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Violência no ambiente escolar é menor no Ensino Médio Integral

Pesquisa aponta que, pela visão dos educadores, a ampliação da carga horária e os pilares do Ensino Médio Integral estão relacionados às menores taxas de violência nas escolas

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Estudantes estão mais seguros nas escolas públicas de Ensino Médio Integral (EMI). As instituições registram menos episódios de violência em relação aos colégios com ensino médio regular. Essa constatação é da pesquisa realizada pelo Instituto Sonho Grande, “Percepção da violência no ambiente escolar: análise das escolas integrais e regulares”, que avaliou a perspectiva dos gestores e dos professores em relação ao assunto. O estudo verificou que o índice de violência geral chega a ser 8,6% menor e o índice de violência velada 13,5% inferior, em relação às escolas que não são integrais.

A violência geral inclui a violência explícita, com atentados à vida, roubos e agressões físicas, e a violência velada, que diz respeito às ameaças, ao consumo de drogas e à presença de armas. Os dados foram divulgados no início de dezembro, a partir da análise de informações do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB 2019/INEP).

A publicação destaca que a violência é um problema grave e sistêmico no Brasil. De acordo com o Atlas da Violência (Ipea 2020), entre os jovens, a situação é ainda mais preocupante: o homicídio é a principal causa de morte de pessoas entre 15 e 29 anos. Em 2018, 53% das vítimas eram jovens, totalizando 30.873 vidas perdidas nessa faixa etária, com maior concentração entre os negros.

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“Um ambiente escolar violento traz consequências negativas, como maiores taxas de absenteísmo, abandono e evasão, rotatividade entre professores e gestores, mais dificuldade de concentração e piores níveis de aprendizado e desempenho acadêmico”, registra o documento do Instituto Sonho Grande.

Para entender qual é a diferença nos níveis de violência observados nas unidades de ensino médio regular frente às de Ensino Médio Integral, o estudo comparou escolas parecidas em várias dimensões (como infraestrutura, número de estudantes, desempenho no Ideb) com a principal diferença sendo o tipo de ensino ofertado. Também buscou observar se existe distinção no nível de violência entre as escolas que aumentam a carga horária com atividades complementares e aquelas que ampliam a jornada escolar para conseguir implementar um modelo pedagógico de ensino integral.

Outros dados da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE/ IBGE) revelaram que a proporção de estudantes que faltaram às aulas por se sentirem inseguros dentro da escola passou de 5,5% em 2009 para 9,5% em 2015. Para os gestores, a violência, o medo e a insegurança também fazem parte da realidade vivenciada. Informações do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB 2019/INEP) mostram que 46,3% dos gestores da rede pública do Ensino Médio registraram a ocorrência de eventos violentos no ambiente escolar, entre eles atentados à vida, roubos com uso de violência ou mesmo ameaças a profissionais por algum estudante.

Ampliação da carga horária e qualidade da educação x redução da violência escolar

A pesquisa ainda avaliou que grande parte da literatura sobre os impactos de curto prazo da educação na violência se preocupa mais com a quantidade de horas que os jovens passam na escola do que com a qualidade desse tempo. Na contramão, os resultados do estudo sugerem que, para reduzir a violência e os comportamentos de risco entre jovens, é mais importante avaliar como o tempo adicional é utilizado, e não apenas ampliar a carga horária.

Investir em um modelo educacional que promove maior aprendizado, com foco no desenvolvimento socioemocional e melhoria do clima escolar entre estudantes, professores, equipes gestoras, família e comunidade, como é o caso da proposta do Ensino Médio Integral, tende a diminuir a probabilidade de que os jovens se envolvam em atividades violentas dentro das escolas.

O currículo do modelo integral centrado no Projeto de Vida dos estudantes, bem como suas expectativas e sonhos para o futuro, tem apresentado resultados positivos em termos de desempenho acadêmico e perspectivas futuras, com maiores taxas de ingresso na educação superior e maior renda. Fatores que podem contribuir para que o jovem acredite nos retornos futuros maiores de uma educação pública de qualidade, desincentivando assim o envolvimento em atividades violentas.

Sobre o Ensino Médio Integral

O Ensino Médio Integral é uma proposta pedagógica multidimensional e moderna. A partir de um modelo de ensino que se conecta à realidade dos jovens e ao desenvolvimento de suas competências cognitivas e socioemocionais, propõe a formação integral dos estudantes.

Entre os pilares trabalhados pelo EMI, estão: tutoria, nivelamento, protagonismo juvenil – com a criação de clubes juvenis e líderes de turma – acolhimento, além de componentes curriculares específicos, como orientação de estudos e práticas experimentais, que promovem a formação completa do estudante, junto às disciplinas tradicionais já previstas.

