Notícias dos Vestibulares e Enem
Vestibular Unioeste 2020 oferece 1.230 vagas. Inscrições estão abertas.
A Unioeste oferece 1230 vagas distribuídas em 65 cursos

As inscrições do Vestibular Unioeste 2020 estão abertas e podem ser feitas até o dia 10 de outubro e devem ser realizadas exclusivamente pelo site http://unioeste.br/vestibular. A Unioeste oferece no total 2.460 vagas, sendo metade para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e outra metade para o Vestibular (1.230 vagas). As provas ocorrem no dia primeiro de dezembro.
Vestibular Unioeste 2020
Novidades
Nesse ano, o vestibular traz duas novidades: um valor menor (R$ 157,00) para quem fizer a inscrição antecipadamente (até dia 23 de setembro), e a possibilidade de pagamento da taxa de inscrição padrão (R$ 170,00) com cartão de crédito, podendo ser parcelada em até duas vezes.
Agora, para quem pretende requerer a isenção da taxa de inscrição do vestibular, o procedimento é o mesmo dos anos anteriores. Basta apenas informar o NIS (Número de Identificação Social) durante o preenchimento do formulário de inscrição e, se o cadastro for considerado válido no CadÚnico, o Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, a isenção será concedida. No ano passado, aproximadamente mil alunos foram isentos da taxa de pagamento.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
O período para solicitação de isenção iniciará com às inscrições e se estenderá apenas até às 17 horas do dia 15 de setembro.
Durante o processo de inscrição, vale lembrar que os vestibulandos devem escolher entre inglês ou espanhol como prova para a Língua Estrangeira. No entanto, para os cursos que tenham uma língua estrangeira como matéria específica do curso, é obrigatório realizar a prova nessa língua.
Além disso, o candidato deverá escolher a cidade onde deseja realizar a prova. Elas serão aplicadas nas cidades-sede da Unioeste: Cascavel, Toledo, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão e Marechal Cândido Rondon, e também em Curitiba e Maringá. É importante ressaltar que o candidato pode escolher qualquer cidade de prova independente do campus de funcionamento do curso escolhido.
A Prova
A prova do Vestibular tem 77 questões, sendo 7 questões de cada uma das matérias, e uma prova de redação. O conteúdo tem como base o currículo do Ensino Médio, sendo sete questões de cada matéria, nas áreas de Linguagens, códigos e suas tecnologias (Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Línguas Estrangeira Moderna e Redação); Ciências Humanas e suas tecnologias (Filosofia, Geografia, História e Sociologia); e Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias (Biologia, Física, Matemática e Química).
No domingo (01/12), o acesso aos locais de provas será das 7h40 até às 8h10 no período da manhã, onde realizarão a prova de Redação e 21 questões da área de Linguagens. O tempo de prova será de três horas.
Durante a tarde, o período de prova será de quatro horas onde os candidatos farão questões das demais áreas, totalizando assim 56 questões. Os portões estarão abertos das 14h10 até 14h40.
Todo o conteúdo programático e obras literárias podem ser acessados no site da Unioeste: www.unioeste.br
Pontuação
Nas matérias específicas do curso, ao invés de 14 pontos, cada questão vale 36 pontos. Ou seja, das questões das 11 matérias, o número de acerto nas questões de 9 matérias serão multiplicados por 14 e nas duas matérias específicas a multiplicação será por 36. As matérias específicas de cada curso estão disponíveis no menu Cursos, na página do Vestibular.
A nota da redação é aplicada pela banca de correção e poderá variar de 0 a 60. Sobre essa nota, será aplicado o peso de 6,9 pontos, o que poderá totalizar até 414 (quatrocentos e quatorze) pontos.
O total possível de pontuação no Vestibular é de 1.800 (mil e oitocentos) pontos. Cada questão vale 14 pontos e não há possibilidade de resposta ou valoração parcial.
Sisu
Conforme tem sido nos últimos anos, 50% das vagas da Unioeste são reservadas para ingressos via Sisu. O Sistema de Seleção Unificada é uma seleção gerenciada pelo Ministério da Educação que utiliza às notas que o candidato obteve no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), portanto, para inscrever-se no Sisu, é obrigatório ter participado da edição do Enem que o antecede.
O site do Sisu nacional é http://sisu.mec.gov.br e, na Unioeste, o site local do Sisu é www.unioeste.br/sisu.
Vestibular x Sisu
O Vestibular não utiliza a nota do Enem assim como o Sisu não utiliza a nota do Vestibular. Cada seleção é independente e seu resultado é de acordo com o desempenho e a classificação do candidato na respectiva seleção.
Não há necessidade de participação do Enem ou do Sisu para aqueles que tem interesse apenas em participar do Vestibular, da mesma forma que não é exigida a participação no Vestibular daqueles que optarem apenas pelo ingresso via Sisu.
Além disso, se restarem vagas não preenchidas, mesmo após convocados todos os classificados do curso, é possível que a nota da redação (obtida tanto no Vestibular quanto no Enem) seja utilizada como critério de seleção para preenchimento dessas vagas pelo Provare (www.unioeste.br/provare).
A inscrição para o Vestibular ou Sisu deve ser realizada no site indicado para cada um desses processos seletivos e é responsabilidade do candidato atender os requisitos para participação nessas seleções.
Cotas
50% das vagas são reservadas. As demais vagas são para ampla concorrência. É considerado cotista aquele candidato que realizou seus estudos de todo o Ensino Médio, exclusivamente, em escola pública do Brasil e que não tenha curso de graduação concluído.
Não é considerado cotista o candidato que tenha cursado qualquer período do Ensino Médio em escola privada mesmo que tenha sido por meio de bolsa de qualquer natureza.
Essa regra prevalece tanto no Vestibular quanto no Sisu.
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Notícias dos Vestibulares e Enem
UNIP oferece descontos e várias formas de ingresso em seu vestibular para o 2º semestre
O ingresso se dá por meio de prova on-line, por meio da nota do Enem, pela segunda graduação e por transferência.

