Siga-nos!

Notícias dos Vestibulares e Enem

Vestibular Indígena Unicamp 2021 tem prova transferida para 20 de junho

O ingresso dos aprovados está mantido para agosto. Medida foi tomada devido à situação sanitária do país, em função da pandemia de Covid-19.

Publicado

em

Aprovados em 2ª chamada - Vestibular Unicamp 2021

A Comissão Permanente para os Vestibulares da UNICAMP está anunciando uma nova data para a prova presencial do Vestibular Indígena 2021: dia 20 de junho. A prova estava inicialmente marcada para ser realizada no dia 11 de abril, mas em função da situação da pandemia de Covid-19 no país, a Comvest está remarcando o exame para junho. Também houve alteração nas datas das chamadas e matrículas, mas a data de ingresso permanece a mesma: agosto de 2021. Na terceira edição do Vestibular Indígena, a Unicamp registrou 1.697 inscritos, sendo o segundo ano consecutivo em que o número fica acima dos 1.500 candidatos.

Nessa edição do Vestibular Indígena, a Comvest irá aplicar a prova nas mesmas seis cidades do vestibular passado: Bauru (SP), Campinas (SP), Caruaru (PE), Dourados (MS), São Gabriel da Cachoeira (AM) e Tabatinga (AM). A prova será em língua portuguesa, composta de questões de múltipla escolha e uma Redação, da seguinte maneira: Linguagens e códigos (14 questões); Ciências da Natureza (12 questões); Matemática (12 questões); Ciências Humanas (12 questões); e uma Redação. O programa de estudos para a prova já está disponível no Edital, na página da Comvest.

Demanda

Na edição passada, a Comvest registrou 1.675 inscritos, que havia sido mais que o dobro da primeira edição. A cidade com maior número de inscritos no Vestibular Indígena 2021 é São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas, com 717 candidatos, um aumento de 40% em relação ao ano passado, quando a cidade registrou 513 inscritos. Tabatinga, também no Amazonas, é a segunda cidade com maior procura pelo Vestibular Indígena Unicamp, com 636 inscritos, contra 837 na edição anterior. O curso mais procurado é Nutrição, seguido de Engenharia da Computação, que foi inserido nesta edição do Vestibular Indígena. Para 2021, são oferecidas 88 vagas e houve a inserção de dois novos cursos: Ciência da Computação e Engenharia de Computação. Já os cursos de Ciências Biológicas, Enfermagem e Farmácia não abriram vagas para o ingresso em 2021.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Em relação à demanda, há cursos de todos os segmentos entre os mais procurados nessa edição do Vestibular Indígena: Nutrição (178 inscritos), Engenharia da Computação (137 inscritos), Administração (125), Pedagogia (112), Educação Física (79), Administração Pública (79), Engenharia Elétrica (60), Ciência da Computação (58) e Arquitetura e Urbanismo (38) são alguns exemplos. A lista completa está aqui.

Os candidatos deverão comprovar que pertencem a uma das etnias indígenas do território brasileiro, por meio da documentação especificada no Edital, a ser entregue no dia da prova do vestibular. Outro pré-requisito é que os candidatos tenham cursado o ensino médio integralmente na rede pública (municipal, estadual, federal), ou em escolas indígenas reconhecidas pela rede pública de ensino ou tenham obtido a certificação do ensino médio pelo ENEM ou exames oficiais (por exemplo, o Enceja) e não tenham cursado nenhum período do ensino médio na rede particular. Caso sejam aprovados no vestibular, os estudantes deverão comprovar as exigências, apresentando no ato da matrícula toda a documentação exigida.

Histórico

Na primeira edição do Vestibular Indígena Unicamp, realizada para o ingresso em 2019, a Comvest registrou 611 inscritos, que disputaram as 72 vagas oferecidas. Foram matriculados 64 estudantes, de 23 etnias do Brasil. Na segunda edição, realizada no ano passado, o número de inscritos subiu para 1.675, na disputa por 96 vagas, e foram matriculados 85 estudantes.

RECOMENDAMOS

Notícias dos Vestibulares e Enem

UNIP oferece descontos e várias formas de ingresso em seu vestibular para o 2º semestre

O ingresso se dá por meio de prova on-line, por meio da nota do Enem, pela segunda graduação e por transferência.

Publicado

em

por

Inscrições abertas para o Vestibular UNIP 2022

Estão abertas as inscrições do Processo Seletivo do 2º semestre de 2025 da Universidade Paulista – UNIP. O ingresso se dá por meio de prova on-line, por meio da nota do Enem, pela segunda graduação e por transferência. O manual do processo seletivo e a taxa de inscrição são gratuitas.

