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Notícias dos Vestibulares e Enem

Vestibular UFSC 2020.2 e 2021 – livros e programa de disciplinas

O Vestibular 2020.2 tem provas previstas para julho e o Vestibular 2021 será realizado em dezembro

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Vestibular UFSC 2022 - Foto Henrique Almeida

A Comissão Permanente do Vestibular (Coperve) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) divulgou a lista de leituras obrigatórias para os próximos dois concursos vestibulares (Vestibular UFSC 2020.2 e Vestibular UFSC 2021).

O Vestibular 2020.2, com provas previstas para julho, e o Vestibular 2021, que será realizado no mês de dezembro deste ano, ainda não possuem edital, mas as obras obrigatórias e o Programa de Disciplinas para ambos os processos seletivos já podem ser acessados. O Programa de Disciplinas é o documento com o conteúdo programático utilizado na elaboração das provas.

Para os livros obrigatórios, a Coperve recomenda a leitura integral das obras, bem como o desenvolvimento da capacidade de análise e interpretação de textos e o reconhecimento de aspectos próprios aos diferentes gêneros. É indicado também que o candidato conheça o contexto histórico, social, cultural e estético de cada obra. Confira as listas, abaixo:

Leituras para o Vestibular UFSC 2020.2

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Obra / Autor / Editora

Cemitério dos vivos (romance) / Lima Barreto / Disponível online
De amor e amizade (crônicas) / Clarice Lispector / Rocco
Fazenda Modelo (novela) / Chico Buarque / Civilização Brasileira

Leituras para o Vestibular UFSC 2021

Obra / Autor / Editora

Cemitério dos vivos (romance) / Lima Barreto / Disponível online
De amor e amizade (crônicas) / Clarice Lispector / Rocco
Fazenda Modelo (novela) / Chico Buarque / Civilização Brasileira
Negro (Org. Zilma Gesser Nunes) / Cruz e Sousa / Caminho de dentro
Boca do inferno (romance biográfico) / Ana Miranda / Cia das Letras
Ânsia eterna (contos) / Júlia Lopes de Almeida / Disponível online

Conteúdo programático

O Programa das Disciplinas é baseado nas disposições legais para a realização do Concurso Vestibular UFSC/2020.2 da UFSC, para a seleção de alunos para ingresso no segundo semestre do ano letivo de 2020, e do Concurso Vestibular UFSC/2021, para ingresso no ano letivo de 2021 que tem os seguintes objetivos:

> Língua portuguesa e literária brasileira

A prova de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira pretende verificar a capacidade de leitura, compreensão e interpretação, bem como a capacidade de análise de recursos linguísticos em diferentes contextos de uso.

> Redação (produção textual)

A redação tem como objetivo avaliar a produção textual escrita do candidato a partir de um tema articulado a um texto (verbal e/ou visual) motivador, de acordo com o gênero textual/discursivo solicitado, seja ele crônica, conto, carta, artigo de opinião, dissertação escolar etc. Diante das propostas apresentadas, cabe ao candidato examinar criteriosamente os aspectos que envolvem o tema definido e escolher a melhor perspectiva de abordagem, mobilizando os recursos linguísticos que lhe permitam mostrar sua competência comunicativa nesta situação específica de produção textual: a redação de vestibular.

Espera-se que o candidato não só identifique e desenvolva o tema de acordo com o gênero textual/discursivo proposto, mas também demonstre capacidade de organizar as ideias, estabelecer relações, fazer uso de dados e informações, elaborar argumentos, ou expressar-se subjetivamente, em conformidade com a proposta escolhida.

> Segunda língua

A prova da segunda língua (Inglês, Espanhol, Italiano, Francês, Alemão e também, apenas para o Vestibular 2021, Libras) prioriza o uso da linguagem através de textos autênticos e/ou didáticos; em diferentes níveis de compreensão: global e detalhada; de fontes variadas, podendo incluir material jornalístico, publicitário, científico e literário. Tendo em vista a prioridade dada à compreensão textual, o candidato deverá mostrar domínio do vocabulário e da estrutura da língua. Os aspectos gramaticais serão avaliados preferencialmente através da compreensão dos textos.

> Matemática

A prova de Matemática visa avaliar o domínio da linguagem básica e a compreensão dos conceitos fundamentais da Matemática, assim como sua aplicação em situações-problema diversas, o relacionamento entre eles e com outras áreas de conhecimento.

> Biologia

Baseado na análise dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), o aprendizado a ser avaliado em Biologia deve permitir a compreensão da natureza viva e dos limites dos diferentes sistemas explicativos, a contraposição entre os mesmos e a compreensão de que a ciência não tem respostas definitivas para tudo, sendo uma de suas características a possibilidade de ser questionada e de se transformar.

