Vestibular UnB / PAS UnB

Vestibular UnB oferece vagas para cursos de licenciatura a distância

A Universidade de Brasília abriu inscrições para o Vestibular UnB que oferece 1.300 vagas para ingresso em cursos de licenciatura a distância em diversos estados.

A oferta de cursos de graduação a distância visa primordialmente ampliar e interiorizar o acesso ao ensino superior público, gratuito e de qualidade no Brasil, bem como incentivar a formação de professores das redes públicas de ensino.

Vestibular UnB para cursos de licenciatura a distância

Inscrições

As inscrições podem ser realizadas pela internet entre os dias 27 de agosto e 5 de setembro. A taxa de inscrição é de R$ 60 e deve ser paga até 24 de setembro.

No momento da inscrição, os participantes deverão optar por concorrer prioritariamente por meio do Sistema Universal, pelo Sistema de Cotas para Escolas Públicas ou por meio do Sistema de Cotas para Negros.

Provas

A seleção será realizada por meio de prova objetiva e prova de redação em língua portuguesa, previstas para ocorrer em 13 de outubro no turno da tarde. Já as provas de verificação de habilidades específicas – somente para os cursos de Artes Visuais, Música e Teatro – estão programadas para novembro.

As fases serão realizadas nas cidades de Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Cuiabá (MT), Florianópolis (SC), Goiânia (GO), Palmas (TO), Porto Alegre (RS), Rio Branco (AC), São Paulo (SP) e Vitória (ES).

Modalidade

Os cursos EaD contam com encontros presenciais nos polos, que variam de acordo com cada programa pedagógico: podem ser semanais, quinzenais ou até mensais. Já as avaliações são presenciais, por regra. Nos polos os estudantes encontram estrutura de apoio e tutores que auxiliam no processo. Em geral, os professores envolvidos são oriundos do próprio corpo docente da UnB e seguem o mesmo cronograma dos cursos presenciais.

O modelo de educação a distância adotado pela UnB contém diversos materiais desenvolvidos na plataforma virtual Aprender (com chats, tutoriais e fóruns), aulas por vídeo ou webconferência, além de encontros presenciais com docentes e saídas de campo.