Em todo o Brasil são cerca de 3720 escolas no modelo e 778 mil estudantes. A modalidade apresentou crescimento exponencial no último IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), reforçando sua assertividade. Os índices de desempenho e rendimento também surpreendem. Enquanto a média nacional do IDEB foi de 3.9 pontos, o Ensino Médio Integral atingiu 4.7 pontos na média nacional, superando a meta Brasil de 4.6 pontos. Apesar de acumular os melhores resultados do Ensino Básico, o modelo, que promove a formação integral e cidadã dos jovens, ainda é pouco conhecido.

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Destaque

Unifenas oferece desconto na inscrição para o Vestibular de Medicina

São oferecidas 210 vagas no curso de medicina da Unifenas, sendo 80 para o Câmpus de Alfenas e 130 para o Câmpus de Belo Horizonte.

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Seguem abertas as inscrições para o Vestibular de Medicina da Unifenas para ingresso no 2º semestre de 2024. São oferecidas 210 vagas, sendo 80 para o Câmpus de Alfenas e 130 para o Câmpus de Belo Horizonte. São oferecidos descontos para as inscrições feitas até o dia 17 de abril, independente da modalidade escolhida.

Vestibular de Medicina Unifenas 2024/2

As inscrições podem ser feitas, até o dia 20 de maio, por meio do site: https://medicina.unifenas.br/.

Os candidatos podem optar pelas seguintes formas de ingresso:

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1- Uso da Nota do Enem (2009 a 2023) – sem prova
2- Prova Tradicional
3- Prova Tradicional + Enem (2009 a 2023)
4- Prova Tradicional Unificada + Enem (2009 a 2023)

PROVAS

As provas estão marcadas para o dia 25 de maio de 2024 (sábado), das 13 às 18 horas (horário de Brasília), nas cidades de Brasília/DF, Campinas/SP, Goiânia/GO, Ribeirão Preto/SP, São Paulo/SP, Uberlândia/MG e nos câmpus da UNIFENAS em Minas Gerais: Alfenas, Belo Horizonte, Campo Belo, Divinópolis e Varginha.

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Inscrições para o Vestibular UFT/UFNT 2024/2 finalizam nesta quarta, 27

A taxa de inscrição é no valor de R$ 140,00 e o pagamento deve ser concluído até o dia 28 de março.

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gabarito Vestibular UFT 2022/2

Os interessados em se inscrever para o Vestibular 2024/2 da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) têm até hoje, dia 27 de março, para efetuarem suas inscrições no site da Comissão Permanente de Seleção (Copese). A taxa de inscrição é no valor de R$ 140,00 e o pagamento deve ser concluído até o dia 28 de março.

São ofertadas 748 vagas, distribuídas entre 27 cursos de graduação da UFT e 12 cursos de graduação da UFNT, nas modalidades de concorrência Reserva Legal de Vagas, Ações Afirmativas da UFT e Ampla Concorrência (AC), conforme o quadro disponível no Anexo I do edital.

A data da prova está marcada para o dia 19 de maio. O resultado final do vestibular será divulgado no dia 08 de julho.

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Mais informações sobre o processo seletivo, os interessados podem acessar a página específica do Vestibular 2024/2 no site da Copese.

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Vestibular Complementar da Unespar aceita inscrições até 31 de março

A Unespar abriu as inscrições gratuitas para o Vestibular Complementar 2024 oferecendo vagas distribuídas entre os sete campi da instituição.

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Unespar abre inscrições para Vestibular 2023

A Universidade Estadual do Paraná (Unespar) recebe inscrições gratuitas para o Vestibular Complementar 2024 (Processo Seletivo 2 – PS 2), oferecendo vagas distribuídas entre os sete campi da instituição.

Vestibular Complementar Unespar 2024

As inscrições podem ser feitas até 31 de março, exclusivamente pela internet. A seleção se resume à prova de redação, a ser realizada no dia 7 de abril.

DOCUMENTOS – Para concorrer à seleção, o candidato deverá informar, no ato da inscrição, um dos seguintes documentos: carteira de identidade (RG), de trabalho (CTPS), de habilitação (CNH), passaporte, cédula de Identidade expedida em outro país, certificado de dispensa de incorporação, certificado de reservista ou outro documento expedido por órgão oficial com validade em todo o território nacional. Já os postulantes de nacionalidade estrangeira terão de apresentar dados de um dos seguintes documentos: cédula de identidade de estrangeiro, expedida pelo Departamento de Polícia Federal, ou passaporte.

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COTAS – Do total de vagas em disputa, metade será destinada a cotistas, divididos em três grupos: estudantes em geral (25%) e pretos e pardos (20%) que tenham cursado o ensino médio integralmente em escolas pública e pessoas com deficiência (5%), independentemente do percurso – público ou privado – de formação. Os concorrentes que se enquadrem no sistema de cotas e a despeito da opção pela modalidade, ainda concorrem às vagas de concorrência ampla espontaneamente.

Mais informações, como a lista de documentos requeridos em geral e os formulários reservados a cotistas e deficientes, podem ser obtidas diretamente pelo e-mail vestibular@unespar.edu.br ou ainda por meio do edital de abertura das Inscrições do PS2 do Vestibular Complementar 2024 da Unespar.

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