança. “Umberto Eco nos deixa isso como lição, quando disse ainda nos anos 80 – antes de internet – que haverá um momento que a informação estará disponível para todos, mas que a diferença entre informação e conhecimento será o filtro. Os jovens não têm essa experiência ainda, por isso, o que dá a eles a confiança de que determinada informação é bom conhecimento é o seu professor”, explica.

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A afirmação vai de encontro ao que estudante Guilherme Drabecki Martins, de 18 anos, conta sobre o consumo de podcast. “Gostei bastante do podcast, pois para formar uma opinião, com certeza vou dar mais atenção aos dados dos professores, já que tenho mais confiança neles em comparação com as redes sociais ou imprensa”, esclarece. Em 20 episódios, professores das disciplinas de Humanas do Curso debatem com convidados temas do momento, com visões divergentes, para manter os alunos atualizados sobre os principais debates do país e do mundo e ajudá-los a fazer suas análises críticas de cada situação. Entre março e julho, os professores discutiram a pandemia do coronavírus, as manifestações de rua contra e a favor do presidente da República, o problema habitacional do país e a situação das favelas, o desmatamento e a crise hídrica, entre outros assuntos, muitos dos quais sugeridos pelos próprios alunos.

“Um podcast já estava no nosso radar antes mesmo da pandemia e da suspensão das aulas presenciais. Era uma das ferramentas que queríamos adotar para sair um pouco da sala de aula e levar para o dia a dia do aluno, de forma mais lúdica, assuntos da realidade. Assuntos que servem para mantê-los ligados nos temas do momento e não só nos conteúdos escolares, e que ainda podem acabar se transformando em temas das redações do Enem e de vestibulares”, comenta o diretor do Curso Positivo, Alceu Gnoatto.

O diretor comemora a receptividade dos alunos ao programa. “Fizemos enquete recente com os alunos e 60% estão ouvindo o podcast. Em quase todos os últimos episódios, os temas já foram sugeridos por eles. Colocamos professores com visões diferentes sobre os assuntos e, sem dúvida, conseguimos formar alunos mais críticos”, avalia.

No episódio final da primeira temporada, os professores fizeram uma retrospectiva sobre os temas abordados e uma avaliação sobre a situação atual das questões discutidas anteriormente. “Discutimos, por exemplo, os direitos fundamentais de afrodescendentes no mundo após o assassinato de George Floyd pela polícia dos Estados Unidos, além da situação da cidade de Wuhan como epicentro da pandemia”, comenta o professor de Geografia, Marcos Monteiro.

A segunda temporada do podcast já está prevista para ir ao ar a partir de agosto e, de acordo com o diretor do Curso Positivo, seguirá em produção mesmo depois que as aulas retornarem ao sistema presencial.

Sobre o Curso Positivo

Fundado em 1972, o Curso Positivo nasceu de um sonho de um grupo de jovens professores, apaixonados pela profissão, que se uniram por um ideal: criar um curso pré-vestibular diferente, que acompanhasse os estudantes até os dias que antecediam o vestibular – algo pioneiro no Brasil, no início da década de 70. Desde então, o Curso Positivo se estabeleceu como uma instituição de destaque, registrando, historicamente, o maior índice de aprovação nos vestibulares mais concorridos das mais importantes faculdades e universidades do Paraná, bem como excelentes resultados nos exames das principais instituições de Ensino Superior do Brasil. O Curso Positivo conta com quatro sedes em Curitiba (PR), uma em Joinville (SC) e uma em Ponta Grossa (PR) e dispõe de uma equipe de professores com grande experiência, material didático de alta qualidade para a melhor preparação e um inovador sistema de aulas dinâmicas totalmente focado na aprovação dos vestibulandos. O Curso Positivo utiliza o Sistema Positivo de Ensino.

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Destaque

Vestibular de Medicina da Faculdade FACERES segue com inscrições abertas

A Faculdade de Medicina FACERES se destaca pelo compromisso exclusivo com a formação de médicos altamente qualificados.

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Vestibular de Medicina Faceres

A Faculdade de Medicina FACERES se destaca pelo compromisso exclusivo com a formação de médicos altamente qualificados. A instituição é reconhecida pelo MEC com nota máxima (5) no recredenciamento.

A dedicação exclusiva ao curso de medicina proporciona um ambiente acadêmico voltado inteiramente para o desenvolvimento técnico e humano dos futuros médicos.

O curso de medicina da FACERES é reconhecido pelo SAEME (Sistema de Acreditação de Escolas Médicas), pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela World Federation for Medical Education (WFME).

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A FACERES tem um alto índice de aprovação em residência médica, com 80% de resultados positivos anuais em instituições de todo o Brasil.

Seu projeto pedagógico moderno, alinhado às melhores práticas mundiais, inclui metodologias ativas de ensino, iniciação científica e formação em LIBRAS.

A instituição é pioneira no interior paulista ao obter a certificação ISO 9001 e está entre as quatro faculdades de medicina do Brasil a conquistar esse reconhecimento.

