Siga-nos!

Notícias dos Vestibulares e Enem

Você sabe como é a segurança da prova do Enem?

Operação para realização do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem 2019 começa na sala segura, que guarda as provas, até a aplicação do exame

Publicado

em

Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) - Locais de Prova do Enem

A cada ano, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) avança no uso de tecnologia para que todas as etapas do exame sejam realizadas com a máxima segurança e sigilo. A implantação de novos processos e ferramentas tecnológicas também veio para facilitar a integração entre todos os parceiros institucionais da maior prova do ensino médio.

As ações de segurança são necessárias desde a elaboração de questões da prova na “sala segura”, um ambiente com rígido controle de acesso, até a aplicação do exame, que acontece em mais de 10 mil locais de exame para 5,1 milhões de pessoas inscritas.

Toda essa operação para realização do Enem é coordenada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC).

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Para a edição deste ano, por exemplo, o Inep estabeleceu no edital do Enem que, se o celular emitir algum som durante a realização das provas, mesmo que esteja dentro da embalagem lacrada, o participante será eliminado.

A medida foi uma sugestão da Polícia Federal, uma das instituições parceiras no planejamento e operação do Enem. O diretor de Tecnologia e Disseminação de Informações Educacionais do Inep, Camilo Mussi, lembra que “além de desligar o aparelho, o inscrito deve desativar todos os alarmes ligados”.

As inovações complementam outros procedimentos adotados ao longo dos anos. Em 2017, as provas e os cartões de resposta passaram a ser personalizados com informações de cada candidato. Além disso, nos locais de aplicação, equipamentos de detecção de ondas magnéticas vêm sendo usados com o objetivo de captar emissões de frequência de aparelhos eletrônicos.

Mussi lembra ainda que desde 2016, a digital de todos os participantes é colhida nos dois dias de aplicação de provas. “Essa é uma das principais medidas de segurança para evitar fraudes”, afirmou o diretor.

Longo caminho

A preparação do Enem começa muito antes de o participante chegar na sala de aplicação. São impressas 10,3 milhões de provas nominais, enviadas em 54 mil malotes, que seguem para as 11.227 coordenações em todo o território nacional. Só o transporte mobiliza 31 mil pessoas.

A primeira remessa de provas deixa a gráfica um mês antes do exame. A distribuição com antecedência garante que os malotes cheguem com segurança aos locais de mais difícil acesso.

Com o objetivo de auxiliar os parceiros institucionais na gestão dos recursos empregados nas atividades de segurança da aplicação dos exames, o Inep desenvolveu o Sistema Integrado de Gestão de Ativos de Segurança (Sigas). O aplicativo de celular integra os envolvidos na logística de distribuição e segurança na realização do Enem. O instituto prepara ainda manuais para a operação e capacitação presencial de operadores da ferramenta.

Logística

Além dos representantes do Inep, estão envolvidos na logística:

  • Oficiais das polícias militares, responsáveis pelos Centros Integrados de Comando e Controle estaduais;
  • Representantes do Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Secretaria de Operações Integradas;
  • Polícia Federal;
  • Polícia Rodoviária Federal;
  • Coordenadores estaduais dos Correios;
  • Coordenadores estaduais do consórcio aplicador, composto pela Fundação Cesgranrio e pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), e;
  • Ministério da Defesa, por meio do Exército Brasileiro.

“Nos últimos 10 anos, o Inep avançou em muitos quesitos. Todas essas entidades envolvidas, cada uma especializada em uma área, seja na distribuição, impressão ou logística, trouxeram mais segurança tanto para o participante quanto para o Inep”, completou o diretor do Inep.

Enem 2019

O Inep recomenda que o participante imprima o Cartão de Confirmação da Inscrição e a Declaração de Comparecimento (caso precise de comprovante) e leve os dois para a sala do exame. Os portões do local de prova abrirão ao meio-dia (12h), pelo horário oficial de Brasília, e serão fechados às 13h. Para realizar o exame, é necessário levar caneta esferográfica de tinta preta, fabricada com material transparente, a única permitida.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social, com informações do Inep

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Destaque

Unifenas oferece desconto na inscrição para o Vestibular de Medicina

São oferecidas 210 vagas no curso de medicina da Unifenas, sendo 80 para o Câmpus de Alfenas e 130 para o Câmpus de Belo Horizonte.

