Siga-nos!

Destaque

Vestibular de Verão 2022: Curso de Medicina da PUC-SP une tradição e inovação

O curso de Medicina da PUC-SP proporciona aos futuros médicos uma formação sólida e humanista, com postura crítica, ética e proativa.

Publicado

em

Curso de Medicina da PUC-SP une tradição e inovação

Com nota máxima (5) na avaliação do Ministério da Educação (2019) e quatro estrelas no Guia da Faculdade Estadão, o curso de Medicina da PUC-SP proporciona aos futuros médicos uma formação sólida e humanista, com postura crítica, ética, reflexiva e proativa.

Medicina PUC-SP

O currículo inovador é baseado em métodos ativos de ensino e aprendizagem, em que os discentes são o centro das atividades. A metodologia é hoje reconhecida pela maioria dos educadores como responsável por garantir maior autonomia aos egressos.

O curso forma profissionais preparados para atuar em equipe em diferentes áreas: na promoção da saúde, na prevenção e no tratamento de doenças, na pesquisa clínica e em laboratórios, na docência, na gestão de serviços de saúde e na gerência de atividades empresariais.

“A PUC-SP é muito respeitada, seja pela nossa história de qualidade, ou pela nossa capacidade de transformação. Nosso projeto pedagógico é exemplo de mudança para as metodologias ativas e inserção dos alunos em atividades práticas.

A dimensão didático-pedagógica do curso, aliás, foi considerada muito inovadora pelo Ministério da Educação, particularmente em dois aspectos: um curso integrado que rompe com os conteúdos disciplinares ou segmentados por sistemas e aparelhos, e a implantação de internato com duração de três anos. A estrutura do currículo em espiral está implantada, o que é outro aspecto muito interessante a destacar, porque permite ao aluno o contato em diversos momentos com conteúdo prévio de forma a favorecer novos olhares e um aprendizado progressivamente mais complexo. Essa integração entre áreas básicas e clínicas ao longo de todo o curso estabelece a prática de um internato vertical”, explica a coordenadora da graduação, professora Maria Valéria Pavan.

A graduação de Medicina da PUC-SP é filiada à Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM).

Infraestrutura

Com salas de aula modernas, climatizadas e bem equipadas, possui ainda laboratórios de ensino básicos (anatomia, anatomia funcional, histologia, embriologia, fisiologia, farmacologia, microbiologia e bioquímica); laboratórios de simulação realística, utilizados para a capacitação em bonecos antes de se realizarem procedimentos em seres humanos; laboratórios de informática e laboratórios experimentais (biomateriais e genética).

Doze salas do prédio da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde, localizado em Sorocaba, foram adaptadas e transformadas em salas de consultório, para atividades simuladas de habilidades clínicas, do primeiro ao terceiro ano. A sala de autópsia para para realização de verificação de óbito também foi reformada recentemente.

Curso de Medicina da PUC-SP une tradição e inovação

Curso de Medicina da PUC-SP une tradição e inovação

Mercado de Trabalho

“O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada avalia que a carreira médica tenha as condições consideradas as mais interessantes para um futuro profissional. Embora possa parecer que nos grandes centros o mercado está saturado, há a necessidade crescente de médicos. Além disso, a expansão para as áreas mais distantes aparece como novas oportunidades de emprego”, ressalta a professora Maria Valéria Pavan.

Incentivo à pesquisa

Entre as ações de incentivo à pesquisa, destaca-se a criação do mestrado em Biomateriais e Medicina Regenerativa, que conta com um corpo docente de doutores pesquisadores experientes e infraestrutura de laboratórios com equipamentos de alta tecnologia para melhorar o desenvolvimento das pesquisas, ampliando as possibilidades da participação dos estudantes em projetos de iniciação científica ainda mais qualificados. Também houve a manutenção das bolsas de iniciação científica e benefícios através do Plano de Incentivo a Pesquisa, Incentivos Aplicados à Docência, Plano de Incentivo à Internacionalização e Plano de Incentivo à Extensão.

Trabalho social

Os alunos do curso tem a oportunidade de participar do PUCalhaços, grupo voluntário de palhaços formado por estudantes de Enfermagem e Medicina, com o intuito de desenvolver um trabalho voluntário, sem fins lucrativos, com crianças e adultos hospitalizados e seus acompanhantes, utilizando a metodologia “clown”.
Outra frente de trabalho é a Farmácia Comunitária, criada na década de sessenta e reconhecida pelo Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo, que oferece medicação gratuita a toda população.

Através das atividades curriculares os alunos também trabalham junto à comunidade, identificando problemas e participando de atividades educativas em conjunto com as equipes de saúde, a fim de contribuir com possíveis melhorias nas condições de saúde da população da área em que são inseridos, desde o primeiro ano da graduação.

