Notícias dos Vestibulares e Enem
Vestibular UPF apresenta graduação inédita em Ciências da Natureza
A UPF está com inscrições abertas para o curso de graduação em Ciências da Natureza e outros cerca de 50 cursos.
Com inscrições abertas para mais de 50 cursos de graduação, a Universidade de Passo Fundo (UPF) apresenta uma proposta inédita na região: o curso de graduação em Ciências da Natureza. Com objetivo de formar professores habilitados a atuar no ensino da disciplina de Ciências nos anos finais do Ensino Fundamental, assim como com as disciplinas de Física, Química e Biologia no Ensino Médio, o curso é inédito na região de abrangência da Instituição.
O novo curso propõe a articulação entre as áreas do conhecimento, atendendo às Diretrizes Nacionais para os cursos de licenciatura, bem como a Base Nacional Curricular Comum (BNCC) e o Referencial Curricular Gaúcho (RCG). Para isso, o currículo foi estruturado de forma a favorecer uma abordagem interdisciplinar, partindo das novas demandas sociais apresentadas para o ensino de ciências, com base no avanço tecnológico dos últimos anos. De acordo com o coordenador do curso, professor Ademar Lauxen, as aulas serão desenvolvidas tendo uma preocupação em garantir uma sólida formação nos conhecimentos específicos desses componentes do currículo escolar, bem como na articulação desses com o conhecimento didático-pedagógico.
Apesar de nascer da articulação das três áreas institucionais já existentes: Química, Física e Biologia – a matriz curricular do curso de Ciências da Natureza se diferencia do que estava sendo oferecido até então nos cursos de Licenciatura em questão. “A proposta do curso é totalmente nova, em que as disciplinas, suas ementas e programas, foram construídos visando a formação de um professor que possa atender de forma qualificada os componentes de Ciências, Química, Física e Biologia da Educação Básica”, explica o professor.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
Na opinião dele, os avanços conseguidos na formação de professores de Química, Física e Biologia na UPF constitui o amálgama para propor esse novo curso, uma vez que a Universidade tem uma longa caminhada na formação de professores na área das Ciências da Natureza. “Isso possibilitou a construção de uma proposta inovadora, porém alicerçada numa bem consolidada trajetória na formação de profissionais para atuarem na docência nos componentes curriculares dessas três áreas. Os docentes são mestres e doutores, sendo que boa parte desses atuam na pós-graduação, desenvolvendo pesquisas e estudos voltados para a educação, muito especialmente para a formação de professores”, complementa.
Diferenciais do novo curso
Para que os futuros professores tenham uma formação de qualidade, o curso de Ciências da Natureza oferece uma formação dinâmica, aliando sempre a teoria com a prática, para que o estudante possa vivenciar o processo formativo de forma ampla e transformadora. Ao longo da sua formação, o estudante é inserido de forma gradativa no ambiente escolar, sendo que desde o segundo semestre são oferecidas disciplinas em que estão previstas atividades que aproximam o mesmo da escola, culminando nos estágios supervisionados oferecidos nos últimos dois semestres do curso.
Disciplinas integradoras dos conteúdos de ensino, como, Matéria e Energia; Terra e Universo; e Vida e Evolução; assim como disciplinas voltadas para compreender, utilizar e criar tecnologias, como Cultural Digital na Educação; Química e Tecnologia; e Biotecnologia e Inovação; são alguns dos destaques do currículo do curso. “Nesse novo curso, como o acadêmico vai tendo desde o primeiro semestre disciplinas que abordam conteúdos das três áreas, de forma mais articulada e interdisciplinar, ele terá condições de propor novas abordagens quando da sua atuação na educação básica”, explica Ademar.
A graduação oferece ainda 35% da carga horária em disciplinas na modalidade EAD, possibilitando a flexibilização do currículo e tempo que o acadêmico necessita disponibilizar/dedicar para os seus estudos. Outro diferencial, é a possibilidade de cursar a graduação com 50% de desconto, por meio da Bolsa FUPF.
Educar é a nossa ação
De acordo com Lauxen, a proposta da BNCC está fortemente caracterizada na necessidade de superação da fragmentação e linearidade na abordagem dos conteúdos conceituais da Área das Ciências da Natureza e suas Tecnologias na Educação Básica, algo que está contemplado na proposta do novo curso. “Atualmente, não há cursos que formem professores para atuarem especificamente em Ciências no ensino fundamental, o que esse novo curso busca contemplar. No Brasil, esse será um dos poucos cursos que possibilita essa abrangência de formação. Desse modo, especialmente as Secretarias Municipais de Educação, que encontram dificuldade para compor o quadro de professores para atuarem de 6º a 9º ano na disciplina de Ciências, encontrarão egressos desse novo curso com competências desenvolvidas para atender o que está proposto na BNCC para essa etapa da escolarização”, conclui o professor.
Essa aproximação da realidade e das transformações do mundo fazem parte do compromisso que a UPF tem com o educar. Para isso, a Instituição lançou, recentemente, a campanha “Educar é a Nossa Ação”, que reforça esse compromisso, com o objetivo de inspirar e valorizar a educação que tem o poder de transformar realidades, mudar o mundo, construir conhecimento, ampliar horizontes e possibilitar novas oportunidades.
Inscrições abertas
A UPF está com inscrições abertas para o curso de graduação em Ciências da Natureza e outros cerca de 50 cursos. As inscrições podem ser feitas pelo site upf.br/ingresso. Para ingressar, os estudantes podem escolher uma das três modalidades ofertadas para ingressar na instituição de ensino: prova presencial, prova on-line, e nota da redação do Enem. Conheça as opções disponíveis na estrutura multicampi, nos municípios de Passo Fundo, Casca, Carazinho, Lagoa Vermelha, Sarandi e Soledade, no link.
