Siga-nos!

Notícias dos Vestibulares e Enem

Vestibular UFPR 2019/2020 tem 59,79% de aprovados oriundos da escola pública

Dos 5.180 novos alunos, aprovados no Vestibular UFPR 2019/2020, 59,79% são oriundos da escola pública.

Publicado

em

5.180 novos alunos, aprovados no Vestibular 2019/2020, serão recebidos, a partir deste ano, na Universidade Federal do Paraná (UFPR). O resultado foi homologado nesta quarta-feira (15), com a assinatura do reitor Ricardo Marcelo Fonseca. “Nossos novos alunos irão encontrar uma universidade pujante e vibrante”, disse, em coletiva. 59,79% dos aprovados cursaram o ensino médio na escola pública, fato que também foi destacado pelo reitor durante sua fala.

Nesta edição do processo seletivo, 38.453 candidatos se inscreveram. Para o reitor, trata-se de um momento importante para a sociedade, mas também para a UFPR, que a cada ano se renova. Também participaram da homologação a vice-reitora, Graciela Inês Bolzón de Muniz, o pró-reitor de Graduação, Eduardo Salles de Oliveira Barra, a pró-reitora de Assuntos Estudantis, Maria Rita de Assis Cesar, e o coordenador do Núcleo de Concursos, Altair Pivovar.

Homologação do Resultado do Vestibular UFPR 2019/2020 (Imagem: SUCOM UFPR)

O reitor fez questão de valorizar os índices relacionados ao concurso – como a equidade de gêneros e a entrada de acadêmicos de escola pública. Do total de vestibulandos, 57,16% foram aprovados na concorrência geral e 2.219 candidatos foram aprovados pela política de cotas (Lei 12.711/12 e Lei 13.409/16), sendo a maioria deles (1.848) estudantes que cursaram integralmente o ensino médio em escola pública e 362 pretos, pardos ou indígenas da escola pública. A política de inclusão também abrange candidatos com deficiência – foram nove aprovados.

Nascidos no Paraná são maioria (78,08%), com 90,71% residentes no estado e 52,97% em Curitiba. Candidatos de Engenharia Mecânica, Medicina e Engenharia Química tiveram os cinco melhores desempenhos.

O reitor também telefonou para o candidato aprovado em primeiro lugar no processo seletivo. Luigi Peceguini é o novo calouro de Engenharia Mecânica e ficou entusiasmado com o telefonema. Emocionado, seguiu para o tradicional “Banho de Lama”.

Tradicional Banho de Lama – Vestibular UFPR (Imagem: SUCOM UFPR)

Provas

Dos candidatos que fizeram a primeira fase, 12.464 foram convocados para a segunda etapa do vestibular. As provas da primeira fase foram realizadas no dia 27 de outubro. Já as da segunda fase, com questões discursivas, nos dias 24 de novembro (Prova de Compreensão e Produção de Textos) e 25 de novembro (questões discursivas específicas e provas de habilidades específicas).

Todos os convocados fizeram a Prova de Compreensão e Produção de Textos. Além dela, dependendo do curso, o candidato precisou responder até duas questões discursivas (em disciplinas específicas). Os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Design Gráfico, Design de Produto e Música, por sua vez, exigiram provas de habilidades específicas.

O registro acadêmico dos classificados na Chamada Geral, tanto para o primeiro como para o segundo semestre, será realizado no período de 25 a 27 de janeiro e de 1º a 3 de fevereiro, em datas específicas para cada campus da UFPR, e obedecerá cronograma divulgado em edital.

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastra-se!

RECOMENDAMOS

Destaque

Resultado do Prouni 2022 – 2º semestre

Publicado

em

por

Resultado do Prouni 2022 - 1ª chamada

As inscrições para o Programa Universidade para Todos (Prouni) do segundo semestre de 2022 terminaram na última sexta-feira, 05 de agosto. Nessa edição são ofertadas mais de 190 mil bolsas de estudo. O resultado do Prouni é divulgado em duas chamadas: a primeira sairá hoje, dia 9 de agosto, e a segunda, no dia 22 de agosto.

Resultado do Prouni 2022/2

A consulta pode ser feita no site: https://acessounico.mec.gov.br/prouni

Cronograma

Inscrições: 1º a 5 de agosto

Resultado da 1ª chamada: 9 de agosto

Comprovação das informações: 9 a 17 de agosto

Resultado da 2ª chamada: 22 de agosto

Comprovação das informações da 2ª chamada: 22 a 31 de agosto

Lista de espera: 5 a 6 de setembro

Resultado da lista de espera: 9 de setembro

Comprovação das informações: 10 a 16 de setembro

Assessoria de Comunicação Social do MEC informações da SESU.

