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Notícias dos Vestibulares e Enem

Vestibulandos recorrem a podcasts para entenderem o momento atual

Conhecimento de atualidades é cada vez mais exigido em todos os vestibulares e Enem

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Podcast Atualizando - Curso Positivo

O podcast caiu no gosto popular e agora faz parte da rotina dos brasileiros. Uma pesquisa realizada pela Deezer – plataforma de streaming – divulgada em outubro de 2019, mostrou que o consumo de podcasts subiu 67% em apenas um ano no Brasil, que já é o segundo país em consumo da plataforma, atrás apenas dos Estados Unidos. Um outro estudo realizado pela Associação Brasileira de Podcaster (ABPOD) com 16.713 pessoas, indica que os jovens entre 15 e 19 anos correspondem a apenas 9% do público – enquanto que a média de idade é de 28 anos.

Podcast Atualizando

Mas esse público parece estar aumentando. Com o isolamento social, os estudantes começaram a buscar nos podcasts mais uma forma de estudo. A vestibulanda Júlia Mirelly Carvalho Fanis, de 17 anos, faz parte dessa estatística. Para manter-se com o conhecimento de atualidades sempre em dia, cada vez mais exigido nos vestibulares e Enem, tanto na redação quanto nas questões das mais diversas disciplinas, a jovem passou acompanhar o podcast Atualizando, produzido pelo Curso Positivo. “Quando soube que teríamos mais esse recurso para nos atualizarmos, fiquei curiosa e logo se tornou um vício, pois além de prático, porque consigo ouvir fazendo outra atividade, não é cansativo, os temas são comentados de maneira clara, sem que eu precise acompanhar de um livro, por exemplo. Além disso, como os temas são apresentados pelos meus professores, me sinto segura em confiar, principalmente quando me baseio para escrever alguma redação”, completa.

De acordo com o doutor em Educação Histórica e professor no Curso Positivo, Daniel Medeiros, com um mundo no qual a informação se multiplicou de maneira impossível de calcular, a grande questão para o conhecimento é a confiança. “Umberto Eco nos deixa isso como lição, quando disse ainda nos anos 80 – antes de internet – que haverá um momento que a informação estará disponível para todos, mas que a diferença entre informação e conhecimento será o filtro. Os jovens não têm essa experiência ainda, por isso, o que dá a eles a confiança de que determinada informação é bom conhecimento é o seu professor”, explica.

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A afirmação vai de encontro ao que estudante Guilherme Drabecki Martins, de 18 anos, conta sobre o consumo de podcast. “Gostei bastante do podcast, pois para formar uma opinião, com certeza vou dar mais atenção aos dados dos professores, já que tenho mais confiança neles em comparação com as redes sociais ou imprensa”, esclarece. Em 20 episódios, professores das disciplinas de Humanas do Curso debatem com convidados temas do momento, com visões divergentes, para manter os alunos atualizados sobre os principais debates do país e do mundo e ajudá-los a fazer suas análises críticas de cada situação. Entre março e julho, os professores discutiram a pandemia do coronavírus, as manifestações de rua contra e a favor do presidente da República, o problema habitacional do país e a situação das favelas, o desmatamento e a crise hídrica, entre outros assuntos, muitos dos quais sugeridos pelos próprios alunos.

“Um podcast já estava no nosso radar antes mesmo da pandemia e da suspensão das aulas presenciais. Era uma das ferramentas que queríamos adotar para sair um pouco da sala de aula e levar para o dia a dia do aluno, de forma mais lúdica, assuntos da realidade. Assuntos que servem para mantê-los ligados nos temas do momento e não só nos conteúdos escolares, e que ainda podem acabar se transformando em temas das redações do Enem e de vestibulares”, comenta o diretor do Curso Positivo, Alceu Gnoatto.

O diretor comemora a receptividade dos alunos ao programa. “Fizemos enquete recente com os alunos e 60% estão ouvindo o podcast. Em quase todos os últimos episódios, os temas já foram sugeridos por eles. Colocamos professores com visões diferentes sobre os assuntos e, sem dúvida, conseguimos formar alunos mais críticos”, avalia.

