Destaque
Vestibular UFPR 2023 receberá inscrições entre 18 de julho e 31 de agosto
As datas foram anunciadas nesta sexta-feira (13/5) pela UFPR, que também divulgou o período para solicitação de isenção da taxa de inscrição

A UFPR receberá inscrições para o Vestibular 2023 entre os dias 18 de julho e 31 de agosto. As datas foram anunciadas nesta sexta-feira (13/05) pelo Núcleo de Concursos da universidade, que também divulgou o período para solicitação de isenção da taxa de inscrição: de 18 a 25 de julho para quem está inscrito no Cadastro Único do governo federal (CadÚnico) e de 18 a 29 de julho para quem, mesmo não inscrito no CadÚnico, comprovar renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio e, ao mesmo tempo, tiver cursado o Ensino Médio em escola pública ou como bolsista integral em escola particular.
Vestibular UFPR 2023
O Vestibular 2023 terá algumas novidades em relação às edições anteriores. A primeira é que, depois de dois anos com o processo em fase única, por causa da pandemia de Covid-19, o vestibular voltará a ser em duas fases. Todas as regras serão detalhadas no edital normativo do Vestibular 2023, que deve ser publicado em julho.
Mas para facilitar o planejamento dos vestibulandos e também das escolas, as datas das provas já foram anunciadas. A primeira fase, com 90 questões objetivas, será no dia 23 de outubro; a segunda, que consiste numa prova de compreensão e produção de textos com três questões discursivas, ocorrerá em 4 de dezembro. Para os cursos que tiverem provas específicas e de habilidades específicas, elas serão aplicadas no dia 5 de dezembro.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
A retomada do modelo em duas fases busca valorizar as habilidades de leitura e escrita, a universidade anunciou o retorno ao modelo de duas fases, depois de duas edições em fase única, por causa da pandemia de Covid-19.
Além disso, com a realização de ambas as fases ainda no ano de 2022, a UFPR readequa o calendário do vestibular ao calendário civil, depois de dois anos de descompasso por causa da pandemia de Covid-19. Assim, os candidatos aprovados no próximo vestibular iniciarão as aulas no primeiro trimestre de 2023, como ocorria antes da pandemia.
Novas cidades
Outra novidade importante é que a UFPR vai ampliar de seis para doze o número de cidades em que será aplicada a prova da primeira etapa do seu vestibular. Além de Curitiba, Jandaia do Sul, Matinhos, Palotina, Pontal do Paraná e Toledo, a primeira fase do Vestibular 2023, marcada para 23 de outubro, ocorrerá em mais cinco de cidades do Paraná – Cascavel, Guarapuava, Londrina, Maringá e Paranaguá – e também, pela primeira vez, em uma de Santa Catarina: Joinville, que é um dos principais polos do estado.
A intenção é aproximar ainda mais a universidade dos candidatos e permitir que façam as provas sem necessidade de grandes deslocamentos.
A decisão leva em conta o fato de que grande parte dos inscritos nos vestibulares da UFPR são de fora da Região Metropolitana de Curitiba. No vestibular 2021/2022, realizado em fevereiro em fase única, 75% dos inscritos eram do Paraná e, destes, 36% moram em cidades fora da RMC.
Embora a UFPR já aplicasse as provas em mais cinco cidades, a distribuição geográfica ainda não era tão ampla. Agora, com mais seis cidades, as principais regiões do Paraná serão atendidas, facilitando a vida dos candidatos.
A decisão de aplicar a prova também em Joinville justifica-se pelo fato de Santa Catarina ser, geralmente, o segundo estado com mais inscritos no vestibular da UFPR, depois, naturalmente, do Paraná.
Os candidatos que forem aprovados na primeira fase do Vestibular 2023 farão a segunda fase em Curitiba, com algumas exceções: os que disputam vagas em cursos sediados em Jandaia do Sul, Matinhos, Palotina e Toledo poderão, no momento da inscrição, optar por realizar a prova nessas localidades.
