Vestibular Unioeste 2020 já tem data de prova definida

A data do Vestibular Unioeste 2020 já está definida: será dia 1º de dezembro de 2019 e, por hora, não há previsão de alterações em relação à edição anterior, assim como não temos informações quanto a possibilidade de seleção conjunta para cursos presenciais e de Educação a Distância (EaD). Sempre que houver novidade, publicaremos aqui.

Os locais permanecem os mesmos da edição anterior, ou seja, serão 7 cidades de prova: Cascavel, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Marechal Cândido Rondon, Toledo, Curitiba e Maringá.

Vestibular Unioeste 2020

Inscrições

O período de inscrição ainda não está definido, mas está previsto para ocorrer durante o mês de setembro.

O valor da taxa de inscrição ficou em R$ 157,00 (cento e cinquenta e sete reais) e poderá ser paga nas Lotéricas, agências da Caixa Econômica Federal e outros agentes que por ventura sejam autorizados.

Isenção

Para requerer a isenção da taxa de inscrição do Concurso Vestibular segue o mesmo procedimento, ou seja, basta apenas informar o NIS (Número de Identificação Social) durante o preenchimento do formulário de inscrição.

A isenção será concedida para candidatos que estejam regularmente inscritos no CadÚnico, o Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.

O cadastro é feito nas secretarias municipais de assistência social ou nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras).

O período para solicitação de isenção iniciará com as inscrições e, geralmente, encerra-se duas semanas antes do término das inscrições para que aqueles que não obtiveram a isenção tenham tempo hábil de realizar o pagamento.

Língua Estrangeira

A língua estrangeira é prova obrigatória para todos os cursos, sendo livre a opção do candidato para escolher entre inglês ou espanhol.

Importante: nos cursos em que a língua estrangeira estiver definida como uma das matérias da área de conhecimento, afeta ao curso, como é o caso dos cursos de Letras/Inglês e Letras/Espanhol dos câmpus de Cascavel e Foz do Iguaçu, além do curso de Administração do Câmpus de Cascavel, é automática e obrigatória a seleção da respectiva língua como opção de prova.

Provas do Vestibular Unioeste 2020

As provas do Concurso Vestibular 2020 ocorrerão em um único dia (01/12/2019) e serão aplicadas em duas etapas obrigatórias, no período da manhã e da tarde.

O conteúdo da prova da Unioeste tem como base o currículo do Ensino Médio e é composta por 77 questões, sendo 7 questões de cada matéria: Biologia, Geografia, História, Filosofia, Física, Língua Estrangeira (Espanhol ou Inglês), Literatura, Matemática, Português, Sociologia e Química. O conteúdo programático e as obras literárias estão disponíveis no menu PUBLICAÇÕES.

Pela manhã, o acesso ao local de prova será das 7h40min até 8h10min e será aplicada a prova de Redação e 21 questões das matérias Língua Estrangeira, Literatura e Português. O tempo de prova será de 3 horas.

Pela tarde, o acesso ao local de prova será das 14h10min até 14h40min e o candidato terá 4 horas para realizar a prova com as demais matérias (56 questões).

As provas ocorrerão nas cidades-sede da Unioeste (Cascavel, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Marechal Cândido Rondon e Toledo) e, fora de sede, nas cidades de Curitiba e Maringá. O candidato pode escolher entre fazer sua prova em qualquer uma das cidades disponíveis, mesmo que seja diferente daquela onde o curso escolhido é ofertado. Por exemplo: Se o candidato tem residência em Cascavel, ele poderá realizar sua prova em Cascavel mesmo que tenha interesse por um curso do Câmpus de Toledo.

Importante: A banca especial será aplicada apenas nas cidades-sede, ou seja, NÃO HAVERÁ aplicação de prova para banca especial nas cidades de Curitiba e Maringá.

Vestibular X SiSU

O Vestibular e o SiSU são processos distintos e independentes. Para o ingresso na série inicial dos cursos de graduação da Unioeste, será necessária a participação em pelo menos um desses processos. Vale ressaltar que é permitida a participação do candidato nos dois processos.

A participação no Enem é obrigatória para aqueles que desejam inscrever-se no SiSU. Além disso, se restarem vagas não preenchidas, mesmo após convocados todos os classificados do curso, é possível que a nota da redação no Enem seja utilizada como critério de seleção para preenchimento dessas vagas pelo Provare (www.unioeste.br/provare).

Para participar do SiSU, é OBRIGATÓRIA a participação da edição do Enem que antecede imediatamente à edição do SiSU.

No entanto, não há a necessidade de participação do Enem ou do SiSU para aqueles que tem interesse apenas em participar do Vestibular, da mesma forma que não será exigida a participação no Vestibular daqueles que optarem apenas pelo ingresso via SiSU.

O Vestibular não utiliza a nota do Enem em seus processamentos de notas e resultados. A solicitação do número do Enem no formulário do Vestibular tem caráter meramente estatístico.

A seleção é feita de acordo com o desempenho e a classificação de cada candidato tanto no SiSU quanto no Vestibular.

A inscrição para o Vestibular ou SiSU deve ser realizada no site indicado para cada um desses processos seletivos, a qual é de inteira responsabilidade do candidato em quaisquer desses processos.

A critério exclusivo do candidato, é possível inscrever-se num curso pelo SiSU e em outro curso pelo Vestibular, no entanto, por força de lei, só é permitida a matrícula em apenas um curso de graduação em instituição pública de ensino superior.

Para o ano letivo de 2019 a Unioeste manteve sua participação no SiSU, utilizando a mesma distribuição de vagas da edição anterior, ou seja: 50% das vagas nas séries iniciais dos cursos de graduação da Unioeste foram disponibilizadas para ingresso via SiSU e 50% via Vestibular. Por força de regulamentação do SiSU, não serão ofertadas vagas dos cursos EaD no SiSU.

O site do SiSU nacional é sisu.mec.gov.br. Na Unioeste, o site local do SiSU é www.unioeste.br/sisu.

Recomendamos: