Vestibular UFSC - Foto Henrique Almeida

Vestibular UFSC 2020.2 e 2021 – livros e programa de disciplinas

A Comissão Permanente do Vestibular (Coperve) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) divulgou a lista de leituras obrigatórias para os próximos dois concursos vestibulares (Vestibular UFSC 2020.2 e Vestibular UFSC 2021).

O Vestibular 2020.2, com provas previstas para julho, e o Vestibular 2021, que será realizado no mês de dezembro deste ano, ainda não possuem edital, mas as obras obrigatórias e o Programa de Disciplinas para ambos os processos seletivos já podem ser acessados. O Programa de Disciplinas é o documento com o conteúdo programático utilizado na elaboração das provas.

Para os livros obrigatórios, a Coperve recomenda a leitura integral das obras, bem como o desenvolvimento da capacidade de análise e interpretação de textos e o reconhecimento de aspectos próprios aos diferentes gêneros. É indicado também que o candidato conheça o contexto histórico, social, cultural e estético de cada obra. Confira as listas, abaixo:

Leituras para o Vestibular UFSC 2020.2

Obra / Autor / Editora

Cemitério dos vivos (romance) / Lima Barreto / Disponível online
De amor e amizade (crônicas) / Clarice Lispector / Rocco
Fazenda Modelo (novela) / Chico Buarque / Civilização Brasileira

Leituras para o Vestibular UFSC 2021

Obra / Autor / Editora

Cemitério dos vivos (romance) / Lima Barreto / Disponível online
De amor e amizade (crônicas) / Clarice Lispector / Rocco
Fazenda Modelo (novela) / Chico Buarque / Civilização Brasileira
Negro (Org. Zilma Gesser Nunes) / Cruz e Sousa / Caminho de dentro
Boca do inferno (romance biográfico) / Ana Miranda / Cia das Letras
Ânsia eterna (contos) / Júlia Lopes de Almeida / Disponível online

Conteúdo programático

O Programa das Disciplinas é baseado nas disposições legais para a realização do Concurso Vestibular UFSC/2020.2 da UFSC, para a seleção de alunos para ingresso no segundo semestre do ano letivo de 2020, e do Concurso Vestibular UFSC/2021, para ingresso no ano letivo de 2021 que tem os seguintes objetivos:

> Língua portuguesa e literária brasileira

A prova de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira pretende verificar a capacidade de leitura, compreensão e interpretação, bem como a capacidade de análise de recursos linguísticos em diferentes contextos de uso.

> Redação (produção textual)

A redação tem como objetivo avaliar a produção textual escrita do candidato a partir de um tema articulado a um texto (verbal e/ou visual) motivador, de acordo com o gênero textual/discursivo solicitado, seja ele crônica, conto, carta, artigo de opinião, dissertação escolar etc. Diante das propostas apresentadas, cabe ao candidato examinar criteriosamente os aspectos que envolvem o tema definido e escolher a melhor perspectiva de abordagem, mobilizando os recursos linguísticos que lhe permitam mostrar sua competência comunicativa nesta situação específica de produção textual: a redação de vestibular.

Espera-se que o candidato não só identifique e desenvolva o tema de acordo com o gênero textual/discursivo proposto, mas também demonstre capacidade de organizar as ideias, estabelecer relações, fazer uso de dados e informações, elaborar argumentos, ou expressar-se subjetivamente, em conformidade com a proposta escolhida.

> Segunda língua

A prova da segunda língua (Inglês, Espanhol, Italiano, Francês, Alemão e também, apenas para o Vestibular 2021, Libras) prioriza o uso da linguagem através de textos autênticos e/ou didáticos; em diferentes níveis de compreensão: global e detalhada; de fontes variadas, podendo incluir material jornalístico, publicitário, científico e literário. Tendo em vista a prioridade dada à compreensão textual, o candidato deverá mostrar domínio do vocabulário e da estrutura da língua. Os aspectos gramaticais serão avaliados preferencialmente através da compreensão dos textos.

> Matemática

A prova de Matemática visa avaliar o domínio da linguagem básica e a compreensão dos conceitos fundamentais da Matemática, assim como sua aplicação em situações-problema diversas, o relacionamento entre eles e com outras áreas de conhecimento.

> Biologia

Baseado na análise dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), o aprendizado a ser avaliado em Biologia deve permitir a compreensão da natureza viva e dos limites dos diferentes sistemas explicativos, a contraposição entre os mesmos e a compreensão de que a ciência não tem respostas definitivas para tudo, sendo uma de suas características a possibilidade de ser questionada e de se transformar.

> História

Com o presente programa pretende-se oferecer ao vestibulando um elenco de temas históricos significativos que possam servir de guia para os seus estudos. Para a prova de História, o Vestibular requer do candidato estar habilitado para identificar, analisar, interpretar e relacionar os acontecimentos históricos, nos quais os grupos sociais e os resultados das suas ações são mais representativos que os indivíduos isoladamente.

> Geografia

Os conhecimentos apresentados têm como objetivo básico permitir a compreensão da gênese e das transformações das diferentes organizações territoriais e os múltiplos fatores que neles intervêm, como produto das relações de poder. O domínio dos saberes fundamentais da Geografia deve contribuir para analisar e comparar, interdisciplinarmente, as relações entre a preservação e degradação da vida na Terra, tendo em vista o conhecimento da sua dinâmica e a globalização dos fenômenos nas diferentes escalas.

> Filosofia

O presente programa expõe as competências e conhecimentos em filosofia demandados para a realização do vestibular e fundamenta-se na compreensão de dois clássicos:
– Platão: A República (livro I e II)
– Kant: Prefácio à segunda edição e Introdução da obra: Crítica da razão pura.

> Sociologia

O presente programa expõe as competências e conhecimentos em sociologia demandados para a realização do vestibular. Entende-se que a sociologia é a ciência das relações dos seres humanos entre si e com seu ambiente em suas formas de manifestação coletiva, gerando influências sobre as dimensões individual, institucional e social. Entende-se ainda que as competências e conhecimentos de sociologia devam permitir aos estudantes do Ensino Médio analisar, interpretar e compreender criticamente a natureza do mundo social no qual se encontram, mobilizando para isso diferentes perspectivas. O programa se baseia no reflexo desta compreensão sobre os parâmetros curriculares nacionais para o ensino de sociologia.

> Física

A Física é uma das mais antigas ciências da natureza e tem por objetivo aprofundar o conhecimento do homem sobre a realidade que o cerca, procurando representar e descrever os fenômenos naturais, através de modelos conceituais – da estrutura da matéria à do Universo –, que constituem suas leis fundamentais. As leis físicas traduzem as relações entre as grandezas físicas envolvidas nos fenômenos naturais e são expressas em linguagem matemática, uma das linguagens da Física. Espera-se dos candidatos que sejam capazes de compreender as leis fundamentais da Física, como representação de modelos que procuram traduzir a harmonia e a organização do Universo, e que dominem as operações fundamentais da matemática, necessárias para a compreensão e a aplicação das leis físicas na solução de questões em nível do seu estudo no Ensino Médio.

> Química

A Química é uma ciência que estuda as substâncias, sua composição, estrutura e propriedades. Dentre as propriedades, ressalta-se a obtenção de materiais essenciais para o progresso científico e tecnológico da sociedade contemporânea. As discussões associadas a conceitos e fenômenos químicos permeiam temas como tecnologia, meio ambiente, sustentabilidade, alimentos e energia, dentre muitos outros, que propiciam aos estudantes:
– analisar elementos, relações ou princípios aplicados a contextos atuais da ciência e da tecnologia;
– utilizar códigos, representações e nomenclaturas da Química para caracterizar materiais, substâncias
e suas transformações;
– avaliar implicações ambientais, econômicas e sociais relacionadas à produção e consumo de recursos
energéticos.

Os detalhes sobre o conteúdo podem ser lidas no Edital do Vestibular 2020-2 ou do Vestibular 2021.

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