Zootecnia - informações sobre mercado de trabalho e descrição da profissão Zootecnia

Zootecnia

Quando recebe o filé ao molho madeira que pediu no restaurante, o distraído consumidor não pensa em outra coisa a não ser saboreá-lo. Mas, antes de chegar à mesa, a suculenta fatia de carne bovina percorreu um longo processo, que se iniciou nas pastagens das fazendas e envolveu o trabalho e a preocupação de muita gente. É na ponta dessa cadeia que atua o Zootecnista, encarregado de garantir a qualidade e a quantidade de carnes e outros produtos de origem animal, como leite, ovos e mel, que vão abastecer a população.

A Zootecnia é uma ciência que se ocupa da criação e melhoramento de animais silvestres e domésticos. O Zootecnista avalia a viabilidade de produção de uma criação, tanto do ponto de vista ambiental quanto econômico, visando melhorar a qualidade através de técnicas da genética, da alimentação e combate a doenças. Analisa a adaptação do animal ao meio ambiente, para melhorar seu desenvolvimento e alimentar sua produção, acompanha todo o processo de produção pecuária, desde a reprodução até o abate e armazenamento dos produtos. Entende-se, então, como processo de criação todo o complexo que envolve desde o planejamento agropecuário, a pesquisa nas áreas de seleção e melhoramento animal, a alimentação na forma de pastagens ou de rações concentradas, a produção de derivados animais, de técnicas de abate e da preservação de espécies selvagens ou nativas, a realização de experimentos com alimentação dos animais e as condições dos meios na produção de leite, ovos e outros produtos, métodos de abate para o consumo, a preparação e armazenamento de produtos e métodos de exploração, o desenvolvimento da inseminação artificial, a busca por instalações que aliem conforto, produtividade e o envolvimento com o meio ambiente, passando pelas relações humanas entre empresários, técnicos e trabalhadores rurais, finalizando com um produto econômico e de qualidade.

Dedicação ao estudo e à pesquisa, dinamismo, raciocínio espacial e mecânico, habilidade numérica, sociabilidade, iniciativa, gosto pela vida no campo e pelos animais, capacidade de lidar com projetos, interesse e facilidade de manejo com animais, total noção do equilíbrio da natureza são requisitos da profissão.

Especializações: Administração e economia rural, melhoramento genético e reprodução, nutrição animal.

Campos de atuação: Fazendas, cooperativas de criadores, indústrias de abate, fábricas de ração animal, institutos de pesquisa e de extensão rural, ensino.

Clique aqui e veja os vestibulares na área da saúde com inscrições abertas.

Veja o texto de outras profissões

Faça agora o teste vocacional online e gratuito!

PARTICIPE DO SIMULADÃO ONLINE E PREPARE-SE PARA O VESTIBULAR

Receba dicas desta profissão no seu email

RECOMENDAMOS

Anhembi Morumbi FMU Universidade São Francisco Redentor ISPED FECAP Univaço ITPAC Católica-TO
FAQUI FAJOP uniptan FIPECAFI Drummond Drummond Católica-TO EPD IESVAP

ACESSO RÁPIDO

CALENDÁRIO DO VESTIBULAR | TESTE VOCACIONAL ONLINE | SIMULADOS ONLINE | PLANO DE HORÁRIO DE ESTUDOS - PHE | DATAS DO ENEM 2017
->

DESAFIO DO DIA - SIMULADO ONLINE DIÁRIO

(Vestibular FUVEST 2012) Em uma sala fechada e isolada termicamente, uma geladeira, em funcionamento, tem, num dado instante, sua porta completamente aberta. Antes da abertura dessa porta, a temperatura da sala é maior que a do interior da geladeira. Após a abertura da porta, a temperatura da sala:

diminui até que o equilíbrio térmico seja estabelecido.
diminui continuamente enquanto a porta permanecer aberta.
diminui inicialmente, mas, posteriormente, será maior do que quando a porta foi aberta.
aumenta inicialmente, mas, posteriormente, será menor do que quando a porta foi aberta.
não se altera, pois se trata de um sistema fechado e termicamente isolado.