Siga-nos!

Notícias dos Vestibulares e Enem

Vestibular Unemat 2023/2 prorroga inscrições até 1º de maio

As inscrições poderão ser feitas até dia 1º de maio. O boleto bancário pode ser pago até dia 2 de maio. As inscrições custam R$ 100.

Publicado

em

Vestibular Unemat 2023/2

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) prorrogou as inscrições para o Concurso Vestibular 2023/2, para ingresso no segundo semestre deste ano.

As inscrições poderão ser feitas até dia 1º de maio. O boleto bancário pode ser pago até dia 2 de maio. As inscrições custam R$ 100.

Esta edição oferta 2.390 em 60 cursos, distribuídos em 11 municípios do Estado.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

As inscrições podem ser feitas pelo site: https://unemat.br/

RESULTADO DOS PEDIDOS DE ISENÇÃO

A divulgação dos pedidos de isenção aceitos será publicada na terça-feira, 18 de abril.

Os candidatos poderão entrar com recurso contra o resultado na quarta-feira, 19 de abril.

O resultado dos recursos será publicado no dia 25 de abril.

Quem tiver o pedido indeferido, poderá gerar e pagar o boleto até 2 de maio.

A divulgação das inscrições deferidas e indeferidas, bem como dos pedidos de atendimento diferenciado, será no dia 5 de maio, com interposição de recurso de recursos no dia 8 de maio e o resultado dos recursos no dia 10 de maio.

Os locais de provas e ensalamento serão divulgados no dia 17 de maio.

PROVAS

As provas serão realizadas nas cidades de Alta Floresta, Alto Araguaia, Barra do Bugres, Cáceres, Colíder, Cuiabá, Diamantino, Juara, Nova Mutum, Nova Xavantina, Pontes e Lacerda, Rondonópolis, Sinop e Tangará da Serra.

O Vestibular 2023/2 compreende duas fases: a primeira consta de quatro provas objetivas com questões sobre Ciências da Natureza e suas tecnologias, Matemática e suas tecnologias, Ciências Humanas e suas tecnologias, e Linguagens, Códigos e suas tecnologias; já a segunda etapa constitui-se de prova de redação. As duas fases serão realizadas em etapa única no dia 4 de junho, das 8 às 13 horas.

COTAS

A Unemat adota sistema de ações afirmativas: todos os cursos oferecidos destinam vagas para estudantes oriundos de escolas públicas, dentro das quais são ofertadas as vagas para candidatos negros, indígenas e com deficiência, ou seja, as pessoas que concorrem a estas vagas também devem ter estudado em escola pública.

As cotas para candidatos negros incluem negros de pele escura (pretos) e negros de pele clara (pardos).

Cursos com 30 vagas reservam 18 vagas para alunos de escola pública, das quais 8 são para pretos e pardos, 1 para indígenas e 1 para pessoas com deficiência, com 8 para os demais candidatos de escola pública. 12 vagas serão destinadas à ampla concorrência.

Em cursos com 40 vagas, 24 são reservadas para alunos que cumpriram integralmente o Ensino Médio em escola pública. Destas 24 vagas, 10 são para estudantes negros, 2 para estudantes indígenas, 1 para estudantes com deficiência e 11 para os demais candidatos de escola pública. A ampla concorrência terá 16 vagas.

Ao todo, são 119 vagas destinadas para indígenas, 598 vagas para estudantes negros, 60 para pessoas com deficiência, 657 para demais alunos da rede pública e 956 para ampla concorrência.

A novidade desta edição é que o candidato que deseja concorrer por cotas para negros (tanto pretos quanto pardos) deve anexar um vídeo de identificação e autodeclaração.

O tutorial de como o vídeo deve ser feito pode ser assistido clicando aqui.

INCLUSÃO

O edital prevê atendimento especializado para candidatos com deficiência física, cegueira, baixa visão, visão monocular, surdez, surdocegueira, déficit de atenção, dislexia, autismo, discalculia, entre outros, além do atendimento específico para candidata gestante ou lactante ou para candidato com outra condição transitória específica, como acidente ou pós-cirúrgico.

Além disso, a Unemat informa que, para candidato trans (travestis, transexuais e transgêneros e todas as pessoas que se identifiquem com outro gênero que não aquele designado a partir do sexo biológico em seu nascimento), é ofertada a opção de utilização do nome social.

RESULTADO

O resultado final será divulgado a partir do dia 17 de julho. O período letivo terá início no dia 7 de agosto.

Todas as informações sobre as etapas do Vestibular e seus editais podem ser acessadas em vestibular.unemat.br

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Notícias dos Vestibulares e Enem

Vestibular UEG inscreve para seleção por meio da nota do Enem

Publicado

em

por

UEG Vestibular 2022/2

A Universidade Estadual de Goiás recebe inscrições para o processo seletivo para aproveitamento de vagas remanescentes do Vestibular 2024/1, destinadas a alunos que queiram ingressar nos cursos de graduação da Universidade por meio do aproveitamento de seu desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

São ofertadas 919 vagas em 31 cursos de graduação. Entre os cursos que ofertam vagas estão Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Biológicas, Engenharia Agrícola, Engenharia Civil, Farmácia, Medicina Veterinária, Química Industrial e Zootecnia.