> História

Com o presente programa pretende-se oferecer ao vestibulando um elenco de temas históricos significativos que possam servir de guia para os seus estudos. Para a prova de História, o Vestibular requer do candidato estar habilitado para identificar, analisar, interpretar e relacionar os acontecimentos históricos, nos quais os grupos sociais e os resultados das suas ações são mais representativos que os indivíduos isoladamente.

> Geografia

Os conhecimentos apresentados têm como objetivo básico permitir a compreensão da gênese e das transformações das diferentes organizações territoriais e os múltiplos fatores que neles intervêm, como produto das relações de poder. O domínio dos saberes fundamentais da Geografia deve contribuir para analisar e comparar, interdisciplinarmente, as relações entre a preservação e degradação da vida na Terra, tendo em vista o conhecimento da sua dinâmica e a globalização dos fenômenos nas diferentes escalas.

> Filosofia

O presente programa expõe as competências e conhecimentos em filosofia demandados para a realização do vestibular e fundamenta-se na compreensão de dois clássicos:
– Platão: A República (livro I e II)
– Kant: Prefácio à segunda edição e Introdução da obra: Crítica da razão pura.

> Sociologia

O presente programa expõe as competências e conhecimentos em sociologia demandados para a realização do vestibular. Entende-se que a sociologia é a ciência das relações dos seres humanos entre si e com seu ambiente em suas formas de manifestação coletiva, gerando influências sobre as dimensões individual, institucional e social. Entende-se ainda que as competências e conhecimentos de sociologia devam permitir aos estudantes do Ensino Médio analisar, interpretar e compreender criticamente a natureza do mundo social no qual se encontram, mobilizando para isso diferentes perspectivas. O programa se baseia no reflexo desta compreensão sobre os parâmetros curriculares nacionais para o ensino de sociologia.

> Física

A Física é uma das mais antigas ciências da natureza e tem por objetivo aprofundar o conhecimento do homem sobre a realidade que o cerca, procurando representar e descrever os fenômenos naturais, através de modelos conceituais – da estrutura da matéria à do Universo –, que constituem suas leis fundamentais. As leis físicas traduzem as relações entre as grandezas físicas envolvidas nos fenômenos naturais e são expressas em linguagem matemática, uma das linguagens da Física. Espera-se dos candidatos que sejam capazes de compreender as leis fundamentais da Física, como representação de modelos que procuram traduzir a harmonia e a organização do Universo, e que dominem as operações fundamentais da matemática, necessárias para a compreensão e a aplicação das leis físicas na solução de questões em nível do seu estudo no Ensino Médio.

> Química

A Química é uma ciência que estuda as substâncias, sua composição, estrutura e propriedades. Dentre as propriedades, ressalta-se a obtenção de materiais essenciais para o progresso científico e tecnológico da sociedade contemporânea. As discussões associadas a conceitos e fenômenos químicos permeiam temas como tecnologia, meio ambiente, sustentabilidade, alimentos e energia, dentre muitos outros, que propiciam aos estudantes:
– analisar elementos, relações ou princípios aplicados a contextos atuais da ciência e da tecnologia;
– utilizar códigos, representações e nomenclaturas da Química para caracterizar materiais, substâncias
e suas transformações;
– avaliar implicações ambientais, econômicas e sociais relacionadas à produção e consumo de recursos
energéticos.

Os detalhes sobre o conteúdo podem ser lidas no Edital do Vestibular 2020-2 ou do Vestibular 2021.

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Destaque

Últimos dias de inscrições! Vestibular de Inverno Mauá

O Instituto Mauá de Tecnologia oferece um ambiente de ensino dinâmico e interativo, com metodologias de ensino inovadoras que estimulam a participação ativa dos alunos.

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O Instituto Mauá de Tecnologia oferece um ambiente de ensino dinâmico e interativo, com metodologias de ensino inovadoras que estimulam a participação ativa dos alunos. Utiliza recursos tecnológicos e práticas pedagógicas modernas.

Aqui na Mauá, você terá contato aprofundado com um corpo docente qualificado, composto por professores com vasta experiência acadêmica e profissional. A instituição oferece uma ampla variedade de cursos de Graduação, todos reconhecidos pela alta qualidade e rigor acadêmico!

– Graduação em Administração
– Graduação em Arquitetura e Urbanismo
– Graduação em Design
– Graduação em 9 Engenharias (Alimentos; Civil; Computação; Controle e Automação; Elétrica; Eletrônica; Mecânica; Produção; Química)
– Graduação em Relações Internacionais
– 3 cursos de Graduação em TI (Ciência da Computação; Inteligência Artificial e Ciência de Dados; Sistemas de Informação)

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Infraestrutura de Ponta

Este é um de seus maiores diferenciais. O Campus horizontal, localizado em São Caetano do Sul – SP (Praça Mauá, 1), é equipado com laboratórios modernos, biblioteca atualizada e salas de aula tecnológicas. Essa infraestrutura permite que os alunos tenham acesso a equipamentos de última geração, facilitando um aprendizado prático e atualizado!

