Bolsa de estudos para atletas

Atléticas disponibilizam bolsas de estudos para atletas que defenderem o nome da faculdade

Publicado em 11/10/13

por Marina Ogawa

Você é atleta de alto nível e quer fazer faculdade, mas a dificuldade para pagar o curso é grande. O que fazer?

Bom, nas faculdades existem bolsas de estudos para alunos atletas. As atléticas responsáveis por cada curso ou diretório acadêmico possuem sistemas de bolsas para alunos que desejam iniciar seu curso naquela instituição de ensino, mas nem tudo é tão simples assim.

Para conseguir a bolsa como atleta da faculdade, algumas burocracias precisam ser tomadas. Algumas vezes você deve cursar o primeiro semestre sem bolsa, para aí sim a atlética disponibilizar o benefício. Em outras a atlética, se já te conhece e te quer como atleta nas competições, pode disponibilizar a bolsa logo de cara, mas com algumas condições que variam de faculdade para faculdade e/ou de atlética para atlética.

Engano de quem pensa que ser atleta é uma desculpa para faltar em aulas, em dias de prova ou tirar notas ruins por que não conseguiu estudar. As atléticas não costumam dar bolsas de estudo para alunos com muitas DPs (dependências de matérias) ou com grande histórico de faltas (que acarreta em mais DPs). Por isso, se você pensa que consegue uma bolsa só por que é atleta, não é bem assim... É preciso correr atrás de muita papelada, conversar com os diretores do seu centro acadêmico e em algumas vezes pedir a bolsa diretamente para a instituição de ensino em questão (com alguma ajudinha da atlética, claro).

Nossa dica é que se você pretende conseguir bolsa de estudos como atleta procure saber qual o percentual de bolsas que a instituição oferece por semestre ou por ano, se as bolsas devem ser renovadas, quais as condições para manter a bolsa e se existe a possibilidade de perca (sempre bom se precaver). Algumas atléticas ainda pedem como condição para conceder bolsas de estudo a participação do aluno em campeonatos e competições universitárias, ou seja, pelo menos uma vez por ano você não representará a seleção ou seu clube e sim a sua faculdade!

Ah, não se esqueça de levar seu currículo esportivo quando for conversar com os responsáveis pela concessão de bolsa. Isso te ajuda muito na hora de provar que você não é um atleta de fim de semana!

Veja outros posts

Dicas de preparação para o Vestibular e Enem

Calendário dos Vestibulares

ACESSO RÁPIDO

CALENDÁRIO DO VESTIBULAR | TESTE VOCACIONAL ONLINE | SIMULADOS ONLINE | SIMULADOS DO ENEM | GUIA DE FACULDADES