No episódio final da primeira temporada, os professores fizeram uma retrospectiva sobre os temas abordados e uma avaliação sobre a situação atual das questões discutidas anteriormente. “Discutimos, por exemplo, os direitos fundamentais de afrodescendentes no mundo após o assassinato de George Floyd pela polícia dos Estados Unidos, além da situação da cidade de Wuhan como epicentro da pandemia”, comenta o professor de Geografia, Marcos Monteiro.

A segunda temporada do podcast já está prevista para ir ao ar a partir de agosto e, de acordo com o diretor do Curso Positivo, seguirá em produção mesmo depois que as aulas retornarem ao sistema presencial.

Sobre o Curso Positivo

Fundado em 1972, o Curso Positivo nasceu de um sonho de um grupo de jovens professores, apaixonados pela profissão, que se uniram por um ideal: criar um curso pré-vestibular diferente, que acompanhasse os estudantes até os dias que antecediam o vestibular – algo pioneiro no Brasil, no início da década de 70. Desde então, o Curso Positivo se estabeleceu como uma instituição de destaque, registrando, historicamente, o maior índice de aprovação nos vestibulares mais concorridos das mais importantes faculdades e universidades do Paraná, bem como excelentes resultados nos exames das principais instituições de Ensino Superior do Brasil. O Curso Positivo conta com quatro sedes em Curitiba (PR), uma em Joinville (SC) e uma em Ponta Grossa (PR) e dispõe de uma equipe de professores com grande experiência, material didático de alta qualidade para a melhor preparação e um inovador sistema de aulas dinâmicas totalmente focado na aprovação dos vestibulandos. O Curso Positivo utiliza o Sistema Positivo de Ensino.

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Destaque

TOP 5 estratégias dos aprovados em Medicina

Alunos mostram estratégias que fizeram a diferença para aprovação no vestibular de medicina

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4 dicas para quem irá prestar vestibular de inverno em 2024

Medicina é um dos cursos mais concorridos nos vestibulares, de acordo com o estudo de Demografia Médica no Brasil, conduzido pela Faculdade de Medicina da USP, somente em 2023, 963 mil pessoas concorreram a aproximadamente 47 mil vagas para medicina no Brasil, e para isso muitos candidatos cumprem uma longa jornada de estudo para conseguir a sonhada vaga no curso.

Após a pandemia, o estudo online se tornou uma realidade e muitos estudantes utilizam a internet para se preparar, e aqueles que sabem utilizar bem essa ferramenta têm conseguido ótimos resultados nas provas. Segundo uma pesquisa recente do Google, em parceria com a empresa Educa Insights, aulas semipresenciais e EADs são as favoritas em diferentes níveis: graduação (64%), pós-graduação (75%), cursos livres (75%) e idiomas (63%).

“O ensino online é uma realidade no Brasil, a internet trouxe um acervo enorme de informações para aqueles que querem ingressar em uma faculdade principalmente no curso de medicina” diz Michel Arthaud, professor de Química e diretor da Plataforma Professor Ferretto – canal 100% online com foco na preparação para o Enem e vestibulares.

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Por isso, Arthaud convidou 5 alunos da Plataforma Professor Ferretto, que foram aprovados em medicina em diversas faculdades do Brasil para dar dicas preciosas que fizeram diferença em suas preparações aos novos tentantes.

Método de estudo

O estudante de medicina Raimundo Neto, 20, foi aprovado em quatro universidades de medicina: UFC, UECE, UNIFOR e UNICHRISTUS, e se preparou durante três anos até conseguir a aprovação no vestibular. Durante o segundo ano de estudos, ele percebeu que não estava obtendo os resultados esperados e decidiu mudar o seu método. “Antes de começar a me preparar novamente, comecei a procurar estratégias eficazes no meu estudo, para identificar o que estava fazendo de errado. Depois disso, comecei a montar cronogramas semanais e diários para otimizar a minha preparação para o vestibular” , relembra.

Simulados

Estudar junto com outras pessoas ajuda muito no processo. Diogo Prestes, 24, que foi aprovado na UERJ conta que, durante um tempo, estudou junto com um amigo que também queria entrar em Medicina. “Meu amigo sugeriu fazermos simulados juntos, e, durante um ano, fazíamos alguns simulados por semana para se preparar. Eu tive um desempenho melhor naquele ano por conta desse apoio, além do amplo acesso a materiais didáticos como gráficos, resumos, e às aulas online, que têm a praticidade de ficarem gravadas, caso não consiga acompanhar em tempo real”, diz.