São mais de 130 laboratórios – quase 2 por sala de aula – com recursos de ponta!

Foco na Inovação e Tecnologia

O IMT está na vanguarda da Inovação e da Tecnologia!

Para incentivar a Pesquisa e o Desenvolvimento, oferece aos alunos oportunidades para participarem de projetos inovadores e colaborarem com empresas e com o Centro de Pesquisas – CP-IMT.
A instituição também incentiva o Empreendedorismo, oferecendo suporte e infraestrutura para o desenvolvimento de startups e projetos empreendedores.

Os estudantes também participam de competições e projetos tecnológicos, como competições de Robótica, Engenharia e Inovação. Essas atividades permitem que apliquem seus conhecimentos de forma prática, desenvolvendo habilidades de resolução de problemas e trabalho em equipe.

Aqui, suas ideias podem se transformar em negócios viáveis e sustentáveis!

Parcerias com Empresas

O IMT mantém parcerias estratégicas com diversas empresas e organizações, fundamentais para a inserção do estudante no mercado de trabalho e para a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos em sala de aula!

Programas de Internacionalização

Aqui, são oferecidos programas de intercâmbio, dupla diplomação e cooperação internacional com diversas instituições de ensino ao redor do mundo. Essas oportunidades permitem que os alunos expandam seus horizontes culturais e acadêmicos, adquirindo experiências globais e enriquecedoras para sua formação profissional.

Essential Skills

Além da excelência técnica, o IMT valoriza a formação integral do aluno, incentivando o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, liderança, ética e responsabilidade social. A instituição promove atividades extracurriculares, como esportes, cultura e voluntariado, que contribuem para a formação de profissionais completos e cidadãos conscientes.

Empregabilidade

Os alunos do IMT são altamente valorizados no mercado de trabalho, e a instituição apresenta um alto índice de empregabilidade de seus egressos. As empresas reconhecem a qualidade da formação oferecida pelo Instituto, o que facilita a inserção dos alunos no mercado de trabalho.

Conveniência

No Campus de São Caetano do Sul, os alunos contam com lanchonetes, restaurantes, espaços para atividades físicas, Centro Acadêmico, com mesas de jogos, mercadinho, além de um Transporte Circular que, de forma gratuita, faz o percurso entre o Campus e o Metrô do Sacomã – SP (confira os horários).

Vestibular

O Instituto Mauá de Tecnologia (IMT) é referência em excelência acadêmica, infraestrutura moderna e enfoque prático na formação de profissionais capacitados para enfrentar os desafios do mercado global!

Ingresse na Mauá em agosto: faça o Vestibular de Inverno e garanta a sua vaga para a Graduação! maua.br/vestibular

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Notícias dos Vestibulares e Enem

Faculdade Pitágoras abre inscrições para vestibular de Medicina, no Maranhão

Os estudantes devem efetuar a inscrição até o dia 22 de julho

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Pitágoras Eunápolis recebe inscrições para o vestibular de Medicina via Enem até 30/7

Estão abertas as inscrições para o Vestibular Unificado Tradicional das Faculdades Pitágoras de Bacabal e de Codó. Para participar do processo seletivo, os estudantes devem efetuar a inscrição até o dia 22 de julho e a lista de aprovados será divulgada no dia 31 do mesmo mês, para início do curso já no segundo semestre de 2024.

O Vestibular Unificado Tradicional é composto por quatro provas objetivas e uma prova de redação, realizadas em um único dia, de forma on-line em plataforma disponibilizada pela Strix. Como medida de segurança e seriedade, toda a avaliação é gravada, bem como as comunicações entre a equipe responsável pela aplicação e os candidatos, com monitoramento da tela do computador e reconhecimento facial do estudante.

Mais detalhes sobre os requisitos técnicos para a realização da prova, bem como sobre os testes, podem ser encontrados no edital no site da Strix. A taxa de inscrição é no valor de R$250,00 para a escolha de apenas uma instituição ou no valor de R$400,00 para duas opções.

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Notícias dos Vestibulares e Enem

Gabarito – Vestibular de Inverno Udesc 2024 – Prova 16/06/24

Do total de inscritos, 450 não compareceram à prova no período matutino e 483 não compareceram à tarde, gerando um índice de abstenção de 18,22%. c.

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Udesc abre as inscrições para o Vestibular de Inverno 2022

Neste domingo, 16 de junho, a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) aplicou as provas do Vestibular de Inverno 2024 em nove cidades catarinenses. Ao todo foram 2.651 candidatos estavam inscritos para as 729 vagas em 37 cursos de graduação presenciais.

Do total de inscritos, 450 não compareceram à prova no período matutino e 483 não compareceram à tarde, gerando um índice de abstenção de 18,22%. c.

O gabarito preliminar pode ser consultado no site udesc.br/vestibular/vestibularpresencial.

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A divulgação do resultado final está prevista para o dia 1º de julho.

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