Siga-nos!

Notícias dos Vestibulares e Enem

Vestibular de Verão UPF: Desenho Industrial é a novidade neste processo seletivo

A UPF lança, neste Vestibular de Verão, um novo curso que possibilita ampla atuação de mercado e profissional: o Desenho Industrial.

Publicado

em

Vestibular de Verão UPF: Desenho Industrial é a novidade neste processo seletivo

A Universidade de Passo Fundo (UPF) lança, neste Vestibular de Verão, um novo curso que possibilita ampla atuação de mercado e profissional: o Desenho Industrial.

Desenho Industrial UPF

Nunca se falou tanto em design, como ferramenta de estruturação de ideias, de desenvolvimento de produtos, de inovação, de registro de patentes, de serviços, e de novos modelos de negócios ao atendimento às demandas e necessidades existentes. O curso, além de preparar o estudante para a criação e a inovação de objetos e de produtos industriais, será em um formato de ensino com uma metodologia totalmente diferente e inovadora das tradicionais graduações. As inscrições para este e os demais cursos da UPF iniciam no dia 4 de dezembro.

O desenhista industrial é um profissional que concebe ideias e funcionalidades inteligentes para transformar produtos ou soluções de sucesso no mercado. Pesquisa tendências e tem uma ampla visão do processo que envolve o desenvolvimento industrial. “Desenhistas industriais são visionários, criativos e estão sempre atentos às mudanças tecnológicas e comportamentais de seu tempo, contribuindo com o desenvolvimento sustentável e responsável no processo de fabricação dos produtos e para melhorar às condições da sociedade”, destacam os coordenadores do curso, a professora Teofanes Foresti Girardi, doutora em Design e Tecnologias, e o professor Carlos Edmundo Abreu e Lima, doutor em Engenharia.

Inúmeras possibilidades

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

A UPF formará o estudante por meio da aprendizagem interdisciplinar, com uma visão generalista, ou seja, com as habilidades e competências necessárias para trabalhar em diferentes segmentos de mercado. O egresso estará apto a atuar nos mais variados ramos das nossas indústrias, moveleiro, metal mecânico, no desenvolvimento de máquinas e equipamentos, em dispositivos de tecnologias assistivas, equipamentos médico-hospitalares, indústria calçadista, de eletroeletrônicos, eletrodomésticos, de utensílios (decoração, bens de consumo, utilidades domésticas), joias, embalagens, automotivo entre outras possibilidades de produtos industriais tanto para os bens de consumo, quanto de fabricação.

O profissional será capacitado para trabalhar com desenvolvimento de produtos e projetos que explorem inovações tecnológicas como mobile, internet das coisas, realidade virtual, inteligência artificial e, ainda, com conceitos emergentes, tais como design de produtos inteligentes, design para área da saúde, user experience (UX), design de serviços e design estratégico. “A atividade do desenhista industrial poderá contribuir para atender aos setores público e privado suprindo as demandas de serviços e produtos (incluindo o registro de patentes) para empresas industriais e comerciais, sejam elas locais ou globais”, ressalta Teofanes.

Mercado promissor

O mercado busca novas lideranças capazes de atuarem com o novo, com a mudança constante de modelos e formas de se fazer. Tudo isso configura um cenário muito favorável para os desenhistas industriais em termos de colocação profissional e desenvolvimento de carreira. “A criação e a inovação de objetos e de produtos industriais que incorporem valores sociais, ambientais, éticos, inclusivos, ergonômicos e estéticos são uma demanda da sociedade contemporânea para lidar com a complexidade de um planeta em rápida mudança”, salientam os coordenadores do curso.

Nesse cenário, o crescimento da indústria criativa, na qual se insere o profissional de Desenho Industrial, está em expansão. Além disso, o uso de tecnologias, manufaturas avançadas, como a impressão 3D, programas de design paramétrico e generativo, projetos e desenvolvimento de design de produtos inteligentes, tecnologias vestíveis, internet das coisas (IoT) e outras tecnologias emergentes estão ampliando o campo de atuação destes profissionais, oferecendo maior autonomia e liberdade de autoria. “É um campo ilimitado para ser explorado por meio da formação generalista, empreendedora, inovadora, técnica e tecnológica do desenhista industrial e da entrada desses profissionais nas esferas estratégicas das empresas, em diferentes frentes e segmentos de atividades, ocupando cargos estratégicos na tomada de decisões”, observa o coordenador professor Carlos Edmundo.