Obras de referência
Com algumas alterações em relação ao vestibular anterior, a UFPR já divulgou também o programa de prova e a relação das obras de referência para as provas de Literatura Brasileira, Sociologia e Filosofia do Processo Seletivo 2022/2023, além das obras para a prova de habilidades específicas do curso de Música.
Em Literatura Brasileira, as novidades são Quarto de despejo, de Carolina Maria de Jesus, e O livro das semelhanças, de Ana Martins Marques. O primeiro, uma obra em prosa, de uma autora do século XX. O segundo, um livro de poesias de uma autora contemporânea.
As escolhas introduzem mudanças em termos de gênero literário, linguagem, representatividade e atualidade. Elas refletem algumas das expectativas da Universidade com relação ao ensino de literatura e à leitura dos estudantes: que leiam obras canônicas e marginais, de gêneros literários e tempos variados, e que o façam com criticidade e contextualização.
Das quatro obras escolhidas para servirem de base para as questões de Sociologia, duas já estavam na lista do vestibular anterior e duas são novas (Sociologia para o Ensino Médio, de Nelson Tomazi, e Sociologia, de Sílvia Araújo e Maria Aparecida Bridi).
Os livros selecionados são próximos da realidade dos jovens do Ensino Médio e possibilitam uma ampliação da base conceitual para procedimentos analíticos e interpretativos sobre a atualidade.
A relação de obras de Filosofia é quase inteiramente nova em relação à dos vestibulares anteriores. A única obra que permanece é Discursos sobre a primeira década de Tito Livio, de Nicolau Maquiavel. Entre as obras incluídas está a de uma autora brasileira: é O que é lugar de fala?, da filósofa, acadêmica e ativista Djamila Ribeiro.
Mais do que saber o que um filósofo disse ou deixou de dizer, a proposta que baseou a definição da lista é a de levar o candidato a refletir sobre problemas de ordem conceitual e avaliar sua capacidade de pensar o pensamento, ou seja, de adotar uma postura filosófica.
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
Prouni 2/2025: prazo de entrega de documentos é prorrogado para dia 18

O Ministério da Educação (MEC) prorrogou até a próxima segunda-feira (18) o prazo para a entrega dos documentos dos pré-selecionados na segunda chamada do Programa Universidade para Todos (Prouni) referente ao segundo semestre de 2025.
O Prouni oferece bolsas integrais (de 100% da mensalidade) e parciais (de 50%) em cursos de graduação de instituições privadas de educação superior.
O resultado da segunda chamada está disponível na página do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior específica do ProUni, com login e senha da conta do portal Gov.br.
Entrega dos documentos
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
A entrega dos documentos na instituição de ensino superior pode ser feita presencialmente ou por meio eletrônico.
Cada instituição privada de educação superior deve disponibilizar, em suas páginas na internet, um campo específico para o encaminhamento da documentação.
Caso o acesso não possa ser disponibilizado, a faculdade deverá colocar à disposição colaboradores que recebam a documentação fisicamente, nos locais de oferta de curso e nos horários regulares de funcionamento.
A instituição deverá, ainda, emitir a comprovação da entrega dos documentos, de acordo com o meio usado para o seu recebimento, seja físico ou virtual.
De acordo com o edital, as faculdades privadas podem optar por um processo próprio de seleção, a partir da pré-seleção dos candidatos. Porém, as instituições de ensino devem ter comunicado formalmente os candidatos sobre essa exigência.
ProUni do segundo semestre
Esta edição do programa federal oferta mais de 211 mil bolsas de estudo, para mais de 370 cursos de 887 instituições de todo país.
O curso de administração foi o curso com a maior oferta de bolsas (13.774), sendo 9.275 bolsas integrais e 4.499 parciais. A lista de cursos com maior oferta de vagas segue com direito (13.152), pedagogia, (11.339) e educação física (8.939).
Para medicina, foram ofertadas 1.159 bolsas, sendo 988 integrais e 171 parciais (50% de gratuidade).
