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Notícias dos Vestibulares e Enem

Violência no ambiente escolar é menor no Ensino Médio Integral

Pesquisa aponta que, pela visão dos educadores, a ampliação da carga horária e os pilares do Ensino Médio Integral estão relacionados às menores taxas de violência nas escolas

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Estudantes estão mais seguros nas escolas públicas de Ensino Médio Integral (EMI). As instituições registram menos episódios de violência em relação aos colégios com ensino médio regular. Essa constatação é da pesquisa realizada pelo Instituto Sonho Grande, “Percepção da violência no ambiente escolar: análise das escolas integrais e regulares”, que avaliou a perspectiva dos gestores e dos professores em relação ao assunto. O estudo verificou que o índice de violência geral chega a ser 8,6% menor e o índice de violência velada 13,5% inferior, em relação às escolas que não são integrais.

A violência geral inclui a violência explícita, com atentados à vida, roubos e agressões físicas, e a violência velada, que diz respeito às ameaças, ao consumo de drogas e à presença de armas. Os dados foram divulgados no início de dezembro, a partir da análise de informações do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB 2019/INEP).

A publicação destaca que a violência é um problema grave e sistêmico no Brasil. De acordo com o Atlas da Violência (Ipea 2020), entre os jovens, a situação é ainda mais preocupante: o homicídio é a principal causa de morte de pessoas entre 15 e 29 anos. Em 2018, 53% das vítimas eram jovens, totalizando 30.873 vidas perdidas nessa faixa etária, com maior concentração entre os negros.

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“Um ambiente escolar violento traz consequências negativas, como maiores taxas de absenteísmo, abandono e evasão, rotatividade entre professores e gestores, mais dificuldade de concentração e piores níveis de aprendizado e desempenho acadêmico”, registra o documento do Instituto Sonho Grande.

Para entender qual é a diferença nos níveis de violência observados nas unidades de ensino médio regular frente às de Ensino Médio Integral, o estudo comparou escolas parecidas em várias dimensões (como infraestrutura, número de estudantes, desempenho no Ideb) com a principal diferença sendo o tipo de ensino ofertado. Também buscou observar se existe distinção no nível de violência entre as escolas que aumentam a carga horária com atividades complementares e aquelas que ampliam a jornada escolar para conseguir implementar um modelo pedagógico de ensino integral.

Outros dados da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE/ IBGE) revelaram que a proporção de estudantes que faltaram às aulas por se sentirem inseguros dentro da escola passou de 5,5% em 2009 para 9,5% em 2015. Para os gestores, a violência, o medo e a insegurança também fazem parte da realidade vivenciada. Informações do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB 2019/INEP) mostram que 46,3% dos gestores da rede pública do Ensino Médio registraram a ocorrência de eventos violentos no ambiente escolar, entre eles atentados à vida, roubos com uso de violência ou mesmo ameaças a profissionais por algum estudante.

Ampliação da carga horária e qualidade da educação x redução da violência escolar

A pesquisa ainda avaliou que grande parte da literatura sobre os impactos de curto prazo da educação na violência se preocupa mais com a quantidade de horas que os jovens passam na escola do que com a qualidade desse tempo. Na contramão, os resultados do estudo sugerem que, para reduzir a violência e os comportamentos de risco entre jovens, é mais importante avaliar como o tempo adicional é utilizado, e não apenas ampliar a carga horária.

Investir em um modelo educacional que promove maior aprendizado, com foco no desenvolvimento socioemocional e melhoria do clima escolar entre estudantes, professores, equipes gestoras, família e comunidade, como é o caso da proposta do Ensino Médio Integral, tende a diminuir a probabilidade de que os jovens se envolvam em atividades violentas dentro das escolas.

O currículo do modelo integral centrado no Projeto de Vida dos estudantes, bem como suas expectativas e sonhos para o futuro, tem apresentado resultados positivos em termos de desempenho acadêmico e perspectivas futuras, com maiores taxas de ingresso na educação superior e maior renda. Fatores que podem contribuir para que o jovem acredite nos retornos futuros maiores de uma educação pública de qualidade, desincentivando assim o envolvimento em atividades violentas.

Sobre o Ensino Médio Integral

O Ensino Médio Integral é uma proposta pedagógica multidimensional e moderna. A partir de um modelo de ensino que se conecta à realidade dos jovens e ao desenvolvimento de suas competências cognitivas e socioemocionais, propõe a formação integral dos estudantes.

Entre os pilares trabalhados pelo EMI, estão: tutoria, nivelamento, protagonismo juvenil – com a criação de clubes juvenis e líderes de turma – acolhimento, além de componentes curriculares específicos, como orientação de estudos e práticas experimentais, que promovem a formação completa do estudante, junto às disciplinas tradicionais já previstas.

