Siga-nos!

Destaque

Vestibular extraordinário da UFSM será realizado em 9 de julho

No vestibular extraordinário da UFSM serão ofertadas 469 vagas: 395 no Campus Sede, 57 em Cachoeira do Sul e 17 em Palmeira das Missões.

Publicado

em

UFSM Sisu

O vestibular extraordinário da UFSM em 2023 será realizado no dia 9 de julho, domingo. O edital será divulgado no dia 12 de maio, com início das inscrições nesta mesma data e término em 12 de junho.

Vestibular Extraordinário da UFSM

As inscrições poderão ser feitas pelo sistema da instituição. O valor ainda não foi divulgado, mas não deve ultrapassar o do Enem.

Em 2023, o vestibular acontece no meio do ano para ingresso nos cursos com vagas para o segundo semestre. Após, a estimativa é que a realização da prova ocorra no início de cada ano para ingresso no primeiro e no segundo semestre letivo. No total, neste processo seletivo, serão ofertadas 469 vagas: 395 no Campus Sede, 57 no Campus Cachoeira do Sul e 17 no Campus Palmeira das Missões. Trinta e nove cursos de graduação serão contemplados nessa retomada do vestibular (ver imagens). Dessa forma, 30% das vagas serão preenchidas pelo vestibular. O restante, 70%, será via Sistema de Seleção Unificada (SiSU).

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

 

A prova será aplicada em um único dia, manhã e tarde, em todos os campi da UFSM. O concurso será elaborado a partir das áreas comuns do Enem. Pela manhã, questões de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas; Ciências da Natureza e Tecnologias; e Matemática e suas Tecnologias. À tarde, Linguagem e suas Tecnologias e Redação.

“Estamos preparados para essa retomada”
Durante a entrevista coletiva, o reitor, Luciano Schuch, destacou o trabalho desenvolvido para que o retorno do vestibular ocorresse ainda em 2023. “Fazer o processo seletivo não é algo novo para nós. A UFSM seguiu trabalhando em outras provas e concursos, então, estamos preparados para essa retomada”, comentou. Duas comissões atuam no processo do vestibular. A Comissão de Seleção, composta por professores, trabalha na elaboração das provas. Já a Comissão de Ingresso Acadêmico, entre outras questões, discute a aplicação de ações afirmativas.

O pró-reitor de Graduação, Jerônimo Tybusch, afirmou que todas as formas de ingresso na instituição atendem à Lei de Cotas, nº 12.711/2012. “A Lei de Cotas é uma conquista em relação às ações afirmativas para o nosso comprometimento com uma universidade plural e diversa”, completou.

O retorno do vestibular e do Processo Seletivo Seriado (PSS), em conjunto com o SiSU, foi aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da UFSM no dia 5 de abril. A resolução prevê também outras formas de ingresso aos cursos de graduação da UFSM.

Durante a coletiva de imprensa, o reitor também falou sobre o orçamento da UFSM para 2023.

Texto e foto: Thaís Imming, acadêmica de Jornalismo, voluntária da Agência de Notícias
Edição: Ricardo Bonfanti, jornalista

RECOMENDAMOS

Destaque

Unifor abre inscrições para vestibular de férias

A prova está marcada para o dia 26 de julho de 2025.

Publicado

em

por

Vestibular Unifor 2022.2

Estão abertas as inscrições para o Vestibular de Férias Universidade de Fortaleza (Unifor).

As inscrições devem ser feitas pelo site: www.unifor.br.

A prova está marcada para o dia 26 de julho de 2025.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

A Unifor oferece também ingresso das seguintes maneiras:

  • Nota ENEM
  • Nota Anterior
  • Transferência
  • 2ª Graduação

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Destaque

Unicamp 2026: Curso Anglo promove live preparatória para o vestibular

O evento on-line gratuito acontece em 7 de agosto. Na ocasião, especialistas darão dicas essenciais para a prova. Saiba como se inscrever!

Publicado

em

por

Unicamp divulga datas para solicitações de isenção da taxa de inscrição do Vestibular 2023

A Comissão Permanente para os Vestibulares (Comvest) da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) registrou 63 mil inscritos no vestibular 2025, que ofereceu mais de 2,5 mil vagas para 69 cursos da graduação. O exame é considerado um dos mais concorridos e almejados do Brasil e, neste ano, estudantes poderão disputar uma vaga em 26 de outubro – quando será aplicada a prova da 1ª fase -, e nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro – a 2ª fase.

