Zootecnia - informações sobre mercado de trabalho e descrição da profissão Zootecnia

Zootecnia

Quando recebe o filé ao molho madeira que pediu no restaurante, o distraído consumidor não pensa em outra coisa a não ser saboreá-lo. Mas, antes de chegar à mesa, a suculenta fatia de carne bovina percorreu um longo processo, que se iniciou nas pastagens das fazendas e envolveu o trabalho e a preocupação de muita gente. É na ponta dessa cadeia que atua o Zootecnista, encarregado de garantir a qualidade e a quantidade de carnes e outros produtos de origem animal, como leite, ovos e mel, que vão abastecer a população.

A Zootecnia é uma ciência que se ocupa da criação e melhoramento de animais silvestres e domésticos. O Zootecnista avalia a viabilidade de produção de uma criação, tanto do ponto de vista ambiental quanto econômico, visando melhorar a qualidade através de técnicas da genética, da alimentação e combate a doenças. Analisa a adaptação do animal ao meio ambiente, para melhorar seu desenvolvimento e alimentar sua produção, acompanha todo o processo de produção pecuária, desde a reprodução até o abate e armazenamento dos produtos. Entende-se, então, como processo de criação todo o complexo que envolve desde o planejamento agropecuário, a pesquisa nas áreas de seleção e melhoramento animal, a alimentação na forma de pastagens ou de rações concentradas, a produção de derivados animais, de técnicas de abate e da preservação de espécies selvagens ou nativas, a realização de experimentos com alimentação dos animais e as condições dos meios na produção de leite, ovos e outros produtos, métodos de abate para o consumo, a preparação e armazenamento de produtos e métodos de exploração, o desenvolvimento da inseminação artificial, a busca por instalações que aliem conforto, produtividade e o envolvimento com o meio ambiente, passando pelas relações humanas entre empresários, técnicos e trabalhadores rurais, finalizando com um produto econômico e de qualidade.

Dedicação ao estudo e à pesquisa, dinamismo, raciocínio espacial e mecânico, habilidade numérica, sociabilidade, iniciativa, gosto pela vida no campo e pelos animais, capacidade de lidar com projetos, interesse e facilidade de manejo com animais, total noção do equilíbrio da natureza são requisitos da profissão.

Especializações: Administração e economia rural, melhoramento genético e reprodução, nutrição animal.

Campos de atuação: Fazendas, cooperativas de criadores, indústrias de abate, fábricas de ração animal, institutos de pesquisa e de extensão rural, ensino.

Clique aqui e veja os vestibulares na área da saúde com inscrições abertas.

Veja o texto de outras profissões

Faça agora o teste vocacional online e gratuito!

PARTICIPE DO SIMULADÃO ONLINE DO ENEM, COM CORREÇÃO PELA TRI

Receba dicas desta profissão no seu email



RECOMENDAMOS

Anhembi Morumbi FMU Universidade São Francisco Redentor Redentor Redentor ISPED UNITAU
FAGOC UNIFAN Newton Paiva SL Mandic FECAP São Camilo FAMINAS UniEvangélica UNISINOS Católica-TO

ACESSO RÁPIDO

CALENDÁRIO DO VESTIBULAR | TESTE VOCACIONAL ONLINE | SIMULADOS ONLINE | PLANO DE HORÁRIO DE ESTUDOS - PHE | DATAS DO ENEM 2017
->

DESAFIO DO DIA - SIMULADO ONLINE DIÁRIO

(PUCRS 2014/2) Sobre a produção agrícola brasileira é INCORRETO afirmar que

os derivados de cana-de-açúcar estão entre os produtos agrícolas incluídos na pauta de exportação nacional
o arroz produzido no Brasil, principalmente em pequenas propriedades, é exportado para os países asiáticos
o café está entre os produtos agrícolas nacionais que têm garantia de colocação no mercado externo
os cítricos estão entre os produtos que têm boa colocação no mercado mundial
o trigo não tem produção nacional suficiente para o abastecimento do mercado interno