Em todo o Brasil são cerca de 3720 escolas no modelo e 778 mil estudantes. A modalidade apresentou crescimento exponencial no último IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), reforçando sua assertividade. Os índices de desempenho e rendimento também surpreendem. Enquanto a média nacional do IDEB foi de 3.9 pontos, o Ensino Médio Integral atingiu 4.7 pontos na média nacional, superando a meta Brasil de 4.6 pontos. Apesar de acumular os melhores resultados do Ensino Básico, o modelo, que promove a formação integral e cidadã dos jovens, ainda é pouco conhecido.

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Último dia de inscrições abertas para o Vestibular UEG 2025/2

O vestibular será realizado em fase única, constituída de prova objetiva e prova de redação, no dia 18 de maio

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UEG abre inscrições para o Vestibular 2022/2

O Núcleo de Seleção da Universidade Estadual de Goiás (NS|UEG) encerra hoje, 24 de abril, as inscrições para o processo seletivo do Vestibular 2025/2 da Universidade Estadual de Goiás (UEG), instituição pública de ensino superior e gratuita

Os candidatos podem se inscrever exclusivamente por meio do site www.vestibular.ueg.br. A taxa de inscrição é de R$ 50. O último dia para o pagamento da taxa é 25 de abril.

O vestibular será realizado em fase única, constituída de prova objetiva e prova de redação, no dia 18 de maio, e o resultado final será divulgado em 1º de julho. Ao se inscrever, o candidato deverá indicar no formulário de inscrição a primeira opção de curso, cidade e turno e a segunda opção de graduação que deseja cursar.

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Há vagas reservadas ao sistema de cotas, voltadas a candidatos que comprovadamente sejam oriundos da rede pública de educação básica, negros, indígenas ou pessoas com deficiência. São oferecidas, ainda, vagas suplementares aos quilombolas.

Vagas presenciais 

As 600 vagas do Processo Seletivo UEG 2025/2 são oferecidas para os seguintes cursos: Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Ciências Biológicas, Educação Física, Engenharia Agrícola, Engenharia Civil, Farmácia, Fisioterapia, Tecnologia em Gastronomia, Medicina Veterinária, Pedagogia, Química Industrial e Zootecnia.

As provas serão realizadas em todas as cidades onde houver vagas disponibilizadas. O candidato fará as provas na cidade pela qual optou no formulário de inscrição.

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Destaque

Pedidos de isenção da taxa do Vestibular ITA 2026 podem ser feitos até 19/5

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Vestibular ITA 2023

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) recebe pedidos de isenção da taxa de inscrição do Vestibular 2026.

Período para a Solicitação:
23 abr a 19 mai 2025

Divulgação dos Resultados:
30 mai 2025

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O ITA concede isenção integral de pagamento da taxa de inscrição para o seu Concurso de Admissão àqueles candidatos que se enquadrem nas seguintes situações:

  • Candidatos que pertençam à família inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) do Governo Federal, cuja renda familiar mensal per capita seja inferior ou igual a meio salário-mínimo nacional;
  • Candidatos doadores de medula óssea em entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde.

Clique aqui para ver o edital de isenção da taxa.

Calendário do Vestibular 2026

Período de Inscrição:
02 jun a 11 jul 2025

Prova 1ª Fase:
05 out 2025 (13h-18h)

Provas 2ª Fase:
28 a 31 out 2025 (13h-17h)

Mais informações: www.ita.br

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Vestibular Unitins 2025/2 segue com inscrições abertas até 7 de maio

Neste vestibular a Unitins oferece 160 vagas, distribuídas entre os cursos de Direito, Engenharia Agronômica e Sistemas de Informação.

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Gabarito Preliminar - Vestibular de Medicina Unitins 2021/2 - Prova 29/08

A Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) está com as inscrições abertas para o vestibular presencial 2025/2 com vagas para os câmpus de Palmas e Paraíso do Tocantins.

São ofertadas 160 vagas distribuídas entre os cursos de Direito, Engenharia Agronômica e Sistemas de Informação no câmpus Palmas e Direito em Paraíso do Tocantins. Serão 40 vagas para cada curso, com 50% delas reservadas para estudantes pretos, pardos, indígenas e PcD que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas, de acordo com a Lei Estadual 3.458, de 17 de abril de 2019.

As inscrições poderão ser realizadas até 7 de maio pelo portal da universidade (www.unitins.br).

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A aplicação das provas está marcada para dia 8 de junho em Palmas e Paraíso.

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