Bolsas federais
O Prouni ocorre duas vezes ao ano e tem como público-alvo estudantes sem diploma de nível superior. Em 2025, a política pública comemora 20 anos e contabiliza mais de 3,5 milhões de estudantes beneficiados desde a primeira edição, em 2005.
O Ministério da Educação (MEC) afirma que, atualmente, o programa beneficia 632.503 estudantes, matriculados em 1.851 instituições privadas de ensino superior no Brasil. Desse total, 533.790 possuem bolsa integral.
Fonte: Agência Brasil
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
Últimos dias de inscrições abertas para o Vestibular São Camilo 2025/2
Os interessados podem se inscrever até 22 de agosto de 2025 pelo site oficial da instituição

O Centro Universitário São Camilo está com inscrições abertas para o Vestibular 2025 | 2º semestre, com cursos de graduação nas modalidades presencial e a distância (EAD). Os interessados podem se inscrever até 22 de agosto de 2025 pelo site oficial da instituição: https://saocamilo-sp.br/processos-seletivos
Vestibular São Camilo
Instituição, reconhecida pelo MEC com nota máxima em qualidade, oferece graduações em saúde, gestão e educação; seleção pode ser feita por nota do Enem, redação agendada ou processos internacionais
Cursos ofertados
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
São oferecidos cursos presenciais de bacharelado em Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição e Psicologia. Além disso, o processo seletivo contempla os cursos na modalidade EAD para o bacharelado em Administração; tecnólogo em Gestão Hospitalar, Marketing, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Comercial; além da licenciatura em Pedagogia, com início previsto para o segundo semestre de 2025.
A Instituição possui os campi Ipiranga e Pompeia, em São Paulo, e polos de Ensino a Distância em diversas regiões do Brasil, incluindo Macapá (AP), Fortaleza, Crateús, Itapipoca, Juazeiro, Tauá e Tianguá (CE), Cachoeiro de Itapemirim (ES) e Santarém (PA). Na capital paulista, os polos estão localizados na região do ABC e nos bairros do Tatuapé, Ipiranga e Pompeia.
Critérios de seleção
A instituição oferece quatro formas de ingresso:
1.Nota do Enem – Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) desde 2014. Para bacharelados: o candidato deverá ter no mínimo 450 pontos (média das 4 notas da prova objetiva), e não ter zerado a redação. Para os cursos tecnológicos e licenciatura, o candidato deverá ter no mínimo 400 pontos (média das 4 notas da prova objetiva), e não ter zerado a redação.
- Redação Agendada: Quem preferir concorrer por meio da Redação Agendada será aplicada uma redação presencial em um dos campi e/ou polos da instituição, a ser realizada em data escolhida pelo candidato dentre as disponibilizadas no sistema de agendamento, de acordo com o curso, campus, período e vagas.
- Aproveitamento de vestibulares anteriores do Centro Universitário São Camilo: Para o candidato aprovado por meio do processo seletivo exclusivamente nas edições de 2024/2 e 2025/1 sem a necessidade de realizar uma nova prova.
- Processo Seletivo Internacional
IB (International Baccalaureate): nota mínima de 24 pontos (válido desde 2017).
Abitur (currículo alemão): pontuação máxima de 2,7.
No Processo Seletivo Internacional, o candidato deverá realizar a inscrição conforme prazos estabelecidos acima e, após efetivação do pagamento da taxa de inscrição, deverá obrigatoriamente enviar cópia do sumário dos resultados do programa de IB (resultado oficial) para o e-mail: sg@saocamilosp.br.
Para todas as modalidades, as inscrições são realizadas via Internet pelo site https://saocamilo-sp.br/processos-seletivos/ onde deve ser feito o preenchimento do formulário e emissão do boleto bancário para pagamento da taxa.
Não é cobrada taxa de inscrição dos candidatos que participarem da seleção via nota do Enem ou por aproveitamento dos processos seletivos anteriores. Para os que escolherem o processo seletivo agendado ou o internacional será necessário o pagamento de uma taxa de R$ 40,00.