Sobre o Prouni

Podem participar do processo seletivo candidatos brasileiros sem diploma de curso superior, que tenham realizado as edições de 2021 e/ou de 2020 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), sendo considerada a edição com a melhor média de notas. É necessário atingir, no mínimo, 450 pontos na média das notas e não ter zerado a redação. Outra exigência é a de não ter participado do Enem na condição de treineiro.

É necessário observar também os critérios de renda, que não foram alterados: para concorrer à bolsa integral, o candidato deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio; e para a bolsa parcial (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa da família.

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastra-se!

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Notícias dos Vestibulares e Enem

Univali abre vagas para nove cursos de licenciatura com bolsas de 100%

Serão ofertadas 40 vagas para cada curso, sendo 30 bolsas de 100% e o repasse mensal de R$ 500,00 para o custeio de despesas

Publicado

em

por

Univali abre inscrições para o Opção Profissional por Área (OPA) 2021

A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) iniciou o processo seletivo para nove cursos de licenciatura com bolsas de 100% para o 2º semestre de 2022. São 360 vagas para os cursos de Ciências da Religião, Educação Especial, Letras Inglês, Matemática, Pedagogia, Sociologia e Tecnologia Educacional nos campi Itajaí e Florianópolis.

Serão ofertadas 40 vagas para cada curso, sendo 30 bolsas de 100% e o repasse mensal de R$ 500,00 para o custeio de despesas relacionadas a materiais, transporte e alimentação via programa de bolsas, além de outras 10 bolsas de 100% para cada curso custeadas pela Univali.

Para concorrer a uma das vagas o candidato deve estar cadastrado no site no programa de bolsas no segundo semestre de 2022, ter cursado todo o Ensino Médio na rede pública ou em instituição privada com comprovação de bolsa integral e residir no mínimo há 2 anos em Santa Catarina.

A inscrição deve ser realizada até o dia 18 de agosto. A relação dos alunos classificados será divulgada no dia 26 de agosto e as aulas começam no dia 1 de setembro. O edital com as informações sobre os cursos, documentos necessários para inscrição e os prazos de cada etapa do processo seletivo está disponível aqui.

Vagas:

CIÊNCIAS DA RELIGIÃO – 40 vagas Itajaí e 40 vagas Florianópolis

EDUCAÇÃO ESPECIAL – 40 vagas Florianópolis

LETRAS INGLÊS – 40 vagas Itajaí

MATEMÁTICA – 40 vagas Florianópolis

PEDAGOGIA – 40 vagas Florianópolis

SOCIOLOGIA – 40 vagas Itajaí

TECNOLOGIA EDUCACIONAL – 40 vagas Itajaí e 40 vagas Florianópolis

Mais informações: na Coordenadoria de Atenção ao Estudante – (47) 3341-7944.

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastra-se!

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Notícias dos Vestibulares e Enem

Santa Casa de SP abre inscrições para o Vestibular 2023

Ao todo, são oferecidas 510 vagas para cinco cursos no Vestibular 2023 da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP)

Publicado

em

por

Santa Casa abre inscrições para o Vestibular de Vagas Remanescentes 2022

Estão abertas as inscrições para o Vestibular 2023 da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP). Ao todo, são oferecidas 510 vagas para cinco cursos de graduação — Medicina, Enfermagem, Fonoaudiologia, Tecnologia em Radiologia e Tecnologia em Sistemas Biomédicos. O prazo final para as inscrições é 29 de setembro. A realização do Vestibular 2023 está sob responsabilidade da Fundação Vunesp.

Santa Casa Vestibular 2023

Medicina é o curso que a FCMSCSP oferece mais vagas: 180, sendo seguido pelos cursos de Tecnologia em Radiologia e de Tecnologia em Sistemas Biomédicos, com 100 vagas em cada; Enfermagem, com 80 vagas, e Fonoaudiologia, com 50 vagas. Do total de 510 vagas oferecidas no Vestibular 2023, 155 são direcionadas a alunos de baixa renda disponibilizando bolsas de até 100% do valor da mensalidade, de acordo com o perfil socioeconômico dos candidatos aprovados.

Veja aqui outros vestibulares de medicina com inscrições abertas!

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastra-se!

RECOMENDAMOS

Continue lendo