Siga-nos!

Destaque

Vestibular PUC-Campinas 2022 terá a oferta de 4 novos cursos

As inscrições do Vestibular PUC-Campinas 2022 podem ser feitas até 3/11. Neste processo seletivo são oferecidos 60 cursos da Universidade.

Publicado

em

PUC-Campinas abre inscrições para o Vestibular 2022

A PUC-Campinas está com inscrições abertas até 3 de novembro para o Vestibular 2022, que oferecerá vagas para mais de 60 cursos da Universidade.

Vestibular PUC-Campinas 2022

As inscrições podem ser feitas pela internet. Para as inscrições realizadas até 18/10/2021 é oferecido o desconto de 10%.

A prova geral e prova específica de Medicina (Presencial) será aplicada no dia  11/11/2021 (quinta-feira) das 13h às 18h.

A prova Prova geral – Direito e demais cursos (Presencial e On-line) acontece em 12/11/2021 (sexta-feira).

“Em 80 anos de história, a PUC-Campinas já formou mais de 200 mil profissionais, consolidando experiência e conhecimento na implantação de cursos e desenvolvimento de metodologias para uma formação profissional de excelência. Por isso, somos uma Universidade que se destaca pela avaliação dos órgãos oficiais e por excelentes classificações nos rankings mais conhecidos e reconhecidos em todo o País”, disse o Reitor Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior.

A Universidade tem se destacado por ser um elo de ligação entre a comunidade acadêmica e empresas. “A PUC-Campinas vai muito além da sala de aula. Através dos estágios e das atividades desenvolvidas pelo Escritório de Talentos e Carreiras, nossa Universidade criou um elo com o mercado de trabalho e é possível interagir com empresas e empreendedores”, destaca o Pró-Reitor de Graduação Paulo Pozzebon.

Novos cursos

Para o próximo ano haverá quatro novidades, com os novos cursos de Design de Moda, Engenharia Biomédica, Negócios Digitais e Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia. Os três primeiros cursos terão 60 vagas e o de Tecnologia em Gastronomia 40 vagas.

O Bacharelado em Negócios Digitais terá duração de 4 anos, sendo os três primeiros no período matutino e o último no noturno com carga é de 2317 horas e 30 minutos. “No último ano todas as disciplinas são eletivas e serão no período noturno para que os estudantes possam fazer estágio”, disse a diretora Sílvia Cristina de Matos Soares.

“O objetivo é formar profissionais que tanto possam criar novas tecnologias quanto gerenciar negócios, atendendo necessidades do mercado. Um profissional que é capaz de criar, ser gestor e também desenvolver seus próprios negócios”, disse.

O de Design de Moda também é matutino com quatro anos e está sendo implantado como um curso “irmão” do de Design Digital, implantado em 2015 e que tem nota máxima do MEC. Ele terá 60% de disciplinas conjuntas. “Os dois tem a mesma base conceitual e de fundamentos. Mas o de Moda terá desdobramento para projetos de moda: estilismo, eventos, costura etc.”, disse o diretor Victor Corte Real.

Haverá também um laboratório específico de moda, o AMMO (Ateliê Multifuncional de Moda). “É um curso com base no design mas feito para desenvolvimento de projetos de moda, voltado para gestão, análise de materiais, estratégia e comunicação”, disse.

O Curso de Engenharia Biomédica, cujo período de graduação é de 5 anos em turno integral, surge em meio à demanda crescente pela utilização da tecnologia em prol da saúde, buscando soluções eficazes para a prevenção e diagnóstico de doenças. Os estudantes serão capacitados para atuar com a proposição, projeção e desenvolvimento de equipamentos médicos e hospitalares, biomédicos e odontológicos; criação de softwares para diagnóstico e tratamento da saúde; pesquisas sobre materiais e instrumentos etc.

Além de aulas práticas no Campus I, onde são sediados os cursos de Ciências Exatas, Ambientais e de Tecnologia, os alunos de Engenharia Biomédica terão acesso ao Campus II, que abriga os cursos da saúde, ampliando sua rede de relacionamento e convivência, bem como suas vivências práticas em laboratórios específicos, no Hospital PUC-Campinas e nas clínicas-escola existentes na Universidade.

O Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia, por sua vez, terá duração de 2 anos e será oferecido no período matutino. Entre os diferenciais, destacam-se a maior carga horária de aulas práticas em alta gastronomia da região e a adoção da metodologia conhecida como learning by doing (aprender fazendo), utilizada nas mais renomadas escolas do mundo. O curso privilegia aulas práticas em laboratórios que simulam cozinhas profissionais, fazendo com que o estudante seja inserido no contexto da profissão desde o primeiro dia de aula.

“O curso conta com o que há de mais moderno em infraestrutura e equipamentos em suas instalações e pauta-se nos conceitos e tendência da indústria 4.0, no empreendedorismo e em low touch economy. Nele, o estudante desenvolverá competências para utilizar as principais estratégias e ferramentas tecnológicas para a criação de novos negócios”, destacou a Chef. Profa. Andréia Pimentel, coordenadora técnica do curso.