Ex-aluno fala sobre o curso

Anderson de Lima Muniz – formou-se em 2020

“O curso de Medicina da PUC-SP é muito bom e conta com um currículo moderno, bem estruturado e humanizado. A metodologia é o PBL (aprendizado baseado em problemas) e coloca o aluno em cenários de prática já nos primeiros anos da faculdade, na qual ele aprende as bases da entrevista clínica e exame físico. Nas tutorias, o aluno é incentivado e ensinado a buscar o conhecimento que ele precisa para resolver os casos clínicos referentes a cada módulo de ensino, podendo ser através de livros ou artigos científicos. Além do estudo individual, o aluno também pode tirar suas dúvidas com as sustentações aplicadas, um espaço onde ele pode exercer um aprendizado prático com complementação teórica.

Além do curso em si, a faculdade também conta com instituições estudantis como o Centro Acadêmico, a Atlética e a SUMEP, cada uma com um perfil de atuação na qual o aluno pode optar por participar e ajudar nas atividades que essas instituições elaboram. Também é um ótimo ambiente para criar vínculo com a faculdade e fazer grandes amizades. O currículo é elaborado a partir da perspectiva do aluno ser o protagonista do seu aprendizado, dando autonomia, suporte e segurança para que ele desenvolva todas as habilidades que precisa ao longo de sua formação.

Eu nasci na maternidade do Hospital Santa Lucinda, hospital-escola da PUC-SP, e sempre tive um carinho muito grande por esse hospital. A PUC-SP é uma universidade renomada tanto no mercado de trabalho quanto perante a sociedade, então sempre tive vontade de ser um puquiano.

Na minha escolha, precisei considerar um outro aspecto, já que nasci em uma família humilde da periferia de Sorocaba e não teria condições de me manter em outra cidade. No meu último ano do ensino médio, decidi que queria ajudar as pessoas e entendi que a Medicina poderia me ajudar a atingir esse objetivo. Posso dizer que foi a melhor escolha da minha vida. Naquele ano, prestei o ENEM e entrei na PUC-SP pelo PROUNI.

Os primeiros meses foram realmente muito difíceis, uma vez que precisei me adaptar à metodologia da faculdade e assimilar toda aquela nova realidade, mas aos poucos a timidez foi dando lugar para a segurança na medida que meus colegas de turma me receberam muito bem, assim como meus professores.

No meu último ano da graduação, eu e meus colegas prounistas reivindicamos e conseguimos o direito à isenção da prova de residência da PUC-SP para os bolsistas do sexto ano da instituição, já que não conseguiríamos arcar com os custos. Tenho muito orgulho de ter feito parte disso e não tenho dúvidas de que o empoderamento que a própria PUC-SP oferece ao aluno durante o curso nos capacitou para conquistar esse direito. O Prouni transforma vidas, pessoas, famílias e tem o potencial de diminuir a desigualdade social na nossa sociedade. Que bom que a PUC-SP enquanto universidade possa oferecer bolsas do programa e fazer parte da mudança na vida de tantas pessoas.

Hoje trabalho no Programa Mais Médicos em São Miguel Arcanjo, interior de São Paulo. É uma experiência muito gratificante e de enriquecimento profissional para qualquer médico. O PBL estimula o trabalho em equipe e preza pelo bom relacionamento entre os profissionais da saúde, atributos fundamentais para um bom desempenho profissional na atenção primária. Na PUC-SP, durante todo o curso, o foco é formar um bom médico generalista e para isso, o currículo é organizado de forma que aprendamos o principal de cada especialidade e isso faz muita diferença no dia a dia da profissão, pois nos dá segurança, tranquilidade e autonomia para exercer a prática médica.

Sou muito realizado, tenho muito orgulho de ter chegado até aqui e de ter feito Medicina na PUC-SP. Uma frase do Ayrton Senna exemplifica bem a minha jornada e serve como conselho para todos que também querem seguir essa linda e honrosa profissão: “Seja você quem for, seja qual for a posição social que você tenha na vida, a mais alta ou a mais baixa, tenha sempre como meta muita força, muita determinação e sempre faça tudo com muito amor e com muita fé em Deus, que um dia você chega lá. De alguma maneira você chega lá”.

Participações em eventos internacionais

Em 2018, os estudantes Vinícius Leal Gervásio e Guilherme Borges Gomes da Silva foram selecionados para compor a delegação de jovens do Programa Diplomacia Civil, coordenado pelo Instituto Global Attitude, que representou o Brasil durante a Global Conference on Primary Health Care, conferência promovida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e pelo governo do Cazaquistão, anfitrião do encontro.

Clique aqui para conhecer a grade horária, o corpo docente e o valor da mensalidade do curso de medicina da PUC-SP.

Destaque

Último dia de inscrições para o Vestibular FIAP 2022

A FIAP, um dos principais centros universitários de tecnologia e gestão do país, encerra hoje, 2 de dezembro, as inscrições para o 2° processo seletivo de 2021.

Publicado

em

por

Graduação FIAP está com turmas abertas para 2022

A FIAP, um dos principais centros universitários de tecnologia e gestão do país, encerra hoje, 2 de dezembro, as inscrições para o 2° processo seletivo de 2021. O vestibular será realizado na modalidade digital em 4 de dezembro de 2021 e o valor da taxa de inscrição é de R$ 90,00.

Sobre a FIAP

No momento em que o mundo inteiro está olhando para o futuro, é hora de cada um começar a criar o seu. Para isso, é fundamental estar sempre conectado à tecnologia, à inovação e à humanidade: os grandes drivers que vão construir um melhor amanhã.

De Inteligência Artificial a Jogos Digitais, de Computação na Nuvem (Cloud) a Defesa Cibernética, a Graduação FIAP tem 15 cursos presenciais e online. Cada um deles abre novas possibilidades, ampliando o conhecimento exponencialmente, desenvolvendo novos skills e ajudando a transformar o mundo.

O aluno vai dominar os conteúdos mais relevantes do presente. Estudar em laboratórios e salas com infraestrutura avançada ou em uma multiplataforma digital. Participar de projetos reais de grandes empresas. Personalizar sua jornada com Nano Courses em diferentes áreas. E, ainda, vai criar a sua própria startup.

Venha pensar e criar o novo na FIAP.

Let’s rock the future.

Continue lendo

Destaque

Gabarito oficial – Enem 2021 – Provas 21 e 28/11/2021

Os candidatos poderão consultar hoje, dia 1º de dezembro, os gabaritos oficiais do Enem 2021, das provas de 21 e 28 de novembro de 2021.

Publicado

em

por

enem 2021 gabarito oficial

A aplicação regular do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 ocorreu nos dias 21 e 28 de novembro de 2021, nos formatos impresso e digital. Os candidatos poderão consultar hoje, dia 1º de dezembro, o gabarito oficial do Enem 2021.

Gabarito oficial do Enem 2021

A consulta poderá ser feita na seção Provas e Gabaritos do portal do Inep.

Os interessados também poderão baixar os cadernos de questões.

Perdeu umas das provas? Clique aqui e saiba quais condições permitem reaplicação do Enem!

Resultados

Os resultados das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 serão divulgados no dia 11 de fevereiro do ano que vem. A data foi confirmada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela realização do exame, durante entrevista coletiva no último domingo (28/11).

Sobre o Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, tornou-se uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (ProUni), ambas ações do Ministério da Educação (MEC).

Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são usados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetros para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Os resultados individuais do Enem também podem ser usados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitarem as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Destaque

USF antecipa bolsa de estudo pela nota do Enem

Os interessados em estudar na USF em 2022 com bolsas de estudo de até 100% pela nota do Enem podem garantir vaga ainda neste ano.

Publicado

em

por

USF antecipa bolsa de estudo pela nota do Enem

Os interessados em estudar na Universidade São Francisco (USF) em 2022 com bolsas de estudo de até 100% pela nota do Enem podem garantir vaga ainda neste ano.

Para tanto, basta o candidato fazer a prova de redação online ou apresentar o histórico escolar, garantindo 35% de desconto nas mensalidades. Se a nota no Enem 2021 for maior que 550 pontos, o desconto será alterado conforme o desempenho obtido no exame. Os candidatos podem ainda utilizar a melhor nota no Enem de 2015 a 2020. Neste caso, a inscrição é gratuita.

A condição é válida para mais de 40 cursos presenciais (exceto Medicina) e de Educação a Distância (EaD). Independente da pontuação, todos os candidatos têm 80% de desconto na matrícula.

Confira os descontos, conforme sua pontuação no ENEM:

450 – 550 = 35% de desconto (30% + 5% de antecipação)

551 – 650 = 40% de desconto (35% + 5% de antecipação)

651 – 750 = 45% de desconto (40% + 5% de antecipação)

751 – 850 = 50% de desconto (45% + 5% de antecipação)

851 – 1000 = 100% de desconto

A campanha é válida para matrículas realizadas até o dia 13 de dezembro. Confira todas as informações pelo site usf.edu.br/vestibular ou via WhatsApp 11 94467-9295.

 

Continue lendo