PERÍODO DE INSCRIÇÃO: até dia 29/08/2025

INGRESSO PELA PROVA ON-LINE: com total segurança, praticidade e sem sair de casa, o candidato ingressa na UNIP fazendo uma prova on-line, direto de seu computador. Feita a inscrição, ele é redirecionado imediatamente para a prova, que consiste em uma redação sobre temas da atualidade. Com praticidade e agilidade, o resultado sai no mesmo dia.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

INGRESSO PELAS NOTAS DO ENEM: o candidato que prestou o ENEM, a partir de 2015, poderá ser dispensado da prova e também ser beneficiado com desconto especial, de acordo com suas notas, devendo para isso inscreverse em www.unip.br/enem e postar o boletim individual de notas do ENEM.

INGRESSO PELA SEGUNDA GRADUAÇÃO: são oferecidos descontos que variam de 40% para ex-alunos e de 37% para candidatos de outra instituição que já possuem diploma.

INGRESSO POR TRANSFERÊNCIA: na UNIP, a transferência é imediata. Volta-se a candidatos que iniciaram seu curso superior em outra instituição, mas que desejam continuar a sua Graduação na UNIP. 

CAMPI DA UNIP

Capital e Grande São Paulo: Alphaville, Anchieta, Chácara Santo Antônio, Cidade Universitária/Marginal Pinheiros, Indianópolis, Marquês, Norte, Paraíso, Paulista, Pinheiros, Tatuapé e Vergueiro.

Interior (SP): Assis, Araçatuba, Araraquara, Bauru, Campinas, Jundiaí, Limeira, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Pardo, São José do Rio Preto, São José dos Campos e Sorocaba.

Outras localidades: Brasília, Goiânia e Manaus.

Central de Informações: 0800 010 9000

Site www.unip.br

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Destaque

UFG volta a realizar vestibular próprio

A Universidade Federal de Goiás (UFG) passará a ofertar 50% das vagas por vestibular próprio, na maioria de seus cursos de graduação.

Publicado

em

por

Vestibular UFG 2026

A Universidade Federal de Goiás (UFG) passará a ofertar 50% das vagas por vestibular próprio, na maioria de seus cursos de graduação, para ingresso em 2026.

As inscrições para o Vestibular UFG 2026 serão aceitas no período de 4/8 a 5/9, com a realização da prova no dia 19 de outubro.

Clique aqui para conferir o edital do vestibular.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

As demais vagas dos cursos participantes seguirão sendo ofertadas pelo Sistema de Seleção Unificado (SiSU), por meio da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Notícias dos Vestibulares e Enem

Vestibular ITA 2026 tem inscrições prorrogadas até 20 de julho

A data limite para pagamento dos novos boletos é 21 de julho.

Publicado

em

por

Vestibular ITA 2023

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) prorrogou o prazo de inscrições abertas para o vestibular 2026. Os interessados devem se inscrever exclusivamente pela internet, por meio do site www.vestibular.ita.br, até o dia 20 de julho. A data limite para pagamento dos novos boletos é 21 de julho.

Vestibular ITA 2026

Nesta edição, serão oferecidas 180 vagas. As provas serão aplicadas em 25 cidades, abrangendo todas as regiões do país, o que amplia o acesso dos candidatos ao processo seletivo.

O processo seletivo será realizado em três etapas. A primeira fase, composta por prova objetiva, está marcada para 5 de outubro. A segunda fase, com provas discursivas, ocorrerá entre os dias 28 e 31 de outubro. Já a terceira etapa envolve a entrega de documentos, inspeção de saúde, avaliação psicológica, exame toxicológico e participação na comissão de heteroidentificação, no caso de candidatos autodeclarados negros.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Para participar, é necessário ser brasileiro nato, ter completado 23 anos até 31 de dezembro de 2025 e não ser casado.

Cursos

O ITA oferece seis cursos de graduação no campus de São José dos Campos (SP): Engenharia Aeronáutica, Engenharia Eletrônica, Engenharia Mecânica-Aeronáutica, Engenharia Civil-Aeronáutica, Engenharia de Computação e Engenharia Aeroespacial.

Além dessas opções, os futuros aprovados também poderão estudar as novas graduações que serão oferecidas no campus de Fortaleza (CE): Engenharia de Sistemas e Engenharia de Energia.

RECOMENDAMOS

Continue lendo