Destaque

Apoio individualizado prepara os estudantes da ESEG para o desenvolvimento pessoal, acadêmico e profissional

O Apoio ao Aluno de forma individualizada da Eseg é um acolhimento que ocorre por meio de atividades e orientação dos professores

Publicado

em

por

Apoio individualizado prepara os estudantes da ESEG para o desenvolvimento pessoal, acadêmico e profissional

A ESEG – Faculdade do Grupo Etapa acredita que os alunos podem se desenvolver não apenas academicamente quando ingressam na faculdade. O Apoio ao Aluno de forma individualizada – desde o início do curso – é um acolhimento que ocorre por meio de atividades e orientação dos professores, que buscam esclarecer dúvidas profissionais e acadêmicas de cada estudante ao mesmo tempo que observam de perto suas habilidades e dificuldades.

Realizado pela equipe pedagógica da ESEG, esse tipo de apoio potencializa o desenvolvimento completo do aluno, desde a absorção do conteúdo ministrado durante as aulas até a organização e o planejamento dos trabalhos e projetos, o controle melhor do tempo e a otimização do estudo.

Para auxiliar os estudantes em busca das melhores vagas no mercado de trabalho, a ESEG disponibiliza uma equipe de especialistas em Recursos Humanos que compõem o Centro de Estágios e Carreiras. Os profissionais realizam palestras sobre o meio corporativo, oferecem suporte para gerenciar os perfis nas redes sociais, realizam um acompanhamento para formular e atualizar o currículo e divulgam semanalmente vagas para os alunos e egressos da Faculdade.

Além desses importantes diferenciais, também são realizadas visitas a empresas de vários segmentos e tamanhos, com o intuito de apresentar as rotinas produtivas e gerenciais das indústrias e aprimorar os conhecimentos relacionados às inovações. Assim, a metodologia aplicada em sala de aula é visualizada de forma prática durante a graduação.

Estão com as inscrições abertas os cursos de Administração, Direito, Economia, Engenharia de Computação e Engenharia de Produção. Para ingressar, o candidato pode realizar o vestibular, presencial ou digital, utilizar a nota do Enem, fazer transferência ou matricular-se via segunda graduação. De acordo com o desempenho, o candidato consegue bolsa de estudo válida para todo o curso.

A ESEG está localizada na Rua Apeninos, 960 (a alguns minutos da estação Paraíso do Metrô), e na Rua Vergueiro, 1951 (a poucos metros da estação Ana Rosa do Metrô).

Serviço

Processo Seletivo ESEG 2022 – 1º Semestre
Cursos: Administração, Direito, Economia, Engenharia de Computação e Engenharia de Produção.

Provas Presenciais
06/11, às 13h – Inscrições até 05/11, às 14h
Rua Apeninos, 960, Paraíso

Provas digitais
25/11, às 18h – Inscrições de 15/10 até 24/11, às 23h59
27/11, às 9h – Inscrições de 15/10 até 26/11, às 14h

Taxas
Vestibular: R$ 90,00
Enem: isento
Inscrição e mais informações: eseg.edu.br/vestibular2022

Continue lendo

Destaque

Terminam hoje, 18, as inscrições do Vestibular de Medicina São Camilo 2022

A prova do Vestibular de Medicina São Camilo para ingressar no primeiro semestre de 2022 acontece em 8 de novembro, das 14h às 19h.

Publicado

em

por

São Camilo abre inscrições para o Vestibular de Medicina 2022

As inscrições para o Vestibular de Medicina do Centro Universitário São Camilo terminam hoje, 18 de outubro. Os interessados devem se inscrever exclusivamente pela Internet, através do site www.vunesp.com.br – mediante o preenchimento da ficha de inscrição e o pagamento da taxa de inscrição de 350 reais, por meio de boleto bancário.

Vestibular de Medicina São Camilo 2022

A prova para ingressar no primeiro semestre de 2022 acontece em 8 de novembro, das 14h às 19h.

Ao todo, serão disponibilizadas 90 vagas para o curso de graduação em Medicina. Destas, 88 são destinadas aos estudantes que participarem da prova presencial e duas serão reservadas ao processo seletivo IB – que utiliza como critério a nota do International Baccalaureate (IB). Essa nota é proveniente de um programa de estudos e avaliação aplicável aos dois anos finais do Ensino Médio, no qual o aluno aprovado (de acordo com seu desempenho) pode concorrer a vagas em instituições acadêmicas de diferentes partes do mundo.

O Centro Universitário São Camilo tem mais de meio século de tradição na formação de profissionais da Saúde, sendo mais de 10 anos dedicados à Medicina. O curso de graduação tem nota 4 no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), ferramenta de avaliação dos cursos superiores no sistema federal de Educação Superior.

A instituição também alcançou a nota 4 no Conceito de Curso (CC) do Ministério da Educação (MEC). Essa avaliação consiste em uma nota graduada em cinco níveis (1-5), gerada a partir de uma avaliação in loco realizada por uma comissão de avaliadores do INEP/MEC, cujos valores iguais ou superiores a três indicam qualidade satisfatória.