Estão abertas as inscrições do Processo Seletivo do 2º semestre de 2025 da Universidade Paulista – UNIP. O ingresso se dá por meio de prova on-line, por meio da nota do Enem, pela segunda graduação e por transferência. O manual do processo seletivo e a taxa de inscrição são gratuitas.
PERÍODO DE INSCRIÇÃO: até dia 29/08/2025
INGRESSO PELA PROVA ON-LINE: com total segurança, praticidade e sem sair de casa, o candidato ingressa na UNIP fazendo uma prova on-line, direto de seu computador. Feita a inscrição, ele é redirecionado imediatamente para a prova, que consiste em uma redação sobre temas da atualidade. Com praticidade e agilidade, o resultado sai no mesmo dia.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
INGRESSO PELAS NOTAS DO ENEM: o candidato que prestou o ENEM, a partir de 2015, poderá ser dispensado da prova e também ser beneficiado com desconto especial, de acordo com suas notas, devendo para isso inscrever‐se em www.unip.br/enem e postar o boletim individual de notas do ENEM.
INGRESSO PELA SEGUNDA GRADUAÇÃO: são oferecidos descontos que variam de 40% para ex-alunos e de 37% para candidatos de outra instituição que já possuem diploma.
INGRESSO POR TRANSFERÊNCIA: na UNIP, a transferência é imediata. Volta-se a candidatos que iniciaram seu curso superior em outra instituição, mas que desejam continuar a sua Graduação na UNIP.
CAMPI DA UNIP
Capital e Grande São Paulo: Alphaville, Anchieta, Chácara Santo Antônio, Cidade Universitária/Marginal Pinheiros, Indianópolis, Marquês, Norte, Paraíso, Paulista, Pinheiros, Tatuapé e Vergueiro.
Interior (SP): Assis, Araçatuba, Araraquara, Bauru, Campinas, Jundiaí, Limeira, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Pardo, São José do Rio Preto, São José dos Campos e Sorocaba.
Outras localidades: Brasília, Goiânia e Manaus.
Central de Informações: 0800 010 9000
Site www.unip.br
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
UFG volta a realizar vestibular próprio
A Universidade Federal de Goiás (UFG) passará a ofertar 50% das vagas por vestibular próprio, na maioria de seus cursos de graduação.

A Universidade Federal de Goiás (UFG) passará a ofertar 50% das vagas por vestibular próprio, na maioria de seus cursos de graduação, para ingresso em 2026.
As inscrições para o Vestibular UFG 2026 serão aceitas no período de 4/8 a 5/9, com a realização da prova no dia 19 de outubro.
Clique aqui para conferir o edital do vestibular.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
As demais vagas dos cursos participantes seguirão sendo ofertadas pelo Sistema de Seleção Unificado (SiSU), por meio da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Notícias dos Vestibulares e Enem
Vestibular ITA 2026 tem inscrições prorrogadas até 20 de julho
A data limite para pagamento dos novos boletos é 21 de julho.

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) prorrogou o prazo de inscrições abertas para o vestibular 2026. Os interessados devem se inscrever exclusivamente pela internet, por meio do site www.vestibular.ita.br, até o dia 20 de julho. A data limite para pagamento dos novos boletos é 21 de julho.
Vestibular ITA 2026
Nesta edição, serão oferecidas 180 vagas. As provas serão aplicadas em 25 cidades, abrangendo todas as regiões do país, o que amplia o acesso dos candidatos ao processo seletivo.
O processo seletivo será realizado em três etapas. A primeira fase, composta por prova objetiva, está marcada para 5 de outubro. A segunda fase, com provas discursivas, ocorrerá entre os dias 28 e 31 de outubro. Já a terceira etapa envolve a entrega de documentos, inspeção de saúde, avaliação psicológica, exame toxicológico e participação na comissão de heteroidentificação, no caso de candidatos autodeclarados negros.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
Para participar, é necessário ser brasileiro nato, ter completado 23 anos até 31 de dezembro de 2025 e não ser casado.
Cursos
O ITA oferece seis cursos de graduação no campus de São José dos Campos (SP): Engenharia Aeronáutica, Engenharia Eletrônica, Engenharia Mecânica-Aeronáutica, Engenharia Civil-Aeronáutica, Engenharia de Computação e Engenharia Aeroespacial.
Além dessas opções, os futuros aprovados também poderão estudar as novas graduações que serão oferecidas no campus de Fortaleza (CE): Engenharia de Sistemas e Engenharia de Energia.