Novas ideias de formação e ensino

O curso de Desenho Industrial da UPF oferece possibilidades que transcendem a formatação tradicional dos cursos de graduação através de uma metodologia de aprendizagem por projetos. Desta forma, o curso possibilita ao estudante vivência e experiências práticas durante seu percurso acadêmico como: visitas técnicas, participação em e eventos da área, projetos integradores, certificações intermediárias, bate-papo com especialistas e profissionais das áreas, possibilidade de intercâmbio acadêmico, viabilidade para o registro de patentes de produtos e o incentivo ao empreendedorismo, através do projeto final do curso na forma de startup.

O curso, com duração de oito semestres e com aulas no turno da noite, tem completa infraestrutura de laboratórios para possibilitar plenamente este aperfeiçoamento técnico dos alunos, do mesmo modo, por ser uma profissão multidisciplinar em sua essência, a metodologia de aprendizagem por projetos permite que o acadêmico desenvolva na prática os conhecimentos específicos das áreas envolvidas ao desenvolvimento de projetos de produtos durante a sua formação. “O curso é a essência da proposta de um curso em alinhamento tanto às novas tendências de mercado e atuação profissional, quanto às novas ideias de formação e ensino”, evidenciam os coordenadores.

Inscrições

O ingresso para este e os demais cursos de graduação, exceto Medicina, iniciam no dia 4 de dezembro. A seleção ocorre por meio de prova on-line ou utilização da nota de redação do Enem de 2018 e 2019. Todas as informações que vão reger o processo seletivo de verão estarão disponíveis, em breve, no site upf.br/ingresso.

Destaque

Abertas as inscrições para o Vestibular Unificado UFSC/IFSC/IFC 2025

O Vestibular Unificado UFSC/IFSC/IFC representa a oferta de cerca de 6.700 vagas distribuídas em 200 cursos de graduação, nas três instituições.

Publicado

em

por

UFSC divulga leituras obrigatórias para o Vestibular 2023

As inscrições para o Vestibular Unificado entre a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o Instituto Federal de Santa Catarina e o Instituto Federal Catarinense (IFC) estão abertas epoderão ser feitas pelo site vestibularunificado2025.ufsc.br.

Vestibular Unificado UFSC/IFSC/IFC 2025

As provas serão realizadas nos dias 7 e 8 de dezembro, das 14h às 19h, com a abertura dos portões às 13h. A taxa de inscrição é de R$ 182,00. A isenção da taxa poderá ser solicitada de 10 a 27 de setembro pelos candidatos que atenderem aos requisitos descritos no edital do Vestibular.

O Vestibular Unificado UFSC/IFSC/IFC representa a oferta de cerca de 6.700 vagas distribuídas em 200 cursos de graduação, nas três instituições. As opções de cursos estão disponíveis em 34 municípios catarinenses. A UFSC oferecerá 4525 vagas, o IFSC terá 1268 vagas selecionadas pelo Vestibular e o IFC oferece 933 vagas.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

A pontuação mínima em cada disciplina, a relação completa dos cursos e as instituições em que serão ofertados estão entre as informações disponíveis no edital.

As pessoas que se inscreverem poderão escolher apenas um curso entre os 200 oferecidos pelas três instituições. As inscrições para o Vestibular Unificado poderão ser realizadas até 9 de outubro.

 

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Notícias dos Vestibulares e Enem

UEL prorroga inscrições do Vestibular 2025 até 16 de setembro

O Vestibular 2025 da Universidade Estadual de Londrina (UEL) será realizado nos dias 17 e 18 de novembro de 2024.

Publicado

em

por

UEL abre inscrições para o Vestibular 2023

A Coordenadoria de Processos Seletivos (Cops) da Universidade Estadual de Londrina prorrogou por mais uma semana as inscrições para o Vestibular 2025 da UEL, que terminariam nesta segunda-feira (9). De acordo com Ato Executivo nº65/2024, publicado nesta segunda, as inscrições poderão ser feitas no portal da Cops até o próximo dia 16 de setembro. Candidatos devem se atentar para realizar o pagamento da taxa pública de R$ 181,00 que deverá ser feito impreterivelmente até às 21h do prazo final. O Vestibular 2025 será realizado nos dias 17 e 18 de novembro. A UEL oferta 3180 vagas em 53 cursos presenciais, considerando a reserva para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e para a Prova Paraná Mais.

A coordenadora da Cops, professora Sandra Garcia, explica que a prorrogação atende solicitações de candidatos que pediram mais alguns dias para recolher o valor. Ela acredita que a dilação do prazo poderá possibilitar maior volume de inscritos, considerando que nos últimos dias, sobretudo no final de semana, foi registrada grande procura por candidatos. A expectativa da Cops é repetir ou até superar o volume de inscritos do último concurso, que somou cerca de 16 mil vestibulandos.