Estrutura e reconhecimento
O Centro Universitário São Camilo é uma das principais instituições privadas avaliadas pelo MEC, com nota máxima (5) no Conceito Institucional (CI). Esse reconhecimento atesta a excelência da sua estrutura, gestão e compromisso com a formação de profissionais qualificados.
A instituição se destaca pelos fortes diferenciais na formação de futuros profissionais, alinhados aos ideais camilianos:
Clínica Escola Promove – Onde os estudantes e monitorados pelos docentes formam equipes rigorosamente preparadas para atuar na interdisciplinaridade, promovem assistência de qualidade à população carente, enaltecendo os valores da saúde e a busca da integração social.
Clínica de Psicologia São Camilo – O Serviço Escola Clínica de Psicologia se caracteriza por sua dupla função de proporcionar ao estagiário de psicologia o exercício supervisionado da prática da profissão e permitir que a instituição de ensino cumpra seu papel social de prestação de serviço à comunidade.
Centro de Simulação Realística (CSR) –Com tecnologia de ponta, o CSR proporciona simulações realistas que aprimoram as habilidades técnicas, comportamentais e emocionais dos alunos, preparando-os para os desafios da prática profissional e para a atuação eficaz em equipes multidisciplinares.
LEISC – Laboratório de Empreendedorismo e Inovação – Apoia estudantes e a comunidade no desenvolvimento de conhecimentos e habilidades para seguirem o caminho do empreendedorismo.
Formação Global – Além desses e de outros serviços, o Centro Universitário São Camilo também prepara seus alunos para a experiências enriquecedoras no exterior por meio do Escritório Internacional, a instituição promove conexões globais e oferece experiências que enriquecem a formação educacional, preparando os alunos para atuar em um mundo cada vez mais interconectado.
Uma oportunidade para quem busca ensino de excelência aliado à responsabilidade social, seguindo os princípios humanistas da instituição.
Serviço
Inscrições: 22/04 a 22/08/2025.
Site: www.saocamilo-sp.br
Telefone: 0300 017 8585.
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
Vestibular da Unemat oferece 2.350 vagas para início em 2026
Inscrições pagas abrem no dia 25 de agosto e vão até dia 16 de outubro; prova será no dia 30 de novembro

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) divulgou o edital do Concurso Vestibular 2026/1, para ingresso no primeiro semestre de 2026. Esta edição oferta 2.350 vagas em 59 cursos, distribuídos em 11 municípios do Estado.
O edital completo pode ser acessado clicando aqui.
As inscrições pagas deverão ser feitas de 25 de agosto e 16 de outubro.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
Este vestibular contará com dois processos seletivos, dependendo do curso de interesse do candidato: um por prova e outro por análise de histórico escolar do Ensino Médio. O candidato que ainda estiver cursando o 3º ano do Ensino Médio poderá participar. Para isso, deverá enviar o histórico escolar provisório, do 1º e 2º ano do Ensino Médio, que pode ser retirado na secretaria da escola onde estuda.
As provas serão realizadas nas cidades de Alta Floresta, Alto Araguaia, Barra do Bugres, Cáceres, Cuiabá, Diamantino, Juara, Nova Mutum, Nova Xavantina, Pontes e Lacerda, Rondonópolis, Sinop e Tangará da Serra.
O Vestibular 2026/1 compreende duas fases: a primeira consta de quatro provas objetivas com questões sobre Ciências da Natureza e suas tecnologias, Matemática e suas tecnologias, Ciências Humanas e suas tecnologias, e Linguagens, Códigos e suas tecnologias; já a segunda etapa constitui-se de prova de redação.
As duas fases da prova serão realizadas em etapa única no dia 30 de novembro, das 13 às 18 horas, horário de Cuiabá.
OBRAS LITERÁRIAS
As obras literárias que serão abordadas na prova são:
A dança do jaguar, de Tereza Albues
Eu sou Macuxi e outras histórias, de Julie Dorrico
Jardim de ossos, de Marli Walker
Laços de família, de Clarice Lispector
Nação crioula, de José Eduardo Agualusa
Úrsula, de Maria Firmina dos Reis