licenciatura em Educação do Campo (Foto: Gabriel Jimenez/unsplash)

Vestibular UFSC 2020: inscrições abertas para licenciatura em Educação do Campo

O Vestibular UFSC 2020 – Educação do Campo – está com inscrições abertas para quem deseja fazer a licenciatura, na Área de Ciências da Natureza e Matemática. O curso é oferecido na modalidade presencial com a Metodologia da Alternância, na qual o aluno tem aula tanto no Campus Florianópolis, no bairro Trindade, em período integral, quanto na Comunidade, onde desenvolverá atividades de vivência e estágio, no período diurno, a serem realizadas nos municípios de Paulo Lopes, São Pedro de Alcântara, Porto Belo e especificamente na Escola 25 de Maio (localizada no Assentamento Vitória da Conquista 1, em Fraiburgo).

As inscrições podem ser feitas até o dia 18 de novembro de 2019, somente pelo site www.educacaodocampo2020.ufsc.br. A taxa de inscrição é de R$ 50,00 e pode ser paga em qualquer agência bancária até o vencimento. Serão oferecidas 50 vagas no total — 25 vagas para ampla concorrência e 25 vagas para os candidatos de Ações Afirmativas.

Isenção

O candidato que deseja pedir isenção total da taxa de inscrição tem até 11 de novembro para fazer a solicitação. O pedido pode ser feito somente pelo endereço eletrônico www.educacaodocampo2020.ufsc.br/isencao.

Para ter direito ao benefício o candidato deve ser inscrito no Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico). E ao preencher o requerimento de isenção no site, deverá declarar que pertence à família de baixa renda e informar o seu Número de Identificação Social (NIS). Não será aceito o NIS dos pais ou de terceiros.

Quem também pode solicitar a isenção do pagamento da taxa de inscrição é o candidato que se enquadra na Lei 12.799/2013, sendo:

– Integrante de família que possui renda familiar bruta mensal de 1,5 (um vírgula cinco) salários mínimo por indivíduo; e,
– Que tenha cursado o Ensino Médio integralmente em escola pública ou que tenha recebido bolsa total em escola da rede privada. Como forma de comprovação, o candidato deverá anexar no sistema, no momento de requerer a isenção, o histórico escolar referente a todas as séries do Ensino Médio (ou certificado de conclusão contendo a escola em que o candidato cursou cada série/ano do Ensino Médio). Os candidatos que cursaram o Ensino Médio em escola da rede privada deverão anexar declaração da Instituição de Ensino de que receberam bolsa total em todas as séries do Ensino Médio.

O resultado das solicitações de isenção será divulgado no dia 12 de novembro, por meio do site www.educacaodocampo2020.ufsc.br

Caso o candidato tenha a solicitação de isenção negada e queira entrar com recurso, terá até às 18h do dia 13 de novembro. Após essa data o indeferimento será definitivo.

Prova

A prova será realizada no dia 26 de janeiro de 2020, das 14h às 18h. Será composta por dez questões objetivas de Língua Portuguesa, 20 questões objetivas de Conhecimentos Gerais e Redação.

O gabarito preliminar das questões objetivas estará disponível a partir das 19h do dia 26 de janeiro de 2020. O ingresso no curso é válido somente para o primeiro semestre letivo de 2020.

Sobre o Curso de licenciatura em Educação do Campo

O curso de Licenciatura em Educação do Campo tem como principal objetivo formar professor/a em Educação do Campo, na área das Ciências da Natureza (Química, Física, Biologia) e Matemática, com atuação nos Anos Finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio em escolas do campo. De forma que tais profissionais estejam aptos a fazer a gestão de processos educativos e a desenvolver estratégias pedagógicas que visem à formação de sujeitos humanos autônomos e criativos, capazes de produzir soluções para questões inerentes à sua realidade, vinculadas à qualidade social do desenvolvimento de áreas rurais. O curso é realizado no turno integral e tem duração de quatro anos.

licenciatura em Educação do Campo (Foto: Gabriel Jimenez/unsplash)

O curso de licenciatura em Educação do Campo é realizado no turno integral e tem duração de quatro anos. (Foto: Gabriel Jimenez/unsplash)

O curso Educação do Campo visa com que os alunos apropriem-se dos conhecimentos historicamente produzidos no campo articuladamente com as especificidades do lugar. É um ensino/aprendizagem que leva em consideração o desenvolvimento do campo tanto na área da educação quanto na socioeconômica. Respeitando o direito à educação e aproveitando esse material humano em benefício das suas próprias comunidades.

Mais informações no site www.educacaodocampo2020.ufsc.br.

Tags:,