Turismo - informações sobre mercado de trabalho e descrição da profissão Turismo

Turismo

O Turismo tem se apresentado, nos últimos anos, como um dos setores que mais tem crescido na economia brasileira, tornando necessária uma mudança que profissionalize suas atividades.

Turismo é um conjunto de relações, atividades e fenômenos resultantes do deslocamento de pessoas para uma determinada localidade, com permanência não definitiva, gerando mudanças significativas na realidade sócio-econômica e política das áreas envolvidas.

O profissional de Turismo deve estar apto a identificar as condições naturais, históricas, culturais e humanas capazes de gerar recursos em prol do desenvolvimento de uma cidade, região ou país. Ele trabalha com tudo o que se refere ao lazer e às viagens, cuidando da administração de Empresas de Turismo, agenciando viagens, excursões e acompanhamento de grupos, planejando atividades turísticas, participando de estudos urbanísticos, elaborando calendários e programas de acontecimentos turísticos, organizando serviços de atendimento e informações, promovendo e organizando congressos, exposições, feiras, festivais e outros eventos de natureza social, artística, científica ou econômica, atuando na criação de áreas de lazer, no aproveitamento de locais públicos, áreas naturais e patrimônios históricos.

Turismólogo é o nome dado aos graduados em Turismo. A graduação não dá ao profissional status diferenciado na praça. Diante de um diplomado mais tímido, as empresas ficam com o falante sem diploma. Formados e não formados recebem os mesmos salários.

Agências especializadas em esportes radicais como rafting, escalada, salto com pára-quedas, caminhada em trilhas, mergulho e assessoria a municípios que querem explorar seu potencial turístico ou promover viagens ecológicas são nichos de mercado em crescimento. Capacidade de abstração, raciocínio verbal, iniciativa, dinamismo, sociabilidade, boa formação cultural, liderança, fluência em pelo menos uma Língua Estrangeira são requisitos da profissão.

Especializações: Acompanhamento de Grupos, Agenciamento de Viagens, Planejamento, Pesquisa, Projeto, Marketing Turístico.

Campos de atuação: Companhias Aéreas, Agências de Viagens, Hotéis, Bares, Teatros, Restaurantes, Discotecas, Órgãos Governamentais, Pesquisa, Ensino, Empresas promotoras de eventos de Recreação, Cultura e Comunicação, Museus, Parques, Empresas de Transporte Turístico.

RECOMENDAÇÃO DO SEJABIXO!: Vestibular São Camilo

O Centro Universitário São Camilo oferece os seguintes cursos: Administração (Empresas ou Hospitalar), Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia e Tecnologia em Radiologia. Já os cursos a distância são Pedagogia e Tecnologia em Gestão Hospitalar.
Clique aqui ou acesse www.saocamilo-sp.br para ver as informações sobre os cursos oferecidos no vestibular São Camilo 2019.

Veja o texto de outras profissões

Faça agora o teste vocacional online e gratuito!

Não sabe onde estudar? Consulte nosso guia com instituições de todo o Brasil.



RECOMENDAMOS

Mauá .. Universidade São Francisco FIPECAFI .. Mackenzie .. Redentor.. Inatel
UNIP .. PUC-SP.. UNIFACISA.. SÃO CAMILO.. FACTO