Sem redes sociais

A mineira Maria Eliza Munhoz, que aos 18 anos conquistou o 1° lugar em Medicina na UFTM – Universidade Federal do Triângulo Mineiro – , um dos vestibulares mais concorridos de Minas Gerais conta que, durante o período de preparação, não usava as redes sociais, “Quando decidi que meu foco era entrar na faculdade, desinstalei minhas redes sociais como Instagram e TikTok. Usava apenas periodicamente, para distração e lazer, e evitava ao máximo ver vídeos ou posts sobre Vestibular, porque quando usava era realmente para distrair um pouco a cabeça e relaxar “, conta.

Foco na teoria

A estudante carioca Ana Clara Oliveira, 23, aprovada em Medicina pela UERJ, conta que é importante ter conhecimento teórico antes de estudar questões “Estudava em escola pública e percebi que a base estava muito fraca, então durante dois anos do meu preparado do vestibular corri atrás das matérias que não tive durante a escola, e só em 2023 – ano da aprovação – foquei nas questões porque já tinha uma boa base” relembra.

Redação

A redação do Enem é a parte mais temida por muitos estudantes, Leticia Fernandes, 20, estudante de medicina da UFG, atingiu nota mil na redação. Leticia buscava se atentar a teoria da redação “Pode parecer estranho, mas a redação tem teoria, ela é 30% baseada em elementos além do desenvolvimento, então buscava sempre responder na redação o o que, quem, porque e como”, explica “Sempre no final revisava e claro tinha o meu repertório coringa na redação”.

Para o seu repertório ela usava somente um, que era do sociólogo Thomas Hobbes “O Estado deve garantir o bem-estar social”, além disso a estudante aconselha usar outras coisas do cotidiano para complementar “Usar livros e séries para complementar o desenvolvimento da redação é muito bom, algo que está inserido na sua vida e faz sentido para a redação” finaliza.

Veja aqui outros vestibulares de medicina com inscrições abertas!

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Destaque

Terminam amanhã (17) as inscrições com desconto do Vestibular de Medicina da Unifenas

São oferecidos descontos para as inscrições feitas até o dia 17 de abril, independente da modalidade escolhida.

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Está acabando o prazo de inscrições com desconto para o Vestibular de Medicina da Unifenas – 2º semestre de 2024. São oferecidas 210 vagas, sendo 80 para o Câmpus de Alfenas e 130 para o Câmpus de Belo Horizonte.

São oferecidos descontos para as inscrições feitas até o dia 17 de abril, independente da modalidade escolhida.

Vestibular de Medicina Unifenas 2024/2

As inscrições podem ser feitas, até o dia 20 de maio, por meio do site: https://medicina.unifenas.br/.

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Os candidatos podem optar pelas seguintes formas de ingresso:

1- Uso da Nota do Enem (2009 a 2023) – sem prova
2- Prova Tradicional
3- Prova Tradicional + Enem (2009 a 2023)
4- Prova Tradicional Unificada + Enem (2009 a 2023)

PROVAS

As provas estão marcadas para o dia 25 de maio de 2024 (sábado), das 13 às 18 horas (horário de Brasília), nas cidades de Brasília/DF, Campinas/SP, Goiânia/GO, Ribeirão Preto/SP, São Paulo/SP, Uberlândia/MG e nos câmpus da UNIFENAS em Minas Gerais: Alfenas, Belo Horizonte, Campo Belo, Divinópolis e Varginha.

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Notícias dos Vestibulares e Enem

UEM define calendário do Vestibular de Inverno 2024

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) abre as inscrições para o Vestibular de Inverno 2024 no dia 2 de maio.

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UEM aceita inscrição para o Vestibular e o PAS a partir de 16 deste mês

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) definiu o calendário do Vestibular de Inverno 2024.  Confira:

Vestibular de Inverno UEM

Inscrição via internet
02 de maio a 05 de junho de 2024

Pagamento da taxa de inscrição
07 de junho de 2024

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Realização das provas
14 de julho de 2024

Divulgação da imagem digitalizada e da nota da redação
24 de julho de 2024

Divulgação do resultado final
02 de agosto de 2024

Mais informações: https://www.vestibular.uem.br/

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