“Nos últimos anos, todas as Universidades e até cursos de pós-graduação tiveram menor procura pelos jovens que estão buscando outras alternativas para a profissionalização, não necessariamente um curso superior”, comenta a professora. Segundo ela, somado a este comportamento do estudante do Ensino Médio, o Vestibular atual passou por alterações que, de alguma forma, altera a procura dos candidatos, como a inclusão da Prova Paraná Mais como alternativa de ingresso na UEL.

Provas

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Este ano o concurso será realizado em fase única, com dois dias de provas. No primeiro dia (17 de novembro), será aplicada a prova de Conhecimentos Gerais, com 60 questões de múltipla escolha, incluindo as disciplinas de Artes, Biologia, Filosofia, Física, Geografia, História, Língua Portuguesa e Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Matemática e Química.

No dia 18 de novembro, os candidatos farão a prova de Redação e a prova discursiva de Conhecimentos Específicos, sendo duas questões indicadas pelos Colegiados de cada um dos 53 cursos e uma terceira de Sociologia, comum a todos. As disciplinas de cada curso podem ser consultadas no Manual do Candidato, disponibilizado no portal da Cops. Para os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais, Design de Moda, Design Gráfico e Música será realizada Prova de Habilidades Específicas (PHE), no dia 29 de setembro. O cartão de identificação para a PHE será divulgado no próximo dia 24 de setembro.

Fonte: O Perobal UEL

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Notícias dos Vestibulares e Enem

Inscrições abertas para o Vestibular Medicina PUC Minas 2025

O Curso de medicina da PUC Minas é ofertado nos campi Betim, Contagem e Poços de Caldas.

Publicado

em

por

PUC Minas abre inscrições do Vestibular para ingresso em 2023

Os interessados em cursar Medicina na PUC Minas em 2025 poderão se inscrever pelo endereço www.pucminas.br/vestibular. O Curso é ofertado nos campi Betim, Contagem e Poços de Caldas. Também está aberta a seleção de bolsistas pelo sistema de média obtida no Exame Nacional do Ensino Médio, para os cursos de Medicina oferecidos nos campi de Contagem e de Poços de Caldas.

A inscrição para o vestibular de Medicina pode ser feita de duas formas: pelo sistema de provas presenciais ou pela nota obtida no Enem, que considera, para efeito de classificação, o melhor resultado obtido pelo candidato nas edições de 2013 a 2024.

Veja aqui outros vestibulares de medicina com inscrições abertas!

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

São 54 vagas no Campus Betim destinadas ao sistema de provas presenciais e 6 para a seleção via média obtida no Enem. Já o Campus Contagem oferta 40 vagas por meio do sistema de provas, 5 pela média obtida no Enem e 5 vagas para bolsas integrais por meio da média obtida no Enem. O Campus Poços de Caldas também oferece 40 vagas por meio do sistema de provas, 5 pela média obtida no Enem e 5 vagas para bolsistas integrais por meio da média obtida no Enem.

Para o sistema de provas presenciais, as inscrições se encerram no dia 6 de outubro, com taxa no valor de R$ 250,00. As provas presenciais serão aplicadas nos campi da PUC Minas no Coração Eucarístico, em Belo Horizonte, e na cidade de Poços de Caldas no dia 26 de outubro de 2024, das 13h às 17h. O local, data e horário de prova de cada candidato constará no Cartão de inscrição que será disponibilizado até 48 horas antes da realização da avaliação no site da PUC Minas.

O resultado do processo seletivo será publicado no site www.pucminas.br/vestibular até o dia 22 de novembro de 2024 e os candidatos classificados pelo sistema de provas e para as bolsas integrais também serão convocados para a matrícula por meio deste endereço. A matrícula deverá ser feita presencialmente, no Campus onde o candidato classificado realizará o Curso.

Para os interessados em se inscrever por meio da média obtida no Enem, o prazo é até 25 de outubro, no valor de R$ 65,00. Para os aprovados por esse sistema e para os candidatos a bolsistas integrais, a matrícula em primeira chamada acontecerá nos dias 25 e 26 de novembro de 2024. A matrícula em segunda chamada ocorrerá nos dias 27 e 28 de novembro de 2024. A terceira chamada, no dia 29 de novembro de 2024. O horário para efetivação da matrícula nas três chamadas será das 8h às 19h.

Continue lendo