A difícil escolha entre Ciências de Computação, Engenharia de Computação e Sistemas de Informação

Depois de decidir pelo caminho da computação, os vestibulandos precisam fazer uma escolha adicional nada fácil entre cursos que têm muito em comum, mas também diferenças relevantes

Publicado em 28/08/14

Para os vestibulandos que decidem percorrer a carreira da computação, a escolha profissional tem uma dose de emoção adicional: qual caminho seguir na encruzilhada entre Ciências de Computação, Engenharia de Computação e Sistemas de Informação? Quando o assunto é uma graduação na área de computação, os três cursos mais conhecidos no Brasil possuem muitas características em comum, mas há diferenças.

"Os alunos desses cursos terão contato com muitas das áreas da computação e terão uma sólida base matemática. Vão estudar programação, banco de dados, eletrônica, redes de computadores, inteligência artificial, entre tantas outras. A diferença é que, depois desse núcleo de disciplinas em comum, cada curso direciona o aluno para um caminho um pouco diferente", explica o professor Thiago Pardo, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos.

No caminho das Ciências de Computação, a trilha é software: "O aluno conhecerá a fundo os fundamentos e as teorias de computação, terá mais disciplinas voltadas para ensinar programação avançada, bancos de dados, web, desenvolvimento de software, sistemas operacionais", conta o professor.

A estrada da Engenharia de Computação é mais hardware: "Aqui, estuda-se mais a fundo a parte de elétrica e eletrônica, de placas e circuitos. Há também disciplinas tradicionais das engenharias, como mais química e mais física do que nos outros cursos", explica Pardo.

Já na jornada pelos Sistemas de Informação, além do desenvolvimento de software, o destaque é a gerência de processos e de produtos, os processos de implantação e gestão de software. "Porque o objetivo é formar profissionais capazes de projetar e desenvolver os sistemas que controlam os negócios de uma empresa", completa o professor.

Para exemplificar, de maneira simplista, pense em um smartphone. Se você gosta de instalar aplicativos no aparelho e adoraria desenvolver seus próprios aplicativos, há indícios de que Ciências de Computação é o seu caminho. Se você também gosta de lidar com pessoas, de gerenciar grupos de conversa e processos de desenvolvimento, Sistemas de Informação pode ser uma boa opção. Mas se a sua vontade é de desmontar o aparelho, entender e pesquisar o que tem lá dentro, então, considere Engenharia de Computação.

Eu quero desenvolver jogos - Na opinião do professor, os estudantes de qualquer um desses três cursos terá acesso ao conhecimento que dá base para o desenvolvimento de games. Mas o curso de Ciências de Computação costuma ser o mais recomendado nesse caso, já que o aluno terá disciplinas de programação avançada, então, poderá lidar melhor com os desafios que envolvem esse campo profissional. Na USP em São Carlos, o grupo de desenvolvimento de jogos Fellowship of the Game (FoG) é aberto à participação de alunos de todos os três cursos de graduação.

Eu quero construir um robô - Formar-se em um desses três cursos também abre as portas para quem deseja trabalhar pesquisando e desenvolvendo tecnologias associadas à robótica. No entanto, aqui o caminho mais indicado é o da Engenharia da Computação, pois propiciará ao aluno conhecer detalhadamente aspectos técnicos relacionados ao funcionamento dessas máquinas. O grupo de robótica da USP em São Carlos, o Warthog Robotics, também é aberto à participação de alunos de todos os cursos de graduação.

Eu quero ter meu próprio negócio - Quem pretende abrir uma empresa no futuro, tal como as famosas empresas nascentes da área de tecnologia (startups), também poderá escolher qualquer um desses três cursos. Mas Sistemas de Informação costuma ser a recomendação, já que o aluno terá mais disciplinas relacionadas a empreendedorismo e administração. No ICMC, os alunos desses três cursos podem ter a experiência de gerenciar uma empresa júnior ao participar da ICMC Júnior.

Em todos os caminhos, emprego garantido - A árdua tarefa de decidir por um desses caminhos tem recom

Veja outros posts

Dicas de preparação para o Vestibular e Enem

Calendário dos Vestibulares

ACESSO RÁPIDO

CALENDÁRIO DO VESTIBULAR | TESTE VOCACIONAL ONLINE | SIMULADOS ONLINE | SIMULADOS DO ENEM | GUIA DE FACULDADES