Informações gerais

Inscrições: 24 de agosto a 18 de outubro de 2021. Clique aqui!

Taxa: R$ 350,00

Vagas: 90

Prova presencial: 8 de novembro de 2021, de 14h às 19h

Inscreva-se aqui!

Continue lendo

Destaque

UFSC abre inscrições para o Vestibular 2022, com oferta de 4.521 vagas

O vestibular UFSC 2022 será realizado de forma presencial nos dias 29 e 30 de janeiro de 2022, para o preenchimento de 4.521 vagas.

Publicado

em

por

UFSC abre inscrições para o Vestibular 2022, com oferta de 4.521 vagas

As inscrições para o Vestibular 2022 da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) começam nesta segunda-feira, 18 de outubro de 2021. O vestibular será realizado de forma presencial nos dias 29 e 30 de janeiro de 2022, para o preenchimento de 4.521 vagas em 102 cursos de graduação oferecidos nos cinco campi da Universidade (Araranguá, Blumenau, Curitibanos, Florianópolis e Joinville).

Vestibular UFSC 2022

As inscrições poderão ser realizadas até 19 de novembro. Para se inscrever, os candidatos deverão acessar o site www.vestibular2022.ufsc.br e preencher o Requerimento de Inscrição. O valor da taxa de inscrição será de R$ 155,00 (cento e cinquenta e cinco reais) para todos os cursos. No dia 18 de outubro inicia também o período para solicitar isenção da taxa de inscrição.

Poderão participar do Vestibular candidatos que já tenham concluído o Ensino Médio ou equivalente ou que venham a concluí-lo até a data de matrícula na UFSC. A exemplo de anos anteriores, também poderão participar os chamados “candidatos por experiência”, que não concorrerão à classificação.

Ao realizar a inscrição, o candidato deve optar por um dos cursos de Graduação (Opção 1) relacionados no Quadro Geral de Cursos e Vagas (anexo I do edital). Alguns cursos dos campi de Araranguá, Blumenau, Florianópolis e Joinville permitirão também a indicação de outro curso como Opção 1-a.

Do total de vagas, 2.280 são reservadas à Política de Ações de Afirmativas (PAA) da UFSC. Em todos os cursos ofertados, 50% das vagas são destinadas para estudantes que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas. A PAA tem recorte de renda e percentuais reservados para Pretos, Pardos e Indígenas e pessoas com deficiência.

Provas

As provas do Vestibular UFSC 2022 serão realizadas nas cidades de Florianópolis (e municípios da Grande Florianópolis), Araranguá, Balneário Camboriú, Blumenau, Brusque, Caçador, Canoinhas, Chapecó, Concórdia, Criciúma, Curitibanos, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joaçaba, Joinville, Lages, Rio do Sul, São Miguel do Oeste e Tubarão. A cidade de realização das provas será indicada pelo candidato no Requerimento de Inscrição.

O concurso terá duas provas, sendo a Prova 1 realizada no dia 29 de janeiro, das 14h às 18h. Neste dia, os candidatos responderão 40 questões de proposições múltiplas e/ou abertas das disciplinas de Primeira Língua (Língua Portuguesa e Literatura Brasileira ou Libras – 12 questões); Segunda Língua (Alemão, Espanhol, Francês, Inglês, Italiano, Libras ou Língua Portuguesa e Literatura Brasileira – 8 questões); Matemática (10 questões) e Biologia (10 questões).

A Prova 2 está marcada para o dia 30 de janeiro, com duração de cinco horas – das 14h às 19h. Neste dia, os candidatos responderão 40 questões de proposições múltiplas e/ou abertas das disciplinas de Ciências Humanas e Sociais (20 questões, distribuídas entre as disciplinas de História (7), Geografia (7), Filosofia (2), Sociologia (2) e mais duas questões interdisciplinares envolvendo pelo menos duas dessas disciplinas), além de Física (10 questões), Química (10 questões) e a Redação.

Em razão da pandemia de Covid-19, “será obrigatório o uso constante de máscara protetora que cubra o nariz e a boca durante todo o período em que o candidato esteja nas dependências dos locais de prova”, conforme os termos do edital. A Coperve indica o uso de máscaras modelo N95 ou similar. Quem se recusar a usar a máscara não poderá realizar as provas. Será proibido o consumo de alimentos – os candidatos poderão levar apenas garrafa de água de material transparente – bem como a aglomeração de pessoas nas proximidades dos locais de prova.

Na sessão do Conselho Universitário que aprovou a realização de um vestibular presencial em 2022, a presidente da Coperve, Maria José Baldessar, disse acreditar que a UFSC poderia oferecer um “processo seguro”. Ela informou que a Comissão estabeleceu uma série de protocolos que incluem, além da necessidade de usos de máscaras por todos os participantes, a seleção de colaboradores preferencialmente vacinados, ocupação de salas entre 50% a 60% da capacidade, escolha de locais ventilados, adequação do fluxo de transeuntes nos prédios, cuidados com a limpeza e instalação de postos médicos nos locais de prova.

Fonte: UFSC

Continue lendo