Entre os cursos mais concorridos da Unicamp estão Medicina (que teve 266,5 candidatos por vaga no ano passado), seguido por Ciência da Computação (com uma relação de 73,1 candidatos por vaga) e Arquitetura e Urbanismo (71,8 c/v). Pensando nesse desafio que muitos vestibulandos enfrentarão, o Curso Anglo realizará uma live preparatória gratuita para o vestibular da Unicamp. O objetivo do encontro online é auxiliar na conquista do sonho de entrar em uma das melhores faculdades do país!

A live será realizada no dia 7 de agosto, às 18h00, e contará com a participação do professor José Alves de Freitas Neto, diretor da Comvest, comissão que administra e organiza os processos seletivos da Unicamp, e Viktor Lemos, diretor do Curso Anglo.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Confira abaixo assuntos que serão abordados:

  • A universidade hoje;
  • Cursos, oportunidades e diferenciais;
  • Rankings nacionais e internacionais;
  • Diferentes formas de ingresso;
  • Funcionamento e formato do vestibular 2026.

Para realizar a inscrição e saber mais sobre esse concorrido vestibular, acesse o site oficial da live.

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Destaque

Inscrições abertas do Fies para o 2º semestre de 2025

Neste ano, o MEC oferece 112.168 vagas para o Fies, sendo 67.301 no primeiro semestre e 44.867 na segunda metade do ano.

Publicado

em

por

Começam nesta segunda-feira (14) as inscrições para o processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para o segundo semestre deste ano. Os interessados deverão se inscrever exclusivamente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior até as 23h59 do dia 18 de julho, no horário de Brasília.

Os prazos estão previstos em edital publicado pelo Ministério da Educação (MEC) no dia 9 de julho. As inscrições são gratuitas.

Com o objetivo de promover a inclusão educacional, desde 2001 o programa federal financia a graduação em instituições de educação superior privadas, com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Neste ano, o MEC oferece 112.168 vagas para o Fies, sendo 67.301 no primeiro semestre e 44.867 na segunda metade do ano.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Os candidatos em obter o financiamento estudantil devem atender aos seguintes requisitos:

  • ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a partir da edição de 2010;
  • ter conquistado média aritmética das notas, nas cinco provas do exame, igual ou superior a 450 pontos e não ter zerado a prova de redação;
  • não ter participado no referido exame como treineiro;
  • ter renda bruta familiar mensal por pessoa de até três salários mínimos (R$ 4.554, em 2025).

Fies Social

O edital do processo seletivo reserva 50% das vagas para o Fies Social, lançado em 2024. Para concorrer, os candidatos devem ter inscrição ativa no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal (CadÚnico) e renda familiar por pessoa de até meio salário mínimo, hoje R$ 759.

A nova modalidade lançada pelo MEC permite financiamento de até 100% dos encargos educacionais cobrados pela instituição de ensino superior, além de reservar cotas para pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência.

A classificação no processo seletivo do Fies será feita de acordo com a ordem decrescente das notas obtidas pelos candidatos no Enem, por tipo de vaga, grupo de preferência e modalidade de concorrência.

A ordem de prioridades considera os que candidatos que não concluíram o ensino superior e/ou não foram beneficiados pelo financiamento estudantil.

É vedada a concessão de novo financiamento do Fies a candidatos que não tenham quitado o financiamento anterior pelo Fies ou pelo Programa de Crédito Educacional ou que se encontrem em período de utilização do financiamento.

Calendário

O Fies tem chamada única e lista de espera. O resultado com os nomes dos pré-selecionados na chamada única será divulgado no dia 29 de julho. Os estudantes, então, deverão acessar o Fies Seleção para comprovar as informações e complementar sua inscrição do dia 30 de julho a 1º de agosto.

Os estudantes que não forem pré-selecionados estarão automaticamente na lista de espera para preenchimento das vagas não ocupadas, observada a ordem de classificação. A pré-seleção da lista de espera ocorrerá de 5 de agosto a 19 de setembro.

“Todos os inscritos e aqueles que venham a ser pré-selecionados devem ficar atentos aos prazos e aos procedimentos estabelecidos no edital para não perderem as oportunidades de ocupar as vagas ofertadas nesta edição do Fies”, alerta o MEC.

Fonte: Agência Brasil

RECOMENDAMOS

Continue lendo