Os candidatos interessados poderão fazer suas inscrições gratuitamente, até 5 de março, exclusivamente pelo site www.estudeconosco.ueg.br.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Podem concorrer às vagas os candidatos que tenham concluído o ensino médio e realizado o Enem nos anos de 2014 a 2023, tendo obtido resultado igual ou superior a 500 pontos na média das notas das quatro provas objetivas e da redação, não tendo tirado zero em nenhuma delas.

A classificação dos candidatos será feita por ordem decrescente da média das 4 (quatro) provas objetivas e da redação do Enem, respeitando-se o limite de vagas de cada curso, cidade e turno indicados no formulário de inscrição.

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Destaque

MEC volta a adiar divulgação da segunda chamada do Prouni

A previsão agora é que a lista seja divulgada nesta sexta-feira (1º)

Publicado

em

por

Que dia sai o resultado do Prouni 2021 - 2º Semestre?

Após registrar problemas na divulgação da segunda chamada do Programa Universidade para Todos (Prouni), o Ministério da Educação (MEC) voltou a adiar o prazo para publicar o resultado. A previsão agora é que a lista seja divulgada nesta sexta-feira (1º) no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

A estimativa inicial indicava que o resultado sairia na última terça-feira (27). Nessa quarta-feira (28), o ministério informou que equipes técnicas da Subsecretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação e da Secretaria de Educação Superior estavam trabalhando para divulgar a lista “o mais rápido possível”.

Segundo o MEC, a primeira edição de 2024 do Prouni recebeu 716.759 inscrições. São ofertadas 406.428 bolsas, sendo 308.977 integrais e 97.451 parciais em 15.482 cursos de 1.028 instituições.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

A divulgação da primeira chamada do Prouni ocorreu no último dia 6. Caso o candidato não seja selecionado nas duas chamadas, ele poderá manifestar interesse na lista de espera nos dias 18 e 19 de março.

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Destaque

Unesp abre inscrições para ingresso pelas notas do Enem

O período para declarar interesse e concorrer a uma vaga na Unesp por este caminho vai até 5 de março.

Publicado

em

por

Lista de Aprovados - Vestibular Unesp 2023

A Universidade Estadual Paulista (Unesp) abrirá inscrições a partir das 16 horas desta quinta-feira, 29 de fevereiro, para preenchimento de vagas remanescentes por candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2022 e 2023.

Todos que participaram destas duas edições do Enem podem se inscrever no Processo Seletivo Unesp-Enem 2024, sob responsabilidade da Fundação Vunesp. Não é necessário estar inscrito no Vestibular Unesp.

A relação de cursos disponíveis para esta modalidade de ingresso será divulgada no momento da abertura das inscrições. O período para declarar interesse e concorrer a uma vaga na Unesp por este caminho vai até 5 de março. O cadastramento será feito gratuitamente pelo site da Vunesp (www.vunesp.com.br).

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Também a partir das 16 horas desta quinta-feira (29/2), a Unesp divulgará a oitava chamada do Vestibular Unesp (6.596 vagas em 24 cidades) e do Processo Seletivo Olimpíadas Científicas Unesp (457 vagas). Os candidatos poderão fazer a consulta nos sites da Unesp (vestibular.unesp.br) e da Vunesp. A matrícula em oitava chamada será realizada de 29 de fevereiro a 5 de março, de forma virtual, com link pelo site da Vunesp ou diretamente pelo Sistema de Graduação da Unesp (Sisgrad), no endereço sistemas.unesp.br/calouros.

A Unesp também realiza o Processo Seletivo Olimpíadas Científicas 2024.2, com 153 vagas adicionais. O resultado deverá ser publicado em 5 de março, nas páginas da Universidade e da Vunesp.

O Sistema de Reserva de Vagas para Educação Básica Pública (SRVEBP) destina 50% das vagas de cada curso de graduação da Unesp para alunos que tenham feito todo o ensino médio em escola pública, sendo que 35% das vagas desse sistema são destinadas aos candidatos que se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas. Tal somatória inclui as 934 vagas do Provão Paulista destinadas exclusivamente para alunos do ensino público. Este sistema tem garantido maioria de ingressantes vindos de escolas públicas desde o Vestibular Unesp 2017.

Os cursos do Vestibular Unesp 2024 são oferecidos nas seguintes cidades: Araçatuba (126 vagas), Araraquara (764), Assis (352), Bauru (992), Botucatu (538), Dracena (70), Franca (369), Guaratinguetá (274), Ilha Solteira (265), Itapeva (66), Jaboticabal (252), Marília (400), Ourinhos (54), Presidente Prudente (529), Registro (64), Rio Claro (423), Rosana (58), São João da Boa Vista (70), São José do Rio Preto (391), São José dos Campos (108), São Paulo (185), São Vicente (72), Sorocaba (72) e Tupã (102).

O calendário completo de matrículas na Unesp, considerando Vestibular, ingresso pelas notas do Enem e Processo Seletivo Olimpíadas Científicas Unesp, prevê chamadas para matrículas até 11 de março, além das matrículas da relação adicional feitas posteriormente.

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Continue lendo