Infraestrutura de ponta e oportunidades internacionais

Com uma das mais completas infraestruturas do país, a FACERES possui 25 laboratórios projetados exclusivamente para o ensino médico, um dos maiores centros de simulação do Brasil e o 3º maior centro de capacitação em atendimento ao trauma pelo Colégio Americano de Cirurgiões (ATLS).

Além disso, conta com mais de 1.600 leitos disponíveis para estágios e internato, além de oito hospitais e quatro UPAs à disposição dos alunos.

A experiência internacional também é um diferencial, com programas de intercâmbio em universidades da Europa, América Latina e África, proporcionando uma visão global da medicina e ampliando as oportunidades de crescimento acadêmico e profissional dos estudantes.

Certificações internacionais que fazem a diferença

A FACERES oferece capacitações exclusivas a todos os formandos, incluindo certificações de suporte à vida pela American Heart Association (BLS, ACLS e PALS) e a certificação ATLS pelo American College of Surgeons.

Esses treinamentos são reconhecidos internacionalmente e já estão inseridos na matriz curricular, garantindo que o aluno se forme com habilidades essenciais para atuar em emergências e cuidados intensivos.

Localização privilegiada e inserção na prática médica desde o primeiro semestre

Situada em São José do Rio Preto, polo nacional de saúde, a Faculdade de Medicina FACERES oferece aos estudantes a oportunidade de vivenciar a prática médica desde o início do curso, em UBSs, hospitais e centros especializados da região.

A cidade, considerada uma das melhores para se viver no Brasil, conta com uma ampla rede hospitalar e de atendimento à saúde, possibilitando uma formação prática de excelência.

Vestibular Medicina FACERES – inscrições abertas

Inscrições até 17 de abril de 2025.

Data da prova: 27 de abril de 2025.

Locais da prova: Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Florianópolis (SC), Goiânia (GO), São José do Rio Preto (SP), São Paulo (SP), Uberaba (MG) e Uberlândia (MG).

O processo seletivo é composto por questões objetivas na forma de teste de múltipla escolha e redação, com 60 vagas disponíveis.

Saiba mais e inscreva-se no site oficial da FACERES: https://faceres.com.br/cursos/medicina/vestibular

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Notícias dos Vestibulares e Enem

Udesc abre inscrições para o Vestibular de Inverno 2025

A Udesc está com as inscrições abertas para  o Vestibular de Inverno 2025, que oferece 1.093 vagas para o segundo semestre

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Udesc abre as inscrições para o Vestibular de Inverno 2022

A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) está com as inscrições abertas para  o Vestibular de Inverno 2025, que oferece 1.093 vagas para o segundo semestre, em 37 cursos presenciais de graduação.

Vestibular de Inverno Udesc 2025

Os interessados podem se inscrever até 29 de abril em udesc.br/vestibular.

Assim como em edições anteriores, os candidatos podem concorrer das seguintes formas: pela prova presencial, pelo histórico escolar do ensino médio e pelas duas opções ao mesmo tempo, aumentando as chances de aprovação.

Prova presencial

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A prova presencial do Vestibular de Inverno está marcada para 15 de junho, no período matutino e vespertino, nas cidades de Balneário Camboriú, Caçador, Chapecó, Florianópolis, Ibirama, Joinville, Lages, Laguna e São Bento do Sul.

A seleção pela prova presencial conta com 728 vagas disponíveis em unidades da Udesc localizadas nos municípios de Balneário Camboriú, Caçador, Chapecó, Florianópolis, Ibirama, Joinville, Lages, Laguna, Pinhalzinho e São Bento do Sul.

Processo seletivo – Histórico do Ensino Médio

A seleção pelo histórico do ensino médio oferece 365 vagas, também em unidades da Udesc localizadas nos municípios de Balneário Camboriú, Caçador, Chapecó, Florianópolis, Ibirama, Joinville, Lages, Laguna, Pinhalzinho e São Bento do Sul.

A seleção ocorre pela análise da média final geral de conclusão do ensino médio.

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Destaque

UnB abre seleção com 2.120 vagas para acesso por meio do Enem de 2024

São 2.120 oportunidades em diversas graduações, nos quatro campi – Darcy Ribeiro, Ceilândia, Gama e Planaltina.

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Vestibular Unb 2023

A Universidade de Brasília (UnB) está com as inscrições abertas para a seleção de candidatos avaliados pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024 para o preenchimento de vagas em seus cursos de graduação presenciais, para o ingresso no segundo semestre letivo de 2025. São 2.120 oportunidades em diversas graduações, nos quatro campi – Darcy Ribeiro, Ceilândia, Gama e Planaltina.

O período para solicitação de inscrição e para o envio da documentação necessária para concorrer às vagas ocorre entre 17 de março e 7 de abril, pelo site do Cebraspe. Não há taxa para participar.

Os candidatos serão selecionados de acordo com a opção do sistema de vagas, do campus, do curso e do turno, segundo o seu desempenho no Enem de 2024. A seleção é realizada por meio de três sistemas: o Sistema Universal, o Sistema de Cotas para Escolas Públicas e o Sistema de Cotas para Negros.

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A lista de aprovados em primeira chamada está prevista para ser divulgada em 10 de junho.

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