Publicado

em

por

Seguem abertas as inscrições para o Vestibular de Medicina da Unifenas para ingresso no 2º semestre de 2024. São oferecidas 210 vagas, sendo 80 para o Câmpus de Alfenas e 130 para o Câmpus de Belo Horizonte. São oferecidos descontos para as inscrições feitas até o dia 17 de abril, independente da modalidade escolhida.

Vestibular de Medicina Unifenas 2024/2

As inscrições podem ser feitas, até o dia 20 de maio, por meio do site: https://medicina.unifenas.br/.

Os candidatos podem optar pelas seguintes formas de ingresso:

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

1- Uso da Nota do Enem (2009 a 2023) – sem prova
2- Prova Tradicional
3- Prova Tradicional + Enem (2009 a 2023)
4- Prova Tradicional Unificada + Enem (2009 a 2023)

PROVAS

As provas estão marcadas para o dia 25 de maio de 2024 (sábado), das 13 às 18 horas (horário de Brasília), nas cidades de Brasília/DF, Campinas/SP, Goiânia/GO, Ribeirão Preto/SP, São Paulo/SP, Uberlândia/MG e nos câmpus da UNIFENAS em Minas Gerais: Alfenas, Belo Horizonte, Campo Belo, Divinópolis e Varginha.

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Notícias dos Vestibulares e Enem

Inscrições para o Vestibular UFT/UFNT 2024/2 finalizam nesta quarta, 27

A taxa de inscrição é no valor de R$ 140,00 e o pagamento deve ser concluído até o dia 28 de março.

Publicado

em

por

gabarito Vestibular UFT 2022/2

Os interessados em se inscrever para o Vestibular 2024/2 da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) têm até hoje, dia 27 de março, para efetuarem suas inscrições no site da Comissão Permanente de Seleção (Copese). A taxa de inscrição é no valor de R$ 140,00 e o pagamento deve ser concluído até o dia 28 de março.

São ofertadas 748 vagas, distribuídas entre 27 cursos de graduação da UFT e 12 cursos de graduação da UFNT, nas modalidades de concorrência Reserva Legal de Vagas, Ações Afirmativas da UFT e Ampla Concorrência (AC), conforme o quadro disponível no Anexo I do edital.

A data da prova está marcada para o dia 19 de maio. O resultado final do vestibular será divulgado no dia 08 de julho.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Mais informações sobre o processo seletivo, os interessados podem acessar a página específica do Vestibular 2024/2 no site da Copese.

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Notícias dos Vestibulares e Enem

Vestibular Complementar da Unespar aceita inscrições até 31 de março

A Unespar abriu as inscrições gratuitas para o Vestibular Complementar 2024 oferecendo vagas distribuídas entre os sete campi da instituição.

Publicado

em

por

Unespar abre inscrições para Vestibular 2023

A Universidade Estadual do Paraná (Unespar) recebe inscrições gratuitas para o Vestibular Complementar 2024 (Processo Seletivo 2 – PS 2), oferecendo vagas distribuídas entre os sete campi da instituição.

Vestibular Complementar Unespar 2024

As inscrições podem ser feitas até 31 de março, exclusivamente pela internet. A seleção se resume à prova de redação, a ser realizada no dia 7 de abril.

DOCUMENTOS – Para concorrer à seleção, o candidato deverá informar, no ato da inscrição, um dos seguintes documentos: carteira de identidade (RG), de trabalho (CTPS), de habilitação (CNH), passaporte, cédula de Identidade expedida em outro país, certificado de dispensa de incorporação, certificado de reservista ou outro documento expedido por órgão oficial com validade em todo o território nacional. Já os postulantes de nacionalidade estrangeira terão de apresentar dados de um dos seguintes documentos: cédula de identidade de estrangeiro, expedida pelo Departamento de Polícia Federal, ou passaporte.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

COTAS – Do total de vagas em disputa, metade será destinada a cotistas, divididos em três grupos: estudantes em geral (25%) e pretos e pardos (20%) que tenham cursado o ensino médio integralmente em escolas pública e pessoas com deficiência (5%), independentemente do percurso – público ou privado – de formação. Os concorrentes que se enquadrem no sistema de cotas e a despeito da opção pela modalidade, ainda concorrem às vagas de concorrência ampla espontaneamente.

Mais informações, como a lista de documentos requeridos em geral e os formulários reservados a cotistas e deficientes, podem ser obtidas diretamente pelo e-mail vestibular@unespar.edu.br ou ainda por meio do edital de abertura das Inscrições do PS2 do Vestibular Complementar 2024 da Unespar.

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Continue lendo