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
Vestibular de Medicina da UNICID segue com inscrições abertas
A prova do vestibular está marcada para o dia 16 de fevereiro de 2025 e será aplicada no Campus Villa Lobos
Estão abertas as inscrições para o Vestibular de Medicina da UNICID. Estude em uma das Universidades mais prestigiadas e valorizadas do país, nota 4 no conceito Enade, além dos benefícios e financiamentos exclusivos! São oferecidas vagas para ingresso no 1º semestre de 2025.
Vestibular de Medicina UNICID
A prova do vestibular está marcada para o dia 16 de fevereiro de 2025 e será aplicada no Campus Villa Lobos – Avenida Imperatriz Leopoldina, 550 – São Paulo – SP
As inscrições podem ser feitas até 13 de fevereiro de 2025, por meio do site: www.unicid.edu.br
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
Inscrições para o Sisu 2025 terminam amanhã (21)
De acordo com o cronograma oficial, o resultado da chamada regular está previsto para 26 de janeiro,
As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) terminam nesta terça-feira (21).
Gerido pelo Ministério da Educação (MEC), o sistema executa a seleção dos estudantes com base na média da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) até o limite da oferta de vagas ofertadas por instituições públicas de ensino superior, por curso e modalidade de concorrência, de acordo com a escolha dos candidatos inscritos e perfil socioeconômico.
A inscrição é gratuita e feita exclusivamente pela internet. O acesso ao sistema de inscrição é realizado com as informações de login e senha para acesso aos serviços digitais do governo federal, mediante uma conta no Gov.br. Quando o candidato realiza o login, o sistema recupera, automaticamente, as notas obtidas na edição do Enem válida para o processo seletivo.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
De acordo com o cronograma oficial, o resultado da chamada regular está previsto para 26 de janeiro, enquanto o período de matrículas acontece de 27 a 31 de janeiro. Já o prazo para participar da lista de espera vai de 26 a 31 de janeiro.
Quem não for selecionado em nenhuma das duas opções de curso indicadas no ato de inscrição ainda pode disputar uma das vagas por meio da lista de espera do Sisu.
Todos os estudantes que participaram do Enem 2024, obtiveram nota na prova de redação maior do que zero e não declararam estar na condição de treineiro podem participar do Sisu.
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
Inscrições para o Prouni 2025 começam dia 24 de janeiro
O prazo termina no dia 28 de janeiro e o resultado da primeira chamada será divulgado em 4 de fevereiro, no Portal de Acesso Único.
Estudantes que já concluíram a formação do ensino médio e que tenham interesse na oferta bolsas integrais e parciais em cursos de graduação nas instituições privadas de educação superior, poderão se inscrever no Programa Universidade Para Todos (Prouni) 2025, a partir da próxima sexta-feira (24). O prazo termina no dia 28 de janeiro e o resultado da primeira chamada será divulgado em 4 de fevereiro, no Portal de Acesso Único.
Para participar é necessário atender ao menos uma das condições determinadas pelo Ministério da Educação no edital publicado nessa quinta-feira (16), como ter cursado o ensino médio em escola pública, ou como bolsista em instituição privada, ser uma pessoa com deficiência ou ser professor de rede pública.
As inscrições são gratuitas e efetuadas exclusivamente pela internet, mas o candidato precisa ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em 2024 ou de 2023, com média de 450 pontos e não pode ter zerado a redação. Na pré-seleção não entram estudantes que realizaram o Enem como treineiro e caso o candidato tenha feito o exame em mais de um ano, a pontuação de melhor desempenho é usada na classificação.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
A partir do dia 13 de janeiro já será possível consultar a disponibilidade de bolsas por instituição, curso e turno. O candidato poderá concorrer às bolsas destinadas a ampla concorrência ou às destinadas as políticas afirmativas referentes às pessoas com deficiência e autodeclaradas indígenas, pardas ou pretas.
Para se inscrever, é necessário criar uma conta no Gov.br e realizar o login com o Cadastro de Pessoa Física (CPF) e a senha. Durante a inscrição será necessário informar endereço de e-mail e número de telefone válidos, além de dados cadastrais próprios e referentes ao grupo familiar. O candidato também deverá selecionar, por ordem de preferência, até duas opções de instituição, local de oferta, curso, turno, tipo de bolsa e modalidade de concorrência dentre as disponíveis, conforme a renda familiar bruta mensal per capita.
No dia 28 de fevereiro haverá uma segunda chamada de candidatos e entre os dias 26 e 27 de março, os candidatos não classificados nas duas chamadas poderão manifestar interesse em participar da lista de espera do Prouni. No dia 1º de abril, a lista de espera estará disponível no Portal Único de Acesso, para consulta pelas instituições de ensino superior e pelos candidatos.
Novidade
Candidatos às bolsas de licenciatura na modalidade presencial, que tiraram nota superior ou igual a 650 pontos na média das provas do Enem, poderão participar do programa Pé-de-Meia Licenciatura, lançado recentemente pelo governo federal. Cada estudante receberá um valor total de R$ 1.050, durante o período regular de integralização do curso.
A medida faz parte do programa Mais Professores para o Brasil, e é parte das celebrações de 20 anos do Prouni, criado em 2005 pela Lei nº 11.096.
Fonte: Agência Brasil